Como arar com um cultivador?
O cultivo de grandes lotes de terra, via de regra, não ocorre sem um cultivador. Apesar de hoje se apresentar no mercado um número significativo de modelos de diferentes marcas de fabricantes conhecidos e populares, a própria lavra é realizada segundo uma técnica semelhante.
Preparação para o trabalho
- Antes de começar a usar o cultivador no país, você deve avaliar cuidadosamente a presença de todos os elementos do dispositivo e seu desempenho, e também executar em. De acordo com as instruções de operação, é instalada uma cobertura que é responsável pela aração do solo, os fixadores são verificados e apertados e a altura do cabo é ajustada.
- Então o próprio jardim é necessariamente preparado - grandes pedras e grandes galhos são jogados fora, assim como cacos de vidro que podem até ferir uma pessoa ao voar de baixo para cima.
É importante mencionar que um cultivador leve não lida com solos pesados e difíceis - aqui você precisa de um dispositivo que começa com 70 kg.
- Além disso, se possível as rodas pneumáticas devem ser substituídas por talões, o que aumentará a tração, mas não ficará obstruída com terra durante o processo:
- Para prender o talão, o primeiro passo é remover as rodas e cubos.
- Estes últimos são substituídos por outro tipo de comprimento maior, que é conectado ao acionamento do eixo com pinças especiais.
- Por fim, tudo termina com a instalação do talão.
A propósito, se um dispositivo recém-adquirido for usado, será necessário limpar a graxa de conservação. Para isso, um pano é embebido em gasolina e usado para processar peças de metal, que devem ser enxugadas.
- A operação inicial é realizada com duas fresas de cada lado e em velocidade muito baixa. Gradualmente, as "rotações" estão aumentando.
- Nas primeiras 5 ou até 10 horas de operação, o cultivador deve estar em modo leve, se aquecendo gradativamente e se adaptando às cargas.
Como ajustar a profundidade de aração?
A profundidade do cultivo geralmente varia de 10 a 25 centímetros. O ajuste e ajuste deste indicador é baseado nos seguintes fatores:
- o aumento do peso do dispositivo levará a uma exposição mais intensa; para isso, por exemplo, solos adicionais devem ser fixados nas rodas;
- será possível aumentar a elaboração se uma ou outra operação se repetir várias vezes, cada vez mais fundo.
Também será possível ajustar o efeito com o abridor fixado na manilha por meio de buchas e contrapinos, enquanto o abridor rebaixado é fixado na manilha através dos furos superiores para aumentar a profundidade de penetração, e para diminuí-la, tudo acontece do outro caminho ao redor.
Depois do inverno, para garantir o máximo cultivo, é necessário primeiro arar o solo até uma profundidade de aproximadamente 10 centímetros e depois caminhar novamente, aumentando a profundidade das fresas de 15 para 25 centímetros.
Como arar corretamente?
As instruções de operação do cultivador contêm informações úteis suficientes sobre o processamento de diferentes solos e até mesmo áreas. O trabalho deve ser feito em solo ligeiramente úmido, pois a presença de umidade facilita o cultivo do terreno. No entanto, a umidade excessiva fará com que a terra obstrua as facas, então você terá que esperar até que seque.
Se o jardim tem a forma de um retângulo, use o cultivador deve estar "em um círculo", e se for um quadrado, o dispositivo entra em "ziguezagues". A velocidade e a intensidade da escavação também estarão inter-relacionadas com as condições do solo, portanto, por exemplo, o solo intercalado com pequenos seixos terá que ser processado em baixas velocidades.
A terra compactada deverá ser processada em duas etapas. A princípio, o processamento deve ser feito em uma profundidade mínima, depois disso você já pode ir até a desejada.
O impacto com motocultivador, idealmente, ocorre com muito cuidado para não interferir nas árvores ou nas plantas - isso é feito quando uma grande área é dividida em pequenas parcelas para arar. Quando a área se torna mais estreita, é lógico reduzir a largura de trabalho. Isso é feito eliminando cortadores externos.
Em geral, durante a operação, o dispositivo não deve ser empurrado, apenas defina a direção.
Além disso, você não pode seguir o cultivador, deformando assim a camada superficial do solo recém-cultivado. É considerado correto desdobrar a alça por conveniência e mover paralelamente ao movimento do dispositivo.
O estado é considerado ótimo quando o cultivo do solo com fresas planas ocorre até a profundidade de uma pá e meia. Para obter este efeito, você deve balançar o cultivador de um lado para o outro de vez em quando.
A mesma ação ajudará em uma situação em que a técnica está presa no solo. Se as rodas estão ligeiramente enterradas no solo, mas isso causa algumas dificuldades, a sua posição deve ser alterada ou a localização dos cortadores deve ser alterada.
Uma situação comum é quando se torna impossível arar o solo virgem de maneira uniforme devido ao fato de que a máquina balança o tempo todo. Para resolver o problema é extremamente simples - colocar peso adicional.
A própria aração é realizada de acordo com o seguinte esquema simples:
- o cultivador é instalado na borda do local;
- overdrive é ativado;
- o dispositivo executa a tarefa atribuída.
Depois de terminar de cultivar a terra ou de plantar batatas, você deve seguir estas etapas:
- facas de metal devem ser limpas com um pano;
- os cortadores devem ser enxaguados e bem limpos para que não fique uma única gota de líquido.
Ao possuir um cultivador, é importante monitorar regularmente o nível de óleo e também verificar a condição do filtro de ar. Essa regra, aliás, também é válida para qualquer equipamento de jardim. O óleo deve ser exatamente o que o fabricante recomenda. Se necessário, deverá ser substituído e a quantidade disponível deverá ser verificada regularmente. Quando o combustível acabar, é importante permitir que o motor motocultivador esfrie e recarregue.
Será possível garantir o bom funcionamento do cultivador se o óleo for trocado uma vez no intervalo de 25 a 50 horas. Em nenhum caso, você deve comprar gasolina barata ou algo semelhante em vez de combustível especializado. Nesse caso, com o processamento ativo, um sedimento sólido começará a se formar no produto, obstruindo nós importantes. Como resultado, o cultivador irá falhar rapidamente e terá que ser reparado. A condição do filtro é monitorada sempre antes do uso. Uma peça muito suja deve ser limpa imediatamente ou substituída por uma nova. Além disso, os profissionais recomendam derramar uma pequena quantidade de óleo do motor na caixa do filtro, o que aumenta a capacidade de limpeza deste dispositivo.
No processo de aração do terreno, vale a pena levantar o anel de transporte utilizado para transportar o cultivador. Se deixar no chão, a imersão das fresas vai piorar, pois o dispositivo vai adquirir um ponto de apoio adicional.
O cabo, via de regra, é ajustado à altura da pessoa que trabalha. Para fazer isso, basta olhar para a condição das mãos. É correto se, durante o trabalho, eles ficarem praticamente esticados, e incorretamente - quando se dobrarem nos cotovelos.
Começando a trabalhar com motocultivador, os especialistas recomendam que você trate o abridor e comece a usá-lo corretamente.Elevar o abridor acelera o movimento para frente do dispositivo, enquanto afundá-lo no solo melhora o cultivo em si. Além disso, é importante definir sua curva em relação ao movimento - isso simplificará o controle da técnica. Os profissionais não aconselham desde o início o uso de todos os cortadores disponíveis - este número é determinado em função das condições do solo para cultivo. Quanto mais denso o solo, menor o número de fresas necessárias, pois a largura de processamento nesse caso diminui. No entanto, essa regra provavelmente se aplica ao processamento de terras virgens - em processos subsequentes, o número de cortadores pode ser grande.
Os discos protetores não são uma parte obrigatória, mas sua instalação é incentivada, pois permite proteger os objetos no local de impactos negativos. Por exemplo, os discos permitem que o cultivador caminhe muito perto de canteiros de flores ou caminhos. Se não houver discos, então nos locais “difíceis” bastará apenas retirar os cortadores externos. Vale ressaltar que seria bom determinar de imediato a trajetória do movimento, principalmente se houver uma cerca instalada no local, uma quantidade abundante de elementos decorativos, ou se for confinante com um edifício.
Engenharia segura
As regras de segurança recomendadas para a execução com motocultivador não são complicadas.
Vale a pena seguir as seguintes regras:
- a operação é permitida para começar somente após conhecimento total das instruções anexadas ao dispositivo;
- é proibido o uso do aparelho por crianças, bem como por pessoas que não tenham experiência no manuseio do aparelho;
- durante a aração, é importante eliminar a proximidade de quaisquer animais e outras pessoas;
- o trabalho deve ser realizado com roupas fechadas com mangas compridas e sapatos fechados sem elementos pendentes ou com equipamento especial; é melhor escolher sapatos de cano alto, por exemplo, botas ou "botins", cuja biqueira é coberta por uma placa de metal; não podemos esquecer as luvas, principalmente no caso de cultivo de solos difíceis, bem como os óculos de proteção;
- durante a operação, é necessário manter as mãos e os pés afastados dos elementos rotativos, bem como manter o equilíbrio em relação às alavancas de avanço e ré; eles não podem ser elevados ao mesmo tempo, uma vez que um deve permanecer sempre abaixado;
- vibrações ocorridas durante a operação sinalizam a presença de avarias; neste caso, o motor para, esfria e as avarias são eliminadas se possível; na maioria das vezes, o problema está em uma montagem enfraquecida, que é fácil de normalizar;
- na presença de um modelo com marcha à ré, é importante seguir uma regra simples: antes de mudar de direção, deve-se esperar até que as fresas parem completamente.
Você pode descobrir mais sobre como arar corretamente com um motocultivador no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.