Visão geral das bancadas de travertino e segredos de cuidados
Uma bancada lindamente projetada em um banheiro ou cozinha pode transformar o interior e dar-lhe um toque especial. Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla seleção de materiais em uma ampla variedade de cores, texturas e características. Uma boa solução seria uma bancada de travertino.
Peculiaridades
O travertino é um tufo de pedra calcária. Este material natural é conhecido pela humanidade há muito tempo. Foi usado como um edifício e uma fachada de pedra na Roma Antiga. Por exemplo, o famoso monumento arquitetônico Coliseu foi construído a partir dele. O campo, que ainda está ativo, está localizado a 20 km de Roma na cidade de Tivoli.
O travertino romano, com boas propriedades decorativas, é amplamente utilizado como material de acabamento.
A pedra é perfeita para decoração de cozinha. Tanto a mesa quanto a bancada podem ser feitas de travertino, pois o material apresenta vantagens inegáveis.
- A combinação com qualquer estilo da sala é garantida por uma textura interessante e uma variedade de cores e tons. A textura lembra o mármore, a superfície do travertino não precisa de decoração adicional.
- O material é forte e durável, possui características de alto desempenho.
- As superfícies de travertino podem ser limpas com produtos químicos domésticos sem medo de causar danos.
- Se lascas, arranhões, ranhuras e rachaduras se formarem, o material pode ser restaurado até que esteja completamente restaurado.
- Um produto feito de pedra, facilmente passível de vários tipos de processamento, pode receber a forma geométrica necessária com alta precisão.
- A resistência às mudanças de temperatura e umidade torna o material adequado para uso em cozinha e banheiro.
- Tem um peso reduzido, o que permite realizar fantasias de design e experiências com as formas e métodos de disposição das bancadas.
- Perfeito para instalações residenciais, devido à sua segurança absoluta e respeito ao meio ambiente.
- O preço baixo permite que pessoas com baixa renda usem um belo material. Ao mesmo tempo, os produtos de travertino parecem muito dignos e apresentáveis.
Infelizmente, essa pedra maravilhosa tem uma desvantagem: com o uso constante, ela está sujeita à abrasão. Para aumentar a vida útil dos produtos e evitar o desgaste prematuro, os fabricantes usam resinas poliméricas especiais para tratamento de superfície.
Espectro de cores
O travertino é famoso por uma grande variedade de cores. Sua gama começa em tons de cinza claro e bege e termina com ricos castanhos escuros e vermelhos. A cor da pedra é influenciada pela intensidade dos processos químicos e pela presença de certas substâncias nas áreas dos depósitos. Se a exposição a essas substâncias for insignificante, a cor do travertino pode ser branco leitoso. A maioria das amostras encontradas são bege, amarelo, dourado, marrom claro. É com essas cores que a pedra da Itália é pintada.
O travertino romano combina bem com quase todos os esquemas de cores interiores e muitos outros materiais, seus tons quentes adicionam conforto ao quarto. Mas os depósitos de travertino são encontrados em outros lugares, por exemplo, na Turquia, Transcaucásia, Alemanha, Rússia, Quirguistão e Tajiquistão. A pedra desses depósitos não é apenas marrom claro, mas também cinza, castanha. Existem cores muito claras e escuras.
Deve-se notar que quanto mais clara ou mais escura e mais incomum for a cor da pedra, mais cara ela é. Além disso, os tons mais escuros de travertino são mais densos e, portanto, mais duráveis.
Como cuidar?
Para que uma bancada de travertino mantenha sua aparência original por tanto tempo quanto possível, ela deve ser bem cuidada. E também não será supérfluo tomar alguns cuidados: após a instalação, a superfície deve ser coberta com uma solução de impregnação especial, que não permita que líquidos e óleos penetrem nos poros do material. É aconselhável usar travertino polido, pois ficará menos retido pela sujeira, será mais fácil de limpar e aumentará a resistência às manchas.
Limpe a bancada ou mesa com um pano macio e úmido. Produtos de limpeza doméstica podem ser usados se necessário. No entanto, deve-se ter em mente que o uso de agentes abrasivos está excluído. Se a bancada for instalada no banheiro, você não deve colocar produtos de perfumaria e cosméticos nela sem antes colocar um guardanapo.
O material deve ser manuseado com cuidado e não permite a entrada de substâncias que sejam agressivas para ele e produzam manchas. Podem ser sucos naturais, vinhos, refrigerantes, molhos, cafés. Se, no entanto, ocorrer um problema, você deve limpar imediatamente a superfície com um pano seco ou úmido e, em seguida, enxaguar com um agente de limpeza. Para a limpeza e polimento, é aconselhável utilizar produtos especiais para pedra natural, que podem ser facilmente adquiridos em qualquer loja de ferragens.
Como essa pedra é muito mais macia do que o mármore ou o granito, ela pode ser submetida a tensões mecânicas, após o que arranhões ou lascas aparecerão. Você pode removê-los por lixamento e polimento.
Se o chip for muito grande, neste caso é melhor chamar um mestre que irá eliminar o defeito com o auxílio de uma massa de polímero.
Belos exemplos
O uso de travertino pode embelezar uma sala.
- A bancada de pedra cinza combina perfeitamente com o design austero da cozinha.
- O travertino romano quente combina bem com outros materiais, dando ao quarto uma sensação aconchegante.
- O material não tem medo de alta umidade, por isso é ótimo para banheiros. Ao complementar um produto feito de material não muito caro com detalhes e acessórios originais, você pode criar um design verdadeiramente luxuoso.
No próximo vídeo, você verá o processo de confecção de bancadas de travertino em pedra natural.
O comentário foi enviado com sucesso.