Características de bancadas em madeira para a cozinha
Escolher uma bancada de cozinha é sempre uma tarefa complicada, envolvendo não só a escolha do modelo e do material, mas também a cor, o tamanho e a qualidade. Esta é uma das áreas mais úteis da cozinha, por isso tem muitas influências mecânicas e térmicas. As bancadas de pedra (artificiais ou naturais) são muito duráveis, abrem uma série de possibilidades de uso: não têm medo da umidade, efeitos da temperatura, são mais fáceis de manter e praticamente não riscam, mas no segmento de preço são caras. As bancadas de concreto parecem bastante específicas no interior de um apartamento comum, onde costumam ser cozidas e se deformam facilmente sob as influências da temperatura.
As bancadas de madeira são muito bonitas, atraem com sua naturalidade, mas são caras., se você selecionar madeira, verniz e outros líquidos estáveis e de alta qualidade que evitem a ocorrência de vários defeitos durante o uso. As bancadas imitadas em madeira são consideradas mais familiares e mais fáceis de escolher para a cozinha. Eles diferem em resistência relativa, orçamento, dependendo do material, eles não respondem a altos níveis de umidade no ar. Além disso, a madeira confere à cozinha um aconchego, naturalidade e adapta-se a vários estilos: country, loft, Provence.
Placa de aglomerado laminado ou bancadas de MDF
Aglomerado - aglomerado - é uma aparas prensadas de madeira caducifólia e conífera, misturada com resina de origem sintética. MDF - placa de fibra de média densidade é uma placa de fibra, prensado a seco de cavacos finos em alta temperatura e pressão. Em teoria, parece que esses materiais são iguais, mas visualmente eles podem ser distinguidos. No MDF, há uma superfície mais lisa e uniforme, o corte é mais denso, ao contrário do aglomerado, onde se encontram os cavacos.
Nota: MPF é mais fácil de trabalhar, é mais fácil de cortar e deixa uma quantidade mínima de aparas.
Em qualquer base - aglomerado ou MDF - uma camada de polímero (filme) com textura de madeira na parte externa é colada na parte superior. Proporciona penetração mínima de umidade no interior, protege a bancada de danos mecânicos e desempenha um papel decorativo, que se torna o principal motivo da escolha.
Uma desvantagem significativa do piso laminado é que essa imitação de madeira parece barata e imediatamente chama a atenção.
De uma forma ou de outra, essa categoria de bens ainda está sendo alvo de atenção devido ao seu baixo custo.
Bancadas folheadas
No centro de tal tampo de mesa está um escudo feito de MDF ou madeira barata. O tampo é revestido com folheado decorativo de madeira natural, o que torna o aspecto geral mais natural, mas aumenta o risco de deformação do folheado durante a utilização. O custo difere do tampo da mesa laminado em uma direção maior. O folheado de baixa qualidade pode descascar da base, portanto, dê uma olhada mais de perto na qualidade do material e dos artesãos. Preste atenção aos materiais certificados. Lembre-se que com o tempo, o revestimento pode perder sua aparência original, portanto, o envernizamento do folheado é a melhor proteção contra influências externas.
Sem verniz, o verniz requer restauração e manutenção regulares se você quiser manter uma aparência decente na bancada.
A principal vantagem do folheado é a camada superior natural. Dá um aspecto natural e nobre à bancada.
É mais fácil restaurá-lo em um ambiente doméstico, por exemplo, por trituração. Este movimento não funcionará com um filme de polímero - você só precisa substituí-lo.
Vantagens e desvantagens
Uma vantagem inequívoca das bancadas de madeira é seu preço - é 2 vezes mais barato do que o material natural. E também são mais estáveis sob estresse térmico e mecânico do que a madeira natural. Graças à variedade de cores e tonalidades, pode facilmente escolher um revestimento de bancada para o estilo de cozinha que mais gosta.
Também deve ser lembrado que esses tipos de bancadas são ecológicos e fáceis de instalar.
As desvantagens incluem:
- não é tão forte quanto pedra ou bancadas de madeira, então sua vida útil é muito menor;
- não tolera o contato com pratos quentes;
- a própria base (não forrada com laminado) tem medo de umidade;
- uma bancada tipo madeira laminada é mais difícil de restaurar - é mais fácil mudar o revestimento do que restaurar a camada de filme, e o revestimento principal é invulnerável durante a operação, se apenas envernizado;
- parece menos natural do que madeira.
Características das bancadas
As dimensões da bancada são sempre escolhidas individualmente, pois tudo depende do móvel ao qual será fixada, das dimensões da cozinha e dos desejos pessoais. Se o móvel foi feito de acordo com suas medidas para uma maior ergonomia e funcionalidade da cozinha, as dimensões dos demais elementos devem ser levadas em consideração ao instalar a bancada. Basicamente, a espessura do tampo da mesa é de 18, 28, 38 e 50 mm.
Os tampos de mesa 28, 38 e 50 mm são instalados para armários de cozinha, e para os "aventais" da área de trabalho com espessura de 18 mm. A largura ideal é de cerca de 600 mm, o comprimento é de 3 a 4,1 m.
Para evitar o inchaço da superfície, deve-se seguir as instruções de instalação, utilizando a ponta de alumínio e tiras de união e um selante para selar todas as costuras.
Assim, a umidade não entra na bancada e ela não incha depois de um mês de cozimento ativo na cozinha.
Seleção de material
Felizmente, devido ao baixo preço das bancadas com aparência de madeira, há uma grande variedade. Você pode escolher o desenho mais diferente de aglomerado laminado sob uma árvore ou MDF com cobertura de chave. A opção de maior sucesso para a cozinha é o carvalho, mas espécies de árvores decíduas, por exemplo, nogueira, bétula, amieiro, também são adequadas. Você não deve escolher o pinho - as fibras macias têm um efeito prejudicial na resistência ao desgaste da superfície, por isso são as mais baratas em comparação com outras espécies.
Preste atenção à harmonia de cores dos móveis e das bancadas.
Se os tons de branco ou bege claro prevalecerem na cozinha, as bancadas em bege claro ou marrom claro serão sempre adequadas.
Regras de cuidado
Não derrame água na superfície, deixe lenços umedecidos ou toalhas, assim como pratos quentes - isso encurtará a vida útil. Use uma tábua de cozinha para cortar alimentos. Após a limpeza úmida da superfície, certifique-se de limpá-la novamente, mas desta vez com um pano seco.
Conhecendo todas as sutilezas na hora de escolher e instalar uma bancada de cozinha, será mais fácil para você escolher o material certo.
Concentre-se nos seus sentimentos e preferências quanto à cor - isso não deve incomodá-lo, porque esta é a sua área de trabalho durante o cozimento e outras manipulações.
Para mais informações sobre bancadas de cozinha em aglomerado, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.