Como escolher a cor da bancada da sua cozinha?
Ao escolher a cor da bancada para a sua cozinha, provavelmente você se guiará pelo estilo e esquema geral de cores da sala, ou pela praticidade e versatilidade das cores. Em nosso artigo, falaremos sobre os princípios básicos de tal seleção, apresentaremos o esquema de cores das bancadas e revelaremos alguns segredos.
Princípios gerais de seleção
De imediato, quero formular o princípio básico da escolha, que se aplica não apenas à bancada, mas em geral a qualquer detalhe interior - isto é, a ausência de inadequação. Ou seja, se você, tendo escolhido algo, não tem ideia de como vai caber no interior, não leve essa coisa, material, acessórios, por mais que goste desse item.
Agora vamos descobrir quais princípios devem ser seguidos ao escolher uma bancada de cozinha.
- Decida o estilo de sua cozinha. Será um espaço ultramoderno com superfícies brilhantes em preto e branco? Ou talvez você goste da aconchegante Provence com seu chintz estampado e cores pastéis? Ou um loft estranho e rude? Em qualquer caso, a bancada deve passar a fazer parte do interior e encaixar-se perfeitamente nela.
- Combine a bancada com a unidade da cozinha. É improvável que um tampo de mesa de aço prateado enfeite um conjunto de carvalho marrom. Exatamente, como a madeira, ele não se encaixa em móveis de alta tecnologia.
- Decida sobre o material de fabricação. Hoje, no mercado de materiais de construção, é possível encontrar bancadas em pedra natural e artificial, madeira maciça, fibra, aglomerado, plástico, vidro, aço inoxidável.
Estude os preços do material selecionado, confira seus prós e contras, cores.
- Conte seu dinheiro. Pegue o valor que você planejou gastar em reparos e divida-o por todas as compras necessárias. Então dê uma olhada em qual bancada você escolheu no momento - seu material de fabricação, cor, preço e responda à sua própria pergunta: cabe no orçamento? Ou talvez você deva procurar uma bancada feita com um material mais barato? Por exemplo, você escolheu o mármore natural, mas depois de estudar as ofertas do mercado, percebeu que no momento essa opção não é adequada para você. Neste caso, considere as opções de uma pedra artificial com uma cor adequada. Assim, você pode economizar dinheiro e implementar seu plano sem perder o estilo escolhido.
Tons claros
A cozinha leve é considerada um clássico do gênero na decoração de interiores em estilo provençal, chique gasto e country. Neste caso, não se trata apenas do esquema de cores do conjunto de cozinha, mas também do design em geral. Já que em nosso artigo estamos falando sobre bancadas, então Vamos descobrir quais cores são adequadas para os estilos de interiores mencionados e, na verdade, para qualquer cozinha em cores claras.
- Vamos começar com o mais claro de todos os tons claros - branco. Mas não imagine imediatamente uma sala de cirurgia fria e esterilizada com um ladrilho azul e branco como a neve. O branco, é claro, não pode ser chamado de quente, mas em um determinado ambiente ele “amolece”. Imagine uma cozinha surrada e chique com cortinas de tule branco, molduras no teto, cadeiras esculpidas no encosto e uma cozinha de madeira branca com tampo branco. Você será "frio" em tal interior? Improvável. Portanto, não tenha medo do branco ao escolher uma bancada.O único obstáculo para adquirir uma superfície de trabalho desta cor pode ser o medo de que manche com alimentos claros ou escuros: suco, beterraba, laranja, chá, café.
Nesse caso, basta escolher um material que não absorva tintas, como acrílico ou madeira impregnada.
- O próximo item da lista é o bege em todas as suas variações: do creme ao café com leite. Esta é provavelmente a cor mais comumente escolhida para cozinhas. O fato é que os tons de bege combinam perfeitamente entre si e estão em harmonia com todas as outras cores. Aliás, para a já mencionada Provença, country e surrada, uma bancada bege será uma compra ideal, caberá até mesmo um conjunto de cozinha branco.
- Rosa, turquesa, menta, lavanda, verde claro. Por que combinamos essas cores em um item? Porque este é o esquema de cores básico da Provença e surrado. O país pode oferecer tons mais brilhantes, que discutiremos a seguir. Você pode escolher com segurança qualquer uma dessas cores para a sua bancada: elas parecem frescas, discretas e muito elegantes, e sua combinação é muito bem-vinda.
Resumindo tudo o que foi dito acima, podemos concluir que uma mesa leve com uma solução de estilo adequada é uma dádiva de Deus. Não distorce as linhas do interior, não distrai a atenção e não irrita. A propósito, o tampo da mesa não precisa ser monocromático: as superfícies com respingos parecem muito interessantes: com um padrão "marmorizado" ou "malaquita".
Cores para bancadas escuras
Agora, vamos dar uma olhada no esquema de cores das bancadas escuras.
Preto
Para bancadas, essa é uma das cores mais polêmicas. Por um lado, manchas de comida ou bebida definitivamente não serão visíveis no preto, mas por outro lado, qualquer arranhão chamará sua atenção imediatamente. Portanto, se você prefere uma bancada nesta cor, escolha com cuidado o material de fabricação e textura. Uma bancada preta com pequenas manchas ou listras será muito mais prática do que uma brilhante monocromática. Uma das opções mais bonitas é a cor “royal opal” (manchas amarelo-ouro sobre fundo preto).
marrom
Este grupo inclui: wengé, castanho escuro, chocolate, bem como todos os tons "amadeirados" (carvalho, amieiro, bétula, etc.). E esta gama de cores tem, talvez, a mais ampla gama de aplicações no que diz respeito a vários estilos de interiores. Assim, uma bancada na cor wengé pode ser inscrita em um loft, em um país e em um estilo moderno. As cores mais claras são adequadas para Provença e surrados. O marrom combina bem com qualquer outra cor, especialmente com os acentos certos. Em termos de praticidade, tal mesa também dará vantagens a superfícies de outras cores. Bem, a textura pode ser "semelhante a madeira", e "pedra selvagem", e qualquer outra.
Cor cinza
Não pode ser atribuído inequivocamente à luz ou ao escuro: tudo depende de sua sombra. As bancadas de trabalho na cor cinza (aço) podem ser freqüentemente vistas em interiores de alta tecnologia. É bastante prático, a cor é bonita e discreta, realça perfeitamente os acentos de cor.
Os fãs de interiores "frios" definitivamente vão gostar do cinza.
Aqueles que desejam escolher uma bancada da lista "escura" devem levar em consideração uma nuance: se o espaço da sua cozinha for pequeno, escolha uma opção mais clara - as cores escuras "estreitam" o espaço. Também não é recomendado escolher acessórios escuros para proprietários de cozinha de proporções não padronizadas: quaisquer erros, ângulos, reentrâncias serão imediatamente visíveis. Se você não quiser chamar a atenção para eles, desista do esquema de cores sombrias.
Cores brilhantes
No mercado moderno existem diversos conjuntos de cozinha coloridos e, consequentemente, bancadas para os mesmos. Porém, ao escolher um ambiente tão ambíguo, deve-se levar em consideração a influência de cada cor no psiquismo humano, pois a cozinha é um local onde a pessoa passa muito tempo.
Então, vamos começar em ordem.
vermelho
Se a sua escolha recaiu sobre esta cor, lembre-se que ajuda a estimular o apetite, por isso é contra-indicada para os amantes da dieta alimentar. Além disso, não escolha o vermelho para pessoas com um nível elevado de ansiedade ou propensas à agressão - ele pode afetar negativamente a psique e a pessoa ficará nervosa e com raiva. Uma cor mais clássica e "cara" desse espectro é o bordô.
Você pode comprar tal mesa sem medo.
laranja
A bancada ruiva é imediatamente associada a um café de fast food. Porque essa cor estimula o apetite, mas não da mesma forma que o vermelho: você quer comer muito, mas rápido. Se gosta desta cor e quer acrescentá-la ao interior da cozinha, escolha não uma bancada desta cor, mas sim algo mais pequeno: um açucareiro brilhante, um quadro, um relógio.
Amarelo
Personalidades criativas, chefs ávidos que querem se animar com uma xícara de café - este produto é para você. Porque a cor amarela da bancada da cozinha o ajudará não só a acordar e a ficar de bom humor, como também o estimulará a criar obras-primas culinárias. Portanto, fique à vontade para escolher uma bancada de um dos tons: do limão ao mel.
Verde
É considerada a mais favorável ao homem, por ser a cor da própria natureza. Uma bancada verde será uma ótima solução em seu interior. Uma rica seleção de tons - de verde claro a malaquita - o ajudará a navegar e escolher a cor mais adequada para sua cozinha.
Azul e azul
A bancada azul costuma ser escolhida pelos amantes do chique gasto. Essa cor é delicada, calmante, discreta: pode ser brilhante ou desbotada. O azul é mais nítido, mais contrastante, tal mesa, é claro, tem o direito de existir, mas os olhos podem se cansar de uma cor tão "profunda".
Portanto, é desejável usá-lo como um sotaque.
Roxa
A cor do misticismo, da bruxaria, do mistério. Também tem muitos tons: desde o lavanda, tão apreciado pela Provença, até as cores intensas do céu noturno. Parece muito bom em uma cozinha monocromática. Um interior cinza-preto-branco, no qual uma bancada roxa agirá como um ponto colorido, claramente não passará despercebido e não parecerá muito rígido e enfadonho.
Na hora de escolher a cor da sua bancada, não se limite às opções monocromáticas: considere variações com brilhos, manchas, intercalados, com textura de madeira ou pedra.
A sua imaginação e gosto artístico irão ajudá-lo nisso.
Para dicas sobre como escolher uma bancada de cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.