Bancadas de mármore no interior
As bancadas de mármore são uma solução prática e bonita para interiores domésticos. Eles se distinguem por sua aparência elegante e cara, eles têm muitas vantagens. Com o material deste artigo você descobrirá exatamente o que atraem compradores, o que são, quais são as sutilezas de sua instalação.
Vantagens e desvantagens
As bancadas de mármore têm uma série de vantagens sobre as contrapartes feitas de outros materiais. Elas:
- conferem ao interior um aspecto único e nobre;
- diferem em uma variedade de tons e padrões;
- demonstrar o status de proprietários de casas;
- caracterizado pela expressividade e respeito ao meio ambiente;
- são resistentes ao estresse mecânico;
- são elementos interiores duráveis e não tóxicos;
- são fáceis de cuidar, não acumulam radiação;
- fique frio no calor;
- têm propriedades anti-sépticas;
- se encaixam em qualquer solução de design estilístico.
Além disso, as bancadas de mármore funcionam bem com outros materiais (como vidro, madeira, cerâmica, metal e até mesmo plástico). O mármore utilizado para sua fabricação é adequado para lixamento e polimento. Essas superfícies de trabalho são perfeitamente lisas e antiestáticas. A poeira não se acumula sobre eles.
Eles complementam o interior de uma cozinha ou banheiro. Eles são usados para decorar ilhas de conjuntos de cozinha, mesas separadas ou superfícies de trabalho dos módulos das gavetas inferiores dos conjuntos de móveis para cozinha. Eles são feitos de grandes lajes.
A porosidade das placas pode ser diferente, quanto menor, menos suscetível a manchas é a superfície de trabalho. Portanto, não requer mais atualização.
A espessura das lajes lavradas em pedreiras é na maioria das vezes 2-3 cm, menos frequentemente chega a 7 cm. Para aumentar a espessura, os fabricantes recorrem à junção de várias lajes. Algumas placas são mais grossas. Isso permite que você crie pias diretamente neles. Esse produto se distingue não apenas por sua aparência espetacular. Também é durável quando manuseado corretamente.
Além disso, hoje existem muitas proteções à venda para esses produtos que podem ser usados regularmente. Se o momento for perdido, você sempre pode recorrer a profissionais. Os especialistas resolverão o problema com o equipamento de moagem. As bancadas de mármore são monolíticas e compostas.
Junto com as vantagens, as bancadas de mármore têm várias desvantagens. O principal é o custo. Os produtos feitos de mármore são muito mais caros do que os análogos feitos de acrílico, carvalho, granito e bétula da Carélia. Além disso, bancada de mármore:
- tem um peso impressionante;
- medo do contato com objetos quentes;
- não resistente a manchas;
- colapso da interação com ácidos;
- medo de cola e água mineral;
- entra em colapso com a localização de impactos.
É difícil restaurar lajes danificadas. Mesmo depois de colar e polir a superfície de trabalho, as costuras serão visíveis.
Variedades
Existem muitas maneiras de classificar as bancadas de mármore. Por exemplo, eles diferem no tipo de superfície de trabalho. Pode ser brilhante, fosco ou até antigo. Cada tipo de superfície possui suas próprias características.
- A pedra fosca se distingue por tons suaves e uma textura sedosa. Os riscos são praticamente invisíveis em tal superfície. No entanto, esta pedra não é muito resistente à contaminação após o processamento.
- O tipo de superfície brilhante indica uma porosidade menor da laje original. Portanto, produtos desse tipo são considerados mais resistentes à sujeira. Eles são considerados universais, mas são mais caros do que os equivalentes do tipo mate. Ao contrário da pedra fosca, essas modificações são perfeitamente combinadas com quaisquer áreas de design de interiores, o brilho enobrece visualmente a superfície de trabalho.
- As superfícies antigas (envelhecidas) lembram couro quando tocadas. Eles têm uma textura especial e são feitos de pedra de cor escura. Em tal superfície, as impressões digitais não são visíveis, lascas e arranhões são quase imperceptíveis.
Com base na forma, a configuração da bancada de mármore pode ser reta, redonda e em forma de U.
Por grau e tipo de mármore
A gradação do mármore em diferentes países é diferente. Por exemplo, o mármore italiano não é dividido em graus e categorias, portanto, o preço é o mesmo e a pedra recebe 1 grau. Em nosso país, tudo depende da qualidade do mármore. Às vezes, o produto pode ter veias inestéticas, manchas na estrutura. Tons não muito bonitos também são considerados uma desvantagem.
Essas deficiências não têm um efeito significativo na funcionalidade do produto acabado, mas devido à sua estética inferior, seu preço pode ser reduzido. No entanto, placas com falhas óbvias que precisam de repolimento também estão à venda. Durante a usinagem, o risco de quebra desse mármore não é excluído.
No entanto, há uma exceção na gradação do mármore. O mármore Calacatta é considerado um clássico, seu preço pode variar. Isso se deve à escala local da mineração de pedra. A mais cara é a pedra extraída da própria pedreira. Além disso, são valorizados materiais com brancura máxima, belos padrões e regularidade de forma. Como regra, essas matérias-primas são classificadas na categoria mais alta.
Mármore caro também é a variedade do Nero Portoro. Esta casta é muito bonita, não é colhida em grandes quantidades, pelo que o preço pode variar entre 400-1500 euros contra 200-1000 euros para a casta Calacatta. O custo é baseado no tamanho e na cor da laje. O mármore mais valioso é a pedra extraída no território da cidade de Carrara.
Uma opção de tipo de orçamento é o Botticino Semiclassico. É extraído em escala industrial e difere no tamanho da tira. O preço dessa pedra é várias vezes menor do que os análogos da linha de luxo. O Thassos grego pertence ao mármore da categoria 1 se for branco, não tiver manchas ou manchas coloridas. Caso contrário, é atribuída a categoria 2. Se listras forem visíveis nele, a categoria muda para a terceira.
A Espanha também tem uma gradação de mármore. Por exemplo, 1 e a mesma pedra Crema Marfil podem ter categorias de "extra" a "clássico" e "padrão"que independem de características técnicas e mecânicas. É tudo uma questão de estrutura e sombra. A pedra da mais alta classe é lisa, bege e monocromática. Se listras e manchas forem visíveis, isso se refere ao grupo padrão. Se existem muitas veias, este já é um “clássico”. Além do fato de a pedra ser natural, existem à venda produtos em mármore artificial. Ele difere na tecnologia de fabricação e na composição. As bancadas de mármore sintético fundido são feitas de resinas de poliéster. Esses produtos são duráveis, leves e resistentes à umidade.
O mármore de gesso é feito de gesso, a base do tipo de solo são lascas de mármore trituradas ou fragmentos de pedra branca. Além disso, as bancadas de mármore artificial são feitas do chamado mármore flexível, que é baseado em polímeros acrílicos.
A adição de lascas de mármore de pedra natural aumenta as qualidades decorativas de qualquer bancada feita de materiais artificiais.
Por cor
A paleta de cores do mármore natural é verdadeiramente diversa.
- A cor branca é pura ou com listras cinza e amarelas. Ele expande visualmente o espaço.
- O tom bege tem fundo branco, muitos veios e manchas bege claro. A sombra aumenta o preço da bancada.
- O mármore torna-se dourado devido à limonita. Essas bancadas são resistentes à geada e parecem extremamente caras.
- Os produtos pretos são obtidos a partir de mármore vulcânico extraído com misturas de betume ou grafite. Uma pedra preta pode ter manchas douradas. Uma bancada preta é uma boa solução para um interior moderno de estilo minimalista.
- O tom de cinza pode ser monótono ou com estrias de cor branca, grafite escuro ou com manchas antracíticas.
- As bancadas de mármore verde têm muitos tons - de brilhante e saturado a leve atenuado. A intensidade da cor está relacionada à composição do mineral.
- A cor azul do mármore é considerada rara, inclui muitos tons (azul, água-marinha, azul centáurea, preto e azul). Este é um dos tipos de pedra mais caros.
- A cor rosa é específica. As bancadas de mármore rosa são usadas em banheiros e penteadeiras.
- Itens amarelos são raros, existem poucos depósitos para sua extração.
Além disso, o mármore pode ser marrom ou prata. Escolher o tom certo permite que você crie acentos em sua cozinha ou banheiro.
As nuances de escolha
A compra de uma bancada de mármore deve ser abordada minuciosamente. Por exemplo, você precisa comprar uma placa com espessura de pelo menos 3 cm. As bordas das superfícies dos produtos podem variar, é melhor escolher uma versão retangular. Se o produto for selecionado para um conjunto de cozinha padrão, você precisa levar um fogão de 60 cm de largura.
Ao encomendar um produto grande, você precisa levar em consideração que essas bancadas são feitas de várias peças. Após cuidadoso processamento de suas bordas, são realizados o reforço e a junção. Se as juntas forem projetadas corretamente, elas serão quase invisíveis. Além disso, na hora de comprar, preste atenção não só aos perfis, mas também aos chanfros das extremidades. São eles que vão proteger as arestas das aparas, dando um aspecto estético à superfície de trabalho.
O reforço das juntas com uma haste é necessário para fortalecer os pontos de fixação das peças da placa. Protege o produto contra danos durante o transporte e prolonga sua vida útil. É utilizado na instalação de lajes estreitas (até 35 cm) de comprimento (mais de 2 m). É necessário para uma pedra com alta porosidade. Além disso, eles reforçam aquelas bancadas em que são feitos orifícios para uma pia ou fogão de cozinha.
Você precisa fazer o pedido do produto pessoalmente para poder inspecionar a laje da qual a bancada será cortada. Na estrutura de outras pedras naturais, há inclusões de diferentes raças. Para alguns, isso pode parecer um casamento. No entanto, esse material é a base de vários produtos de design. Alguns fabricantes se especializam exatamente nessas placas.
Na maioria das vezes, ao escolher um material para uma bancada, o cliente procede do esquema de cores da pedra, levando em consideração como ela ficará em um determinado interior. A laje que você gosta é examinada no armazém, prestando atenção na presença de seções, veios e inclusões ocultas.
Alguns clientes preferem encomendar conjuntos de mármore, que são uma mesa com um avental. Eles são feitos do mesmo material. Além disso, hoje está na moda combinar o tampo da mesa com o peitoril da janela. Esta superfície de trabalho pode ser usada como mesa de jantar ou prateleiras para várias coisas.
Segredos de cuidados
Com o tempo, as bancadas de mármore perdem seu apelo. Com cuidado impróprio, eles começam a desvanecer. É preciso cuidar deles constantemente, em caso de sinais de manchas, eles usam preparações para atualizar as tonalidades, feitas à base de ceras naturais e artificiais, que são vendidas em pontos de venda especializados. O produto adquirido é aplicado na superfície com um guardanapo de tecido. Após 20 minutos, os restos do medicamento são removidos, procedendo-se ao polimento do revestimento até que apareça um brilho. No entanto, antes de qualquer preparação ser aplicada ao mármore, ele é testado em uma pequena seção da mesa. Se o autopolimento não der resultados, eles procuram profissionais.
Se algum líquido for derramado na superfície, ele será removido imediatamente. Chá, vinho, suco, café, vinagre podem deixar marcas na superfície do mármore. Depois de limpar a superfície, a área afetada é lavada com água limpa e enxugada com uma toalha. Os agentes de polimento criam uma película protetora que protege o revestimento contra sujeira e oxidação.
As bancadas de mármore não são usadas como tábuas de corte. Eles não podem ser usados para cortar pão, vegetais, carne de açougueiro. Devem ser evitadas situações que possam causar lascamento do revestimento.
Recursos de instalação
A instalação de bancadas de mármore requer cuidados. No decorrer do trabalho, é necessário fazer um desenho que indique as dimensões do produto e sua forma. A instalação da bancada nas caixas de chão do conjunto de cozinha ou mesa é efectuada em conjunto com auxiliares. O peso do monólito é grande, é problemático instalá-lo sozinho. Ao instalar, você precisa garantir que todos os elementos estruturais estejam alinhados em um nível.
Se a tela de trabalho consiste em várias partes, você precisa decidir com antecedência sobre os pontos de união. É melhor encaixar as mesas perto de uma pia ou fogão. Nesses locais, é mais fácil disfarçá-los borrando-os com cola especial, que protegerá as juntas da umidade e da sujeira. Após a fixação do tampo da mesa, os rodapés são fixados nos móveis expostos.
É necessário instalar a bancada em móveis totalmente montados, não esquecendo de encaixar e instalar espaçadores em locais onde não haja nivelamento. Você precisa fixar a lâmina de trabalho em 4 cantos da placa fundida ou em cada fragmento. Além disso, a fixação do perímetro é necessária. Cavilhas, parafusos auto-roscantes e selante de silicone são usados como fixadores. Eles tentam preencher as juntas com epóxi para combinar com a pedra.
A última etapa da instalação é cobrir a superfície de trabalho com um composto protetor. Se resíduos de cola forem visíveis na superfície, eles são descartados com álcool desnaturado. As pias embutidas são instaladas ao mesmo tempo que a laje de mármore.
No próximo vídeo, você está aguardando a produção e instalação de um tampo de mesa e um avental de mármore italiano Bianco Carrara branco.
Há muito tempo que procuro informações sobre bancadas de cozinha em mármore. Vasculhei toda a Internet até encontrar este artigo.
O comentário foi enviado com sucesso.