Acessórios para motocultivadores: seleção e uso
Um motocultivador é uma coisa necessária para um residente de verão, através do qual hoje você pode simplificar o trabalho. Com este dispositivo, eles soltam a terra, arrancam ervas daninhas, livrando-se de ervas daninhas nocivas. É indispensável quando o dono da família tem problemas de saúde, pois pela funcionalidade e pelos acessórios disponíveis, pode reduzir significativamente a carga associada ao trabalho árduo. Vejamos as características da escolha de acessórios para motocultivadores e também observemos algumas das nuances de seu uso.
Tipos de anexo
Hoje, muitos acessórios são fornecidos para dispositivos de cultivo. O equipamento adicional tem uma finalidade diferente.
Reboque
Na verdade, trata-se de um carrinho necessário para transportar algum tipo de carga. Este equipamento, dependendo do tipo de modelo, pode suportar um peso na faixa de 250-500 kg. Para maior comodidade, o trailer pode ser equipado com um assento, reduzindo assim o fardo para o usuário.
Arado
O objetivo desse bico é arar o solo de uma grande área. Hoje, os residentes de verão experientes aprenderam a usar um arado para plantar e colher batatas. Se você entender as configurações, poderá trabalhar o solo em diferentes profundidades sem muito esforço.
Hiller
Este anexo difere dependendo do modelo. Hoje, você pode comprar produtos de duas ou uma fileira à venda. O objetivo do dispositivo não é apenas amontoar batatas cultivadas.
Eles podem simplificar o processo de semeadura de vegetais criando sulcos.
Adaptador
Este é um equipamento bastante requisitado, que nada mais é do que um dispositivo de assento. Com ele, você pode transformar seu rototiller em um minitrator. Este é um eixo traseiro com um assento existente para o usuário. Além disso, o equipamento é equipado com engate de reboque.
Os seguintes anexos são chamados de acessórios auxiliares:
- um escavador de batatas que facilita a coleta das batatas;
- cortadores que ajudam a se livrar de ervas daninhas;
- um plantador de batata, graças ao qual será mais fácil plantar batatas;
- weeder, com o qual você pode se livrar rapidamente das ervas daninhas nos corredores;
- um soprador de neve que remove a neve com eficiência;
- uma escova mecânica para ajudar a remover os detritos;
- uma bomba que irriga as áreas desejadas do solo.
Como escolher?
É importante entender que os acessórios não são universais e são selecionados individualmente para cada cultivador. Por exemplo, um talão é considerado uma compra obrigatória, já que as rodas do cultivador muitas vezes escorregam ao trabalhar com o solo. Para escolher a opção certa corretamente, você terá que proceder a partir do modelo de trator walk-behind.
Cortadores
Já os cortadores são divididos em dois tipos: sabre e pés de galinha. Os fabricantes adicionam a primeira variedade ao trator de passeio. Ela difere em um número diferente de seções, devido às quais a largura de processamento muda, que pode chegar a 135 cm. Em geral, essas fresas são boas para o trabalho e convenientes para a desmontagem.
Isto é importante em caso de avaria, porque permite substituir a parte problemática e não toda a estrutura. Estes cortadores podem ser afiados, mas a desvantagem dos acessórios é o facto de funcionarem bem e por muito tempo apenas em solos fofos. Se o solo for denso e complexo, é mais aconselhável comprar "pés de galinha".Normalmente não estão incluídos no kit básico, mas preparam muito bem o solo para o plantio de batatas.
A desvantagem de tais cortadores é que eles não podem ser desmontados. Se alguma parte quebrar neles, eles terão que ser alterados completamente.
Arado
Ao escolher um arado, é importante considerar o tipo de solo. Por exemplo, a variante com uma ação do tipo sulco único é boa quando o solo é leve. Se o solo é difícil, vale a pena olhar para um produto do tipo rotativo com duas partes. Ele lavrará o solo exatamente em uma direção.
Já no preparo do solo para o plantio e amontoa, é preciso optar pela ação em “V”. Também é importante considerar a potência da unidade. Por exemplo, hillers de uma carreira com largura fixa são adequados para um trator com capacidade de 4 litros. com. O dispositivo rotativo não precisa de engate, pois são instalados no lugar das rodas do trator de passeio.
Diggers
O escavador de batata é selecionado com base no tipo de raízes colhidas. Considerando que pode ser em forma de leque e chocalhar, vale ressaltar: o primeiro é mais barato e menos eficaz, pois depois dele fica pouco mais de 10% da safra no solo. Isso não é assustador em uma pequena fazenda, pois você também pode coletar as raízes das raízes restantes manualmente. A variante do tipo vibração se distingue por perdas menores (não mais que 2%), atua por meio de vibração sacudindo tudo menos os frutos.
Cortadores e adaptadores
No que diz respeito às segadoras, você terá que escolher entre as rotativas e as segmentadas. Os primeiros são mais fáceis de manter, os segundos são mais limpos do que seus equivalentes rotativos. O adaptador está disponível para volante e volante. A primeira opção está equipada com um assento, uma alavanca de elevação e um freio, é mais barata, porém as capacidades de trabalho do mecanismo de direção são significativamente maiores. Pode desempenhar as funções de motoniveladora, minitrator, caminhão basculante e unidade arável.
Soprador de neve
É importante decidir o tipo de dispositivo aqui. Pode ser uma pá de aiveca, um mecanismo de escova ou um lançador rotativo. A primeira opção é mais barata do que todas as variedades, e sua largura pode variar na faixa de 80-150 cm.Ao mesmo tempo, para um tamanho maior, vale a pena adquirir um aparelho com maior potência.
No entanto, a eficiência das pás é inferior às contrapartes rotativas. Os produtos do rotor do sem-fim são altamente produtivos e são capazes de lidar com a remoção da camada de neve de até meio metro. As dobradiças tipo escova são necessárias quando for necessário limpar a superfície tratada com a maior delicadeza possível. Por exemplo, no caso de processamento de um revestimento decorativo caro.
Bombas motorizadas
Ao adquirir esse equipamento, você precisa levar em consideração seu desempenho. Por exemplo, o intervalo médio pode ser de 20 ou até 30 metros cúbicos por hora. A cabeça que será criada durante a operação pode ser de 4-5 m com uma profundidade de sucção de cerca de 10 m.
Dicas operacionais
Para que o cultivador funcione adequadamente e por muito tempo, ele deve ser usado corretamente. O óleo fresco deve ser derramado no início da temporada. Antes de iniciar o trabalho, é necessário aquecer o motor de combustão interna. Quando o motor estiver quente, você pode começar a cavar o solo. Isso é feito, via de regra, em 2 passagens. Se a própria unidade estiver equipada com uma função reversa, ela é usada para evitar virar e acelerar a escavação do solo. Se não houver marcha à ré, você terá que girar o cultivador com as rodas de transporte. Claro, isso afetará a velocidade de processamento.
É importante afiar os cortadores em tempo hábil, pois a qualidade do afrouxamento do solo depende diretamente disso. Cortadores afiados podem penetrar mais profundamente no solo com mais facilidade. Para que não saltem durante o trabalho, é necessário o uso de uma garra de freio durante o cultivo do solo. É importante ajustar a altura de travamento da garra do freio.
Ao cultivar o solo mecanicamente, você pode arar e fertilizar a terra simultaneamente. Porém, para um trabalho mais eficiente, é necessário ajustar a técnica, ajustar a largura de aração e a profundidade de afrouxamento.Isso é determinado com base no tipo de solo e na área disponível. Por exemplo, se você precisa arar um solo duro e difícil, vale a pena ajustar a profundidade de trabalho para 20-25 cm. Se for leve, 15 cm é o suficiente.
Para ajustar a profundidade para um valor maior, alcance uma posição em que a unidade fique apoiada no solo com toda a base. Em outra posição, ele afundará desnecessariamente ou será empurrado para fora do solo. Para prender a grade ao móvel, levante-a 15 cm acima do solo. Para simplificar esse trabalho, use estantes especializadas.
Antes de cavar o local, prepare o solo. Para não encurtar a vida útil do cultivador, você precisa se livrar das pedras e vários detritos com antecedência. Em seguida, você pode puxar a corda, que será a diretriz para a primeira linha de aração. É mais fácil e suave arar o solo dessa maneira. Depois - verifique a prontidão da unidade em uma pequena área. Em seguida, você pode colocar o cultivador no local principal no início do sulco.
Inicialmente, é apenas ligeiramente aprofundado no solo, pressionando levemente para baixo. Depois - eles aram ao longo do marco, segurando a alça do cultivador com as mãos. É importante garantir que a unidade funcione em linha reta e não penetre muito no solo. No final da linha, faça o retorno e continue arando na direção oposta.
Nesse caso, uma nuance deve ser levada em consideração: a velocidade de movimento do mecanismo deve ser pequena e a velocidade de rotação do cortador deve ser alta. Isso contribuirá para um cultivo mais uniforme do solo. Ao arar, você pode mover-se não só em linhas, mas também em círculo, aumentando seu diâmetro. Além disso, se o gráfico se assemelhar a um quadrado, pode ser lavrado em zigue-zague. Usando o tipo de bico correto, leitos paralelos podem ser formados.
No próximo vídeo, você aprenderá sobre as capacidades de um motocultivador usando acessórios.
O comentário foi enviado com sucesso.