Características e sutilezas da seleção de bancadas de plástico para cozinha
Ao equipar a cozinha, muitos procuram bancadas elegantes, práticas e econômicas que sejam fáceis de trabalhar. Os produtos plásticos atendem a esses e muitos outros requisitos. Graças a eles, você pode equipar não só uma área de trabalho estética, mas também funcional. O plástico "imita" perfeitamente os materiais naturais, mas é muito mais barato.
Características distintas
As bancadas de plástico para a cozinha são telas, cuja fachada é uma camada de MDF ou aglomerado. O plástico CPL ou HPL é usado como camada protetora e decorativa. Diferentes modelos podem ter diferentes valores de espessura de um determinado acabamento, o que afeta a resistência e a durabilidade da tela.
A qualidade da bancada será amplamente determinada pela tecnologia de sua produção e o tipo de plástico utilizado. Por exemplo, Os produtos CPL têm um desempenho "mais fraco". Eles são instáveis a altas temperaturas e cargas de energia.
As superfícies HPL são conhecidas por sua maior confiabilidade. Eles são capazes de suportar a exposição de curto prazo a indicadores de alta temperatura (mais de 200 graus) e, além disso, são resistentes ao estresse mecânico.
Os espaços de trabalho de cozinha baseados em HPL são mais populares entre os consumidores.
É sobre eles que será discutido mais adiante.
Tecnologia de produção
Para a fabricação de bancadas, os fabricantes utilizam lonas maciças de aglomerado. De cima, é coberto com plástico HPL especializado. É feito por prensagem de papel kraft impregnado com várias resinas. Apesar da finura da camada plástica decorativa (de 0,4 a 0,8 mm), ela é capaz de fornecer alta resistência ao produto acabado.
Para obter uma bancada de cozinha, as empresas de manufatura costumam usar postforming. Este é um método em que 2 materiais são combinados (neste caso, aglomerado e plástico) quando expostos a altas temperaturas e pressões. Graças a este método, a camada de polímero "penetra" suavemente em todas as bordas da superfície. O resultado é um produto com uma superfície perfeitamente lisa e sem costuras.
Dimensões (editar)
Basicamente, os fabricantes se dedicam à fabricação de bancadas de plástico com duas espessuras: 28 e 38 mm. As características desses dois produtos serão quase as mesmas. No entanto, o custo de uma superfície com espessura de 38 mm custará cerca de 1,5 vezes mais.
Se o comprador estiver interessado na opção mais confiável, os especialistas aconselham examinar mais de perto os modelos com espessura de 6 cm feitos de MDF leve ou aglomerado. Na venda gratuita, eles não são tão comuns - são feitos principalmente sob encomenda.
A largura da tela é um parâmetro padrão. Quase todas as lajes atingem 60 cm de largura. Ocasionalmente, existem opções no mercado, cujo indicador pode ser 30, 100, 120 cm.O comprimento dos produtos varia muito: de 244 a 420 cm.
Se a cozinha for reta, ela está equipada com um fogão sólido.... Diferentes modificações angulares são feitas organizando 2 bases.
Vantagens e desvantagens
As bancadas de madeira plástica têm um preço razoável, por isso são preferidas na hora de organizar cozinhas econômicas. À venda estão produtos que imitam várias madeiras: desde espécies baratas até espécies de elite.
Além disso, as superfícies podem imitar granito, mármore e outras pedras. Além do mais, variantes com várias cores são populares... A variedade de opções permite que você compre uma bancada de plástico para uma cozinha com qualquer estilo de interior.
As áreas de trabalho de plástico são resistentes à umidade. Graças a esse recurso, eles vão durar muito tempo, apesar do uso intensivo.
Além disso, existem outros benefícios importantes para essas bancadas.
- Resistência a danos mecânicos e abrasão... A superfície mantém a sua aparência original, mesmo que tenha sofrido impactos, quedas de utensílios de cozinha e outras influências.
- Alta resistência a ácidos alimentares e o vapor de água a que a área de trabalho da cozinha é frequentemente exposta.
- Estabilidade térmica... A bancada é capaz de entrar em contato com pratos quentes e não deformar. Nada acontecerá à superfície se você colocar rapidamente uma panela que acabou de ser removida do fogão.
- Durabilidade... Com os devidos cuidados, um revestimento decorativo pode reter sua estética por mais de um ano. Não desbota nem desbota ao sol, graças ao qual pode deliciar os proprietários com cores vivas e ricas durante todo o período de funcionamento.
Não leve em consideração apenas as vantagens do revestimento plástico - você precisa estudar as desvantagens. A desvantagem das bancadas de madeira é a sua "insegurança". Olhando para uma cozinha assim, você pode compreender imediatamente que a superfície de trabalho não é feita de madeira natural, mas de um material que se assemelha a ela. Portanto, é improvável que esses produtos sejam escolhidos por aqueles que estão acostumados a preferir o luxo.
A desvantagem também é considerada inadequada para reparo. Por exemplo, bancadas de pedra podem ser lixadas. Tal evento permitirá que você se livre de arranhões e abrasões e restaure a estética da superfície. Se o plástico estiver danificado, a única saída é substituí-lo completamente.... É mais fácil conseguir uma nova bancada.
Outra desvantagem é a possibilidade de penetração de umidade nas juntas, se tal for proporcionado pela modificação do produto. Nesse caso, a água entrará em contato com a base de aglomerado, o que levará ao seu inchaço. A base inchada é capaz de deformar a camada decorativa, o que exigirá a substituição da bancada.
A maioria das desvantagens descritas são relativas. Eles podem ser evitados aderindo às regras de operação de superfícies de trabalho de plástico.
Soluções de design
Para o acabamento da placa de aglomerado, o plástico pode ser usado em várias cores. Variações que imitam madeira podem reproduzir madeiras claras e mais escuras.
Além disso, os fabricantes tornam a superfície fosca ou brilhante. Os primeiros têm uma textura ligeiramente áspera, os segundos distinguem-se pelo brilho.
O que escolher - cada um decide por si mesmo. No entanto, antes de comprar, você precisa levar em consideração algumas das nuances relacionadas ao brilho:
- uma superfície brilhante é impraticável: manchas de um pano de cozinha, marcas de mãos, migalhas são visíveis nela;
- pequenas escoriações e arranhões serão fortemente visíveis na bancada brilhante;
- se o brilho não for cuidado adequadamente, perderá rapidamente sua aparência original.
Com uma superfície áspera, as coisas ficam melhores. Eles são mais práticos do que suas contrapartes brilhantes. Não há reflexos em tais bancadas, devido ao qual várias sujeira e traços de estresse mecânico são menos perceptíveis nelas.
Dicas do comprador
Para que o tampo da mesa sirva "fielmente" por mais de um ano e ao mesmo tempo retenha suas qualidades estéticas originais, é importante ouvir uma série de recomendações de especialistas.
- Os produtos mais duráveis são aqueles com pontas sem costura. Ocasionalmente, encontram-se à venda superfícies com bordas decorativas. É melhor recusar comprá-los: durante o funcionamento, a humidade penetra nas juntas, o que leva à sua descamação e deformação da laje da fachada.
- Se houver opção de produtos com espessuras diferentes da camada decorativa, é aconselhável comprar uma opção com um parâmetro grande. Esses produtos pertencem à produção alemã e italiana.
- Ao escolher uma bancada, você precisa prestar atenção à sua cor e desempenho estilístico. O produto deve ser combinado com a cozinha ou em harmonia com móveis e artigos de interior, por exemplo, com cortinas, papel de parede, linóleo. Observe que os tons claros são preferíveis aos escuros: respingos de água, gotas de graxa e outras sujeiras não são tão perceptíveis neles.
- Antes de comprar, é necessário solicitar ao vendedor certificados de qualidade dos produtos vendidos. Assim, o comprador poderá reduzir os riscos de adquirir um produto de baixa qualidade que não atenda às características declaradas pelo fabricante.
Para que a superfície de trabalho funcione o maior tempo possível, é necessário cumprir várias regras relativas ao seu funcionamento:
- para evitar arranhões, use tábuas de cortar ao cortar alimentos;
- para evitar o inchaço da camada decorativa, é necessário colocar os pratos quentes em suportes resistentes ao calor.
Essas regras simples ajudarão a manter a perfeição externa da área de trabalho por muito tempo.
Avaliações
O feedback dos compradores de bancadas de plástico é especialmente interessante para quem deseja adquirir esse produto para equipar sua cozinha. De acordo com as avaliações, a maioria das pessoas não se arrepende de sua escolha. Eles ressaltam que uma superfície de plástico é uma forma acessível de decorar uma cozinha de forma funcional e de bom gosto.
Entre as vantagens, os compradores observam:
- baixo custo;
- Resistência à umidade;
- boas qualidades decorativas;
- resistência à abrasão;
- facilidade de atendimento.
Dentre as deficiências, os compradores destacam uma escassa paleta de soluções de cores prontas. Ao solicitar os tons desejados, o custo do produto pode aumentar.
Em geral, os compradores deixam um feedback positivo sobre as bancadas de plástico. Para eles, esta é a melhor solução para quem está habituado a adquirir bens com uma relação custo / qualidade óptima.
Saiba mais sobre bancadas de cozinha em plástico no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.