Largura padrão da bancada da cozinha
Conjuntos de cozinha estão em todas as casas. Mas poucas pessoas se perguntaram por que o tampo da mesa tem exatamente esses parâmetros e nenhum outro. Essas sutilezas geralmente surgem ao fazer o pedido. Portanto, antes de ir ao salão de móveis de cozinha, é melhor saber de que largura as bancadas são produzidas e de quais fatores isso depende.
Tamanhos padrão
A largura do móvel geralmente se refere à distância entre eles. Se considerarmos o exemplo de um fone de ouvido localizado ao longo das paredes, esse é o espaço da borda frontal do móvel até a parede, que também pode ser chamado de profundidade.
As dimensões do tampo da mesa dependem das seguintes características:
- material;
- tipo de fixação;
- configuração e enchimento da cozinha.
A largura da bancada, como suas outras dimensões, é diferente e depende do material.
Por exemplo:
- para a versão com plástico resistente ao calor (à base de aglomerado com impregnação resistente à umidade), pode ser de 600, 900 e até 1200 mm;
- por pedra e madeira - até 1 metro.
Cada material tem suas próprias propriedades e possibilidades de processamento. Nem toda mesa pode ser cortada para atender às necessidades do cliente. Por exemplo, alterar os parâmetros de uma árvore é mais fácil do que de um painel de madeira - devido à sua estrutura heterogênea. É daí que vêm os valores padrão. Existem outras nuances também.
Normalmente, os fabricantes de móveis compram lonas prontas que têm certas dimensões de largura e comprimento e as cortam nas peças desejadas. Ao fazer pedidos em grandes fábricas, esteja preparado para o fato de que elas possuem sua própria tela padrão, adaptada a todas as partes dos móveis de cozinha. Isso se deve ao grande volume de produção. É simplesmente não lucrativo para eles reconfigurar frequentemente as máquinas e fazer uma mesa de 65 ou 70 cm de largura em vez de 60.
Há um padrão - quanto mais pesado o material, mais fixadores confiáveis são necessários para ele. Para montagens na parede, o tampo da mesa deve ser estreito e leve. Uma lona larga e pesada deve ser instalada apenas sobre uma base em forma de seções, pedestais e módulos semelhantes. Conforme a configuração, as telas podem estar localizadas em linha reta ou com a formação de um ângulo. Para tampos de mesa de seções de canto chanfradas, também existem padrões (com lados de 900 mm). Alguém pensará que esse segmento é muito grande e irracional. Mas reduzir os lados para 800 ou 700 mm tornará a porta de seção de canto muito estreita e inconveniente para usar.
Para tampos de trabalho retos, a largura padrão é 600 mm. Ele se projeta um pouco além da borda das seções inferiores, uma vez que sua profundidade é geralmente 510-560 mm. Esse valor não é acidental, pois muito depende do conteúdo da cozinha. Agora é usado um grande número de aparelhos embutidos (geladeiras, fogões, fornos), que são projetados especificamente para esses parâmetros.
Além disso, com uma tela menor, uma geladeira ou fogão independente se destacará fortemente, violando a integridade da percepção dos móveis, e será impossível embutir uma pia padrão. Esta largura também é ideal devido à instalação de elementos extensíveis completos. Se for menor, será ridículo instalar gavetas rasas - elas afetarão significativamente o custo dos móveis, mas ao mesmo tempo sua capacidade será mínima.
Largura personalizada
Não pense que todas as cozinhas são feitas com os mesmos padrões. Os fabricantes de móveis os criam eles próprios e muitas vezes os consideram uma vantagem única.Outra coisa é quando você tem que se desviar dos parâmetros ótimos por outros motivos, descritos a seguir.
Problemas devido à natureza da sala
A primeira coisa que os designers enfrentam são os canos. Nem sempre é possível abaixá-los na área das pernas ou escondê-los atrás da parede de gesso. Os tubos requerem um aumento de largura até cerca de 650 mm. Isso também deve incluir soquetes.
Outra dificuldade é causada por todos os tipos de caixas, bordas, dispositivos de aquecimento e peitoris de janela. Nesse caso, você pode resolver o problema fazendo uma bebida na mobília. Porém, se a caixa estiver localizada no local de equipamentos, pias ou elementos extensíveis, isso não poderá ser feito. Vale alertar que a largura máxima, se o acesso ao tampo da mesa for possível apenas por um lado, não pode ser superior a 80 ou 90 cm, caso contrário, será difícil retirá-la e retirar objetos colocados no fundo.
Design incomum do conjunto de cozinha
Fachadas curvas e onduladas requerem mais profundidade. O mesmo se aplica aos casos em que a parte central é destacada. Ao mesmo tempo, as peças que não foram afetadas pelo aumento geralmente permanecem o padrão. Você não pode reduzi-los, caso contrário, as seções inferiores não caberão sob eles.
Adicionando itens
Isso inclui ilhas, bem como contadores de barra, que podem ter formatos diferentes - redondos, retangulares, em forma de gota ou com arredondamentos de raios diferentes.
Usando uma bancada estreita
Se a sala for pequena, as secções inferiores e a bancada que as cobre podem ser estreitadas (até 50 cm). Alguns fabricantes fazem isso para não perder clientes. E se na foto essa cozinha parece bastante aceitável, então, na prática, você pode encontrar uma série de problemas.
- É necessária uma pia menor e apenas os modelos com dois queimadores são adequados para fogões.
- O refrigerador próximo ao fone de ouvido ficará significativamente saliente para a frente. Não é muito bonito e parece aconchegante do lado de fora.
- A capacidade de tais seções será menor.
- E também a área de trabalho do tampo da mesa diminuirá.
Nesse caso, é melhor resolver o problema de forma diferente. Às vezes, parte da bancada é deixada padrão e parte é feita mais rasa. A mesma técnica é usada em situações em que o conjunto de cozinha é muito longo. Ou quando vai para um estojo ou aparador raso. Isso é feito usando uma seção chanfrada com uma bancada de formato semelhante. Isso torna a transição de 60 para 40 cm menos áspera. Para torná-lo mais esteticamente agradável, é melhor usar um tampo de mesa não com um chanfro, mas com uma onda. No entanto, essa opção custará significativamente mais.
Acontece também que parte da cozinha do canto é menos larga. Claro, não aquele em que os eletrodomésticos estão localizados, mas com módulos convencionais. Aqui também é possível fazer a diferença na altura, principalmente se essa parte estiver envolvida no zoneamento da sala. Uma tela estreita pode ser usada para um balcão de bar, mas já de forma reta.
Obviamente, existem muitas opções para desviar dos padrões e elas não são incomuns. Mas antes de escolher uma opção fora do padrão, você precisa avaliar não só sua aparência, mas também conveniência, praticidade e preço acessível.
Como saber a largura da bancada da cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.