Instalando uma bancada na cozinha: as ferramentas necessárias e sequência de ações

Instalando uma bancada na cozinha: as ferramentas necessárias e sequência de ações
  1. Características do material de base
  2. Ferramentas necessárias
  3. Encaixe e encaixe
  4. Formação de buraco de sumidouro
  5. Instalação passo a passo
  6. Aconselhamento profissional

Muitos proprietários de casas e apartamentos preferem criar projetos de forma independente para um conjunto de cozinha, pois isso permite não só economizar dinheiro na compra de móveis, mas também ajustá-los com precisão ao tamanho da sala. Para isso, basta ter um conjunto de ferramentas e peças serradas prontas, que podem ser encomendadas em qualquer oficina. O momento mais crucial na montagem de um fone de ouvido é a instalação de uma mesa: para instalá-lo corretamente, é necessário ter alguma experiência e levar em consideração algumas nuances.

Características do material de base

Instalar uma bancada em uma cozinha é um processo simples, mas depende muito do tipo de matéria-prima utilizada. Hoje o mercado da construção é representado por um grande sortimento de materiais com os quais você pode fabricar peças para móveis de cozinha com as próprias mãos. Na maioria das vezes, as seguintes opções são escolhidas para a fabricação de bancadas.

Fibra laminada (aglomerado)

É um painel cuja camada superior é coberta por um laminado durável composto por aparas de madeira e resina. É fácil trabalhar com esse material, a única coisa que deve ser dada atenção especial ao corte é que deve ser bem organizado. Além disso, a superfície laminada deve ser protegida de danos mecânicos, pois nela podem permanecer traços de arranhões e impactos.

As placas são acessíveis, disponíveis em várias texturas e cores, o que permite que sejam utilizadas em qualquer design. Quanto às desvantagens, essas bancadas podem absorver umidade e inchar, principalmente em locais onde a laminação está danificada.

Madeira

Este material é caracterizado por maior resistência e confiabilidade na operação, mas para a área de trabalho da cozinha, onde a umidade está constantemente presente, vale a pena escolher uma matriz resistente à umidade ou cobri-la adicionalmente com agentes repelentes de água. Tipos de madeira como pinho, bétula, abeto e tília são excelentes para fazer bancadas. Para a aquisição de peças, recomenda-se adquirir placas com espessura de pelo menos 25 mm. As vantagens da madeira incluem a possibilidade de lixar, para que os produtos tenham um aspecto atraente. A desvantagem é a difícil manutenção, a madeira deve ser constantemente restaurada e coberta com uma camada protetora.

Metal

Basicamente, o aço inoxidável é utilizado para a instalação de bancadas de cozinha, uma vez que este metal é durável e está disponível em superfícies brilhantes e mate. As principais vantagens de tal bancada incluem resistência a altas temperaturas e fácil manutenção, e as desvantagens são a susceptibilidade a danos mecânicos. As bancadas de metal requerem um manuseio cuidadoso.

Pedra

Esses produtos podem ser feitos de pedra natural e artificial, as primeiras são duráveis ​​e as últimas são bonitas e acessíveis. Para a cozinha, uma excelente opção são as bancadas de quartzo, mármore e granito, pois complementam o interior da divisão de forma original, são resistentes à sujidade, riscos e altas temperaturas, e são fáceis de limpar. Além disso, os painéis são instalados sem vãos e juntas.

Contras: a pedra natural é cara e nem todos os proprietários de casas e apartamentos podem comprá-la, além disso, no corte de painéis, é necessária uma certa experiência. A instalação também é difícil devido ao grande peso dos painéis.

Acrílico

É um material laminado que se desprende de uma pedra "líquida" e é aplicado na superfície da base em estado incandescente. Para a montagem de bancadas de cozinha, em regra, são utilizadas placas com espessura de 10 a 12 mm. As superfícies acrílicas estão sujeitas a restauração e decoração, não têm medo de arranhões, umidade e altas temperaturas. A desvantagem é o preço alto.

Concreto

Graças às modernas tecnologias de processamento, este material pode ser usado para fazer bancadas para todos os gostos. São fáceis de lixar, pintar e polir. Além disso, o concreto tem maior resistência e resistência à umidade. No entanto, a superfície do concreto deve ser constantemente impregnada com agentes protetores.

Copo

Este material parece muito interessante no interior da cozinha e é caracterizado pelas boas propriedades de funcionamento, é durável. As bancadas de vidro, se desejado, podem ser decoradas com impressão de fotos, pinturas e padrões. Apesar de ser utilizado vidro temperado para a instalação do produto, ele não pode ser submetido a fortes cargas de choque.

Ferramentas necessárias

Antes de começar a instalar a bancada da cozinha, você deve comprar todos os espaços em branco e preparar um determinado conjunto de ferramentas.

  • Chave de fenda. Com sua ajuda, será possível consertar todos os detalhes. É melhor dar preferência aos modelos elétricos, que incluem vários acessórios.
  • Jigsaw com um conjunto de arquivos. É útil para fazer furos para pias, soquetes e tubos.
  • Grampeador de construção. Esta ferramenta ajudará a consertar as paredes traseiras dos módulos.
  • Pistola de selante de silicone.
  • Medindo instrumentos. Você precisará de uma régua e uma fita métrica para instalar a bancada. Com a ajuda desses dispositivos, será possível medir e aplicar marcações com precisão.

Além dos itens acima, você também precisa ter chaves de fenda, alicate, um molho de chaves, um martelo e um alicate à mão. A presença de uma serra de esquadria e um amolador ajudará a simplificar o fluxo de trabalho.

Encaixe e encaixe

A instalação da bancada da cozinha deve ser realizada com a maior precisão possível, já que a duração de sua vida útil dependerá disso.

  • Em primeiro lugar, você precisa medir tudo e determinar a relação entre a largura dos armários e o tampo da mesa. Deve se estender além da estrutura do gabinete em 3-5 cm, criando uma pequena viseira. Isso irá proteger as frentes de utensílios de cozinha caindo e jogando água sobre eles. Uma atenção especial deve ser dada à cozinha de canto.
  • Em seguida, deve-se experimentar a bancada, para isso é colocada sobre o móvel, pressionando-a firmemente contra a parede. Se estiver plano, você pode iniciar imediatamente o trabalho de instalação; caso contrário, você terá que aparar a parte traseira. Isso só pode ser feito com bancadas de madeira ou módulos de aglomerado, MDF. Produtos de polímero e pedra não podem ser aparados, portanto, suas dimensões devem ser ajustadas com precisão na fase de produção. Recomenda-se cortar em ângulo com uma serra circular.
  • Se a superfície da parede da cozinha (avental) for plana, a instalação é iniciada sem cortes. Neste caso, é desejável retificar a face final.

Formação de buraco de sumidouro

Antes de colocar a pia, você precisa fazer um buraco na bancada para ela. O lavatório pode ser instalado de várias formas, tendo em conta as suas características de design. Ele é colocado abaixo, no mesmo nível ou acima do tampo da mesa. O orifício para ele é formado da seguinte maneira.

  • Na primeira fase, você deve preparar o local de trabalho, todas as ferramentas necessárias e fazer as medições. Primeiro, duas linhas são traçadas perpendiculares entre si na superfície, o ponto de sua interseção se tornará o local para o recorte do orifício de drenagem.
  • Em seguida, a pia é virada e colocada sobre a bancada de forma que seja conveniente delimitar o contorno externo ao longo do qual será feito o corte. Não se esqueça de prestar atenção ao nível da borda da pia em relação à localização das portas das mesas.
  • Na segunda etapa, é determinada a largura das laterais da pia e o contorno interno é desenhado com lápis de construção.
  • Depois que todos os parâmetros foram verificados, você pode prosseguir para o processo de corte com uma serra de vaivém. Quando o buraco estiver pronto, você precisa experimentar uma pia para ele. Se necessário, as bordas do furo são processadas adicionalmente com uma serra de vaivém até que uma folga seja obtida.
  • O trabalho é concluído com a selagem das juntas. Primeiro, remova todas as irregularidades ao longo das bordas do buraco usando uma lixa de grão fino e, em seguida, use cola PVA ou selante para processar as juntas entre a pia e a bancada.

Instalação passo a passo

Montar uma bancada de cozinha é considerado um trabalho simples, por isso é perfeitamente possível fazê-lo sozinho, mesmo para artesãos iniciantes. Antes de instalar a bancada, deve-se consertar a camada inferior do móvel, ou seja, instalar os armários de piso. Após a montagem de todos os móveis, eles são encostados na parede, expondo-os em um plano horizontal. Em seguida, os armários devem ser fixados com segurança entre eles e a mesa. Os especialistas recomendam fazer a ligação com parafusos fortes, colocando dois fixadores por 1 m2.

Além disso, as extremidades superiores dos armários devem ser coladas com fita de vinil, o que irá esconder as diferenças de planos durante a instalação do tampo da mesa. Depois de concluir o trabalho preparatório, você pode instalar a própria bancada. Para fixá-lo adequadamente aos gabinetes, as etapas a seguir devem ser realizadas em etapas.

  • Para bancadas de aglomerado ou de fibra, a instalação é realizada sobre um canto de metal ou uma tira de madeira. O tampo da mesa deve ser virado e os cantos ou uma tira devem ser aparafusados ​​na parte de trás de acordo com as marcações aplicadas anteriormente. Além disso, suportes especiais são fixados a eles com parafusos auto-roscantes, o que possibilita a montagem deste módulo em um conjunto de cozinha, o comprimento do fixador depende da espessura da bancada, mas não deve ser inferior a 12 mm.
  • Os produtos feitos de pedra, acrílico, concreto e vidro são instalados da mesma forma, a única coisa é que em vez de parafusos, neste caso, usa-se cola bicomponente.
  • O trabalho é finalizado com a retificação das juntas e instalação de uma pia, para a qual adicionalmente é utilizado um selante.

Aconselhamento profissional

Recentemente, muitos proprietários preferem fazer a instalação dos móveis de cozinha com as próprias mãos, o mesmo se aplica às bancadas. Para montar o fone de ouvido sozinho, sem a ajuda de especialistas, é importante levar em consideração as seguintes recomendações:

  • o transporte e a instalação de todas as peças devem ser feitos com cuidado para não danificar a superfície do material (principalmente para bancadas com brilho);
  • após os cortes, é imprescindível processar as bordas e selar;
  • antes da instalação, é necessário determinar com precisão a altura da estrutura, como padrão não deve ultrapassar 91 cm;
  • o corte pode ser feito tanto com serra (pela frente do produto) quanto com serra (pela parte interna);
  • grandes irregularidades podem ser facilmente removidas com uma lima;
  • o lavatório deve ser colocado de forma a que os armários por baixo possam ser fechados livremente.

Para informações sobre como instalar uma bancada na cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário