Cultivadores "Tornado": variedades e sutilezas de aplicação

Cultivadores de tornado: variedades e sutilezas de aplicação
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Dispositivo
  3. Tipos e modelos
  4. Recomendações de uso
  5. Avaliações

Os proprietários de chalés de veraneio utilizam várias ferramentas para o processamento dos lotes, enquanto procuram escolher aquelas que aumentam a velocidade e a qualidade do trabalho. Hoje, o cultivador manual Tornado se tornou uma excelente alternativa às pás e enxadas convencionais. Esta ferramenta agrícola é considerada única porque é capaz de substituir simultaneamente todas as ferramentas de jardim para o processamento de qualquer tipo de solo, é fácil de utilizar e caracteriza-se pela elevada produtividade.

Vantagens e desvantagens

O cultivador "Tornado" é um projeto exclusivo feito à mão que pode aumentar a eficiência do trabalho várias vezes. Apesar do fato de que o desempenho do dispositivo é em muitos aspectos inferior ao de um motocultivador, é significativamente superior às ferramentas de jardim convencionais. Vale a pena considerar algumas das principais vantagens desse cultivador.

  • Facilidade de uso e eliminação de tensões nas articulações e na coluna. O design exclusivo fornece uma carga uniforme em todos os grupos musculares. Durante o trabalho, braços, pernas, ombros e abdominais estão envolvidos, mas ao mesmo tempo não fazem esforço. Além disso, o instrumento pode ser facilmente ajustado a qualquer altura devido ao seu ajuste de altura, o que resulta em maior ergonomia e redução do estresse na coluna. O trabalho também é simplificado pelo peso leve do aparelho, que não passa de 2 kg.
  • Simplicidade de design. O cultivador manual pode ser rapidamente montado e desmontado. Depois de desmontado, ele vem em três partes separadas, tornando-o fácil de transportar e armazenar.
  • Falta de consumo de energia. Como o trabalho é realizado às custas da resistência física do proprietário, a necessidade de combustível e eletricidade é eliminada.
  • Lavoura de alta qualidade. Durante o afrouxamento da terra, suas camadas superiores não se revolvem, como acontece com a escavação comum com uma pá. Com isso, o solo fica mais saturado de ar e água, nele se preservam minhocas e microorganismos benéficos. Isso melhora significativamente o gerenciamento do solo. Além disso, a ferramenta limpa bem as ervas daninhas das plantações. Ele remove não apenas a parte superior, mas também remove as raízes.

Quanto às deficiências, praticamente não existem, exceto que se deve ter cuidado ao trabalhar com o cultivador. Se as pernas não estiverem posicionadas corretamente, os dentes afiados do dispositivo podem causar ferimentos. Portanto, recomenda-se o uso de calçados fechados antes de iniciar o cultivo, e na montagem e desmontagem do cultivador, sua parte pontiaguda deve ser aprofundada no solo.

Dispositivo

O cultivador Tornado é uma ferramenta de jardim multifuncional que consiste em uma base de metal, um cabo horizontal semicircular e dentes afiados curvos localizados na parte inferior da haste. Os dentes da estrutura são girados no sentido anti-horário e têm forma de espiral. Como o dispositivo é feito de aço de alto carbono endurecido de grau 45, ele tem maior durabilidade. O desenho do cultivador não possui caixa de câmbio (sua função é realizada por uma alça), mas em alguns modelos o fabricante adicionou um pedal conveniente.Ao girar a base metálica, os dentes penetram rapidamente no solo até uma profundidade de 20 cm e realizam um afrouxamento de alta qualidade, removendo adicionalmente as ervas daninhas entre os canteiros.

O cultivador trabalha de forma muito simples. Primeiro, é selecionado um esquema de cultivo do solo, depois a ferramenta é montada a partir de três partes (é fornecida desmontada), a altura da haste é ajustada para o crescimento e instalada no solo. Depois disso, a haste é girada 60 ou 90 graus, a régua da alavanca é acionada e os dentes entram no solo. É muito mais fácil cultivar solo seco, pois ele "sai voando" sozinho dos dentes, é mais difícil trabalhar com solo úmido. Neste caso, você terá que retirar periodicamente o cultivador e sacudi-lo dos caroços.

Após o cultivo das parcelas com o cultivador Tornado, não há necessidade de ancinho, as parcelas estão prontas para o plantio. Além disso, a área é simultaneamente limpa de ervas daninhas. A ferramenta enrola suas raízes em torno de seu eixo e as remove, o que reduz o risco de re-germinação. Isso evita que muitos moradores de verão usem produtos químicos no combate à grama. Este cultivador é perfeito para o cultivo de terras virgens. Além disso, o dispositivo pode realizar os seguintes tipos de trabalho:

  • soltar a terra entre as canteiras de safras já plantadas;
  • desagregação de canteiros ao plantar vegetais;
  • tratamento do solo em torno dos troncos de arbustos e árvores;
  • colheita de batatas e outros tipos de tubérculos.

Tipos e modelos

O cultivador portátil "Tornado" é um verdadeiro ajudante para jardineiros e residentes de verão. O primeiro modelo de ferramenta apareceu no mercado em 2000. Foi lançado pela empresa russa "Intermetall", que recebeu os direitos de fabricação do talentoso inventor V. N. Krivulin. Hoje, o fabricante se dedica à produção de cultivadores de várias modificações. Vale a pena considerar várias das variedades mais populares.

Mini cultivador "Tornado TOR-32CUL"

Trata-se de um aparelho versátil que permite realizar diversos tipos de trabalhos tanto no jardim como no jardim. Na maioria das vezes, é usado para soltar o solo entre as fileiras, capinar ervas daninhas, cultivar o solo entre arbustos frutíferos, árvores e canteiros de flores. Graças a este cultivador, você também pode preparar covas para o plantio de hortaliças e flores. Além disso, muitos residentes de verão experimentam um dispositivo para limpar a área de folhas caídas. A ferramenta é fácil de operar e pesa apenas 0,5 kg.

Removedor de raiz

Este dispositivo é multifuncional, facilita muito o trabalho físico e permite realizar vários tipos de cultivo do solo em chalés de verão. O removedor de raízes é especialmente indicado para trabalhar em solos pesados ​​e pouco cultivados, onde após o inverno aparece uma crosta densa, impedindo a penetração de umidade e oxigênio. Nessas condições, não adianta plantar sementes pequenas, elas não poderão brotar e morrerão em solo sólido. Para evitar isso, basta usar o removedor de raiz Tornado. Ele romperá rapidamente as camadas cegas e fornecerá as condições necessárias para a semeadura.

Além disso, o removedor de raízes durante o afrouxamento do solo permite proteger as primeiras mudas das safras das ervas daninhas. Graças a este tratamento, o aspecto da relva é reduzido em 80%. O afrouxamento também é freqüentemente referido como "irrigação seca", uma vez que a umidade permanece na terra cultivada por mais tempo. Depois que as plantas surgiram, o removedor de raiz pode ser usado para processar as entrelinhas. E também esta ferramenta é usada para transplantar morangos e morangos com rizomas, eles podem fazer orifícios perfeitos para o plantio de tubérculos, sementes e mudas.

Comparado a outros tipos de dispositivos de jardinagem, o removedor de raiz Tornado oferece alta produtividade. Permite trabalhar o solo, fazendo um aprofundamento de até 20 cm, o que equivale a cavar com uma pá “sobre baioneta”.Ao mesmo tempo, o afrouxamento ocorre de forma confortável, o jardineiro não precisa fazer esforço físico e se curvar. Portanto, esse dispositivo pode ser usado até mesmo por idosos. Este dispositivo é vendido a um preço acessível e é caracterizado pela alta qualidade.

Cavador de batata

Este dispositivo é muito procurado pelos proprietários de terras, pois simplifica muito a colheita. O escavador de batata é instalado em uma posição vertical paralela aos arbustos da planta e a alça é girada em torno do eixo. Os dentes em forma de espiral da estrutura penetram facilmente sob o arbusto, levantam a terra e jogam os frutos fora. A principal vantagem da ferramenta é que ela não danifica os tubérculos, como normalmente acontece ao cavar com uma pá. O design do dispositivo possui uma alça regulável em altura, podendo ser regulada em 165 cm, de 165 a 175 cm e mais de 175 cm.

O peso desse cultivador é de 2,55 kg. Os dentes são feitos de aço forjado manualmente, de modo que são confiáveis ​​na operação e não quebram. Além de colher batatas, a ferramenta também pode ser usada para soltar o solo.

O aparelho também é adequado para preparar covas antes do plantio de mudas. Graças a esta unidade versátil, o trabalho tedioso no jardim torna-se uma experiência agradável.

Superbur

Este modelo é caracterizado pela alta potência e produtividade, portanto é recomendável adquiri-lo para o beneficiamento de terras virgens e argiloso. O elemento principal do design é uma faca forjada feita à mão, que se caracteriza pela durabilidade. A ferramenta de corte é em forma de espiral para que possa lidar com o solo mais duro com eficácia. Além do trabalho de jardinagem, a broca é adequada para construção, é conveniente para eles fazerem furos para colocar várias cercas, por exemplo, postes de apoio, portões, paleta e cercas. A broca pesa 2,4 kg e é equipada adicionalmente com uma alavanca de pedal, que reduz a carga nas costas ao levantar o aparelho da profundidade do solo.

O princípio de operação da unidade é simples. Ele é instalado na posição vertical e é gradualmente aparafusado ao solo. Assim, é possível fazer furos com diâmetro de 25 cm e profundidade de até 1,5 m de maneira rápida e fácil, e em termos de produtividade, a broca é cinco vezes maior que a broca de placa.

Além disso, a ferramenta pode ser usada para fazer furos para o plantio de árvores e plantas grandes. Este aparelho está à disposição de todos, uma vez que é vendido a um preço médio.

Forcado de jardim

O garfo de jardim é um dispositivo útil para cultivar o solo durante o plantio, transportando feno e grama. A ferramenta pesa pouco mais de 0,5 kg. O design possui dentes grandes e fortes que reduzem o esforço físico ao realizar o trabalho. O punho do garfo é feito de metal durável, o que aumenta sua resistência a cargas pesadas. Além disso, o fabricante complementou o modelo com almofadas para os pés, que permitem realizar o trabalho de forma cómoda. A principal vantagem dos garfos é a capacidade de os utilizar independentemente das condições climatéricas, uma longa vida útil e um preço acessível.

Cultivador de pá

Ao contrário de uma ferramenta convencional, essa pá pesa 4 kg. Permite fazer uma reentrância de 25 cm com uma área de cobertura de 35 cm Todas as partes da ferramenta são em metal revestidas com verniz composto. Graças a isso, a sujeira não adere ao aparelho e o trabalho prossegue rapidamente, sem a distração da limpeza dos dentes. Além disso, o projeto prevê a função de ajustar a haste na altura desejada.

Pá de neve

Com esta ferramenta, você pode remover grãos, areia e neve sem muito esforço físico e estresse na coluna. A pá pesa 2 kg, sua haste é feita de um tubo resistente, porém leve, de pequeno diâmetro, o que simplifica muito a operação.O projeto também possui uma concha de plástico, que se caracteriza por maior resistência a danos mecânicos e baixas temperaturas. O dispositivo também possui um design original. Pode ser um bom presente e barato para um jardineiro.

Cultivador com alavanca de pedal

Neste modelo, o fabricante combinou duas ferramentas ao mesmo tempo - um removedor de raiz e um ripper. O projeto conta com um bico especial em forma de pedal, que permite preparar de maneira rápida e fácil solos difíceis de trabalhar para o plantio, sem derrubar as camadas secas da terra. Com a ajuda desse cultivador, você também pode limpar o jardim e o jardim da grama, soltar a terra onde crescem as fruteiras, remover as folhas secas caídas e os detritos. O eixo da ferramenta é ajustável na altura desejada e possui dentes afiados em suas extremidades. O trabalho do cultivador é simples: ele é instalado verticalmente e gira suavemente no sentido horário, pressionando levemente o pedal.

    Todos os modelos acima, produzidos pela marca Tornado, caracterizam-se pela versatilidade e bom desempenho. Portanto, dependendo do trabalho planejado no país, você pode facilmente escolher um ou outro tipo de cultivador. Além disso, o fabricante apresenta no mercado outros dispositivos que ampliam a funcionalidade da ferramenta. Vale a pena considerar os mais populares.

    • Punhos. Esses acessórios são colocados na alça do cultivador, o que proporciona um trabalho confortável e proteção das mãos. São de borracha, resistentes à umidade e agradáveis ​​ao toque. Graças às garras, o cultivador pode ser usado tanto em climas quentes como em geadas severas.
    • Alavancas de controle manual. Sua instalação facilita a sucção e afrouxamento do solo. Essas peças se adaptam a todos os modelos de cultivadores. As alavancas funcionam de forma simples - você precisa pressioná-las com o pé.

    Recomendações de uso

    Recentemente, muitos jardineiros preferem usar o cultivador de jardim Tornado em suas dachas. Isso se deve ao seu preço acessível, versatilidade e longa vida útil. Esta ferramenta é fácil de usar, mas para um bom trabalho do terreno, várias regras devem ser tidas em consideração.

    • Antes de iniciar o trabalho, o dispositivo deve ser montado, posicionar a haste na altura desejada e posicioná-la perpendicularmente à superfície a ser tratada. Em seguida, você precisa girar a haste no sentido horário, pressionando levemente a alça. Para retirar a ferramenta do solo, não deve fazer curvas para a esquerda, basta recuar 20 cm e repetir os movimentos.
    • Durante o trabalho na cabana de verão, é recomendável seguir uma certa sequência. Assim, a superfície do solo é limpa uniformemente de ervas daninhas grandes e pequenas. Além disso, o cultivador é adequado para mover a grama removida para a fossa de compostagem, é um substituto ideal para o forcado. As raízes das ervas daninhas são apanhadas por dentes afiados e facilmente transportadas.
    • Se for planejado soltar a terra, o cultivador é ajustado em altura, fixado perpendicularmente com os dentes à superfície do solo e travas são realizadas a 60 graus. Como os dentes são afiados, eles entrarão rapidamente no solo e se soltarão. O cabo da ferramenta atua como uma alavanca, portanto, nenhum esforço é necessário para trabalhar. Ao cultivar o solo com mini-cultivadores, eles devem ser instalados em ângulo com o solo, e não perpendiculares como nos modelos simples.
    • Ao trabalhar em áreas com grande camada de grama, em primeiro lugar, é necessário fazer marcações em pequenos quadrados de 25x25 cm, para depois usar um cultivador manual.

    Recomenda-se o uso de calçados fechados para segurança do processo de trabalho. Isso protegerá seus pés de dentes afiados. A ferramenta deve ser sempre mantida limpa e usada estritamente para o fim a que se destina.

    Avaliações

    Os cultivadores manuais "Tornado" receberam muitas críticas positivas dos proprietários de terras por suas características técnicas. Este dispositivo substituiu completamente as pás e enxadas usuais do conjunto de ferramentas de jardim, pois apresenta alta produtividade e economia de tempo. Entre as vantagens do cultivador, os moradores do verão destacaram a compactação, a facilidade de operação, a versatilidade e o custo acessível. Os aposentados também estão satisfeitos com a adaptação, pois têm a oportunidade de trabalhar o solo sem esforços adicionais, protegendo as costas das cargas dimensionais. Os construtores também estão satisfeitos com a ferramenta, uma vez que as brocas incluídas na linha de modelos são amplamente dominadas por dispositivos padrão, elas permitem que você cave rapidamente buracos e buracos para suportes. Alguns usuários prestam atenção ao custo de tal dispositivo, já que nem todos podem pagar.

    Para os cultivadores Tornado, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário