Escolha e dicas para o cuidado de bancadas de pedra para cozinha

Contente
  1. Tipos e recursos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Use no interior da cozinha
  4. Como cuidar?

A reparação na cozinha, via de regra, envolve a instalação de um móvel de cozinha. Pedra natural ou artificial é freqüentemente usada para decorar bancadas. A escolha do tipo de bancada de pedra com pia depende de muitas circunstâncias. Que material preferir, para instalar uma bancada natural ou artificial "debaixo de uma árvore" ou "debaixo de uma pedra", como encaixá-la bem no interior - tudo isto ficará a saber no nosso artigo.

Tipos e recursos

Dependendo do material usado, as bancadas naturais são divididas em vários tipos.

  • Mármore. A superfície dessas bancadas é fria, o padrão é muito elegante e original. Sua cor depende da composição das várias inclusões. Mais tipos de orçamento são distinguidos pelas cores amarelo e branco-creme, as opções de luxo são pintadas em tons de preto e vinho com veios requintados.
  • Granito. Material extremamente duro, praticamente sem desgaste. O esquema de cores é incrivelmente variado, as superfícies das bancadas são distinguidas por um brilho como um espelho.
  • Quartzo. Eles consistem de um material do tipo compósito, mais duro que o granito, quase 100% da composição é quartzo e algumas resinas. O material é muito difícil de processar, portanto raramente é encontrado.
  • Ônix. A base é uma pedra natural de grande resistência, cara e muito requintada, que se adapta perfeitamente a qualquer interior. Uma característica distintiva é um brilho único, cintilação, que dá ao produto uma aparência de status incrível.
  • Gabbro. Uma variedade de bancadas de granito-diamante com um revestimento exclusivo. Possuem um brilho único. Suas características distintivas são longa vida útil, durabilidade e ausência de desgaste. Uma grande vantagem é a impressão natural única.

Os mais comuns e acessíveis são os produtos de granito e mármore, os demais são usados ​​raramente.

Os análogos artificiais são divididos nos seguintes tipos.

  • Quartzito. Caso contrário, eles são chamados de aglomerados. Sua composição é predominantemente de chips de quartzo processados ​​por uma prensa a vácuo em alta temperatura. A composição também contém uma variedade de pigmentos. As resinas de poliéster ligam toda a composição.
  • Acrílico. Na verdade, é um pigmento ligado com uma resina do tipo acrílico. Este é o orçamento e a opção mais popular. Não requer manutenção complexa, a superfície é lisa.

Vantagens e desvantagens

Antes de decidir sobre o material para enfrentar a bancada, você precisa pesar os prós e os contras de cada opção.

Material natural

O mármore tem uma aparência deslumbrante, uma impressão natural exclusiva e sua vida útil é quase ilimitada, se bem cuidada. Pequenos danos podem ser facilmente removidos por polimento.

Entre as desvantagens deve-se destacar a estrutura do tipo poroso, que é suscetível a corantes: vinho, sucos, café. Além disso, podem permanecer vestígios de pratos quentes. É destruído pela ação de quaisquer ácidos, produtos químicos. O preço altíssimo também anula as vantagens do material.

O granito resiste à umidade, temperatura, pequenos danos mecânicos, arranhões também. Ele não tem medo de ácidos, produtos químicos, a vida útil é muito longa. No entanto, o granito é completamente irreparável no caso de danos mecânicos. Qualquer arranhão será motivo para substituir a bancada.

Além disso, não é possível unir os elementos de cobertura de maneira uniforme.

Diamante falso

Exteriormente, os análogos artificiais praticamente não diferem de suas contrapartes naturais, mas ao mesmo tempo são muito mais baratos.

  • Aglomerado é resistente, durável, por isso não tem medo de altas temperaturas e arranhões. Este material não é poroso, portanto a umidade não pode ser absorvida. Você pode escolher uma estrutura completamente diferente: saliências, fosco, brilhante. É despretensioso em partir.

No entanto, também existem desvantagens: impossibilidade de reparação em caso de danos graves, impossibilidade de uma ligação contínua com um comprimento superior a 3 metros.

    • Acrílico incrivelmente fácil de limpar: basta limpar com um pano úmido e água com sabão. Lascas são raras para acrílicos e podem ser lixadas. O material se dá bem com a umidade, não espalha fungos, mofo. Dos pontos negativos, deve-se notar a sensibilidade à alta temperatura.

    Use no interior da cozinha

    A escolha de uma bancada de pedra é amplamente influenciada pelo estilo de design da cozinha. A pedra parece perfeita em uma variedade de interiores.

    • Clássico. Uma excelente opção para decorar uma cozinha neste estilo é combinar uma bancada de trabalho, um balcão de bar, uma ilha de jantar sob uma bancada de pedra de mármore verde ou uma imitação de malaquita. Como decoração, o entalhe será adequado, dando um visual de status a todo o interior.
    • Moderno. Distingue-se pela suavidade e flexibilidade, tudo deve parecer fluir de um para o outro. A pia vai para a superfície de trabalho, a superfície de trabalho vai para o fogão e assim por diante. Acima de tudo, a imitação de materiais naturais, por exemplo, "debaixo de uma árvore", é apropriada aqui.

    É obrigatória a presença de rodapés que se transformam graciosamente em avental, que na maioria das vezes é feito de azulejos clássicos.

    • Estilo império. Este é um clássico luxuoso, com linhas e formas rígidas e claras que lhe são inerentes. É melhor escolher acessórios em dourado ou bronze, a decoração do teto é adequada. As formas circulares, ovais devem ser evitadas, tudo deve ser o mais primitivo e rígido possível.
    • Rococó e Barroco. Escolha mármore de tons claros, as formas dos itens de interior exigem elegância e leveza. Pia redonda, mesa oval, cantos arredondados da bancada. Elementos decorativos pretensiosos são bons aqui: sobreposições em forma de folhas, conchas.
    • Provence. Bancadas que imitam a estrutura de seixos, areia e granito ficarão especialmente bem aqui. É um estilo muito expressivo, mas ao mesmo tempo simples e o mais natural possível.
    • Eco-style. O principal diferencial são as cores naturais. Bancadas e itens de interior nas cores verde, marrom e bege são adequados. A forma de execução é a mais lacônica possível. O design escandinavo contido está muito próximo do estilo ecológico.
    • Loft. Esta direção é urbanística, distingue-se pela combinação de brutalidade rude e móveis de status apresentável. Uma bancada de grafite que não chame a atenção sobre si mesma é a escolha ideal.
    • Arte pop. Adequado para fãs de design moderno cativante, ecletismo. contradiz absolutamente todas as normas clássicas, qualquer interior canônico. É brilhante e prático ao mesmo tempo. O tampo da mesa pode ser um acento contrastante desse tipo de interior.
    • Alta tecnologia. Combina toda a tecnologia de ponta com a estética dos materiais. A combinação de uma mesa de jantar branca como a neve com uma superfície de trabalho preta é muito interessante. A solução perfeita é combinar as cores marrom e verde para um interior calmo e não irritante.

    Como cuidar?

    O cuidado diário permite prolongar a vida útil da bancada, guarde-o da necessidade de substituição ou reparo.

    • Os revestimentos artificiais, por exemplo, não têm medo de quaisquer detergentes, componentes químicos, altas temperaturas, mas evitam compostos ácidos ao tratar qualquer superfície.
    • Use bases para copos para itens quentes.
    • As bancadas em mármore "adoram" o polimento com tecidos de veludo. Requer proteção contra alta temperatura.Certifique-se de comprar almofadas de corte para evitar arranhões.

    Sucos derramados e quaisquer compostos de coloração tornam o mármore embaçado. Uma ótima maneira de remover manchas é usar solução de amônia.

    • O granito requer que qualquer líquido derramado seja limpo imediatamente. Compre um produto de pH neutro para tratar a superfície o mais rápido possível após o derramamento de qualquer líquido de coloração. O ideal é que, após a instalação ou diretamente na frente dela, as bancadas de granito sejam impregnadas com um composto especial. Se migalhas ou partículas de alimentos aderirem à superfície, mergulhe-os primeiro. Em seguida, enxágue com uma solução própria para máquina de lavar louça.

    Para obter informações sobre como cuidar de uma bancada de pedra para uma cozinha, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário