Fazendo bancadas de cozinha com suas próprias mãos
A confecção de bancadas de cozinha pode ser feita de diferentes maneiras. Depende do tipo de revestimento utilizado, tendo em consideração o conceito geral de estilística, bem como a capacidade financeira dos proprietários da casa. Às vezes, esta é uma medida forçada, que é antes uma renovação de uma estrutura antiga. O material deste artigo irá informá-lo sobre como uma bancada pode ser feita e quais são as principais etapas do trabalho.
Do que pode ser feito?
Os materiais para fazer ou atualizar uma mesa podem ser diferentes. Ao mesmo tempo, ao escolher um ou outro tipo, é necessário levar em consideração que a carga principal recairá sobre o tampo da mesa. Além de uma superfície de trabalho suficiente, você precisa escolher um material que seja resistente à abrasão e danos mecânicos. Além disso, você precisará garantir que as matérias-primas para o revestimento sejam selecionadas com base em considerações de resistência à umidade e facilidade de manutenção.
É importante observar que todos os materiais são caracterizados por diferentes espessuras, que determinam o peso da bancada acabada. Esse fator é outra nuance a que você precisa prestar atenção na hora de escolher a matéria-prima do revestimento. Uma bancada pesada pressiona com força as paredes do conjunto de cozinha, acelerando assim o seu desgaste. Considere várias opções de materiais que estão em demanda dos compradores.
Feito de madeira
Como matéria-prima amiga do ambiente, a madeira é esteticamente agradável. A bancada de madeira pode ser feita de tábuas ou tábuas prensadas. No entanto, como o MDF, ele tem medo de água, deformando-se com a umidade constante. Mesmo que o tampo de uma mesa de madeira tenha uma película protetora, essa mesa não será durável. Claro que a madeira é melhor e mais durável do que as lajes prensadas, mas é inferior à pedra, tem medo de cortar objetos e precisa de cuidados constantes.
De ladrilhos
A bancada em azulejo da cozinha é prática e mantém um aspecto apresentável durante muitos anos. A telha não tem medo de umidade, resistente à formação de fungos, e pode durar mais de 10-15 anos. Este material é capaz de imitar diferentes texturas, por exemplo, você pode comprar variedades para uma pedra. Dependendo do tipo, o material pode ter uma película protetora que resiste à abrasão. O ladrilho não desbota durante todo o período de operação. A desvantagem de tal bancada são as costuras em que a sujeira fica entupida e que não gostam de contato com produtos químicos agressivos.
De grés porcelânico
Este material é considerado o melhor e mais resistente para a fabricação de bancadas de cozinha. As dimensões de tais pratos são maiores em comparação com a cerâmica, enquanto o material imita perfeitamente a textura da pedra, o que permite adicionar notas de alto status ao interior da cozinha. O grés porcelânico se distingue por sua confiabilidade e durabilidade, tais tampos de mesa são indeléveis e resistentes a danos mecânicos.
Outros materiais
Muitas vezes, ao pensar em um material para a bancada de uma cozinha, a escolha recai sobre o concreto e a pedra. O tampo da mesa pode ser acrílico, laminado ou mosaico. Quanto ao mosaico, é aconselhável utilizá-lo nas laterais da placa de trabalho, porque também aqui as costuras entre os mosaicos podem ser um problema. É bem possível com um mosaico atualizar as laterais de uma mesa existente que precisa ser reparada nas bordas laterais.
O laminado não pode ser considerado um tipo de material durável e de alta qualidade, pois pode deformar durante a operação. Uma bancada de pedra é bonita o suficiente, mas torná-la em casa não é tão fácil. O trabalho envolve o corte em um determinado tamanho, processamento de bordas, colagem de peças individuais, além de lixamento, que pode levar mais de uma hora de trabalho.
Tipos
As bancadas da cozinha são diferentes. Convencionalmente, esses produtos são divididos em variedades lineares e angulares. É mais fácil fazer os primeiros, pois neste caso não é necessário levar em conta a curvatura do canto, o que muitas vezes complica o fluxo de trabalho. Isso é especialmente verdadeiro para bancadas de azulejos, que apresentam qualquer curvatura da parede ao não combinar as juntas dos azulejos.
Na verdade, se tudo é simples com variações lineares, as bancadas de canto podem ter não apenas uma forma lacônica, mas também complexa. Por exemplo, a bancada pode ter cantos arredondados, o que proporciona segurança ao se deslocar pela cozinha em um pequeno espaço. Além disso, o modelo do canto, de acordo com o desenho, pode ser composto por três figuras convencionais: dois retângulos e um quadrado no canto com canto chanfrado. Dependendo do tipo, o tampo da mesa pode ser monolítico ou composto de peças. Encaixando em produtos de madeira e MDF, o cartão pode ser sem costuras. É geralmente aceito que serrar é uma opção mais avançada tecnologicamente, portanto, produtos monolíticos para cozinhas de canto são mais uma raridade do que uma regra comum.
Como fazer de concreto?
Para dar a uma bancada de concreto artesanal um visual chique com textura de mármore, além dos acessórios necessários, você terá que cuidar da presença de uma lixadeira. Para o trabalho, é necessário preparar compensado (aglomerado), tábuas, um perfil de alumínio, areia, brita, arame de reforço. Além disso, durante a fabricação, você precisará de um selante, cola de montagem, óleo secante e tinta para concreto.
Em primeiro lugar, com a ajuda de tábuas, realiza-se a cofragem com uma espessura igual ou superior a 4 cm. As folhas de papelão são cortadas no tamanho certo, as laterais são instaladas e fixadas com parafusos auto-roscantes. Os pontos de fixação das vigas e compensados são derramados com gel de silicone - isso excluirá a entrada de concreto nas fissuras. A fôrma é tratada por dentro com óleo de linhaça para evitar a adesão da solução às placas.
Como reforço, deverá ser utilizado arame de no máximo 8 mm de espessura. Com ela é feita uma treliça um pouco menor que o tamanho da fôrma e colocada em um recipiente, no fundo do qual a cola já foi derramada. A grade é colada ao compensado. Depois que a cola está completamente seca, a argamassa de concreto é despejada na fôrma. Para a sua preparação, cimento, brita e areia são misturados na proporção de 1/2/2. Para melhorar a qualidade da solução, é adicionado um plastificante. O corante deve ser adicionado à solução na proporção de 10 kg 0,2 kg, deixando um pouco para a placa acabada.
Todo o excesso é eliminado com uma espátula. Em seguida, a bancada é coberta com polietileno por cerca de uma semana. Após a secagem completa, a superfície é lixada até ficar lisa e colocada sobre uma velha mesa de cozinha. Antes disso, o antigo tampo da mesa é desmontado e o corpo é reforçado com suportes feitos de barras. Você pode instalar o fogão em seu lugar permanente.
Como fazer você mesmo em papelão?
Para fazer essa bancada, vale a pena preparar placas de aglomerado para a superfície de trabalho. No trabalho, você precisa usar material de grau 1 com um número mínimo de defeitos visuais. Para que uma mesa de aglomerado seja mais durável, ela deve ser monolítica. Antes de proceder com a marcação na placa, prepare um desenho com as dimensões aplicadas, buracos para pias, ladrilhos. Em seguida, as dimensões são transferidas para placas de aglomerado, o material é serrado em uma serra de vaivém com facas do tamanho desejado em casa. Caso contrário, use uma serra com lâmina afiada. Para uniformidade do corte, bem como para excluir o aparecimento de lascas e rebarbas, fita adesiva é colada ao longo da linha de corte.É preferível usar uma lâmina com dentes finos no trabalho.
O composto preparado recebe a forma necessária. Para fazer isso, esmerilhe as pontas e os cantos, verifique se a superfície está nivelada e lisa. Se forem encontradas irregularidades, o lixamento é executado “abaixo do nível”. Nesta fase, é utilizada uma lixa.
Em seguida, passam para a fase de impregnação do compósito, posteriormente decorando a superfície ou acabamento. O tampo da mesa é tratado com camadas de proteção e, depois de seco, é envernizado em várias camadas. Além disso, cada camada é aplicada somente após a secagem da anterior. Antes do revestimento, é imperativo aplicar uma camada de primer ao compósito. Só depois de seca a laje pode ser pintada.
Alguns artesãos usam tinta para madeira ao fazer bancadas de aglomerado. Esta substância é adequada para a impregnação de placas de aglomerado, esta composição normalmente seca em 10-12 horas a partir do momento da aplicação. O envernizamento deve ser feito com verniz à base de água. As pontas são processadas com folheado ou borda de melanina.
Execução de blocos
A bancada de azulejos é colocada sobre duas camadas de madeira compensada, cujas camadas devem ser coladas. Para melhorar a qualidade da bancada acabada, as lajes devem ser tratadas com um impermeabilizante. A conveniência dessa tecnologia é o fato de que a bancada pode ser maior do que a superfície original. Na etapa inicial do trabalho, são feitas medições e o material é selecionado de forma a minimizar o número de cortes.
Se você planeja atualizar uma bancada antiga, você pode usar o pedestal da unidade de cozinha. Caso contrário, vale a pena usar um escudo de aglomerado pintado. É necessário cortá-lo com serra circular atendendo às dimensões exigidas. Após o corte, as bordas do suporte devem ser tratadas com impregnação de madeira resistente à umidade. Você pode aplicar uma camada de massa de óleo. Antes disso, a fita adesiva é colada nas bordas. A seguir, as pontas são limpas com lixa e pintadas com tinta a óleo.
A montagem é realizada por meio de cantos metálicos, buchas e parafusos. Antes de começar a colar o cartão com ladrilhos, é necessário cobri-lo com uma impregnação resistente à umidade usando um pincel com cabelo natural. Em seguida, é aplicado óleo de secagem. Depois de secar, você pode começar a revestir a superfície com ladrilhos de cerâmica.
É melhor usar cola sobre base acrílica ou epóxi, pois o cimento não adere bem à madeira. O assentamento é feito em camada de pequena espessura, distribuindo a massa adesiva com espátula dentada. O trabalho começa pela frente e vai até a parede (borda traseira). As próximas fileiras são colocadas de ponta a ponta até as pontas da primeira. No trabalho, use cruzes ou grampos especiais.
As extremidades do tampo da mesa são enobrecidas com ripas de madeira ou mosaicos. Na etapa final de enfrentamento das bancadas, as costuras são friccionadas com uma mistura especial de rejuntes. Em seguida, esperam que o rejunte seque e usam uma esponja comum para retirar o excesso, polindo a superfície do revestimento. O tampo da mesa está pronto.
Recursos de instalação
Apesar da aparente simplicidade e clareza de instalação, a fabricação e instalação da bancada têm suas próprias nuances. Por exemplo, raramente é possível realizar esse trabalho por conta própria. Isso é possível se o dono da casa tiver experiência nesse tipo de obra e conhecer exatamente todas as complexidades do processo. Quando um amador começa a trabalhar, e até ignora aspectos importantes do trabalho, o resultado final ficará longe do desejado.
Para começar a trabalhar, você precisa escolher a base certa para a futura bancada. A este respeito, é mais fácil fazer de forma independente um acessório de folheado, madeira ou aglomerado. Algumas pessoas o constroem de pedra. Você pode ladrilhar concreto, mas apenas se tiver pelo menos as habilidades básicas para esse tipo de trabalho. Para colocar a bancada no seu lugar e não ter medo de quebrar o fone de ouvido, é necessário reforçar os móveis. O mais pesado será uma bancada de pedra. Você terá que instalá-lo com um assistente.Ao instalar você mesmo a bancada, deve-se ter em mente que a borda da superfície precisa ser processada, independentemente do tipo de material selecionado.
As pernas dos pedestais do piso também precisam de atenção, para o ajuste que os artesãos costumam usar ao nível do edifício. Se necessário, calços de ajuste ou gaxetas de plástico são colocados sob eles. Na hora de instalar, não se esqueça do selante, tratando com ele as áreas necessárias, bem como a borda posterior do tampo da mesa.
Já a instalação do recuperador pode ser feita de duas formas. No primeiro caso, é empurrado contra a parede. Para outra instalação, é feita uma folga de 5 mm. O instalador escolhe a opção necessária por conta própria com base em suas preferências. No entanto, você também pode levar em consideração a quantidade de saliência da bancada acima do gabinete.
Ao instalar uma laje de concreto, você precisa definir o nível de todos os gabinetes. Só então uma base de aglomerado ou madeira compensada pode ser colocada sobre eles. Antes de instalar a cofragem, a base deve ser devidamente fixada. Não devemos esquecer a cerca do local para a pia. Substituir a bancada não se limita a desmontar a laje antiga. Também é importante limpar a pia, o rodapé e todas as conexões. A bancada antiga deve ser removida com cuidado para não danificar as superfícies do conjunto de cozinha. As dimensões da nova laje devem corresponder exatamente aos parâmetros originais, caso contrário, podem surgir dificuldades durante a instalação.
Você precisa instalar um novo fogão da mesma forma que o de produção foi instalado. Além do fato de que você terá que manter um nível idêntico, você precisa garantir que o tampo da mesa não se projete contra o fundo geral, mesmo levando em consideração os elementos finais. Se o tampo da mesa for pequeno, não deve ser destacado contra o fundo geral com uma largura. As arestas obtidas como resultado do trabalho necessitam especialmente de selagem se a superfície do produto for laminada. As juntas de canto no trabalho com pedra devem ser fechadas adicionalmente por meio de perfis de alumínio. Neste caso, o furo para pia é feito na etapa final da fabricação da bancada.
Para obter informações sobre como fazer uma bancada de cozinha de cimento com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.