Conjuntos de cozinha para cozinhas pequenas: características e dicas para a escolha
No mercado moderno, você pode ver uma grande quantidade de conjuntos de cozinha oferecidos, que diferem não só na cor e no tamanho, mas também na forma. Para salas grandes e pequenas, o mobiliário é selecionado de acordo com os requisitos de design e ergonomia.
O que eles são?
Os conjuntos de cozinha podem ser pequenos, ideais para uma cozinha pequena. Normalmente, tais estruturas são retas (ou lineares), mas podem estar baseadas em uma pequena ilha, ou seja, uma área de trabalho adicional. Para entender onde é melhor usar qual opção, você deve se familiarizar com mais detalhes com o problema em questão.
Direto
Fones de ouvido pequenos e diretos são indiscutivelmente as mais eficazes de todas as opções oferecidas quando se trata de cozinhar. Essa mini-cozinha tem uma funcionalidade única, apesar de seu tamanho modesto. Existem várias opções para a aparência de tal disposição de móveis:
- com uma área de trabalho ao longo da parede;
- com duas áreas de trabalho paralelas;
- com uma ilha.
Uma planta de cozinha com duas áreas de trabalho longas e paralelas pode ser subdividida de acordo com o tipo de trabalho que está sendo executado. De um lado, você encontrará tudo o que você precisa para preparar e cozinhar alimentos. Ou seja, na primeira parte tem uma pia, um fogão. A plataforma oposta pode ser usada como espaço de trabalho adicional ou para guardar eletrodomésticos.
A cozinha com ilha inclui uma bancada para a unidade principal, que se encontra a meio e é acessível de todas as direcções. É um conceito interessante que acrescenta espaço para trabalhar na cozinha e também pode ser utilizado como sala de jantar.
A ilha é usada principalmente como um espaço adicional para cozinhar ou pré-processar alimentos.
Por outro lado, parece uma mesa, pode cumprir o seu papel, principalmente nas famílias onde costumam fazer um lanche rápido, ou em uma casa com poucos moradores.
Projetos inovadores podem incluir uma pia ou dispositivo de eliminação de resíduos, caixas para guardar louças, talheres ou ferramentas de corte. Em termos de altura, tal mesa atinge a anfitriã até a cintura ou mais. O acesso gratuito de todas as direções torna mais fácil se mover pela cozinha, enquanto ao mesmo tempo permite que você se comunique com a família ou convidados.
Uma cozinha reta ao longo de uma parede é adequada para uma cozinha compacta. Esse design pode incluir várias caixas de armazenamento, embora deva ser conveniente e tudo que você precisa está ao seu alcance.
Em forma de U
A planta da cozinha em forma de U sugere espaço para trabalhar. Às vezes, a península se estende de uma parede lateral ou gabinete com acesso por três lados. Ao contrário da ilha de cozinha no centro, esta opção cria uma única estrutura com a área principal.
Essas cozinhas são usadas em quartos pequenos, pois permitem que você deixe muito espaço livre no centro. Essa cozinha lembra um pouco uma cozinha paralela, mas com um jumper. Este formato permite criar vários locais para guardar acessórios, ao mesmo tempo que existe uma zona de cozinhar e pode até instalar uma pequena mesa de jantar no canto da sala. Para economizar espaço, os assentos são colocados ao lado da parede.
Esse layout ajudará a acomodar organicamente a maioria dos equipamentos necessários, e também haverá espaço suficiente para a instalação de armários de parede.
A cozinha em forma de U é a segunda mais popular na pesquisa do consumidor. Em média, cerca de 36% dos entrevistados preferem optar por esse layout.
O design se encaixa perfeitamente em espaços grandes e pequenos. Porém, nesta opção, é muito importante fornecer a iluminação correta, pois tal layout pode se tornar uma verdadeira armadilha para áreas de sombra. Isso será evitado instalando a luz de fundo na área de trabalho.
Em qualquer caso, o chef trabalhará de costas para o resto da casa, por isso deve cuidar de uma boa iluminação na área de trabalho.
Nesta modalidade, a pia não precisa estar no centro. Pelo contrário, nesta posição, pode fazer mais mal do que bem à ergonomia geral. Melhor movê-lo para um canto. As cozinhas desta forma quase sempre possuem uma abundância de armários e eletrodomésticos embutidos. O espaço acima e abaixo dos armários também é usado para guardar utensílios. O design dessa cozinha dependerá completamente do material das bancadas e dos armários.
Canto
Com a tendência crescente de estilo de vida em estúdio e a perda da popularidade da sala de jantar, as plantas baixas abertas estão se tornando cada vez mais relevantes. As cozinhas de canto são ideais para espaços muito pequenos e fornecem uma área de trabalho funcional e ergonômica.
Uma parte desse fone de ouvido pode ser usada para preparar e preparar alimentos, a outra é ocupada por aparelhos embutidos e gavetas para guardar utensílios.
Existe a opção de usar a ilha, quando existem três zonas distintas com espaço suficiente entre elas para movimento livre.
Uma ilha com gavetas adicionais proporciona mais espaço, que pode ser aproveitada para beneficiar a ergonomia da divisão. Em algumas versões, essa mesa é usada não apenas como um local para cortar alimentos, mas também como uma área de jantar.
Materiais (editar)
Existe uma vasta gama de materiais para armários de cozinha. Uma cozinha funcional não é apenas beleza e muitas seções adicionais, também é fácil de limpar, um material despretensioso que resiste ao funcionamento constante em um ambiente úmido.
Na maioria das vezes, para a disposição da cozinha que usam:
- Madeira sólida;
- laminado;
- folheado;
- PVC;
- metal.
Madeira
A madeira é o material de gabinete mais comum. É um recurso atóxico e renovável que pode ser pintado e envernizado de acordo com a cor de superfície desejada.
Bonitos e duráveis, nunca saem de moda, os armários de cozinha de madeira são de grande valor para qualquer casa. A variedade da madeira, com diferença de preço e resistência, chama a atenção de quem pode se dar ao luxo de um prazer tão caro. Na maioria das vezes, as seguintes raças são usadas para a produção de utensílios de cozinha:
- Carvalho;
- bordo;
- Cereja;
- nogueira;
- Bétula;
- Pinho.
A madeira é apresentada em uma ampla gama e varia em cor, densidade, textura. Pode ser aplicado com igual facilidade ao estilo tradicional e ao design moderno. A superfície lacada é fácil de limpar, basta usar um pano úmido. Mas é estritamente proibido usar pincéis e soluções químicas - eles afetam negativamente a aparência, arranham a superfície, tornam-na fosca.
Além disso, entre as desvantagens, é importante destacar que as constantes quedas nos níveis de umidade afetam negativamente a superfície da madeira. Para reduzir este impacto, é necessário polir periodicamente o conjunto de cozinha para manter o seu aspecto.
Além disso, a madeira é um material que exige muito trabalho e, portanto, é caro.
Laminado
O laminado, assim como a madeira maciça, está sujeito a danos, mas, devido ao seu baixo custo, tornou-se mais procurado. Laminado são folhas finas de vários materiais coladas:
- plástico;
- resina;
- papéis impressos;
- sobreposições feitas de filme plástico rígido.
Para criar esses fones de ouvido, são usados produtos de materiais compostos, como compensado, aglomerado e MDF (painel de fibra de densidade média). Um filme decorativo é colado a eles. Esses substratos são mais fortes e mais baratos do que a madeira maciça. Para a cozinha, é melhor escolher o laminado HPL (alta pressão), pois é mais durável e resistente à umidade.
Pelo fato da camada impressa cair sobre uma base de papel, você pode escolher a textura de qualquer outro material: madeira, metal, couro. A superfície do fone de ouvido não se desgasta, não risca, não desbota e não requer polimento. O laminado é bastante resistente à umidade e é muito mais fácil de limpar tal superfície, pois os painéis são revestidos com uma fina camada de plástico transparente.
Contras: se o painel superior não for instalado corretamente, as bordas ficarão salientes, a umidade ficará sob elas e, com o tempo, o painel pode delaminar.
Folheado
Folheado - folheado com folhas de madeira que são coladas a um suporte composto como um laminado. Essas folhas são posteriormente polidas para obter a cor e a textura desejadas. As placas de sobreposição são freqüentemente usadas para copiar madeira natural.
Essas cozinhas são resistentes à umidade e econômicas em comparação com a madeira maciça. Existem muitas opções de acabamento. As desvantagens do folheado incluem:
- desbotamento da superfície se a luz do sol incide constantemente sobre ela;
- a necessidade de polimento regular;
- falta de resistência a arranhões.
PVC
Outra opção é o cloreto de polivinila. São folhas de plástico composto cobertas por um filme durável. O material é barato e fácil de instalar. A sua principal qualidade é a resistência à água, pelo que é ideal para a cozinha e é fácil de cuidar. Você pode usar materiais para dobradiças e puxadores compatíveis com este tipo de plástico.
Infelizmente, não existe uma grande variedade de cores e padrões no mercado. Os fones de ouvido de PVC geralmente são apresentados em cores claras. Algumas marcas oferecem imitações de madeira e estuque.
