Cultivadores Hillers: características, seleção e operação
Mais recentemente, os cultivadores-montanhistas eram usados apenas em grandes fazendas, eram enganchados em tratores e campos cultivados com a semeadura. Hoje, essa técnica é apresentada na indústria de modelos em miniatura a volumétricos e é um bom assistente para proprietários de grandes fazendas e jardineiros amadores que processam suas cabanas de verão e lotes pessoais.
Peculiaridades
Cultivadores são máquinas agrícolas projetadas para cultivar o solo. Como mecanismos independentes, podem funcionar com gasolina, eletricidade ou tração manual. Eles são divididos em dois tipos principais: o vapor, que prepara a terra para a semeadura, e as lavouras em linha, que cultivam as plantas plantadas. Os cultivadores de amarração pertencem ao segundo tipo. Eles soltam o solo, polvilhando (borrifando) uniformemente as plantas, ao mesmo tempo que cortam e trituram as ervas daninhas, saturando o solo com oxigênio.
Os cultivadores montados podem ser equipamentos adicionais a equipamentos mais pesados, por exemplo, um trator. Os Hillers estão acostumados a cuidar de diferentes tipos de plantas, mas são mais aplicáveis em plantações de batata, uma vez que trabalhar com tubérculos é especialmente trabalhoso.
Visualizações
Hillers são acessórios que ajudam a amontoar plantas. Além disso, um bico semelhante é usado para criar sulcos, colocando sementes neles e, em seguida, enchendo-os com terra solta. Hillers podem ser de diferentes tipos.
- Lister. São um modelo com largura de linha constante, ou seja, duas asas fixas parecem uma estrutura monolítica. Com a ajuda de tal bocal, o amontoamento ocorre com a formação de uma linha de 20-30 cm de largura. Um cultivador equipado com equipamento de lister não altera a largura do solo, portanto o espaçamento entre linhas deverá ser ajustado ao existente equipamento.
- Acessório de largura variável As facas de trabalho têm design ajustável e são capazes de se mover, mudando a largura entre as fileiras a critério do proprietário. Para tal bico, o cultivador deve ter uma capacidade de pelo menos 4 litros. com.
Infelizmente, parte da terra, ao se amontoar, desmorona de volta para os buracos, portanto, esse tipo de trabalho pode ser chamado de uso intensivo de energia.
- Os disc hillers podem ser considerados mais eficazes neste caso. Aqueles que tentaram trabalhar com eles dificilmente preferirão outros equipamentos. Ao escolher bicos de disco, você deve prestar atenção apenas aos modelos de alta qualidade feitos de ligas de aço dos maiores tamanhos. As cristas salientes revelam-se muito mais altas.
- Hiller tipo holandês não condiz com o desempenho do disco, mas é muito melhor que o equipamento convencional, já que as asas são capazes de se mover não só nas curvas, mas também na vertical.
Isso elimina o trabalho desnecessário e reduz o consumo de energia para amontoar.
- Hiller ativo (hélice) em eficiência, pode competir com o disco. Com a ajuda de suas hélices, ele solta o solo, tritura as ervas daninhas. Seus aterros são de melhor qualidade e ar.
- Hiller em forma de arado frequentemente usado para trabalhar com batatas. Pode ser de linha única e linha dupla, ou seja, difere no número de linhas processadas. Com um hiller de duas filas, o trabalho é mais estressante, é mais difícil de administrar. Suas rodas devem ser substituídas por talões de grande diâmetro.
Em equipamentos com um hiller de uma linha, você pode deixar as rodas de borracha.
Batatas amontoadas
Os cultivadores Hiller são usados com mais frequência para o processamento de batatas. Quando arbustos verdes começam a se formar sobre o canteiro do jardim, chega-se a um momento de amontoamento, ou seja, despejar terra sob cada planta. Durante esse procedimento, as ervas daninhas são moídas e os brotos jovens recebem solo enriquecido com oxigênio e nutrientes. O aterro reterá mais umidade durante a rega. Em certa medida, protegerá o arbusto dos parasitas e reduzirá o risco de as batatas chegarem à superfície, que está repleta de produção de solanina (manchando os tubérculos de verde).
Para usar um hiller em forma de arado de duas carreiras, as rodas de borracha da técnica são alteradas para talões. Eles não patinam no chão, eles claramente mantêm a linha de trabalho. No hiller, deve-se definir a largura máxima de preensão do solo, então, ao passar no corredor, o equipamento não se agarrará aos arbustos de batata, e a aspersão do solo sob as plantas ficará uniforme e de alta qualidade.
Ao trabalhar com um hiller de uma carreira, as rodas de borracha não precisam ser trocadas, pois facilitam a locomoção no local. A largura da empunhadura deve ser definida de acordo com as possibilidades das linhas de cultivo. Para processar brotos de batata, é mais conveniente usar um disc hiller - ele produz montículos altos, cujas cristas quase não se desintegram.
O trabalho de amontoado em batatas é mais fácil de realizar em solo úmido.
Mas não se deve agir imediatamente após a chuva, quando toda a sujeira ainda está acumulada na superfície, mas somente depois que a terra aceitou e absorveu a umidade, mas não secou completamente.
Escolha da técnica
Hillers são produzidos pela indústria de vários tipos. Para fazer a escolha certa, você precisa saber o tamanho da área que deverá ser processada. E você também deve levar em consideração a densidade do solo e que tipo de cultura de planta você tem que lidar.
O tipo mais comum de cultivador-hiller é uma, duas, três carreiras. Alguns modelos podem lidar com mais de 3 linhas em uma passagem. Para um pequeno terreno basta um cultivador de mão, em miniatura, manobrável, capaz de entrar nos locais mais inconvenientes. Quanto maior a área de pouso, mais potente deve ser o equipamento. Aqui estão alguns exemplos dos cultivadores-montanhistas mais populares. Tendo estudado as suas características técnicas, pode fazer uma escolha com base nas necessidades do seu terreno agrícola.
Articulado KON-2.8
O equipamento é agregado ao trator por engates ou pelo método articulado. O cultivador possui rodas com pneus de borracha, que, durante a condução, são capazes de se autolimpante a partir da aderência do solo úmido. O mecanismo está equipado com elevadores de quatro filas para o preparo do solo em pré-emergência e pós-emergência. Com suspensão especial, o equipamento é capaz de repetir a estrutura do relevo, o que melhora significativamente a qualidade dos trabalhos de terraplenagem.
O cultivador trabalha simultaneamente com o sistema de gradagem e amontoamento, podendo também produzir a fertilização mineral das plantas.
O equipamento KON-2.8 é capaz de realizar as seguintes tarefas:
- cultivar solo virgem (gradagem pré-plantio);
- para formar um espaçamento entre filas (quatro para uma corrida do trator);
- grade após a emergência da planta;
- batatas amontoadas, formando cristas altas;
- simultaneamente com outro trabalho, aplique fertilizante no solo;
- cortar e arrancar ervas daninhas;
- afrouxe e moa o solo.
O design do hiller permite ajustar o espaçamento entre linhas e a profundidade de entrada no solo dos elementos de trabalho. Cortadores laterais protegem os arbustos de danos.
Bomet (Polônia)
O equipamento pesa 125 kg, é equipado com três elevadores para o cuidado de raízes, além de pés de pato e dentes soltos. Os Hillers são capazes de formar cristas de até 60 cm, soltar o solo, remover ervas daninhas e aplicar fertilizantes. Espaçamento entre fileiras - 50-75 cm.
Ridge ex-Grimme GH 4
Possui três tipos de hiller para uso em diferentes solos: leve, médio-pesado e também é usado para trabalhar com mudas. O equipamento é capaz de alterar a altura e a rotação da crista, o que ajuda a manter a fruta fora da superfície.
Os cultivadores rígidos facilitam o trabalho árduo da agricultura. Equipamentos corretamente expostos irão processar o solo com alta qualidade, aplicar fertilizantes uniformemente e se tornar um auxiliar indispensável no cuidado das plantas.
Para obter informações sobre como plantar batatas usando um cultivador-hiller, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.