Como escolher uma bancada de cozinha?

Contente
  1. Classificação
  2. Características de design
  3. Como escolher?
  4. Avaliações

Não há cozinha moderna sem bancada. As atividades diárias de cozimento exigem superfícies livres, que apresentam uma série de requisitos. As donas de casa devem se sentir confortáveis ​​trabalhando com alimentos e fáceis de limpar. Além disso, os revestimentos devem ser agradáveis ​​à vista, ser práticos, combinados com móveis de cozinha e ter um custo aceitável.

Classificação

A bancada da cozinha é uma superfície horizontal plana destinada a cozinhar. As bancadas são monolíticas ou pré-fabricadas. Os tipos padrão são vendidos prontos e os não padrão são feitos sob encomenda. As superfícies da cozinha diferem de várias maneiras.

Tipos de materiais

O material mais acessível com o qual as bancadas são feitas são as tábuas prensadas de aparas (aglomerado) ou de fibras de madeira (MDF). O primeiro é indesejável de instalar devido à presença de elementos de ligação usados ​​para colar as aparas. Durante a operação, as placas de baixa qualidade emitem substâncias nocivas. Os últimos são de qualidade superior e, o mais importante, são seguros para humanos e animais de estimação. Todos eles têm as seguintes desvantagens:

  • susceptibilidade à deformação quando a umidade penetra nas extremidades das placas;
  • baixa resistência às cargas;
  • a impossibilidade de reparação ao abrir e a concomitante deformação das telas.

As bancadas de madeira natural atendem aos requisitos de segurança e aparência impecável. Como regra, para salas úmidas, que incluem cozinhas, são utilizadas madeiras nobres - carvalho, teca, faia. O custo desses produtos é bastante alto, mas a vida útil também é decente. Um revestimento de baixo custo é feito de madeira mais macia - pinho, freixo, nogueira. A árvore é impregnada com um composto especial, a parte externa é coberta com várias camadas de verniz. Para preservar a beleza externa, as donas de casa terão que trabalhar com cautela. O verniz não resiste a agentes de limpeza abrasivos, se deteriora com cortes e se desgasta com o tempo durante o uso normal da superfície de trabalho.

Uma árvore "nua" sob a influência da umidade começa a se deformar.

O acrílico é um material artificial que pertence à categoria de preço médio., o que também o torna muito procurado. A resistência das superfícies de acrílico é comparável à da pedra natural. Se aparecer um risco na superfície, é fácil lixar devido à viscosidade inerente do acrílico. Além disso, este recurso evita lascamentos na bancada. Você pode fazer uma superfície de qualquer formato de acrílico, já que suas partes individuais são facilmente coladas. Pela resistência do próprio material, a resistência da costura chega a 83%. A principal vantagem do material é a porosidade mínima e, como resultado, a mesma absorção de água - apenas 34 milésimos de por cento.

Se a bancada for de acrílico, os seguintes pontos são contra-indicados:

  • temperaturas superiores a +150 graus;
  • detergentes agressivos contendo ácidos concentrados e acetona;
  • escovas de metal e esponjas com uma camada abrasiva.

Não o último lugar é ocupado por revestimentos de aço inoxidável. As bancadas de aço se adaptam a qualquer ambiente, pois o acabamento pode ser brilhante ou fosco. Mas é mais prático escolher chapas onduladas, já que a sujeira não é tão visível nelas quanto em uma superfície plana.A vantagem do metal é a segurança ambiental, resistência à queima, corrosão e alta temperatura. No entanto, folhas finas podem deformar com impactos pontuais e produtos de limpeza abrasivos podem deixar arranhões perceptíveis. Essas bancadas requerem manutenção frequente.

As bancadas de cozinha mais duráveis ​​são feitas de granito, o material de topo usado para bancadas.

Uma pedra maciça pode ser instalada em suportes igualmente maciços. Móveis frágeis não suportam o peso da pedra "eterna". A vida útil do granito excede significativamente a duração de uso das estruturas nas quais está instalado. Ele tem muitas qualidades positivas, mas um custo alto. As chances são grandes de que a dona de casa fique entediada com o revestimento, não tendo tempo para "envelhecer".

Importante! O vidro da cozinha raramente é usado. Parece ótimo, mas não é tão prático quanto outros materiais. Deve ser constantemente limpo, caso contrário, as mais pequenas sujidades, gotas e impressões digitais tornam-se visíveis.

Dimensões (editar)

As dimensões das bancadas dependem diretamente do material de que são feitas. Os seguintes são considerados parâmetros padrão:

  • espessura - 40 mm;
  • largura - 600 mm.

Painéis de partículas laminados e painéis de fibra estão disponíveis nas seguintes dimensões (em milímetros):

  • 600x3050x38;
  • 1200x2440x28;
  • 1200x4200x28.

Os modelos de aço inoxidável são essencialmente pré-fabricados.

Uma fina folha de metal é aplicada com um adesivo confiável em um substrato resistente à umidade. A espessura do aço inoxidável pode variar de 1 a 2 mm. A largura pode ser qualquer e o comprimento, via de regra, não ultrapassa os 3 metros. Se necessário, há uma junção de folhas individuais. As telas retangulares de madeira têm cantos retos ou arredondados. As formas redondas, ovais e quaisquer outras são feitas sob encomenda, pois a madeira é fácil de processar.

As principais dimensões das bancadas de madeira maciça são as seguintes:

  • largura - de 600 a 800 mm;
  • espessura - de 20 a 40 mm;
  • comprimento - de 1,0 a 3,0 m.

Não vinculado a determinados tamanhos de produtos de acrílico. O tampo da mesa pode ser feito em qualquer formato e tamanho. A pedido do cliente, o tampo da mesa é feito fino (38 mm) ou qualquer outra espessura razoável, até 120 mm. Os espécimes padrão têm geralmente 3 metros de comprimento, 40 mm de espessura e 0,8 m de largura. As bancadas de mármore e granito são feitas individualmente a partir de folhas de 3 x 3 m. A espessura dos fogões de cozinha é geralmente menor do que a das bancadas padrão e é de 20-30 mm.

Espectro de cores

Existem várias opções de cores para superfícies de cozinha. Se os materiais naturais, como madeira e pedra, são limitados em cor por dados naturais, então os artificiais podem ser absolutamente quaisquer. Normalmente, o tampo da mesa é selecionado em cores que combinem com as cores dos armários ou, ao contrário, contrastem com elas. Do ponto de vista prático, a bancada não deve ser monocromática. Qualquer cor “pura”, seja ela branca, preta ou vermelha, apresenta qualquer tipo de sujeira.

Madeira ou pedra com seu padrão irregular podem esconder pequenas falhas.

Os gostos e conceitos de beleza são diferentes para cada pessoa. A indústria moderna oferece aos clientes uma ampla seleção de todos os tipos de cores, incluindo designs que imitam materiais naturais. Todos encontrarão uma opção adequada.

Características de design

Variedades de superfícies de cozinha permitem que você escolha itens para qualquer estilo.

  • Para uma cozinha clássica, uma bancada de madeira é o ideal. A madeira natural será substituída com sucesso por um análogo barato de aglomerado. Hoje em dia, esse material pode se parecer com couro e madeira, pedra e metal.
  • Quem prefere o minimalismo deve ficar atento às bancadas de acrílico da forma geométrica correta em cores modestas: branco, cinza ou bege.
  • O aço inoxidável se encaixa perfeitamente no estilo de alta tecnologia.Este compromisso com a inovação é sublinhado pelo design incomum da bancada com uma pia contínua, orifícios para detritos e bandejas de gotejamento.
  • Uma cozinha de estilo provençal será decorada com uma superfície de cozinha feita de pedra fina e leve (ou sua imitação).
  • Modern Art Nouveau é caracterizado pela suavidade, ausência de cantos, novos materiais artificiais, leveza. Essas qualidades são satisfeitas pelo metal e pelo vidro. Ambos os materiais devem ter uma cor "pura" sem qualquer decoração.

Como escolher?

Para os requisitos básicos para bancadas, inclui o seguinte:

  • resistência à umidade e altas temperaturas;
  • inércia aos modernos agentes de limpeza;
  • resistência a corantes alimentares;
  • força e dureza;
  • durabilidade;
  • aparência agradável, bem combinada com o interior.

As características mencionadas estão disponíveis para muitos materiais, mas a escolha deve ser interrompida em uma coisa.

Se gosta de mudanças, não tolere a monotonia, mude o ambiente com frequência, não deve ir para despesas extras e comprar coisas caras. Escolha a cor da sua bancada laminada. As melhores bancadas vão durar muito mais tempo, mas você terá que pagar muito. Além disso, não se deve esquecer que os custos serão exigidos não só para a compra da bancada em si, mas também para sua instalação. Muitas vezes, o custo de instalação é bastante elevado devido à instalação de meios-fios ou rodapés, junções complexas e outros trabalhos adicionais.

Adaptar pias de aço inoxidável para a cozinha é caro. Instalar bancadas de madeira é duas vezes mais caro.

Além disso, não se esqueça de pontos como:

  • modelos feitos de pedra e madeira natural são adequados para quartos espaçosos;
  • para cozinhas pequenas, devem ser escolhidas bancadas leves;
  • o aço inoxidável se encaixa harmoniosamente em qualquer fone de ouvido.

Avaliações

Muitas pessoas gostam de bancadas de madeira porque parecem ricas, confirmando o alto status dos donos da cozinha. A madeira “quente” é agradável ao toque, ao contrário do aço frio ou da pedra “sem alma”. Os oponentes do piso de madeira veem muitos argumentos contra este material, a saber:

  • amolgadelas de golpes;
  • absorção de corantes;
  • vestígios de exposição a objetos pontiagudos;
  • dificuldade em sair.

As jovens donas de casa preferem um ambiente moderno de gama média, e é por isso que as bancadas de pedra acrílica são encontradas em novas casas com cada vez mais frequência. O material artificial criou raízes nas cozinhas devido às suas propriedades físicas únicas. Durável, sólido, resistente ao calor, à prova de umidade - essas são suas características. Além disso, o acrílico é capaz de imitar pedras naturais e madeira. As bancadas em mármore conferem às cozinhas uma sofisticação elegante.

Com muitas vantagens, o acrílico também tem desvantagens, no entanto, são muito poucas.

Por exemplo, não remova sujeira teimosa com produtos que contenham ácidos. Não corte, pique ou bata os alimentos diretamente na bancada. Sujeita às regras básicas, a pedra artificial terá um longo serviço.

Como fazer uma bancada de cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário