Tomadas na bancada da cozinha: características e variedades
A cozinha é uma das áreas de renovação mais interessantes. No processo de sua transformação, é possível mostrar não só o gosto individual, mas também o conhecimento das tecnologias modernas. Atualmente, há um grande número de propostas para a possível modernização de cozinhas para um uso confortável e fácil. Uma ideia nova é instalar tomadas elétricas embutidas em móveis de cozinha. Neste caso, você pode escolher entre várias opções para o projeto e instalação de tais equipamentos elétricos.
Peculiaridades
Existem certas regras para a instalação de tomadas, ditadas pela facilidade de manuseio e segurança. É considerado ideal colocar as tomadas em uma posição que todos os utensílios de cozinha possam estar localizados em três níveis:
- fundo;
- média;
- superior.
Aparelhos como máquina de lavar, lava-louças, forno ou fogão elétrico podem ser atribuídos ao nível de conexão inferior.
Na camada intermediária estão os eletrodomésticos que podem ser colocados na bancada:
- máquina de café;
- Chaleira elétrica;
- torradeira;
- liquidificador;
- forno elétrico;
- microondas;
- multi fogão.
Equipamentos como capôs, sistemas de iluminação e ar condicionado são encaminhados para o nível superior.
A bancada possui tomadas para eletrodomésticos de nível médio. Eles podem ser afundados na superfície de trabalho da mesa ou colocados em um avental. Esta é a opção mais popular para a instalação de unidades embutidas em móveis de cozinha.
Variedades
Como o uso de cabos de extensão na cozinha cria inconvenientes ao mover e preparar os alimentos, os soquetes embutidos são populares entre as donas de casa. Tais dispositivos, dependendo da localização, são divididos em dois tipos:
- vertical;
- horizontal.
As tomadas verticais podem ter uma variedade de configurações de conector. Nos modelos inferiores, os garfos podem ser posicionados em toda a circunferência e, nos superiores, simplesmente vão de cima para baixo.
Com uma disposição horizontal, pode haver vários locais para um plugue convencional. Mas existem tipos de soquetes com um conector para plugue padrão e portas USB adicionais, ou seja, locais para conectar a Internet e saídas HDMI.
Há também uma divisão dos soquetes embutidos na mesa pelo tipo de características de design:
- retrátil;
- girar.
Os modelos retráteis podem girar 360 graus em torno de seu eixo e podem girar apenas na metade - 180 graus. Esses tipos de dispositivos geralmente têm uma luz de fundo embutida.
Os soquetes giratórios são considerados mais confiáveis e duráveis. Mas é necessário observar algumas dificuldades que podem surgir ao conectar tipos laterais de plugues.
Independentemente do tipo, os soquetes integrados têm várias vantagens em relação a um cabo de extensão. E o principal é a capacidade de organizar de forma eficaz o espaço de trabalho na mesa da cozinha, mesmo que as suas dimensões sejam pequenas e a configuração seja atípica. Além disso, a aparência de tal dispositivo é muito mais moderna e esteticamente agradável. A estrutura funcional dos soquetes embutidos é uma ordem de magnitude superior, assim como o nível de segurança. E isso é especialmente importante em condições em que a umidade está periodicamente presente perto do dispositivo. A segurança também é importante quando há crianças pequenas em casa.
Fabricantes
A produção de tais dispositivos avançados foi dominada principalmente por países europeus.
Os produtos da mais alta qualidade são produzidos nos seguintes países:
- Alemanha;
- Suécia;
- Itália.
Também existem aparelhos fabricados na China à venda. No entanto, o nível de confiabilidade e segurança dos dispositivos chineses é muito inferior ao dos europeus. A sua utilização pode ser preocupante com a ocorrência de curtos-circuitos ou avarias da caixa, feita de plástico barato.
A Evoline se destaca dos fabricantes alemães no mercado interno.
Ele oferece uma ampla gama de unidades integradas:
- soquetes abertos;
- blocos verticais;
- dispositivos retangulares horizontais;
- dispositivos cilíndricos de tipo horizontal.
Uma das empresas suecas mais famosas é a Kondator. Os designs de seus blocos são equipados com conectores para diversos fins. Com um grande número de eletrodomésticos, esta opção é a mais funcional.
A empresa italiana Simon também oferece unidades integradas de funcionalidade aumentada para consumidores domésticos. Esses dispositivos podem ser colocados não apenas na bancada da cozinha, mas também em móveis de escritório.
Escolha
Para que a unidade embutida seja melhor combinada com o tampo da mesa e, ao mesmo tempo, o mais funcional possível, há várias condições-chave a serem consideradas.
- A potência total de todos os aparelhos elétricos que devem ser usados. Isso é necessário para não causar sobretensão no apartamento (casa).
- Uma carga única que uma unidade específica pode suportar. Essas informações devem ser incluídas nas instruções do dispositivo.
- O número e tipo de conectores necessários. Este indicador depende se uma TV, a Internet ou apenas eletrodomésticos devem funcionar na cozinha.
- Disponibilidade de funções adicionais. Por exemplo, puxando o plugue quando o aparelho está desligado. Isso não só é muito conveniente por si só, mas também ajuda a não deixar os dispositivos ligados.
- A cor e o padrão da tampa do móvel embutido, que deve combinar com a bancada, ou combinar com os detalhes do conjunto de cozinha. Por exemplo, com alças.
- Empresa de manufatura. A funcionalidade, estilo, durabilidade e segurança do dispositivo dependem deste item.
É melhor comprar dispositivos de empresas cuja marca é conhecida há muito tempo. Neste caso, pode ter a certeza da elevada qualidade dos aparelhos, uma vez que empresas de renome valorizam a sua reputação. Além disso, esta opção permite obter uma garantia do fabricante, para que em caso de defeito possa efetuar a troca ou devolução da mercadoria sem grandes dificuldades.
No entanto, não confie totalmente no fabricante ou vendedor. No momento da compra é necessário, no entanto, realizar uma inspeção preliminar do produto. Não deve haver nenhum dano mecânico, como lascas ou rachaduras.
Você também precisa prestar atenção especial à rotulagem do bloco. Ele pode ser usado para determinar a autenticidade da marca. Grandes empresas fazem isso usando estampagem, não selos de tinta ou adesivos.
Vale a pena conferir o equipamento do aparelho. Todas as conexões e fixadores devem estar no kit. Caso contrário, você deve informar imediatamente o vendedor sobre a falta. Afinal, após a compra, será difícil comprovar a ausência de componentes.
E por último, o principal é verificar o funcionamento da tomada. O vendedor é obrigado a demonstrar que a unidade está funcionando corretamente, conectando-a ao conector elétrico.
Instalação de tomadas embutidas
O primeiro passo para instalar um soquete embutido é marcar o orifício para o dispositivo, que então precisa ser cortado. Se o furo for um círculo, então uma broca com um bico redondo especial do diâmetro necessário pode ser usada para o trabalho. Se o encaixe tiver uma forma angular, então uma serra de vaivém com uma lima adequada é usada para o trabalho.
Em seguida, por meio de fechos especiais que devem ser incluídos no conjunto, o bloco é fixado no orifício do tampo da mesa. Obviamente, planejar a localização da tomada ao projetar um fone de ouvido é a opção ideal. Isso facilita muito o planejamento do processo de conexão do equipamento, levando em consideração as especificidades do modelo. Os fios elétricos podem ser escondidos dentro de uma mesa ou armário. Com essa instalação, você precisa fixá-los com clipes de plástico especiais ao longo da superfície interna do móvel para que não fiquem pendurados.
Além disso, você pode colocar os fios em uma caixa especial, o que não só cria outra camada de isolamento, mas também ajuda a complementar o visual limpo e estético da cozinha. Uma boa opção pode ser brochar os fios sob o rodapé.
As tomadas embutidas se encaixam perfeitamente no interior de qualquer cozinha e ajudam a preservar o máximo de espaço necessário para cozinhar e relaxar.
Para obter informações sobre como transformar um bloco de tomada de cozinha em uma bancada, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.