Desvantagens dos produtos de PVC: o material não é à prova de fogo, amarelece com o tempo.
Às vezes, o PVC fica macio perto das dobradiças, de modo que os fechos se afrouxam com o tempo.
Metal
Não tão populares, mas ainda em demanda, são os gabinetes de metal, uma vez que são fortes e duráveis. No entanto, essa opção é mais cara do que a maioria das descritas.
Aço ou alumínio são freqüentemente usados para portas de armários. Você pode combinar material com vidro para aprimorar o design do fone de ouvido. É claro que essa cozinha parece muito incomum e incomum, mas do ponto de vista da praticidade, as cozinhas de metal são à prova de fogo, não são afetadas por temperaturas e umidade e são fáceis de limpar.
Das desvantagens, não se pode deixar de notar a gama limitada de cores. Se não for devidamente cuidada, a superfície superior irá oxidar ou enferrujar. Além disso, manchas de óleo e impressões digitais permanecem instantaneamente na superfície, então você tem que limpar constantemente as áreas sujas.
Amassados e arranhões também podem aparecer nesses fones de ouvido.
Opções de design
A cozinha costuma ser associada ao local de cozimento, mas hoje seu papel foi significativamente ampliado. Além de cozinhar, aqui jantam, divertem-se, as crianças fazem os trabalhos de casa, os adultos lêem e até vêem televisão. A este respeito, o design leve, multifuncional e fácil de usar é muito popular.
O mobiliário moderno assemelha-se mais a uma sala de jantar e de estar, é fácil encontrar peças elegantes da cor correspondente para a decoração principal, enquanto o conjunto não perderá a sua funcionalidade. Em um espaço aberto, a mobília deve combinar com os armários da cozinha para criar um design interior atraente e harmonioso.
O design moderno envolve o uso de um pequeno sofá no canto, que serve não só para comer, mas também para ver televisão, estudar, brincar e trabalhar com a documentação doméstica: preenchendo recibos, elaborando um menu. As cozinhas modernas são multifuncionais, economizam espaço significativamente e oferecem a possibilidade de converter rapidamente um assento em uma área de dormir adicional.
Recentemente, armários e prateleiras com vidro fosco ou manchado têm sido procurados. Esta versão do interior parece mais espaçosa e interessante. Os móveis usados nos fones de ouvido tornaram-se mais versáteis, confortáveis, trazendo flexibilidade ao design moderno.
O design modular de móveis é conveniente - vários blocos ajudam a criar diferentes opções de cozinha de acordo com as necessidades e estilo de vida das famílias. Os designs modulares possibilitaram livrar-se de móveis tradicionais volumosos e ocupar efetivamente um pequeno espaço.
Parecem compactos e aumentam visualmente as pequenas cozinhas, tornando os interiores modernos mais simples e descontraídos.
Os designers oferecem opções ergonômicas com móveis compactos, torneiras com baixo consumo de energia e utensílios de cozinha. Estruturas embutidas, modelos de canto com aproveitamento máximo de espaço são tendências modernas no design de cozinha. As maçanetas ocultas do armário, bem como as portas que funcionam de acordo com um princípio diferente - girando para o lado ou levantando-se, tornaram o ambiente mais seguro, confortável e elegante.
Cores brilhantes e combinações contrastantes são uma nova tendência. Os tons alegres da cozinha combinam perfeitamente com os designs tradicionais, acrescentando interesse às linhas retas e à simplicidade dos armários de cozinha, adornando o design com detalhes coloridos. A paleta de cores inclui todos os matizes vibrantes e neutros.
Simplicidade e funcionalidade dos móveis e estampas brilhantes e incomuns são as duas principais tendências no design de cozinha na sociedade moderna.
Conjuntos de cozinha com adesivos ou emoldurados com acabamentos brilhantes parecem interessantes e festivos. Tornou-se popular decorar paredes e utensílios de cozinha com decalques de vinil e painéis de parede decorativos coloridos. O papel de parede da cozinha está de volta para a chance de adicionar padrões ousados ao interior. Móveis e luminárias em ferro forjado, pátina elegante, acabamentos em metal antigo e detalhes em ouro, prata ou bronze temperados, que conferem respeitabilidade ao interior, ocupam o primeiro lugar em popularidade.
Os armários de cozinha de madeira são ainda mais populares do que as modernas superfícies de alto brilho. As pessoas estão cada vez mais preferindo materiais naturais, apesar de seu alto custo. O design de móveis de madeira maciça tem um sentido especial de conforto, enquanto a madeira adiciona sensualidade às coisas simples, torna-as mais significativas.
A demanda por esse tipo de mobiliário, combinada com elementos modernos feitos de materiais naturais, não para de crescer. Cada vez mais, a escolha do consumidor recai sobre armários de cozinha de madeira maciça ou acabamentos de plástico de alta qualidade que copiam totalmente a madeira natural. A pedra natural é ideal como bancada para um conjunto de madeira, mas o custo desse mobiliário é bastante impressionante.
O tipo de cozinha tradicional gravita para o passado. Esse interior tem arcos, a madeira natural atua como o material principal. Por outro lado, os modelos da moda são uma variedade de cores, texturas, formas e tamanhos.
Em um apartamento pequeno, é muito difícil alocar espaço para uma grande cozinha. Então, por que não usar este espaço de forma eficiente, até cada centímetro. Um conjunto pode incluir armários, fogão, geladeira, exaustor, bancada e pia.
Neste caso, o conjunto de cozinha simples é o tipo mais comum utilizado em todo o mundo. A razão é que ele se encaixa facilmente em qualquer interior. Independentemente de se ocupar duas paredes ou uma, colocar os utensílios de cozinha nesta opção permite-lhe poupar o máximo de espaço livre, sem afectar a estética da divisão. A cozinha, que se alinha em linha recta, tem todas as áreas necessárias.
Uma cozinha em ilha tem um espaço separado no centro da sala que não é necessariamente usado para guardar utensílios de cozinha ou posicionar um fogão. Pode ser utilizado como lava-louças ou como zona de refeições - os pratos quentes vão directamente para os pratos dos hóspedes que os visitam.
Uma cozinha modular é uma combinação de armários de diferentes funcionalidades, equipamentos e acessórios de alta qualidade. Visto de fora, tudo parece uma estrutura monolítica, onde cada zona é construída da forma mais ergonomicamente possível e tudo o que você precisa está à mão.
Tal conjunto difere dos blocos padrão - é fácil de fabricar, transportado para o local de montagem e de instalação rápida e fácil. Você pode projetar um modelo exclusivamente para o espaço disponível.
As cozinhas modulares estão à venda em vários formatos, tamanhos e cores.
Grandes cozinhas se tornaram mais comuns à medida que as pessoas começam a entender a importância desse espaço e passam mais tempo preparando alimentos saudáveis. As opções em que a área de cozimento é combinada com a área de jantar são muito procuradas. O plano aberto permite criar uma atmosfera de aconchego e integridade do espaço ao redor.
Se a cozinha for grande, pode-se escolher um modelo com pia maior, que deve ser embutida no canto, pois é aqui que fica o lugar. No topo há um armário para guardar pratos e no fundo - para colheres e garfos. Se houver um espaço muito pequeno, o tamanho deste elemento pode ser reduzido ao mínimo permitido, deixando a pia para lavar as mãos, limpar verduras e outros produtos. Neste caso, será utilizada uma máquina de lavar loiça para lavar a loiça. A máquina de lavar louça permite poupar não só espaço útil, mas também tempo.
Recomendações de seleção
Escolhendo um projeto, dimensões, design de cozinha todos os aspectos deverão ser levados em consideração:
- arquitetura;
- layout;
- eletrodomésticos necessários;
- as necessidades dos proprietários;
- desejos pessoais.
A arquitetura da casa fala por si. Se o espaço da cozinha for aberto para áreas de estar próximas, isso afetará seu estilo. Nas últimas décadas, tornou-se mais inclinado a acreditar que a cozinha deveria ter um canto para comer, uma zona para preparar e preparar alimentos. Se a sua cozinha estiver separada do resto das instalações, como é frequentemente o caso em layouts antigos, então há mais liberdade para escolher o estilo que deseja.
Recentemente, a crescente popularidade dos aparelhos domésticos embutidos também foi detectada.
Se você pretende deixar o ambiente o mais funcional possível, os móveis devem obrigatoriamente ter nichos reservados para geladeira, lava-louças, fogão.
Claro que quero que o espaço seja cómodo para cozinhar, mas não me esqueço do interior e da estética. O usuário da futura cozinha pode idealmente combinar tudo isso e obter uma sala na qual deseja passar o máximo de tempo e receber convidados. Mesmo os modelos da classe econômica, com a abordagem certa, se transformam em soluções ultramodernas, elegantes e confortáveis. Em vários locais, os fabricantes oferecem soluções prontas para 4-6-12 sq. me outros.Se a sala tiver um layout diferente do padrão, você pode facilmente solicitar um fone de ouvido para uma medição individual.
Para cozinhas estreitas, pequenas, quadradas e quaisquer outras, os designs modulares são cada vez mais utilizados, por serem baratos e ergonômicos. O estojo está localizado de acordo com as necessidades do usuário, como outros gabinetes.
Quanto à técnica, não podemos esquecer que este é o auxiliar principal da cozinheira. Juntos, todos os eletrodomésticos representam cerca de 9% do orçamento de uma cozinha. Esse número é surpreendentemente baixo, considerando os avanços tecnológicos e a eficiência energética que esses aparelhos oferecem hoje.
Embora o desempenho e a funcionalidade sejam obviamente as métricas mais importantes na escolha de um veículo, é tão importante como ele ficará e onde ficará.
Ao escolher os móveis, é importante considerar os seguintes pontos:
- há crianças em casa, pois então você vai precisar de um fone de ouvido com fácil eliminação de manchas, com maior resistência a arranhões;
- os móveis devem ser não apenas confortáveis, mas também seguros;
- atenção especial aos encaixes, pois a vida útil da estrutura depende muito da sua qualidade;
- é imprescindível levar em conta o número de pessoas que moram para que haja caixas suficientes para guardar os utensílios;
- se a área de jantar não for necessária, é melhor escolher uma versão simples em forma de U ou uma retilínea;
- se a sala for muito grande, é melhor fornecer uma área adicional no meio, que é chamada de ilha.
A ilha fornecerá assentos de emergência e espaço de armazenamento adicional, bem como o zoneamento das instalações. Não é necessário aderir às regras de design tradicionais, você pode destacar com segurança acentos brilhantes que contrastam bem com o resto dos armários da cozinha, ou tentar um acabamento diferente, padrão engraçado, folheados.
Se a cozinha for comprida e estreita, é melhor colocar os assentos no final da zona da ilha. Para uma sala pequena, cadeiras dobráveis serão relevantes, as quais podem ser armazenadas sob o painel principal. Se você planeja usar espaço adicional aqui para acomodar os hóspedes, a altura deve ser apropriada. Espaço adicional para os joelhos deve ser fornecido sob a superfície.
A ilha da cozinha não precisa ser retangular. Pode ser de qualquer forma, a pedido dos residentes da casa. Às vezes você pode ver uma versão oval ou até redonda - não há restrições, desde que a forma esteja em harmonia com o design.
Vale a pena escolher um painel adicional que proporcionará espaço de armazenamento para os acessórios. Se o espaço dentro da sala for limitado, dessa forma será possível superar a situação.
Talvez adicione ganchos, cestos suspensos ou prateleiras de especiarias.
Exemplos interessantes
Exemplos bonitos e incomuns de como uma cozinha moderna pode ser são apresentados em uma grande variedade na Internet. As cozinhas modernas são geralmente simples e elegantes. Procura-se mobiliário sem moldura, sem moldura de portas e com destaque para os materiais de construção: bancadas em granito ou betão, portas sem puxador, aço inoxidável, vidro, folheados e decalques para decoração.
As cozinhas tradicionais definem-se pelos seus detalhes, mas nem sempre são de madeira. Modelos feitos de PVC e laminado são considerados mais práticos e mais baratos hoje. Para adicionar mais flexibilidade a uma pequena cozinha, uma ilha sobre rodas é escolhida como uma opção incomum em vez da versão embutida tradicional. É verdade que não se pode utilizá-lo para instalar uma pia ou fogão, mas para outros fins, ou seja, como espaço adicional utilizado para a preparação de alimentos, é bem possível.
Esse conjunto de cozinha simples irá adicionar um elemento de luxo, e o tamanho do espaço livre pode ser ajustado, liberando o lugar central da cozinha, se necessário.É melhor usar móveis pretos ou cinza com linhas retas, bem como aparelhos embutidos que não se destaquem muito no fundo dos armários. Isso criará uma sensação de solidez na estrutura.
Você pode adicionar enfeites de madeira como decoração principal para pisos ou armários. Onde uma área de jantar é planejada, você pode esticar uma pequena prateleira ao longo da parede, na qual as flores ficarão.
A vegetação criará uma sensação adicional de conforto e refrescará o espaço.
Existe outra opção incomum - os armários de canto não abrem de um lado, mas sim de um ângulo. Têm forma triangular apenas na parte frontal, no interior são espaço de armazenamento padrão para utensílios de cozinha.
Você também pode usar linhas mais curvas ao decorar sua cozinha. Faça uma ilha semicircular onde o espaço seja menor devido aos guarda-roupas e eletrodomésticos embutidos. Coloque a pia e coloque o segundo nível para guardar os pratos.
Dicas para arrumação de cozinha no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.