Tudo sobre os cultivadores "Tarpan"
Hoje, para ajudar os agricultores e residentes de verão, os fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem um grande número de vários equipamentos auxiliares. Entre esta lista, podemos destacar os cultivadores da produção russa "Tarpan", que são ativamente usados por fazendas russas, e também são vendidos com sucesso no exterior.
Tipos e suas características técnicas
Os cultivadores Tarpan saíram da linha de montagem quase três décadas atrás, graças aos mais recentes desenvolvimentos de engenharia da época. Os desenvolvedores de Tula estavam engajados no lançamento de carros. No entanto, as tentativas dos projetistas de fazer uma substituição válida para os tratores de passeio "Rus" no início foram malsucedidas, uma vez que os dispositivos durante a implementação acabaram não sendo lucrativos.
No entanto, isso não impediu os projetistas domésticos e, como resultado de pequenas atualizações no motor do cultivador, ou melhor, sua substituição por uma unidade americana Briggs & Stratton, os dispositivos domésticos tornaram-se bastante procurados na Europa e no espaço pós-soviético. Agora, todos os dispositivos com o logotipo Tarpan são produzidos pela subsidiária de mesmo nome da Tulamashzavod.
Além do motor americano, o maquinário agrícola nacional também é movido por um motor Honda asiático de quatro tempos, além de um campeão monocilíndrico.
Todas as máquinas vendidas têm uma série de características positivas:
- caixa de engrenagens sem-fim produtiva e durável;
- um motor potente com filtro de refrigeração de ar, projetado para 5,5 e 6 litros. com.;
- A característica da configuração do tipo automático de embreagem centrífuga permite aos proprietários de cultivadores, ao desmontar o dispositivo em duas partes, transportá-lo no porta-malas de um carro.
Agora, a preocupação "Tarpan" oferece aos agricultores nacionais e estrangeiros uma escolha de vários modelos de cultivadores.
"Tarpan-03"
O Tarpan TMZ-MK-03 possui um design modular ergonômico que possibilita não só transportar facilmente o equipamento em seu veículo, mas também armazená-lo em uma casa de campo, uma vez que a máquina ocupa um mínimo de espaço em comparação com outros dispositivos semelhantes para atividades agrícolas ...
O motocultivador pode ser operado com vários tipos de acessórios removíveis. O motor de quatro tempos da unidade é muito fácil de instalar e desmontar. A potência do motor é de 6 hp. com. Essa linha de equipamentos também inclui aparelhos que funcionam com motor japonês, cuja potência será menor. A caixa de engrenagens com o bujão é misturada em um banho de óleo. O dispositivo possui uma transmissão de velocidade, a largura da área de trabalho dependerá diretamente do tipo de equipamento adicional utilizado. O motocultivador pode trabalhar em conjunto com um arado, cortador de grama, rastelo, cortador, quebra-gelo, equipamento de remoção de neve.
O peso do aparelho é de 45 quilos, para uma operação mais confortável, o cultivador é equipado com uma alça com a possibilidade de ajustar sua posição e altura. Tarpan-03 é econômico em termos de consumo de combustível.
Como mostra a prática, o consumo de gasolina é de 1,5 l / h.Este recurso permite que você opere um cultivador a gasolina sem reabastecimento adicional durante a operação contínua por cerca de 2-3 horas.
"Tarpan-031"
Esta modificação do cultivador doméstico é popular devido às suas pequenas dimensões com uma potência do motor de 3,5 litros. com. A massa do dispositivo é de apenas 28 quilos, devido ao qual tal cultivador é considerado uma máquina agrícola auxiliar bastante móvel da classe leve. No entanto, apesar de seu tamanho, este modelo não é inferior a aparelhos mais pesados e potentes em termos de qualidade e profundidade de cultivo do solo.
"Tarpan-04"
Este tipo de equipamento funciona com motor americano de 6 CV. com., a massa do cultivador é de 49 quilogramas. O fabricante oferece dois tipos de cortadores na configuração básica do dispositivo. O motocultivador é reabastecido com gasolina, o volume do motor é de 190 cm3. O dispositivo opera na mesma velocidade. A máquina distingue-se pela boa força de tracção, pela qual pode lidar com vários tipos de solos, incluindo solos argilosos.
"Tarpan EK-03"
Versão elétrica de equipamento auxiliar de um fabricante nacional. O peso do dispositivo não excede 45-50 kg, devido ao qual uma pessoa pode operar o cultivador. Potência do motor - 2.200 W. Este modelo é recomendado para uso durante o processamento de qualquer tipo de solo, a profundidade de penetração no solo é da ordem de 25-30 centímetros.
Os cortadores para o dispositivo elétrico são feitos apenas de aço de alta resistência, o diâmetro da peça é de 27 centímetros. O cultivador pode ser operado não apenas fora, mas também dentro de estufas e estufas. A unidade está equipada com alças, cuja altura e ângulo de inclinação podem ser ajustados de acordo com suas necessidades.
O modelo pode trabalhar no solo se um arado, elevadores e outros acessórios oferecidos pelo fabricante forem fornecidos a ele.
"Tarpan MK-03-02 WM168FB"
O cultivador pesa 55 quilos, a potência do motor é de 6,5 litros. com. O dispositivo pode ser usado em solo pesado, conforme recomendado. Devido à presença de um grande torque no eixo, a unidade dará conta perfeitamente da tarefa de triturar o solo. O dispositivo está equipado com um redutor de corrente, o volume do motor é de 198 cm3. O cultivador opera em 1 marcha à frente e 1 marcha à ré, e está equipado com uma alça ergonômica com a capacidade de ajustar sua altura e posição.
Avaliação do modelo
Na lista das modificações mais populares dos cultivadores Tarpan, vale destacar TMZ-MK-03 e TMZ-MK-04. A primeira versão opera com motor do tipo americano, a segunda é equipada com veículo japonês. Em termos de desempenho, ambos os dispositivos possuem quase os mesmos parâmetros, a única diferença é a configuração da caixa de câmbio.
Uma vez que esses dispositivos se destacam por seu custo impressionante, designers "Tarpan" lançaram um modelo mais barato - campeão "TMZ-MK-03", que opera em um motor chinês, o que levou à acessibilidade. Este cultivador é muito procurado hoje.
Anexos
O objetivo principal de toda a série de cultivadores Tarpan é arar a terra de forma mecanizada, portanto, sem equipamentos adicionais, as capacidades do cultivador serão significativamente limitadas. No entanto, o fabricante oferece adaptações para várias tarefas que irão melhorar a unidade e expandir suas capacidades. O cultivador russo pode trabalhar tanto com o acessório quanto com outros equipamentos caseiros.
Para ter uma visão mais completa das capacidades dos cultivadores Tarpan, você deve considerar as opções de acessórios que podem ser usados em conjunto com o dispositivo.
Cortadores de grama
Os tipos de equipamento rotativo e sem fio são compatíveis com as máquinas. Portanto, cada comprador pode escolher a unidade funcional mais aceitável para si mesmo.
Lugs
Como regra, os cultivadores Tarpan são equipados com um estoque dobrável de dimensões padrão - 275 * 11 mm, o diâmetro da luva é de 25,5 mm.
Fresa
Na configuração básica, dois pares de fresas são normalmente fornecidos para as modificações de cultivadores acima, mas no decorrer da operação ativa, bem como para melhorar o dispositivo, recomenda-se adquirir também peças rotativas, que girarão para ser mais confiável e poderoso durante o cultivo do solo. Este tipo de inventário pode ser de três ou quatro pétalas.
Para equipamentos, você pode levar elementos ativos ou uma versão de cortadores com "pés de galinha". É perfeitamente possível fazer você mesmo o último tipo de ferramenta de trabalho e instalá-lo em um cultivador.
Hillers para solo
Esta ferramenta é bastante procurada durante o período de plantio e cultivo. Para proteger as plantas, os hillers são equipados adicionalmente com discos especiais, e a própria configuração pressupõe a presença de vários esqueletos que são fixados ao lixão.
Arado reversível
Essa ferramenta é análoga às fresas, uma vez que lida perfeitamente com a tarefa de arar solos densos e pesados. Via de regra, a peça é fixada na parte traseira do cultivador; para aumentar a produtividade, muitos agricultores equipam os cultivadores com talões.
Cavador de batata
Um equipamento útil, apreciado por muitos jardineiros. Essa ferramenta permite a colheita sem trabalho manual, o que aumenta a qualidade do trabalho e também reduz significativamente o tempo necessário para a colheita de raízes em grandes áreas.
A principal vantagem da utilização deste equipamento é a ausência de vegetais estragados e cortados, o que acontece muitas vezes com a utilização de uma pá normal.
Pegar
Um acessório insubstituível que garante as ferramentas necessárias ao cultivador. Existem várias opções para esta peça: modelo rotativo ou reto. A primeira opção será mais conveniente e manobrável no decorrer do trabalho agrícola.
Quadro com rodas
Tal equipamento é necessário para equipamentos pesados, ou seja, para seu transporte até o local da próxima obra. Após a entrega, o quadro pode ser desacoplado muito rapidamente e o cultivador pode ser usado em conjunto com o equipamento montado ou rebocado.
Lâmina de pá
Esta ferramenta pode ser usada no inverno para remover a neve da área ou para nivelar o solo nos cumes.
Soprador de neve
Uma excelente alternativa à escavadeira seria um equipamento capaz de lançar neve até 5 metros. A base desse equipamento útil pode ser uma haste equipada com lâminas, uma lâmina ou uma escova grande. Alguns proprietários do cultivador Tarpan equipam a unidade com equipamentos semelhantes feitos à mão, o que não afeta a potência do dispositivo de forma alguma.
Escolha
No que se refere aos dispositivos que funcionam na rede elétrica, este fabricante oferece modelos com motor de dois ou quatro tempos. Essas unidades são muito convenientes em termos de operação e manutenção, não requerem reabastecimento regular e mudanças de óleo no motor. Para começar a trabalhar com o cultivador, bastará conectá-lo à fonte de energia.
Durante a seleção dos equipamentos, deve-se ter em mente que tais unidades são indicadas para trabalhos com pequenas áreas de terreno. Como regra, os modelos têm um cabo bastante longo que não impede o movimento durante o processamento da área de trabalho. Esses dispositivos também têm desvantagens. Em primeiro lugar, trata-se do risco de choque elétrico durante o manuseio descuidado da ferramenta.
Dispositivos a gasolina vão se destacar com manutenção mais complexa. Além disso, tais cultivadores, devido às peculiaridades do carburador e do motor, emitirão muito mais ruído durante a execução de tarefas no solo.Para que a unidade funcione, ela precisa não apenas de óleo, mas também de combustível. Recomenda-se derramar somente gasolina 92 e 95 boa no cultivador, adicionalmente misturando-a com óleo.
No entanto, esses dispositivos também têm desvantagens. Muitas vezes, durante a operação, os proprietários dos cultivadores verificam incorretamente as proporções de óleo e gasolina para o reabastecimento, durante o qual todas as tentativas de aumentar a velocidade e a produtividade do equipamento levam ao fato de o motor do cultivador começar a funcionar de forma intermitente. Como resultado, o desgaste das peças móveis aumenta e pode ser necessário substituir a caixa de vedação. Além disso, depósitos de carbono irão se acumular no mecanismo, será necessário ajustar adicionalmente a válvula no dispositivo. Por isso, muitos proprietários aconselham dar preferência aos motores de dois tempos, que serão mais fáceis de manter. Mas esses cultivadores vão consumir mais combustível.
Quanto à escolha dos cultivadores da classe dos dispositivos leves, neste caso é necessário determinar as tarefas que o dispositivo deverá realizar, uma vez que nem toda unidade possui potência suficiente para lidar com tipos de solos pesados. Nesse sentido, a configuração das fresas no dispositivo é de fundamental importância. Também vale a pena prestar atenção à largura de trabalho da unidade. Como regra, esse recurso pode ser corrigido reorganizando os cortadores.
Ao selecionar cultivadores pesados, vale a pena focar no modelo do motor, bem como na possibilidade de utilizar equipamentos adicionais para ampliar a funcionalidade, já que normalmente são adquiridos equipamentos pesados para uma ampla gama de tarefas agrícolas.
Manual do usuário
Após a aquisição, os cultivadores Tarpan precisarão de rodagem preliminar. Para fazer isso, verifique a bobina de ignição, reabasteça o dispositivo ou conecte-o à rede elétrica e opere-o sem usar equipamento adicional em velocidade média durante o dia.
Depois de operar em unidades a gasolina, o óleo do tanque precisará ser drenado. Verter uma nova porção da mistura de combustível só é possível se o motor ainda estiver aquecido.
Críticas do proprietário
Os cultivadores "Tarpan" posicionam-se como uma técnica poderosa e durável, mesmo com a compra de aparelhos com motor de marca asiática. No entanto, você deve se acostumar a operar a máquina, pois o dispositivo requer monitoramento constante do proprietário em função de seu desempenho. Durante a operação, os cultivadores se destacam pelo consumo de combustível bastante econômico.
Os modelos elétricos são bastante populares, que praticamente não são inferiores em sua potência aos homólogos a gasolina.
Além disso, consulte a revisão do motocultivador Tarpan MK-03.
O comentário foi enviado com sucesso.