Características das bancadas da cozinha em mármore e granito
Um dos elementos de decoração de cozinha modernos mais populares são as bancadas de pedra, que são uma superfície de trabalho. Eles não só parecem elegantes e caros, mas também apresentam recursos funcionais de alta qualidade.
Tipos de pedra
Recentemente, a pedra natural é freqüentemente usada para a fabricação de bancadas. As bancadas de pedra são feitas das chamadas lajes.
Uma laje é uma laje monolítica que foi extraída. Na maioria das vezes, a espessura dessa placa varia de dois a três centímetros, mas às vezes pode ser aumentada para 6 cm, para isso basta colar uma placa adicional.
Basicamente, granito ou mármore é usado para criar bancadas.
O granito é o mais popular no ramo de restaurantes, uma vez que é frequentemente utilizado para a produção destes racks ou cozinhas profissionais.
Isso se deve ao fato de que o granito é mais resistente a altas temperaturas e não se deteriora devido à exposição a produtos químicos.
O mármore é inferior em resistência ao granito, mas tem suas próprias vantagens. Por exemplo, quando uma pedra é exposta à água, um ambiente alcalino é formado em sua superfície, no qual as bactérias não podem se multiplicar.
Produtos de granito
As bancadas de granito na cozinha são um elemento de design caro. Não é apenas forte e durável, mas também perfeito para quase todos os interiores.
O granito tem padrões naturais únicos: de grão fino ou grosso, e a cor da pedra pode variar do claro ao preto.
Devido à sua cor natural, o granito fica bem em combinação com elementos internos de metal e madeira.
Via de regra, a espessura de uma laje de granito natural varia de 3 a 5 cm, podendo a própria laje apresentar-se em diversos formatos - oval ou redondo, quadrado ou assimétrico.
Ao escolher uma bancada de pedra natural, muitos clientes temem sua radioatividade. Em particular, isso se aplica ao granito.
Mas um pequeno nível de radiação está presente em cada pedra natural (e até no concreto). A radiação é tão pequena que não há necessidade de se preocupar.
Se você ainda se preocupa com este momento, ao escolher um material, poderá dissipar suas dúvidas com a ajuda de um contador Geiger.
Vários tipos de bancadas de granito são oferecidos para escolher, dependendo das preferências de gosto e estilo interior.
As bancadas podem ser:
- lustroso;
- fosco - macio ao toque;
- inclinado - estilo retro, quando o tampo da mesa ganha um aspecto antigo;
- tratado termicamente - uma laje de pedra é tornada áspera pela exposição a um jato de gás de alta temperatura.
Além disso, você pode escolher uma superfície de trabalho feita de pedra artificial ou o chamado granito fundido. Esse material é obtido pela mistura de lascas de granito com substâncias poliméricas. É difícil distingui-lo da pedra natural, e esse granito é ainda mais quente ao toque.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do granito é sua alta resistência.
O material é difícil de arranhar ou danificar, mesmo se você cortar alimentos sem uma tábua de cortar.
O granito resiste perfeitamente a altas e baixas temperaturas. Você pode colocar pratos quentes com segurança na superfície de trabalho de granito, a pedra não será danificada com isso.
Vários fatores são observados entre as desvantagens das bancadas de granito.
- Dificuldade de substituição. Se de repente uma parte da superfície for danificada, será quase impossível pegar uma laje semelhante, pois o granito natural tem uma tonalidade e um padrão únicos.
- Preço Alto. O processo de fabricação e instalação de uma bancada de granito é um empreendimento bastante caro. Portanto, encomendando uma superfície de granito, você não poderá economizar.
- Ótimo peso. A laje da bancada em granito é bastante pesada. Ou seja, tal superfície requer móveis de cozinha duráveis e de alta qualidade.
Como escolher?
Ao escolher, você precisa se concentrar em uma série de conselhos de especialistas.
- É necessário verificar com o fabricante qual a resistência da pedra a danos, umidade ou temperaturas extremas. As bancadas de pedra natural não devem ser manchadas pela água.
- Para a cozinha, você precisa escolher o granito com a superfície polida. Na ausência de polimento, graxa e sujeira se acumulam nos poros da pedra. Então, permanecerão na superfície de trabalho as manchas difíceis de remover.
- A densidade da pedra deve ser alta - isso pode ser verificado despejando água ou óleo em uma amostra da pedra e deixando-a por alguns minutos. Em seguida, é necessário enxaguar o líquido, passar um pano na superfície e avaliar se há manchas na bancada. Se não houver manchas, então a pedra tem a densidade necessária e é adequada para um conjunto de cozinha.
- Transporte e instalação. É melhor envolver especialistas para o transporte e instalação da pedra, pois isso requer equipamentos especiais.
Superfícies de mármore
A bancada de mármore é adequada tanto para interiores de cozinha modernos como clássicos.
Esta pedra combina bem com vários materiais - madeira, metal, cerâmica e até plástico. O mármore tem um padrão que não se repete. Portanto, cada mesa é única em sua própria maneira.
O mármore claro é o mais popular. É um material estriado branco, azul claro ou cinza. O padrão de grão natural cria irregularidades e, portanto, combina com as linhas retas de um interior moderno.
As bancadas de mármore são instaladas em combinação com pias de pedra falsa fundida e aventais combinando.
Existem vários tipos de bancadas de mármore - brilhante, fosco ou antigo.
- Matt a pedra tem textura sedosa e cor suave. Esta pedra é freqüentemente usada em interiores em estilo country. Em uma superfície fosca, os riscos são quase imperceptíveis, mas ao mesmo tempo, esse tratamento do material torna a pedra menos resistente à poluição devido à porosidade da superfície.
- Lustrotende a ser mais caro devido ao aumento da resistência à sujeira e versatilidade. Essa pedra vai bem com quase qualquer estilo da sala - do estilo barroco ao de alta tecnologia.
- Superfície antiga as bancadas têm uma textura semelhante a couro. Este tratamento é usado para pedras escuras. Além disso, arranhões, lascas ou impressões digitais dificilmente são visíveis na superfície.
Sutilezas de escolha
A espessura da placa de mármore deve ser de cerca de três centímetros. A borda da superfície pode ser diferente, mas a forma mais versátil e prática é retangular.
Se uma grande bancada for necessária, ela pode ser feita juntando várias lajes.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens de uma superfície de mármore estão as seguintes:
- a singularidade de cores e padrões - os tons da pedra podem ser diferentes e enfatizar com sucesso a estrutura natural do mármore;
- respeito ao meio ambiente e hipoalergenicidade - a pedra natural não causa alergias e é segura;
- a pedra é resistente a danos;
- o mármore é fácil de processar - você pode atualizar a aparência da pedra por meio de polimento e desbaste regulares.
As desvantagens das bancadas de mármore incluem:
- instabilidade às temperaturas - a pedra é frágil, e quando exposta a altas temperaturas, a superfície pode ser danificada;
- porosidade do material - vestígios de produtos e líquidos permanecem no mármore, ele absorve bem a sujeira, por isso a pedra não pode ser chamada de durável.
Como escolher uma bancada em pedra natural, veja o vídeo abaixo.
Procurei por informações sobre bancadas de mármore por um longo tempo, vasculhei toda a Internet, até que encontrei este artigo de especialistas.
O comentário foi enviado com sucesso.