Bancadas de madeira para cozinha: como escolher e manter?
Uma bancada de madeira na cozinha é sempre um clássico. Mas muitos não sabem como escolhê-lo para que funcione por muito tempo e com um preço barato. Leia sobre como escolher e como manter a limpeza para que o tampo da mesa sirva por muito tempo no artigo.
Vantagens e desvantagens
A superfície de madeira sempre parece apresentável e cara. Mas, como qualquer peça de mobiliário, as bancadas da cozinha têm prós e contras.
Os prós são óbvios:
- Materiais naturais. A madeira é adequada para qualquer estilo de cozinha. Combina perfeitamente com o interior do design clássico e moderno. Superfícies ecologicamente corretas e seguras.
- Com os devidos cuidados com o tempo, os consumidores notam melhorias na aparência da superfície. O desenho fica mais pronunciado e saturado.
- Nenhum produto especial é necessário para o cuidado. A bancada de madeira tem propriedades antiestáticas, graças às quais o pó não se deposita na superfície e a sujidade e as manchas não são muito visíveis.
- Se houver arranhões, então podem ser facilmente envernizados e pré-tratados com lixa. Há também uma cera especial à venda que ajudará a limpar os arranhões. Só pode ser usado na área danificada, enquanto o verniz deverá ser aplicado em toda a superfície.
- As bancadas de madeira nem sempre são caras. Seu preço é 2 a 3 vezes menor do que o custo de uma superfície de pedra natural. Mas, ao mesmo tempo, não é muito superior ao custo do cartão laminado.
- Móveis de cozinha geralmente são feitos sob encomenda e tem uma forma irregular. Nesse caso, a madeira é o material mais maleável.
- A madeira é um material ecológicoabsolutamente seguro para crianças e animais de estimação. Perfeito para quem prefere o estilo ecológico.
Mas, não importa quantas qualidades positivas uma superfície de madeira possa ter, também existem desvantagens.
- A superfície de madeira é bastante "caprichosa". Ele pode perder sua aparência original devido à alta umidade ou mudanças de temperatura no ambiente.
- O tratamento adicional com óleo ou verniz é muito importante para a madeira. Isso exige um investimento de tempo e dinheiro. Mas se você perder esse ponto, logo manchas e arranhões aparecerão na superfície, o que vai estragar não só a aparência, mas também se tornar o início do aparecimento de mofo.
- Se umidade, suco ou vinho ou álcool entrarem na superfície, há o risco de obter todas as mesmas manchas que não podem ser removidas.
- Para que o tampo da mesa de madeira faça as suas delícias por muito tempo, vale a pena fazer um restauro regular. Isso ajudará a manter sua aparência original durante todo o período de operação.
Visualizações
Larício
Uma característica distintiva do larício de outras espécies de madeira natural é que ele pode ser usado mesmo em ambientes com alta umidade. Este material não apodrece. Por exemplo, até as pilhas em Veneza são feitas de lariço. Além do fato de que o larício não apodrece, ele possui uma série de outras características:
- bactérias e micróbios não crescem na superfície;
- a manutenção é muito simples e não requer produtos especiais, mas deve ser tratada com óleo uma vez por ano;
- a superfície é capaz de suportar cargas pesadas e é resistente a esforços mecânicos;
- custo relativamente baixo;
- bela aparência.
Não sem desvantagens. O lariço é uma madeira menos densa e pode suportar apenas 1-2 restaurações. Além disso, ao comprar, deve-se ter em mente que tal mesa pode secar com o tempo.
Carvalho
Quando é necessário escolher um material para a bancada, o principal critério é a resistência ao desgaste do produto.
Profissionais de bancadas de carvalho:
- resiste a mudanças de temperatura e umidade;
- tem boas propriedades de absorção de choque, eliminando assim o aparecimento de amassados durante o estresse mecânico;
- a superfície de trabalho em carvalho tem uma cor bonita e nobre e se ajusta facilmente a qualquer interior;
- a superfície não absorve odores estranhos e também não é exposta à graxa;
- uma grande seleção de texturas e tons de bege a marrom nobre.
Desvantagens:
- custo bastante alto;
- a superfície pode sofrer desgaste durante a operação, e para preservar sua aparência original é necessário realizar restaurações (adicionalmente envernizadas), o que nem sempre é conveniente.
Faia
As bancadas de cozinha em faia são altamente duráveis e duráveis. Uma bela e nobre cor marrom claro, que é complementada por tons amarelos ou vermelhos. As bancadas em faia são perfeitas para interiores clássicos e também combinam com o barroco e o império. Mas, deve-se notar imediatamente que tal mesa não deve estar na vizinhança imediata de aparelhos de aquecimento. A superfície começará a rachar. Na sala, vale a pena manter um modo constante de umidade e temperatura, o que não é muito conveniente.
De cedro
A bancada de cedro é ideal para quem deseja uma cozinha diferente da de todas as outras pessoas. Cedar fala do gosto refinado do proprietário e parece muito apresentável. As bancadas de cedro sólidas são muito fortes e duráveis. Eles suportam facilmente mudanças de temperatura e umidade. A cor da superfície pode ser bege claro com um tom verde ou marrom escuro.
Pinho
Uma bancada de pinho terá o padrão e a textura mais marcantes. Como os representantes anteriores, a superfície de pinho maciço tolera facilmente a alta umidade. O pinho é bastante macio por natureza, por isso o risco de amassados e arranhões é muito maior do que o do cedro. Durante o uso, a superfície do pinho emitirá um aroma agradável de coníferas que preencherá todo o espaço ao redor. O pinho é o material mais acessível, mas você deve escolher um fabricante confiável. Se a madeira for seca e processada incorretamente, não só terá uma aparência estragada, mas também se tornará um terreno fértil para bactérias.
Como escolher?
Se você ama madeira e quer comprar uma bancada de cozinha, então vale lembrar algumas regras de seleção.
- As bancadas de madeira maciça podem ser divididas em dois tipos: feitas de madeira e folheado. A segunda opção pressupõe o uso de MDF ou aglomerado como base. Obviamente, as superfícies folheadas são 2 a 3 vezes mais baratas e também as mais resistentes às mudanças de temperatura e umidade. Mas ainda vale a pena escolher a primeira opção, que é mais ecológica e, com os devidos cuidados, é durável.
- A resistência ao desgaste é o principal critério de seleção. Carvalho e lariço são adequados aqui.
- Espécies de madeira, como faia ou olmo, distinguem-se por um tom claro. Esta cor ficará bem em um interior de estilo provençal ou clássico.
- Vale a pena escolher uma bancada de acordo com os demais itens de interior. Deve estar em harmonia com as cores e tonalidades do desenho.
- Antes de comprar uma bancada de madeira natural, vale a pena conferir com o fabricante. Isso garantirá que o material seja ecologicamente correto e seguro. E também todas as regras de armazenamento e processamento são observadas.
- A superfície da cozinha tem uma espessura padrão de 40-65 mm, mas se você usar uma espessura de 23-45 mm, você pode economizar muito no preço.
Estas dicas simples irão ajudá-lo a escolher uma bancada de qualidade e durável.
Como cuidar?
Via de regra, as superfícies de madeira maciça são vendidas sem tratamento ou parcialmente acabadas.Para manter o frescor e uma bela aparência, a bancada deve ser revestida com verniz para madeira ou óleo de cera especial. O processamento do óleo é muito mais conveniente. Pode ser aplicado com mais freqüência do que uma vez por ano, conforme a necessidade da superfície. Além disso, quando um arranhão aparece, o óleo preencherá facilmente a lacuna. Pintar uma superfície com óleo a óleo é muito mais fácil.
A superfície tratada ficará mais resistente ao aparecimento de diferentes tipos de manchas.
E ainda será capaz de resistir ao contato de curto prazo com pratos quentes. Para os cuidados diários, arme-se com um pano macio úmido e água com sabão. Ao limpar a superfície diariamente, sempre que necessário, você manterá por muito tempo a aparência nobre original da madeira natural. Não vale a pena cobrir a bancada de madeira com tinta. Isso pode prejudicar a aparência e as qualidades protetoras do material. O que, por sua vez, acarretará uma diminuição da vida útil.
Opções de design
- Foto # 1. Esta é a forma ideal de utilizar madeira natural no interior da sua cozinha. A cor e a textura bonitas e nobres enfatizam o gosto refinado da dona deste modelo. A madeira natural se adapta bem ao fresamento, de modo que as bordas podem ser processadas em qualquer ângulo e forma que você desejar.
- Foto # 2. Este exemplo mostra como você pode usar madeira maciça sem aparar as bordas. Cortes naturais convexos e de formato irregular dão à sala um certo subtexto ecológico. Se a sua cozinha está decorada em estilo ecológico moderno, então esta é a opção ideal que será apreciada por famílias e amigos.
- Foto # 3. Tampo em faia. A cor dessa superfície pode ser facilmente combinada com qualquer design de interiores. Leve, com uma textura clara, vai enfatizar a suavidade e precisão do usuário. Mas não se esqueça que a bancada desta cor requer uma manutenção mais cuidadosa, a fim de evitar o aparecimento de manchas.
- Foto nº 4. Um exemplo de interior clássico com tampo de madeira natural. Uma bela combinação de tons claros do fone de ouvido e madeira nobre e macia. Uma boa opção para decorar a cozinha de uma casa de campo. Mas no estilo clássico, tons mais escuros também podem ser usados. E a bancada, neste caso, se tornará um local contrastante.
- Foto # 5. Zona de refeições com mesa em madeira natural. Este é um corte bruto de uma matriz. Muito original, mas ao mesmo tempo prático. Este tipo de bancada será apreciado pelos conhecedores do estilo ecológico de interiores. A cor da superfície é adequada para cozinhas claras e escuras.
Como cuidar de uma bancada de madeira na cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.