Classificação dos cultivadores e seus dispositivos
Os cultivadores são amplamente utilizados em parcelas e fazendas subsidiárias pessoais. Mas esse tipo de técnica tem sua própria divisão interna. É imprescindível prestar atenção a ela tanto no momento da compra quanto durante a operação.
Classificação de peso
É a severidade que é um dos principais critérios na seleção de cultivadores. Seu peso pode variar de 9 a 40 kg. Até mulheres e alunos do ensino médio podem manusear facilmente as máquinas mais leves. Nem todo fazendeiro profissional pode lidar com os mais difíceis. A categoria ultraleve inclui motocultivadores, cuja massa não excede 15 kg, e o motor produz no máximo 1,5 litros. com.
Importante: alguns fabricantes nesta categoria incluem mecanismos de até 20 kg, capazes de desenvolver potências de até 3 litros. com. Portanto, é necessário sempre esclarecer este ponto.
Os cultivadores ultraleves só podem afrouxar o solo em até 8 cm. Recomenda-se usá-los para um canteiro de flores, um jardim de flores e fins semelhantes. Graças à pequena largura de trabalho (não mais do que 30 cm), este tipo de cultivador pode trabalhar mesmo com espaçamentos estreitos entre linhas e locais de difícil acesso.
A usina elétrica neles funciona em um modo de dois tempos ou em um modo de quatro tempos. A segunda opção é preferível. Quanto aos cultivadores leves, este grupo inclui máquinas com peso não superior a 40 kg, capazes de desenvolver potências de até 4,5 litros. com. Aumentar a largura de trabalho em até 40-50 cm expande imediatamente as possibilidades dos agricultores. Afinal, o desempenho geral aumenta em 50-100% (em comparação com dispositivos ultraleves).
Se você instalar um pequeno hiller, você pode cortar sulcos fácil e rapidamente para o plantio de quaisquer plantas. Mas devemos lembrar que os cultivadores leves podem "pular" ao entrar no solo. Sua massa não é suficiente para ficar estável em uma posição. Os cultivadores da categoria média pesam de 45 a 60 kg. Estão equipados com motores com capacidade total de 4 a 6 litros. com.
Além de aumentar a estabilidade, essas máquinas são boas por causa da maior faixa coberta. A profundidade de cultivo da terra está aumentando - pode chegar a 25-28 cm, mas vale a pena considerar que em locais estreitos e em áreas de difícil acesso, essa técnica não funciona bem. Em cultivadores de tamanho médio, geralmente são instalados motores de quatro tempos. É permitido o uso tanto de hillers como de pequenos arados.
A classe pesada inclui motocultivadores que pesam mais de 60 kg e desenvolvem uma potência de 6 litros. com. e mais. Todos esses carros são equipados com motores de quatro tempos e uma caixa de câmbio completa por padrão. Isso ajuda a aumentar a funcionalidade da técnica. A gama disponível de equipamentos arrastados e acoplados está se expandindo. Até o processamento de grandes hortas torna-se possível.
Variedades por propósito
Mas a massa não é tudo. O tipo combinado de cultivadores, graças ao estudo cuidadoso dos designers, pode fazer simultaneamente vários trabalhos agrícolas ao mesmo tempo. Quase todas essas máquinas possuem uma estrutura robusta e alta produtividade. Com a ajuda desses motocultivadores, é possível no menor tempo possível refazer a estrutura do solo em uma determinada área.
No entanto, a escolha correta da potência do dispositivo é de grande importância.
Os cultivadores combinados são produzidos por fábricas nacionais e estrangeiras. Junto com essa técnica, a versão entre fileiras se espalhou. A criação de tais cultivadores foi um grande avanço nos lotes subsidiários pessoais.
Com a ajuda deles, você pode:
- afrouxar;
- alimentação;
- capine o solo.
Alguns cultivadores entre fileiras são capazes de fertilizar as plantações de vegetais ao mesmo tempo em que processam as lacunas. As diferenças dizem respeito à largura da tira processada e à profundidade de afrouxamento. Alguns modelos podem aplicar cobertura líquida no solo, e não apenas fertilizantes sólidos. Você também pode comprar dispositivos que soltam o solo e podam ervas daninhas. É útil usar as versões com discos de proteção - não danificam as plantas.
Variedades especiais de cultivadores são destinadas ao processamento de batatas. Se você usá-los, você pode soltar a terra e quebrar grandes pedaços, e tornar o horizonte do solo mais suave. Graças a essas manipulações, as raízes dos arbustos recebem oxigênio com mais eficiência e aumenta a retenção de umidade.
Importante: se o solo é muito difícil, às vezes tem que ser afrouxado em várias etapas.
A julgar pelas avaliações dos praticantes, o cultivo de campos de batata com cultivadores aumenta o rendimento em até 3 vezes, enquanto o tempo total do trabalho de campo é reduzido em pelo menos 2 vezes.
Atenção especial deve ser dada a este tipo de equipamento como subsolador. Com a ajuda dele, o solo se solta profundamente (o que vem do próprio nome), mas as camadas não se revolvem. Como resultado, o suprimento de oxigênio e nitrogênio é melhorado. Ao usar um subsolador, você pode aumentar o rendimento. Esses dispositivos são adequados para o cultivo de quase todas as plantas agrícolas usadas na Rússia. Os subsoladores podem ser equipados com acessórios adicionais que permitem fertilizar o solo e realizar outras manipulações.
Um cultivador do tipo semeadora também é uma opção bastante comum. Permite a semeadura contínua de grãos e leguminosas durante o corte de ervas daninhas. Essas funções são harmoniosamente combinadas com a adição de misturas granulares e com a rolagem da terra em faixas. Esse processamento acaba sendo ideal em locais onde a umidade é insuficiente, bem como em áreas onde a terra está severamente danificada pela erosão eólica.
Os produtos modernos podem funcionar com eficácia em campos onde os resíduos da colheita são armazenados.
As diferenças entre os modelos dizem respeito a:
- produtividade horária (medida em hectares);
- velocidade de trabalho;
- a largura da faixa capturada;
- a capacidade dos depósitos de sementes e fertilizantes.
Um cultivador de ervas daninhas pode ser de grande benefício. Junto com a operação, que seu nome indica, esse dispositivo é capaz de arar o solo, soltá-lo e resistir ao enraizamento de ervas daninhas. Como outras máquinas de cultivo, os cultivadores de sacha são classificados por peso seco e pelo tipo de motor instalado. Essa gradação facilita a seleção de mecanismos para processar um local específico. Basicamente, tais dispositivos são dotados de patas em forma de flecha, fixadas em racks especiais, com o auxílio de facas, é simplificado o afrouxamento e o corte de plantas desnecessárias.
Os cultivadores universais se destacam em uma classe separada. Eles podem ser usados na primavera e no outono, em terras aradas e em pousio. A ampla funcionalidade desta técnica é justificada em campos que diferem na composição do solo e modo de uso. Se forem cultivadas safras homogêneas, se o regime de processamento for bastante próximo, você pode sobreviver com o uso de mecanismos de pré-semeadura. Portanto, para pequenas propriedades (para uma horta), o equipamento especializado é preferível, e para grandes propriedades, o equipamento universal.
O cultivador em linha com fertilizante líquido é usado principalmente como um acessório para a estrutura. É imperativo escolher opções com proteção contra sobrecarga.Para que o líquido flua do recipiente de maneira uniforme, é fornecida uma bomba. Se o dispositivo estiver equipado com um paralelogramo com rodas de suporte, é possível trabalhar com sucesso em solos pesados repletos de pedras. Na prática, a velocidade de passagem pelas terras cultivadas é de grande importância.
Vapor
Os cultivadores, pares de cultivo, podem ser do tipo montado ou arrastado. Esta técnica é geralmente formada com base em molduras retangulares soldadas. Ajustar a profundidade de penetração de patas individuais permite alterar a qualidade do trabalho. Na maioria dos modelos modernos, a proteção da mola das patas é fornecida. Ele funciona sem o envolvimento dos trabalhadores, evitando de forma confiável quebras ao trabalhar em solo muito duro e rico em pedras.
Na instalação das rodas de suporte, elas são orientadas em relação ao quadro de forma a manter a mesma profundidade de entrada dos corpos de trabalho. As patas podem cortar ervas daninhas e soltar o solo. Certos tipos de patas realizam os dois tipos de trabalho. De grande importância na escolha, como sempre, da profundidade e largura das tiras processadas.
Os cultivadores de alta qualidade mantêm claramente uma determinada profundidade, nivelam os sulcos, seus corpos de trabalho são caracterizados por uma longa vida útil e são menos obstruídos.
Cultivado
Este é o nome dos mecanismos articulados que ajudam no processamento entre fileiras de erva-moura, girassol, cereais e outras culturas em fileiras. A diferença entre os modelos está relacionada ao número de linhas processadas simultaneamente. Alguns cultivadores podem ser equipados com uma grade. A adição de hillers é freqüentemente usada. Recomenda-se escolher produtos com asas encurtadas, que jogam menos terra para o lado.
Especial
Este grupo inclui os cultivadores que não pertencem aos modelos de cultura em linha e de vapor. Como regra, as patas neles estão rigidamente fixadas às armações. Para comparação, outros modelos usam uma junta giratória. As patas são presas por meio de seções colocadas em uma suspensão articulada. Esta solução melhora a cópia em relevo.
Para cultivo de solo pré-semeadura
Essas máquinas podem preparar o terreno para o plantio de uma grande variedade de plantas. Importante: não são aplicáveis em terrenos rochosos. Se o solo for macio, o solo pode ser solto adequadamente. Com processamento de alta qualidade, um alinhamento final preciso é alcançado. A poda de ervas daninhas com diferentes espessuras de caule é fornecida.
Por método de agregação
Os cultivadores rotativos são preferíveis para o cultivo manual de pequenas áreas suburbanas. Apesar da ausência de acionamento mecânico, a qualidade e a velocidade do trabalho são aumentadas em relação ao uso de enxadas, enxadas e pás. A grande maioria das estruturas está equipada com rodas especiais. Portanto, eles podem facilmente rolar sobre as camas e faixas. Ele também pode ser montado em hastes estendidas, o que permite que você trabalhe com o mínimo de esforço.
Arrastado
E ainda, na maioria dos casos, opções motorizadas são usadas. Em grandes fazendas, cultivadores acoplados a tratores são usados. O tipo rebocado se distingue pela maior produtividade e velocidade de trabalho. Pode ser agregado a tratores de várias marcas. Algumas máquinas rebocadas são adequadas para cultivo em sementeira e a vapor.
Articulada
Esse equipamento é destinado à pré-semeadura de cultivo em terras leves e médias. Algumas modificações são adequadas para o bloqueio de umidade no início da primavera. Os melhores projetos podem preparar completamente o local para a semeadura em uma única passagem. O aparecimento de sulcos e cristas no campo é estritamente inaceitável.
Ao soltar a terra, a remoção das partes úmidas do solo para cima ou a compactação de qualquer parte perceptível do solo deve ser excluída.
Tipos por tipo de corpos de trabalho
Vamos considerar várias opções.
Com passivo
Os cultivadores com corpos de trabalho passivos são amplamente utilizados na pré-semeadura e no cultivo entre fileiras da terra. Eles podem ser usados em todas as fases da estação de crescimento das plantas. Um exemplo notável é a máquina de cultivo universal do modelo USMK-5.4, que é projetada para o cultivo de beterraba açucareira e forrageira. O kit inclui:
- patas de lanceta universal;
- Patas de corte chato para remoção de ervas daninhas;
- grades leves dentadas;
- corpos rotativos;
- aparelho de alimentação;
- discos para proteção.
- Com ativo
O tipo de cultivador de moagem ajuda a cultivar com segurança solos pesados e abundantemente saturados de água. O trabalho está indo bem, mesmo que sejam salgados. Nesses casos, o equipamento passivo falha. O principal corpo de trabalho, neste caso, é um tambor fresador. Instale-o em uma seção fixada ao quadro por meio de dobradiças.
Se o tambor for colocado na vertical, é possível realizar a preparação da pré-semeadura de solos com estrutura granulométrica complexa até uma profundidade moderada.
Importante: a maioria dos modelos com este arranjo de tambor não é adequada para trabalhar em áreas onde a erosão eólica é forte.
Eles também não ajudarão se o solo estiver saturado com pedras maiores que 15 cm de diâmetro. A área de restolho pode ser cultivada com cultivadores a vapor e de corte plano. Ambos os tipos podem cultivar o solo até uma profundidade de 16 cm.
Um cultivador rotativo é um dispositivo equipado com cortadores especiais. É uma peça de trabalho que geralmente é colocada em movimento com a ajuda de um rotor. Cortadores de disco também são montados nos rotores. Eles são capazes de cavar ranhuras para batatas, bem como preparar bordas de aiveca. Além disso, esse tipo de cortador é ótimo para cortar as camas.
Com primavera
Esta categoria inclui, em primeiro lugar, montanhistas que trabalham em solo pedregoso. Suportes de mola especiais são colocados separadamente à direita e à esquerda. Os dentes da mola são usados em cultivadores de cultura em linha. Lá eles ajudam a soltar o solo em áreas particularmente instáveis e nos corredores. Como resultado, a funcionalidade do hardware aumenta.
Os chamados pés de galinha merecem atenção especial. Este nome foi dado a um tipo especial de fresas de solo. Eles são inicialmente feitos não separáveis e aço de alta qualidade é usado em sua fabricação.
Essas ferramentas são atraentes para o cultivo de terras duras.
Um exemplo de cultivador com patas em forma de S são os modelos KPZ-9.7 e KShP-8. São amplamente utilizados no preparo do solo antes da semeadura. Neste momento, é realizado o afrouxamento até uma profundidade de 6 a 12 cm, além disso, a superfície é nivelada e os pares podem ser processados. Os racks estão dispostos em quatro filas.
Dispositivo
Os elementos básicos de qualquer cultivador são:
- moldura (que contém os componentes);
- motores (na maioria das vezes gasolina);
- tanque de combustível;
- manípulos de controle;
- peças de rotor para fixação de cortadores;
- Suportes para abridores e outros instrumentos montados;
- motores;
- rodas;
- polias e correias (conectando o motor e a hélice);
- velas de ignição e outros componentes do sistema de ignição.
Um papel importante, como já mencionado, é desempenhado pelos talhões de cultivadores. Os desenvolvedores são cuidadosos ao definir sua geometria. Um rack de alta qualidade deve ser feito apenas de um tipo especial de aço com alto grau de elasticidade. Isso permite que você restaure a forma original após uma tensão significativa. Os cultivadores com cortadores planos podem ser adequados para cultivar espaçamentos entre linhas e solos de estepe, que sofrem de umidade insuficiente e erosão eólica.
Na maioria das vezes, os cultivadores de corte plano são suplementados com dentes em forma de flecha. Eles são montados em racks verticais. Um design cuidadosamente pensado ajuda em zonas de proteção de jardins, água e solo. As engrenagens do cultivador desempenham um papel importante.É aconselhável substituir essas peças o mais próximo possível das originais, às vezes até são feitas sob encomenda de acordo com amostras gastas ou quebradas.
Para saber como trabalhar com um cultivador, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.