Área de trabalho na cozinha: sutilezas de design e exemplos interessantes

Contente
  1. Layout
  2. Métodos de zoneamento
  3. Acessórios
  4. Ideias para um design de sucesso

Ao projetar uma cozinha, atenção especial deve ser dada à área de trabalho. O sabor e o aspecto dos seus pratos dependem da sua comodidade e funcionalidade, pois é aqui que se realizam as principais manipulações dos produtos: preparação para tratamento térmico, corte, mistura, divisão em porções e decoração. Para que todas essas etapas tenham sucesso, você precisa de uma cozinha confortável e bem equipada.

Layout

Em um sentido amplo, a área de trabalho pode ser entendida como toda a cozinha, separada das áreas de jantar - lugar para cozinhar. No entanto, é possível distinguir entre áreas de armazenamento, lavagem, cozinha e áreas de trabalho. Isso geralmente inclui uma seção específica da bancada, armários acima e abaixo dela, decoração de parede e acessórios relacionados.

Antes de decidir sobre o projeto final da cozinha, certifique-se de que a área de trabalho seja ampla o suficiente. Não deve ser inferior a 40-50 cm Este valor padrão não é acidental: pelo menos deve caber uma tábua de cortar, e panelas, móveis ou uma parede sobre o fogão não devem atrapalhar o movimento lateral das mãos.

Pode haver várias opções aqui.

  • Se os móveis estiverem dispostos em linha reta, é mais razoável colocar o local de corte dos alimentos entre a pia e o fogão.
  • Se a disposição dos móveis for angular, a mesma regra se aplica, mas aparecem superfícies adicionais. É melhor posicionar a pia e o fogão de forma que a superfície livre seja a maior possível.
  • Se o tamanho da sala permitir, o abate de alimentos pode ser feito em uma ilha separada. A vantagem é o acesso pelos quatro lados.

Na fase de elaboração do projeto, é necessário considerar a colocação de aparelhos elétricos. O problema mais comum é a colocação do forno de micro-ondas. Se não houver superfícies livres suficientes na bancada, é melhor prever um nicho para embutir, uma prateleira ou suportes de parede com antecedência.

Métodos de zoneamento

A área de trabalho não deve ser apenas prática, mas também agradável à vista. São esses parâmetros que devem ser levados em consideração ao projetar todos os seus componentes.

Tampo da mesa

A superfície imediata em que todas as manipulações com alimentos e utensílios de cozinha acontecem é a bancada. Sua qualidade e design dependem do material.

  • A opção mais comum é o plástico resistente ao calor com base em aglomerado resistente à umidade. Como regra, a espessura de tal mesa é de 40 mm. Bancadas mais finas não são adequadas para a área de trabalho. O plástico pode ser brilhante, fosco, liso ou texturizado (madeira ou pedra). Praticamente não há restrições quanto à cor.
  • A pedra artificial é prática pela sua durabilidade. Você pode fazer uma mesa e uma lateral em qualquer formato de pedra. A superfície pode ser plana ou intercalada. A pedra natural é sem dúvida melhor, mas a quantidade de cores e as possibilidades de fabricação serão mais modestas.
  • O aço inoxidável é cada vez mais popular. Isso se explica não apenas por sua praticidade, mas também por sua aparência espetacular. Neste caso, o tampo da mesa pode ser liso (fosco ou brilhante) ou com elementos convexos (na forma de padrões, pontos, etc.).

A cor da bancada é selecionada para combinar com as fachadas da cozinha ou em um tom contrastante. Mas essa tonalidade deve necessariamente corresponder ao esquema geral de cores do interior.

Escudo protetor

Na área de trabalho, é imperativo proteger não só o tampo da mesa, mas também a parede adjacente a ele.Uma blindagem de proteção pode ser usada para esse propósito. Os fabricantes geralmente têm amostras de painel de parede prontas para combinar com a bancada. Eles podem ser feitos de:

  • plástico;
  • pedra;
  • aço inoxidável.

Se o material da bancada e dos painéis for o mesmo, isso também se aplica à cor.

Além do acima, a parede de trabalho pode ser protegida:

  • telha de uma telha;
  • painéis de vidro ou acrílico.

As últimas opções parecem mais originais. O desenho é aplicado diretamente no vidro ou papel com uma imagem como base. Podem ser paisagens urbanas ou naturais, imagens de frutas, vegetais, padrões abstratos.

Luz de fundo

Outra nuance importante que precisa ser cuidada ainda na fase de elaboração de um projeto é a iluminação. Primeiro, você precisa ter certeza de obter o suficiente. E em segundo lugar, é necessário planejar onde os condutores para as lâmpadas serão localizados. Isso deve ser feito antes mesmo do início do reparo, para que nada possa ser transferido posteriormente.

Pode haver várias fontes de luz na cozinha.

  • Luz natural (inclui janelas). Geralmente não é suficiente. É melhor se a luz vier da esquerda ou da frente.
  • Artificial. Se houver um lustre no centro do teto e uma pessoa preparar comida de costas para ele, será necessária iluminação adicional na área de trabalho. Podem ser projectores de tecto ou candeeiros de parede. Outra opção são os modelos de encaixe ou overhead que se instalam na parte inferior das partes superiores ou acima delas, bem como sob a cornija.

Gavetas e armários usados ​​de forma mais ativa também precisam de iluminação interna. Já os LEDs do painel de proteção ou tampo da mesa são usados ​​exclusivamente para decoração.

As lâmpadas podem ser estilizadas em estilo antigo ou, inversamente, em estilo moderno. A maior procura é por modelos, cujo corpo será invisível. A luz de fundo pode ser:

  • ponto ou linear;
  • quente, frio ou colorido.

Como técnica de zoneamento, a iluminação de fundo é usada com muita frequência. Para uma percepção harmoniosa, as lâmpadas são distribuídas por toda a cozinha. Mas é na área de trabalho que deve haver a maioria deles.

Acessórios

Para tornar a cozinha o mais cómoda possível, a área de trabalho está equipada com todos os tipos de acessórios. Seu número é limitado pela configuração de móveis de cozinha, hábitos humanos e capacidade financeira.

  • Elementos retráteis. Pode ser uma variedade de cestas, suportes para garrafas e suportes. Neles, dependendo do tamanho e da finalidade, você pode colocar pratos e quaisquer outros utensílios. Para itens pequenos, existem divisórias especiais projetadas para organizar o interior do gabinete. São os sistemas retráteis que são mais convenientes e permitem tornar o processo de cozimento eficiente, ao mesmo tempo que economiza tempo. Portanto, eles são necessários justamente na área de trabalho da cozinha.
  • Trilhos de telhado. São tubos presos a painéis ou ladrilhos. Eles, por sua vez, são pendurados em ganchos, copos para talheres, prateleiras para temperos e potes. Existem também dispositivos para colocar toalhas de cozinha, guardanapos, facas, copos. Eles podem ser separados ou com vários níveis.
  • Tábuas de corte. As placas regulares podem ser colocadas em suportes extraíveis ou em trilhos. Além disso, as placas podem ser embutidas na bancada.
  • Almofada quente integrada. Protege a bancada e é cómodo porque está sempre à mão. Ele é instalado se o material e o tamanho do tampo da mesa permitirem.
  • Superfície de trabalho adicional. Se o existente não for suficiente, você pode solicitar um retrátil. Também é usado como mesa de jantar.

Ideias para um design de sucesso

A competente organização da área de trabalho baseia-se no princípio básico: é necessário dotá-la da máxima comodidade, sem perder a componente estética. Uma cozinha sempre fica bem se não houver uma grande mistura de cores e texturas em seu interior - duas ou três são suficientes.

Para ter sempre ordem na superfície de trabalho, os móveis devem ser ergonômicos. Ao mesmo tempo, o tamanho da cozinha em si não é tão importante. Mesmo para uma sala pequena, você pode encontrar seu próprio arranjo.

Colocar a área de trabalho ao longo da parede nem sempre é conveniente. Racks e ilhas são ideais para isso. Desta forma, você pode preparar comida enquanto enfrenta outras pessoas. A ilha parece especialmente original, fluindo suavemente para a mesa de jantar - suas vantagens são óbvias.

Colocando a bancada junto à janela, muitos têm medo das dificuldades. Se você for a um especialista, eles podem ser evitados. Este arranjo é considerado o mais vantajoso: durante o dia, a janela fica mais clara, e você sempre pode fugir da rotina, admirar a paisagem da rua.

Uma ampla superfície de trabalho ajudará não só durante a cozinha, por exemplo, se você não tiver seu próprio escritório ou mesmo uma mesa comum para trabalhar com um computador. Neste caso, é necessário levar em consideração a altura do chão ao tampo da mesa e liberar espaço para as pernas. Essa mesa improvisada pode muito bem substituir uma mesa de jantar se sua família for pequena.

Para a iluminação da área de trabalho da cozinha, o exaustor e a disposição da mesa, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário