Motocultivadores: características e dicas para a escolha

Motocultivadores: características e dicas para a escolha
  1. O que é isso?
  2. Características de design
  3. Princípio da Operação
  4. Variedades
  5. Visão geral do modelo
  6. Dicas de Seleção
  7. Sutilezas de operação

O motocultivador é um auxiliar insubstituível para quem cuida da horta e da horta. O maquinário agrícola especificado tem muitas funções e executa muitas tarefas. Existem muitos modelos de motocultivadores no mercado moderno: desde bastante simples até muito potentes.

O que é isso?

Antes de proceder a um exame detalhado das características dos motocultivadores, você deve primeiro descobrir o que é. Portanto, um motocultivador é uma máquina agrícola leve que é usada para arar e cultivar a terra com cortadores especiais e certos acessórios.

Esta técnica é uma verdadeira "bóia de vida" em lotes de diferentes tamanhos.

Ajuda a arar ou soltar o terreno de forma rápida e suave, bem como a preparar sulcos adequados e a fazer gradagem de alta qualidade do terreno.

Existem muitas variedades desta máquina agrícola. Muitos jardineiros / jardineiros recorrem ao seu uso.

Esses equipamentos são ideais para trabalhos em terra no interior.

Características de design

Uma máquina agrícola popular, como um motocultivador, é montada a partir de várias peças necessárias.

  • Quadro.
  • Motor de combustão interna a gasolina. Pode ser dois tempos ou quatro tempos.
  • Um tanque projetado para gasolina ou para uma composição óleo-gasolina (tais tanques são equipados com modelos de motocultivadores "Mole").
  • Dispositivo manual em forma de U com alças de controle fixadas nele.
  • Um rotor necessário para fixar cortadores que diferem em sua finalidade direta.
  • Um dispositivo do tipo suporte para prender o abridor e o acessório anexo. Os anexos incluem itens como abridores ou suportes para carrinhos.
  • Rodas. Existem modelos com uma, duas ou três rodas.

A unidade mais importante desta motocicleta, é claro, é o motor.

Os dispositivos fabricados por empresas americanas, italianas e japonesas são legitimamente reconhecidos como os dispositivos da mais alta qualidade e mais confiáveis. Esses motores são equipados com cultivadores da mais alta qualidade. Nesse caso, a própria técnica pode ser produzida por uma marca diferente da do fabricante do motor.

Princípio da Operação

Antes de ir ao armazém comprar um cultivador adequado e de alta qualidade, você deve entender qual é o seu princípio de funcionamento. A principal tarefa dessa técnica é soltar o solo com eficácia. Isso é feito usando cortadores especiais em forma de estrela. Ao contrário de um simples arado, o cortador não revira a camada do solo, portanto não contribui para a erosão do solo.

O processamento do site com o uso de tais veículos motorizados é legitimamente reconhecido como mais progressivo e seguro. O próprio homem controla esta unidade. Ele deve seguir a técnica, guiando-a com o auxílio de uma parte dobrada em forma de n com alças instaladas.

Nas alavancas usadas para controlar o equipamento, são fixadas alavancas de embreagem especiais, uma chave de câmbio (traseira e dianteira). A presença de uma marcha à ré no projeto é necessária nas situações em que os cortadores começam a ficar presos em solo denso ou pedregoso em uma área caprichosa.Quando o equipamento for realimentado, será possível evitar uma avaria grave do cortador ou da transmissão (a reparação destes elementos pode custar muito caro, por isso é melhor evitar a sua avaria).

Simultaneamente com o afrouxamento da terra, as raízes das ervas daninhas são esmagadas.

Cortadores especiais do tipo disco também podem ser montados no rotor. Essas partes são capazes de cavar um sulco no qual será conveniente plantar batatas.

O processamento de ponta também será fácil e sem complicações. Posteriormente, será possível preenchê-lo novamente com terra, trocando de lugar cortadores de disco esquerdo e direito. Além disso, os últimos detalhes são ideais para criar camas elegantes.

Um dos componentes mais importantes de um motocultivador é um detalhe como uma relha. É uma haste de metal retangular. Ele é montado em uma estrutura com cortadores fixos. Este elemento desempenha um papel de travagem, o que obriga os cortadores a afundar mais profundamente no solo tratado.

Definindo o parâmetro comprimento do abridor, será possível ajustar a profundidade de corte do cortador de um pedaço de solo.

Se o equipamento contiver não um, mas dois relha, eles darão ao equipamento capacidade de manobra adicional. O cultivador manobra quando uma pessoa pressiona os lados esquerdo e direito do cabo.

Como você pode ver, o princípio desta técnica é bastante simples e direto. Para lidar com isso ao cultivar a terra, você não precisa ter conhecimento especial ou vasta experiência em tais procedimentos de jardinagem.

Variedades

Conforme mencionado acima, o cultivador não é representado por um único modelo. Diversas variedades dessa técnica útil podem ser encontradas no mercado. Todos os cultivadores modernos com motor são classificados de acordo com seu tamanho e peso.

Existem opções para essa técnica:

  • ultraleve (o peso dessas unidades não ultrapassa 15 kg);
  • pulmões (seu peso raramente ultrapassa 40 kg);
  • média (o peso desses modelos varia de 45 a 60 kg);
  • pesado (esses modelos pesam mais de 60 kg).

Basicamente, os motocultivadores da categoria dos mais leves aos mais pesados ​​são equipados com motores, cuja potência crescente varia de 1,5 a 10 litros. com. Mas também acontece que a série (exceto para itens pesados) é complementada por um motor de potência única (2 cv). Isso se deve ao fato de que um determinado peso é necessário para os veículos motorizados especificados para uma pressão suficientemente impressionante sobre a terra cultivada.

Se este número for insuficiente, o cultivador pode frequentemente saltar ao trabalhar em áreas de solo mais denso.

O parque de mecanização em pequena escala inclui não apenas motocultivadores, mas também blocos de motor próximos a eles no projeto. Às vezes, eles são classificados como cultivadores pesados. Esses tipos de tecnologia têm várias diferenças entre si. Você não precisa confundi-los.

Motoblocks não são apenas distinguidos por um peso mais impressionante, mas também por uma direção mais potente. A diferença fundamental entre essas duas unidades está diretamente em seu design.

Versões compactas e ultraleves de motocultivadores são muito populares hoje em dia.... Este equipamento portátil e leve pesa entre 10 e 15 kg.

Com a ajuda dessas unidades, é muito conveniente e fácil cuidar de canteiros de flores, canteiros de flores, gramados, estufas e estufas.

Além disso, os cultivadores ultraleves podem ser excelentes auxiliares na manutenção de pequenos jardins.

Esta técnica possui uma série de características distintas:

  • dispositivos ultraleves são altamente manobráveis, o que significa que são fáceis de trabalhar;
  • a largura de captura dessas unidades varia de 20 a 30 cm;
  • eles entram facilmente em áreas estreitas e difíceis de alcançar;
  • esses modelos vão lidar com o afrouxamento do solo entre as fileiras.

No entanto, deve-se ter em mente que os aparelhos ultraleves não são adequados para trabalhar em terrenos grandes e negligenciados onde há uma grande quantidade de ervas daninhas. A profundidade de penetração desses dispositivos é de apenas 10–12 cm, o que é suficiente para soltar a camada superior de terra e remover pequenas ervas daninhas.

O maquinário agrícola especificado não é apenas a gasolina. Existem também carros com motores elétricos. Esses espécimes são alimentados por uma rede elétrica estacionária por meio de um longo cabo em espiral.

Você pode encontrar à venda e essas cópias que funcionam com baterias. Apesar da conveniência de usar tais opções, na verdade, verifica-se que os modelos a gasolina são mais econômicos.

As unidades ultraleves são equipadas com motores de dois e quatro tempos. Normalmente, a potência do motor nesses modelos não ultrapassa a marca de 2 hp. com.

Os especialistas recomendam comprar cópias exatamente de quatro tempos, uma vez que são mais potentes e confiáveis.

Quanto aos cultivadores de dois tempos - eles "comem" muito mais gasolina, trabalham com muito ruído e se desgastam muito mais rapidamente do que os cultivadores de quatro tempos.

Exemplos leves incluem motocultivadores, cujo peso é de 30 a 40 kg. São ideais para procedimentos em terra, onde existe uma base não muito problemática e bem cuidada.... Essas unidades são usadas para afrouxar a camada superior de terra e preparar o terreno para o plantio de hortaliças.

A largura de aderência do solo nas variantes leves é maior do que nas ultraleves e chega a 50 cm.

Não faz sentido usar motocultivadores leves para preparar a terra, cuja área é de mais de 8 acres - será um processo muito difícil e longo.

Para espaçamento de linha de 50 cm, este é um parâmetro de largura desnecessário, portanto recomenda-se escolher modelos em que haja a capacidade de estreitar a aderência, reduzindo o número de cortadores.

O parâmetro da profundidade de afrouxamento deste motocultivador pode chegar a 15–20 cm. Claro, muitos fatos dependem do tipo específico de solo, sua condição e da própria rotação dos cortadores. Modelos leves fazem um bom trabalho no cultivo de terras virgens ou solo argiloso caprichoso.

Assim como os ultraleves, as unidades leves são equipadas com motores de dois e quatro tempos. Sua potência varia de 2 a 4 litros. com. Devido à presença de um motor mais potente e eficiente, o desempenho de tais dispositivos é várias vezes superior ao das opções descritas anteriormente.

Como no primeiro caso, aqui é desejável dar preferência às unidades de quatro tempos.

Essa técnica é relativamente leve, por isso é fácil movê-la de um lugar para outro. No entanto, o baixo peso pode afetar negativamente a comodidade de trabalhar no terreno: ao encontrar um obstáculo (por exemplo, uma pedra ou uma raiz densa), o cultivador pode começar a saltar do solo.

Os Masters recomendam comprar equipamentos desta categoria com o peso máximo.

Motocultivadores leves são equipados com cortadores-escarificadores especiais. Em alguns modelos, também há acréscimos na forma de um hiller e um arado. Mais frequentemente à venda, existem opções com uma velocidade. Algumas unidades também possuem velocidade reversa, devido à qual o equipamento pode ser muito mais manobrável, estando em uma área densamente plantada.

Relativo Motocultivadores populares de médio porte - seu peso varia de 40 a 60 kg... Devido à sua massa, esta técnica é mais estável, não salta ao encontrar certas inclusões no solo. Portanto, trabalhar com essas unidades é fácil e simples. Demora menos para preparar o solo.

Aqui, a largura de captura chega a 85 cm. Devido a este indicador, é permitido o uso de dispositivos médios em condições de terrenos suficientemente grandes. Sua área pode exceder 10 acres. Mas devemos ter em mente que a capacidade de manobra do equipamento em condições difíceis corre o risco de reduzir significativamente... Será muito inconveniente cultivar a terra entre filas e em áreas estreitas.

No que diz respeito à profundidade de aragem - aqui há um indicador de 25-30 cm. Os cortadores desta técnica não só afrouxam bem o solo, mas também permitem que o dispositivo avance. Todos os cultivadores de médio porte são movidos por motores de quatro tempos com capacidade de 4 a 6 litros. com... Esses dispositivos não têm apenas marcha à frente, mas também marcha à ré.

Em vários desses dispositivos, há um acréscimo na forma de uma caixa de engrenagem de corrente muito conveniente com eficiência impressionante. Os cultivadores médios podem ser usados ​​em combinação com acessórios como um pequeno arado, cortador ou grade.

A técnica nesta categoria é a mais popular e difundida. É escolhido por muitos residentes de verão e jardineiros. No entanto, quando se trata de arar terrenos virgens, essas unidades não funcionam, porque seu componente mecânico não pode se orgulhar de alta resistência e confiabilidade. As fresas estão ali na parte frontal, como nos exemplos descritos acima, o que aumenta significativamente a probabilidade de sua quebra em caso de "encontro" com obstáculos no solo.

Os verdadeiros pesos pesados ​​são os motocultivadores da categoria de máquinas agrícolas pesadas. Seu peso pode exceder 60 kg... É preciso muita força e energia para operar esses modelos.

É necessário ajustar a profundidade dessas unidades usando uma alça especial. A profundidade média de lavra é de 30 cm, como a dos cultivadores do grupo do meio, mas a largura de trabalho chega a 100 cm.

As unidades pesadas equipadas com um potente motor de quatro tempos podem ter uma capacidade de 6 a 10 litros. com. Os cortadores em seu design estão na parte traseira, o que torna esses modelos são mais confiáveis ​​e menos sujeitos a quebras... Além disso, esses pesos pesados ​​costumam ter rodas muito estáveis ​​e grandes que permitem trabalhar o terreno com mais facilidade e rapidez. Os dispositivos descritos têm várias velocidades para frente e para trás.

Quanto aos equipamentos adicionais, pode haver um arado, um montador, um soprador de neve, um carrinho (sua capacidade de carga pode chegar a 500 kg).

Cultivadores pesados ​​são recomendados se você precisar cuidar de uma grande horta. No entanto, o foco principal desses modelos é a lavra de solos virgens. É por isso que os agricultores e pequenas empresas agrícolas recorrem com tanta frequência à operação deste equipamento.

Visão geral do modelo

O alcance de vários cultivadores hoje é maior do que nunca. Você pode escolher a melhor opção para um terreno pequeno e nobre, e para um lote grande, mas negligenciado.

Hyundai T850

Este é um cultivador confiável movido a gasolina, projetado especificamente para tratores manuais. Tem um motor de dois eixos com um maior recurso. Essa unidade é confiável e durável. Não está sujeito a avarias, mesmo que tenha sido utilizado combustível de má qualidade. A caixa de engrenagens deste modelo é feita em um corpo de aço monolítico. Existe um sistema para fácil partida manual do motor. Todas as peças de controle desta unidade estão localizadas de forma muito conveniente e ergonômica. Eles podem ser ajustados em 4 posições diferentes.

Esta unidade contém fortes fresas forjadas com facas curvas. As bordas são equipadas com travas para que seja possível formar bordas lisas e não tocar nos patamares.

Husqvarna TF 338

Este é um motocultivador de alta qualidade de um fabricante sueco mundialmente famoso, cujos produtos são muito procurados. Este modelo está equipado com um potente motor de quatro tempos. O cultivador Husqvarna TF 338 possui um pára-choque adicional projetado para proteger o motor durante a escavação e o deslocamento. O resfriamento neste modelo é clássico - ar.

A transmissão é em cadeia.Existem duas velocidades reversas e duas velocidades para frente. As rodas deste modelo são pneumáticas e o perfil é bastante agressivo. A Husqvarna TF 338 não desliza nem se enterra no solo.

O tanque de combustível tem uns impressionantes 4,8 litros. Ao mesmo tempo, o consumo é econômico, de forma que o equipamento pode funcionar por muito tempo sem reabastecimento adicional. As alavancas de controle são confortáveis ​​e podem ser dobradas.

Martelo RT-65A

Trata-se de um cultivador a gasolina muito econômico com capacidade de 6 litros. com. O tanque de combustível é de 3,6 litros, então ele pode funcionar por muito tempo sem reabastecer. Os gases de exaustão deste modelo contêm uma porcentagem mínima de substâncias nocivas. O motor é resfriado a ar e o equipamento é acionado por partida manual.

O design em si é estável, pequeno em tamanho e ajustável em altura.

Dicas de Seleção

Ao escolher um modelo adequado de motocultivador, você deve se lembrar de dicas e truques simples que o ajudarão a escolher a unidade perfeita.

  • Primeiro, descubra em que condições você planeja usar essa técnica. Se estivermos falando de uma grande área com problemas de solo, você precisará escolher um modelo mais poderoso e pesado. Se o local for refinado e você não planeja trabalhar com o cultivador com muita frequência, você pode sobreviver com uma unidade ultraleve ou leve de baixa potência.
  • Preste atenção à qualidade de construção do equipamento. Um motocultivador deve ser executado conscienciosamente. Não deve haver nenhum dano ou peças soltas nele.
  • Compre apenas modelos de marca de alta qualidade. Sim, são mais caros, mas duram mais e são mais eficazes.
  • Pegue essa técnica apenas em lojas especializadas.

Sutilezas de operação

Troque o óleo da unidade a cada 100 horas de operação.

O óleo do motor deve ser adequado para o seguinte grau de viscosidade:

  • 10W30 - se você planeja trabalhar com equipamentos no verão;
  • 10W40 - formulações adequadas para equipamentos operando no final do outono, inverno ou início fresco da primavera.

Se por muito tempo a unidade simplesmente ficar parada e não for usada (por exemplo, da última temporada), os mestres aconselham drenar os resíduos de gasolina e, em seguida, colocar combustível novo.

Verifique o filtro de ar em seu leme de vez em quando. Se necessário, ele deverá ser soprado ou um novo filtro deverá ser instalado se o antigo estiver muito sujo. As caixas de engrenagens nesta técnica são dobráveis ​​ou não dobráveis. Os últimos não são projetados para serviços adicionais.

Se o seu modelo contém uma caixa de engrenagens dobrável, você precisará monitorar o estado do lubrificante nela.

Limpe quaisquer depósitos de sujeira da peça da corrente de vez em quando.

Para informações sobre como escolher um motocultivador, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário