Bancada branca no interior da cozinha
Um dos toques finais na disposição da cozinha é a escolha da bancada. É ela quem cobre os armários de chão do conjunto de cozinha e serve de superfície de trabalho à anfitriã. A bancada não deve apenas cumprir todos os requisitos de qualidade, mas também complementar com sucesso o design do ambiente da cozinha. Entre a variedade de soluções de cores, cada um pode escolher uma opção ao seu gosto. No entanto, a cor mais popular para a fabricação de bancadas pode ser chamada de branco com segurança.
Vantagens e desvantagens
As bancadas brancas dificilmente saem de moda. Eles permitem que você crie um espaço com estilo e, no caso de uma pequena cozinha, também adicione espaço a ele. Eles são apreciados por sua versatilidade e relevância em quase todos os interiores. Ao combiná-los com outros elementos de sua cozinha, você pode obter diferentes efeitos visuais. Num conjunto com as habituais cores calmas, obtêm-se opções de interiores clássicas e com cores vivas, mais modernas.
As bancadas brancas estão disponíveis em uma variedade de texturas. São lisos, ásperos e até quebradiços. Os tons também são variados - branco neve, baunilha, marfim e outros. As bancadas brancas podem ter pequenos respingos. Se for feito de mármore ou o imitar, os veios darão uma aparência mais interessante e a pequena sujeira em tal revestimento não será tão visível.
A desvantagem de uma bancada branca como a neve é óbvia - durante a operação, ela pode perder seu brilho original. Se outros elementos do interior da cozinha tiverem uma cor branca fervente, mais tarde eles não ficarão tão harmoniosos juntos. Portanto, você pode escolher a bancada para combinar com outras cores utilizadas na concepção do seu espaço de cozinha.
Combinação com outros tons
A opção tradicional é uma combinação de móveis em marrom, bege ou madeira com uma bancada branca. Não "fere os olhos", parece apropriado e relevante na maioria das cozinhas. Ao escolher tons neutros para o resto das superfícies, você cria um ambiente aconchegante para passar o tempo com sua família.
Algumas pessoas gostam da combinação atual de uma bancada branca com um fone de ouvido da mesma cor. Quando um quarto é decorado apenas em vermelho ou verde, parece muito extravagante, mas o branco pode parecer muito elegante.
A única ressalva é que os designers são aconselhados a escolher materiais, texturas e tons incomuns. Se tudo for branco como a neve e igualmente liso, então esta opção não é adequada para todas as cozinhas, pois sua aparência será muito "estéril".
Fones de ouvido, onde uma bancada branca é adjacente a uma fachada brilhante, são freqüentemente encontrados em projetos de design moderno. Nesta combinação, realça a saturação da tonalidade contrastante e permite “relacionar” a cozinha com outros móveis brancos.
Materiais (editar)
Existem vários materiais, a partir do qual as bancadas brancas podem ser feitas:
- MDF laminado e aglomerado;
- pedra natural (mármore, granito, quartzo);
- Madeira;
- diamante falso;
- cerâmica.
As bancadas laminadas feitas de MDF e aglomerado são muito populares não apenas entre os consumidores russos, mas em todo o mundo. Tais produtos pertencem às opções de orçamento, entre elas estão os tons mais claros. Eles têm muitas virtudes. Em primeiro lugar, trata-se de uma praticidade bastante elevada e um preço acessível.Menos um e muito insignificante - esta não é a composição mais ecológica.
O mármore branco natural é um material bastante caro, com um belo padrão natural. Apesar de seu status, não é tão prático na cozinha. Não se pode colocar uma panela quente, e mais ainda uma frigideira sobre tal bancada, não se pode limpá-la com meios agressivos e não é recomendável enchê-la com água. É especialmente perigoso derramar líquidos corantes, como vinho, nesses produtos.
Pedras como quartzo, basalto ou granito são mais convenientes a este respeito. Os produtos feitos com esses minerais são particularmente duráveis e resistentes ao desgaste, porque até mesmo os contadores das barras são feitos deles. Conseguem preservar sua aparência mesmo com uma operação não muito cuidadosa, a principal tarefa é encontrar versões realmente leves dos produtos dessas raças.
A madeira é um material temperamental. Graças a ele, as cozinhas adquirem um aspecto caro e nobre. Os armários e bancadas de madeira branca criam uma atmosfera caseira especialmente acolhedora. Mas o polimento e o enceramento constantes tornam esses produtos não os mais convenientes de usar.
Pedra artificial ou acrílica também é chamada de Corian. Este é um material de preço médio disponível para muitos compradores. Esses designs de elenco são muito práticos. Eles também permitem que os fabricantes experimentem a forma. A superfície lisa e brilhante não é propensa à absorção de umidade e ao aparecimento de fungos, o que é uma grande vantagem para qualquer cozinha.
Os modelos de cerâmica são muito caros, mas têm todos os tipos de vantagens. São eles: praticidade, resistência ao impacto, alta estética. Esses produtos, que lembram o mármore, são desprovidos de suas desvantagens. Além disso, existem cópias de copyright com impressão de fotos, o que permite criar itens de interior exclusivos que tornam a cozinha única.
Estilos e design
Os formatos das bancadas podem variar dependendo do design dos armários ou do gosto do cliente. Podem ser modelos retangulares clássicos, arredondados e ondulados. Este último parece muito incomum e permite que você faça uma cozinha verdadeiramente extraordinária.
Superfícies de bancadas brilhantes são mais adequadas para estilos de futurismo, minimalismo e alta tecnologia. As formas de tais modelos podem ser as mais bizarras, não se encaixando nas idéias tradicionais sobre a aparência de uma bancada de cozinha.
Se for também com brilhos, já não é apenas uma superfície de trabalho, mas um elemento decorativo completo da sua casa que pode animá-lo e tornar festiva a preparação das refeições do dia-a-dia.
As bancadas mate - pedra natural natural e madeira, bem como superfícies artificiais com imitação de mármore e madeira - nunca perdem a sua relevância. Os adeptos dos clássicos preferem preferir a segunda opção em tudo.
Agora vamos falar sobre como os elementos da cozinha se complementam harmoniosamente. Claro, ninguém te proíbe de colocar uma bancada branca na cozinha que não vai bem com nada. Mesmo assim, ele se encaixará no interior de forma mais orgânica se se sobrepor a outros elementos da decoração.
Você pode selecionar uma bancada para diferentes itens de interior.
- Fone de ouvido sob a fachada. O principal é que desta forma a sua cozinha não se transforme numa mancha branca. Para fazer isso, você precisa fazer acentos brilhantes. Um avental contrastante ou objetos de outras cores instalados na bancada serão muito úteis.
- Para combinar com a cor dos armários. Quando várias cores são usadas no fone de ouvido e os gabinetes são brancos, a bancada da mesma cor ficará bastante harmoniosa. Isso é mais fácil de fazer do que no caso de cores brilhantes, quando pode ser difícil adivinhar o tom certo.
- Sob o avental. Uma opção muito simples e de sucesso que cria um ângulo sólido entre a bancada e a parede. Este projeto fica ótimo em qualquer cozinha.
- Debaixo do chão. Poucas donas de casa ousam fazer um piso claro na cozinha.Mas se você escolheu esse tipo de design de quarto, então, junto com uma bancada branca, eles ficarão ótimos.
- Sob o peitoril da janela. Estamos a falar de conjuntos de cozinha instalados junto à janela. Em seguida, o peitoril da janela se torna uma continuação lógica da bancada. Ambos os elementos são executados a partir de um único array.
- Debaixo da mesa. Estas duas superfícies horizontais (mesa de jantar e tampo) complementam-se bem se forem feitas na mesma gama. O design ficará especialmente bonito se os tons combinarem.
Afinal, uma geladeira, um fogão e um teto geralmente são brancos. Portanto, você pode facilmente encontrar o que combinar com a bancada no interior.
Recursos de cuidados
As populares bancadas de MDF laminado ou aglomerado são fáceis de limpar com água e detergente. Não existem restrições particulares à sua escolha, uma vez que o revestimento plástico é resistente a quaisquer componentes. Se houver muita sujeira, um limpador de vidros à base de álcool é suficiente. As únicas coisas a evitar são vários pós de limpeza. Eles podem conter sais ativos, arranhar uma superfície lisa com abrasivos e, com o uso regular, esses compostos podem inutilizar completamente a bancada.
À parte, vale destacar a junta com a pia. Se você não limpar a água lá, a borda do maciço vai inchar muito rapidamente, talvez até um fungo apareça lá. Se você tiver um rodapé decorativo colado na junção da bancada com a parede, preste atenção nele também. Devido à presença constante de umidade sobre ele, a formação de bolor também é possível.
As bancadas de madeira são um elemento bonito, sólido e ecológico da cozinha, mas requerem uma manutenção particularmente cuidadosa. Infelizmente, esses modelos geralmente mudam de cor com o tempo. Mesmo sua fricção regular com cera não salva disso. Se você notar que algo respingou na superfície, é necessário remover imediatamente a mancha antes que ela seja absorvida. Os produtos feitos com este material nobre, mas pouco prático, são lavados com detergente e uma esponja e depois bem secos, caso contrário o tampo da mesa inchará.
Granito e pedra artificial são materiais despretensiosos, mas você não deve colocar canecas e potes quentes sobre esses produtos - podem permanecer vestígios. Tente não usar detergentes pelo maior tempo possível, limitando-se a água. O principal é remover a sujeira assim que ela aparecer. Ao usar detergentes, eles penetram gradualmente nos poros. Por causa disso, a superfície perde sua pureza e beleza originais.
Cerâmicas caras são uma ótima opção. Não incha com a umidade e tolera bem objetos pesados e pontiagudos. Produtos fracamente ácidos e ligeiramente alcalinos são adequados até mesmo para o cuidado diário de tal bancada.
Avaliações
Muitas donas de casa se perguntam se vale a pena comprar uma bancada branca. Avaliações dos proprietários de tais elementos do fone de ouvido na maioria dos casos indicam que, com o cuidado adequado, esta é uma excelente opção para a cozinha. O branco e seus tons renovam o ambiente, tornando-o mais claro e espaçoso. Outras nuances dependem do material com o qual uma mesa em particular é feita e de sua qualidade. Como já mencionado, os produtos feitos de pedra artificial mantêm sua aparência por mais tempo do que os de mármore ou madeira.
Um papel importante é desempenhado pelo tipo de sombra clara que você prefere. Se este for um tom branco como a neve, então a menor sujeira em tal superfície será impressionante. Outras opções de cores, especialmente modelos salpicados, pontilhados ou marmorizados, mantêm sua aparência original por mais tempo. Eles parecem novos mesmo depois de anos de uso.
Se ainda tem dúvidas se deve optar por uma cor mais prática, um fato é digno de nota. Segundo as anfitriãs, as bancadas escuras não são as mais práticas. Na verdade, neles traços de arranhões ou sujeira podem ser notados não menos do que nos leves.
Independentemente da cor, não se deve cortar os alimentos diretamente na bancada, é melhor usar uma tábua para isso. Não importa quão altas sejam as características deste ou daquele material, tal superfície não se destina a serrar com uma faca.
Assim, podemos concluir que o branco é a fonte de luz e limpeza da sala. Sinta-se à vontade para usar uma bancada leve feita em qualquer material, ela definitivamente dará à sua cozinha um visual novo e sofisticado. O principal é tratá-lo com cuidado, não utilizar produtos ácidos ou em pó agressivos com partículas abrasivas, que mais cedo ou mais tarde podem prejudicar a aparência de qualquer material.
Para uma visão geral da bancada branca na cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.