Escolhendo um cultivador na MTZ

Contente
  1. Dispositivo e propósito
  2. Variedades
  3. Modelos populares

Os cultivadores são um tipo popular de acessório amplamente utilizado para cultivo de solo com tratores MTZ. Sua popularidade se deve a sua simplicidade de design, versatilidade e capacidade de resolver um grande número de problemas agrotécnicos.

Dispositivo e propósito

Os cultivadores para tratores MTZ são implementos agrícolas especiais. Com a ajuda deles, o afrouxamento da camada superior da terra, o amontoamento de batatas, a destruição de ervas daninhas e pequenos arbustos, o processamento de espaçamentos entre linhas, o cuidado com os vapores, a recuperação de áreas florestais de resíduos, a incorporação de fertilizantes minerais e orgânicos no solo são transportados Fora. Ao mesmo tempo, os cultivadores podem ser implementos agrícolas independentes ou parte de um complexo mecanizado junto com dispositivos como grade, cortador ou rolo.

O cultivador para o trator MTZ é feito em forma de quadro simples ou múltiplo de perfil metálico, equipado com elementos de trabalho. O implemento é acoplado ao chassi da base da unidade e movimenta-se devido ao seu esforço de tração. A agregação do cultivador pode ser realizada tanto pelo engate dianteiro como traseiro, bem como por meio de dispositivos de engate. A transmissão do torque aos elementos de corte do cultivador é realizada através do eixo da tomada de força do trator.

Movendo-se atrás do trator, o cultivador, graças às facas afiadas, corta as raízes das ervas daninhas, solta o solo ou faz sulcos. Os itens de trabalho têm formas diferentes, dependendo da especialização do modelo. Eles são representados por pastilhas de corte feitas de classes de aço de alta resistência.

Muitos dispositivos são equipados com rodas de suporte adicionais, através das quais a profundidade de cultivo é ajustada, bem como um acionamento hidráulico que pode elevar o cultivador à posição vertical quando o trator está se movendo em vias públicas.

Variedades

Os cultivadores para MTZ são classificados de acordo com quatro critérios. São eles a especialização do equipamento, o projeto dos elementos de trabalho, o princípio de operação e o método de agregação.

Na primeira base, existem três tipos de ferramentas: vapor, colheita em linha e especializada. Os primeiros são usados ​​para a destruição completa do gramado e nivelamento do solo na preparação para a semeadura. Estes últimos destinam-se ao processamento do espaçamento entre linhas de culturas agrícolas com remoção de ervas daninhas e amontoamento simultâneos.

Modelos especializados são usados ​​para recuperação de áreas florestais após o corte, bem como para trabalhos com melões e plantações de chá.

O segundo critério de classificação é o tipo de construção dos itens de trabalho. Nesta base, várias subespécies são distinguidas.

  • Cultivador de disco é o tipo de ferramenta mais comum que permite cortar o solo em camadas uniformes. Isso ajuda a reter quantidades significativas de umidade dentro da terra. Este procedimento faz parte das medidas agrotécnicas obrigatórias realizadas em regiões de clima árido. O tamanho dos discos e a faixa de localização entre eles são selecionados de acordo com as tarefas específicas e as condições externas.
  • Modelo com patas de lanceta é agregado a todos os tipos de tratores MTZ. Ele permite que você separe de forma rápida e eficiente a camada de grama superior da camada principal de solo. Essa tecnologia não deixa chance para ervas daninhas e contribui para a retenção de grande quantidade de umidade no solo.O objeto do processamento de ferramentas de lanceta são solos argilosos pesados, bem como solos argilosos arenosos negros e sedimentados.
  • Cultivador de restolho combina duas funções ao mesmo tempo: remoção de ervas daninhas e afrouxamento profundo. O solo tratado com tal ferramenta adquire uma estrutura aerada amorfa e fica totalmente pronto para a semeadura.
  • Modelo de compartilhamento parece um arado, mas está equipado com arados muito menores e não vira as camadas do solo. Como resultado, é possível atingir um impacto suave no solo com a quebra simultânea de grandes fragmentos. A ferramenta é caracterizada por uma grande largura de trabalho, o que permite processar grandes áreas em um curto espaço de tempo.
  • Cultivador de moagem É usado para processar campos antes de plantar mudas neles usando uma colheitadeira de cassete. O implemento é capaz de penetrar de 30 a 35 centímetros no solo e misturar completamente a camada superior do solo com ervas daninhas e pequenos detritos. O solo tratado desta forma adquire a capacidade de absorver água e ventilar rapidamente.
  • Cultivador de cinzel destina-se à perfuração profunda do solo com arados finos que não violam a estrutura natural do solo. Como resultado desse impacto, a terra adquire uma estrutura porosa, necessária para a normalização das trocas de ar e da fertilização. Deve-se notar que este tipo de cultivador não é muito utilizado em nosso país. Um dos poucos implementos compatíveis com tratores MTZ são os modelos de cinzel Argo.
  • Cultivador florestal destinada à recuperação do solo após o abate de árvores. É capaz de ser agregado exclusivamente com a modificação florestal MTZ-80. Movendo-se atrás do trator com uma velocidade permitida de 2-3 km / h, a ferramenta levanta as camadas de terra e as desloca para o lado. Isso ajuda o solo a se renovar e a restaurar rapidamente a camada fértil danificada.

Deve-se observar que todos os acessórios considerados podem ser agregados a todas as marcas conhecidas de tratores, incluindo MTZ-80 e 82, MTZ-1523 e 1025, bem como MTZ-1221.

De acordo com o terceiro critério (princípio de operação), dois tipos de equipamentos são distinguidos: passivos e ativos. O primeiro tipo é representado por dispositivos rebocados que operam devido à força de tração do trator. Os elementos rotativos das amostras ativas são acionados pelo eixo da tomada de força. Eles se distinguem pela alta eficiência do processamento do solo e um amplo espectro de ação.

De acordo com o método de agregação com trator, os implementos são divididos em montados e rebocados. O cultivador é articulado ao trator por meio de um engate de dois e três pontos, o que permite ao operador ajustar a profundidade do cultivo do solo e trabalhar com quase qualquer tipo de solo, incluindo franco-arenoso, siltoso e pedregoso.

O mais comum é o dossel de três pontos. Nesse caso, o implemento pode se apoiar no chassi do trator em três pontos, ganhando a máxima estabilidade. Além disso, este tipo de acessório permite segurar o cultivador hidraulicamente na posição vertical. Isso simplifica muito seu transporte até o local de trabalho.

Com o engate de dois pontos, o implemento pode girar no sentido transversal em relação ao trator, o que leva a uma distribuição desigual da carga de tração e reduz a controlabilidade da unidade. Isso, por sua vez, acarreta uma queda na produtividade e afeta negativamente a qualidade do processamento de solos pesados.

Os modelos arrastados são fixados ao trator por meio de mecanismos de engate universal. Eles cultivam a terra de forma passiva.

Modelos populares

O mercado moderno oferece um grande número de cultivadores que podem ser agregados aos tratores MTZ. Entre eles estão modelos de produção russa e bielorrussa, bem como armas de conhecidos fabricantes europeus e americanos.Abaixo estão alguns dos exemplos populares, cujas análises são as mais comuns.

KPS-4

O modelo é um auxiliar indispensável para o processamento de vapores em alta velocidade, pois permite a pré-semeadura do preparo do solo sem esmagar os resíduos vegetais. A arma é do tipo lanceta, capaz de operar em velocidades de até 12 km / h. A produtividade do dispositivo é de 4,5 hectares / h, a largura de trabalho da superfície de trabalho chega a 4 m. O modelo está equipado com facas com largura de 20, 27 e 30 cm, capazes de cortar o solo a uma profundidade de 12 cm.

A ferramenta pode ser agregada a tratores MTZ 1.4. Ele está disponível em versões montadas e rastreadas. O peso da estrutura é de 950 kg. A transferência para a posição de transporte é realizada hidraulicamente. A distância ao solo é de 25 cm, a velocidade recomendada em rodovias públicas é de 20 km / h.

KPS-5U

Este cultivador é projetado para o cultivo contínuo da terra. É capaz de ser agregado a tratores MTZ de 1,4-2 níveis. O modelo é usado para a preparação de casais. É capaz de realizar com eficácia o cultivo do solo pré-semeadura com gradagem simultânea.

O design da ferramenta é representado por uma estrutura totalmente soldada reforçada, para o fabrico do qual é utilizado um perfil de metal com uma espessura de 0,5 cm e uma secção de 8x8 cm. As faixas de cumeeira com uma espessura de 1,4 cm têm um desenho reforçado e, graças à superfície estendida da cumeeira de bypass, o a possibilidade de entupir as rodas com resíduos vegetais e torrões de terra está excluída.

A largura de trabalho da unidade chega a 4,9 m, a produtividade é de 5,73 ha / h, a profundidade de processamento é de 12 cm, o implemento pesa 1 tonelada, a velocidade de transporte recomendada é de 15 km / h. O modelo está equipado com dez elementos de corte de 27 cm de largura e o mesmo número de dentes com fio de 33 cm.

Bomet e Unia

Dos modelos estrangeiros, não se pode deixar de notar os cultivadores poloneses Bomet e Unia. O primeiro é um cortador de solo tradicional capaz de quebrar pedregulhos de terra, soltar e misturar o solo, além de cortar os caules e rizomas da grama. A ferramenta está agregada ao trator MTZ-80, tem uma largura de trabalho de 1,8 m, podendo ser utilizada não só para trabalhos de campo, mas também para trabalhos de jardinagem.

O modelo Unia está totalmente adaptado ao severo clima russo. É um dos mais procurados do mercado nacional. A ferramenta é utilizada para soltar, arar e misturar o solo, tem largura de trabalho de até 6 m, é capaz de penetrar no solo em 12 cm. O sortimento da empresa inclui modelos de disco e restolho, além de ferramentas para contínuo cultivo do solo.

Para uma análise detalhada do cultivador KPS-4, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário