Tudo sobre armários de cozinha de placas de móveis

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos de layout
  3. Opções de acabamento
  4. Ferramentas e seleção de materiais
  5. Fabricação passo a passo de um conjunto de cozinha

Fazer móveis com as próprias mãos é uma tendência da época. Artesãos de canais do YouTube e contas em redes sociais sobre reparos inspiram e fazem você arregaçar as mangas. É econômico, original, emocionante e, claro, digno de respeito. Se houver desejo, interesse e vontade de entender as especificidades dessa produção de móveis em casa, você pode construir um conjunto de cozinha com tábuas de móveis em um curto espaço de tempo.

Vantagens e desvantagens

Uma cozinha assim sempre requer força e, embora um pouco, mas experiência. Mas quando você vê a estimativa e entende o quão otimista será a economia, definitivamente há mais entusiasmo.

As principais vantagens de uma cozinha feita de placas de móveis:

  • a opção mais econômica para um conjunto de cozinha;
  • você mesmo pode verificar a qualidade - todos os materiais (pranchas, ferragens, tintas e vernizes) são adquiridos pelo próprio mestre;
  • você não pode escolher entre as opções de cozinha oferecidas na rede de varejo, mas planejá-la completamente de acordo com suas idéias, desejos, conceito de design;
  • se você gosta de algum exemplo (uma cozinha específica), procurar por um semelhante na loja pode não ter sucesso, mas repetir com as próprias mãos geralmente funciona (por exemplo, se você gostou da cozinha de uma crítica no Pinterest);
  • fazer um fone de ouvido do zero é um bom desafio para você e um futuro motivo de orgulho;
  • o resultado não é uma fonte típica, mas um projeto único.

Desvantagens de uma cozinha feita de tábuas de móveis:

  • o trabalho é volumoso, trabalhoso, empoeirado;
  • é muito difícil lidar com isso sem experiência, "do zero";
  • você pode fazer a cozinha sozinho, mas geralmente tem que pedir ajuda ao seu parceiro;
  • o processo de fabricação levará pelo menos alguns dias - se tudo isso acontecer em um apartamento comum, você não pode fazer sem inconvenientes temporários;
  • às vezes as pessoas erram nos cálculos, o que as faz se arrepender do excedente, ou viajar por toda a cidade em busca do elemento realmente necessário.

Os 2 principais motivos para tal cozinha caseira são economia e interesse no processo de design. Se eles movem uma pessoa, como regra, nada pode tirá-la de seus planos.

Tipos de layout

Primeiro nasce uma ideia, depois um projeto e, com ele, cálculos precisos. Eu preciso pensar sobre como são as fachadas, os armários que vão ficar na cozinha, ou seja, é preciso pensar no layout.

Linear

Caso contrário, é chamado de linha única. O princípio de tal disposição de móveis é simples - o conjunto de cozinha é instalado ao longo de uma parede. Ao mesmo tempo, a geladeira e o fogão podem ser colocados nas laterais da pia. A principal vantagem de um layout linear é que tal solução se justifica mesmo em uma sala pequena. Na verdade, esta é uma opção universal.

Mas tem desvantagens: o espaço de trabalho neste caso é limitado, a instalação de eletrodomésticos adicionais é difícil. A cozinha linear é, pode-se dizer, a mais fácil de fabricar. Hoje, projetos sem armários superiores são procurados, onde o tampo da cozinha é as prateleiras abertas.

Canto

É também chamada de cozinha em forma de L. Outro tipo de layout muito comum, porém, para cozinhas muito modestas, dificilmente pode ser chamado de ótimo. É adequado para quartos de tamanho médio, de preferência de formato quadrado.

Esta opção pode definitivamente ser considerada ergonômica: é fácil organizar em tal projeto um triângulo de trabalho correto com fogão, geladeira e pia. É confortável mover-se por uma cozinha assim.A principal vantagem da cozinha de canto é uma área de jantar completa. A desvantagem é que, em uma cozinha muito estreita, é improvável que seja possível construir um fone de ouvido. Uma solução semelhante não parece totalmente convincente em uma cozinha espaçosa.

Em forma de U

Neste caso, os elementos do conjunto de cozinha encontram-se ao longo de três paredes. Esta é uma solução racional para usar o espaço. Cada elemento do chamado triângulo de trabalho fica em uma das paredes.

As cozinhas em forma de U são uma solução excelente para divisões grandes. É improvável que os móveis possam ser colocados em salas pequenas dessa forma.

ilha

Este arranjo só é possível em uma cozinha espaçosa - a partir de 16 quadrados. Mais frequentemente, essa opção é escolhida se eles decidirem combinar a cozinha com a sala de jantar. Uma ilha é chamada de área de trabalho, que é levada para o centro da cozinha. Pode ser uma combinação de fogão e superfície de trabalho, pia e lava-louças. E existem muitas dessas soluções - o projeto permite.

A principal vantagem da cozinha de ilha é que a área de trabalho adquire o máximo de funcionalidade. Mesmo uma sala grande, um tanto dispersa, torna-se harmoniosa. O espaço não se divide em partes separadas, mas adquire totalidade. Mas para pequenas cozinhas, a ilha continua a ser um sonho.

Opções de acabamento

Na maioria das vezes, uma cozinha feita desta forma apenas envernizado... Isso aumenta a resistência ao desgaste das superfícies e as torna mais atraentes. Os móveis acabados são lixados, pintados com primer e só depois envernizados, deixando secar em espaço fechado. Esta é uma solução clássica e lacônica que enfatiza o tom natural da madeira.

Outra opção é a mancha. É especialmente relevante hoje. Se a cor do escudo não combina com você, mas não há opções, pintar com uma mancha ajuda. Finalmente, a mobília do painel pode ser simplesmente pintada. E aqui também há muitas opções: em cores diferentes, com gradação de cores, envelhecimento artificial, etc. Os móveis podem ser decorados com decupagem e só depois envernizados - também uma opção popular.

Ferramentas e seleção de materiais

O material de base é a própria placa do móvel. Esta é uma folha feita de camadas coladas de madeira natural ou prensada a partir de resíduos de madeira. Mais frequentemente, eles usam escudos de pinho, choupo, lariço, bétula, bem como cedro, carvalho. Esses painéis são muito fáceis de manusear. Eles são ecologicamente corretos, relativamente leves e, o mais importante, econômicos.

    Você pode precisar comprar vidro para decorar as fachadas. Um martelo perfurador, um nível de edifício, um martelo comum, uma chave de fenda, uma serra de vaivém, etc. podem ser úteis no trabalho.

    O que estará na lista de necessários:

    • escudos;
    • Folhas de contraplacado (para paredes traseiras);
    • ferragens e portas (na tendência - cremalheira e pinhão);
    • Pranchas;
    • dobradiças para fechos, fechos de portas;
    • moedor;
    • fechos (parafusos / confirmações / parafusos / cantos);
    • furar;
    • serra para madeira;
    • parafusos auto-roscantes;
    • Chave de fenda;
    • tinta / mancha / verniz / impregnação;
    • pincéis e rolos para colorir ou tingir;
    • mecanismos retráteis e grades;
    • Trilho de montagem.

    Fabricação passo a passo de um conjunto de cozinha

    De acordo com um esboço pré-feito, você precisa encontrar detalhes para cada um dos módulos da cozinha. Necessariamente os detalhes são numerados, o que ajudará a evitar erros desnecessários e perda de tempo.

    Recortado de placa de móveis e madeira compensada:

    • partes laterais dos armários;
    • paredes traseiras de contraplacado;
    • fachadas;
    • base;
    • prateleiras.

    Caso a cozinha não seja planejada para ser totalmente construída com as próprias mãos, o corte poderá ser encomendado a profissionais, ou seja, será mais fácil montar você mesmo o conjunto.

    Aqui está uma descrição passo a passo das etapas de montagem.

    • Mesa. Se esse elemento estiver incluído no fone de ouvido, você precisará começar com ele. Será um móvel prático e confiável. O tampo da mesa pode ser retangular, retangular com cantos arredondados, quadrado, redondo ou oval. A bancada acabada é reforçada com nervuras de reforço por baixo com barras. Elementos para fixação de suportes com orifícios pré-perfurados são aparafusados ​​à futura mesa.O acabamento, neste caso, refere-se ao lixamento final das superfícies e ao envernizamento.
    • Armário de cozinha. As peças cortadas de acordo com os desenhos devem ser conectadas em um quadro. Você precisará de parafusos e uma chave de fenda. As laterais devem ser fixadas na parte traseira do gabinete e, em seguida, na tampa e na parte inferior. Resta apenas consertar a fachada e as pernas do suporte. Se a estrutura for móvel, o ideal é que as rodas se tornem o suporte. O gabinete é lixado, envernizado ou pintado. Uma alça está presa ao gabinete.
    • Elementos articulados. São prateleiras e armários práticos e espaçosos. Eles são os mais fáceis de fazer, especialmente as prateleiras abertas. Mas não é possível calcular corretamente o peso da estrutura, sua capacidade operacional, e nem para todos. É necessário determinar com antecedência o que será armazenado nos armários ou nas prateleiras.

    A propósito, as prateleiras abertas nos móveis da cozinha são agora muito populares, pois enfatizam a simplicidade e a conveniência. Sim, você pode ter que abrir mão de muito, fazer uma auditoria na cozinha. Mas por outro lado, nessas prateleiras, a decoração parece natural na forma dos mesmos pratos, plantas vivas, recipientes com cereais. O interior não precisa de decoração adicional - tudo é simples e natural. Mas a economia na compra de materiais para fazer uma cozinha com as próprias mãos será significativa.

    Às vezes, os proprietários decidem fazer não uma mesa para o fone de ouvido, mas uma espécie de balcão de bar, que fica encostado em uma das paredes. Para uma cozinha muito pequena, esta é uma ótima solução. Você pode fazer o mesmo com o peitoril da janela, substituindo-o por um tampo de mesa para móveis.

    Para obter informações sobre como fazer um conjunto de cozinha com tábuas de móveis com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário