Como fazer uma cozinha moderna?

Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Design e zoneamento
  3. Paleta de cores
  4. Materiais e design
  5. Seleção de móveis
  6. Belos exemplos

O estilo moderno do interior se distingue pelo design lacônico, simplicidade e combinações extraordinárias de formas e materiais. Você pode organizar uma cozinha desta forma com qualquer orçamento e layout. As opções de design moderno são extremamente variadas e com foco na praticidade, então você certamente encontrará uma opção do seu agrado.

Recursos de estilo

Uma cozinha de estilo moderno implica minimalismo, combinações de cores incomuns e máxima comodidade. Preste atenção às principais características distintivas deste design.

  • Este estilo é adequado para todos aqueles que não querem sobrecarregar o interior com detalhes redundantes. Um mínimo de móveis, um mínimo de tonalidades de cores, um mínimo de elementos decorativos. Todas as superfícies da sala são planas, lisas e retas, papel de parede, paredes, azulejos e tecidos - sem ornamentos expressivos. Ao mesmo tempo, o ambiente permanece aconchegante e aconchegante.
  • Outra característica distintiva do estilo é sua geometria clara. Curvas intrincadas não têm nada a ver com design moderno. Em uma cozinha decorada em estilo moderno, deve haver apenas superfícies planas, ângulos claros e linhas retas. Isso se aplica a tudo no interior: desde decoração de parede a fones de ouvido e acessórios. A geometria reina aqui.

No entanto, é um erro presumir que você tropeçará em cantos em todos os lugares: superfícies redondas e ovais também são amplamente utilizadas e não contradizem a geometria de forma alguma.

  • Uma iluminação suave e natural também é essencial para um design de interiores limpo. As janelas podem até mesmo ser deixadas sem persianas ou cortinas para permitir que a luz solar máxima penetre na sala. Se você não está acostumado com essa solução, pode escolher cortinas, mas elas devem ser monocromáticas e discretas.
  • O design moderno usa predominantemente uma paleta de cores discreta. Cores próximas em tons, até quase monocromático completo, são populares. Tons de cores brilhantes e cativantes são usados ​​muito raramente, apenas como acentos especialmente pronunciados na cozinha.
  • As superfícies brilhantes são outro detalhe, sem as quais é impossível imaginar um design moderno de cozinha. Afinal, os materiais modernos devem ser usados ​​tanto quanto possível. Plástico liso, cromo prateado brilhante, vários vidros transparentes ou escuros, elementos de aço. Todos eles conferem ao quarto um brilho luxuoso, sem o qual é difícil imaginar um interior moderno.
  • Uma das características não óbvias do estilo moderno é o espaço aberto da sala. Você precisa se esforçar para se livrar de todas as partições desnecessárias. Isso é possível mesmo se você tiver uma cozinha muito pequena: você precisa tentar colocar todos os móveis ao longo das paredes para que o centro fique livre. Se você tem uma espaçosa cozinha e sala de estar, pode facilmente dividi-la com móveis.

Design e zoneamento

Você pode projetar uma cozinha de sucesso em qualquer ambiente. Se você tem uma pequena cozinha em Khrushchev, deve tornar o design o mais homogêneo possível, escolhendo cores claras que irão expandir visualmente o ambiente. Se tem um estúdio ou uma grande cozinha-sala num apartamento, não pode prescindir da atribuição de duas ou mais zonas no espaço, que vão servir tanto à estética como à comodidade prática.Para que a sala de jantar, combinada no quarto com a área de trabalho da cozinha ou diretamente da sala de estar, pareça aconchegante e elegante, ela deve ser separada por detalhes visuais ou itens de interior. Confira as dicas de design para um zoneamento eficaz.

  • A separação é fácil com a adição de detalhes arquitetônicos - se você tiver um quarto espaçoso. Por exemplo, colunas, pódios, arcos, vigas da moda no teto ou divisórias falsas servirão. Você pode considerar o design da cozinha-sala de jantar com uma divisória de vidro transparente entre as zonas - esta opção será muito conveniente e elegante.
  • Uma das formas mais bonitas e práticas de dividir o espaço da cozinha é com a utilização de diferentes móveis: pode ser uma ilha de um conjunto de cozinha, um balcão de bar, uma mesa de jantar, um móvel estofado, um aparador ou uma estante de passagem .
  • Os revestimentos para pavimentos irão ajudá-lo a definir uma divisão clara no espaço entre a cozinha e a sala: diferentes acabamentos em parquet ou laminado, assim como tapetes e caminhos. Diferentes opções de cobertura podem não apenas ajudá-lo a separar visualmente as áreas, mas também tornar o interior ainda mais prático.

Por exemplo, para o chão ao lado do conjunto de cozinha, é melhor colocar ladrilhos, e na sala - revestimentos mais quentes, como carpete, laminado, parquet.

  • O design da parede também ajudará a dividir o espaço. As paredes da área de trabalho da cozinha devem ser pintadas ou ladrilhadas para facilitar a limpeza, e na área de estar você pode colar sobre elas com papel de parede estiloso.
  • A iluminação geralmente recebe pouca atenção, mas também é muito importante no delineamento do espaço. Se você está planejando projetar um estúdio ou uma sala de cozinha, deve considerar cuidadosamente as fontes de iluminação. Na verdade, devido aos realces de luz, você pode criar facilmente a atmosfera necessária na sala, bem como destacar uma zona e sombrear outra.
  • Com a ajuda de uma paleta de cores, você também pode zonear facilmente a cozinha. Por exemplo, você pode escolher cores mais brilhantes para a área da sala de estar e tornar o conjunto de cozinha discreto e imperceptível.

Paleta de cores

A paleta de cores possível das opções de cozinhas modernas é extremamente diversificada. De acordo com as últimas tendências, vale a pena escolher tons compostos complexos - se o interior for predominantemente preenchido com eles, você terá uma cozinha moderna e cheia de estilo.

As cores brilhantes e puras são válidas apenas como pequenos detalhes brilhantes no interior. Se você deseja tornar o espaço visualmente ainda mais espaçoso, você deve escolher principalmente tons claros no interior. Uma cozinha moderna e elegante pode ser obtida se você decorá-la em tons de bege, acinzentado ou verde claro. Essa atmosfera será confortável e harmoniosa.

Quanto ao branco puro, é melhor abandoná-lo por completo ou usá-lo em quantidades extremamente pequenas: muitas vezes é difícil combiná-lo com outras tonalidades.

Uma cozinha escura será adequada para você se for realmente muito espaçosa - caso contrário, o espaço será visualmente muito estreito. Em uma cozinha grande, os tons escuros ficarão muito elegantes, mas tente substituir o preto puro por tons compostos mais complexos. Os tons de cinza escuro, cáqui, azul profundo e bordô são perfeitos.

Cores brilhantes podem ser usadas como acentos - pode ser um elemento de mobiliário ou decoração. Agora os tons laranja, verde claro, framboesa e roxo estão em voga. É perfeitamente possível experimentá-los tanto em uma espaçosa quanto em uma pequena cozinha.

Preste muita atenção às peculiaridades de combinar diferentes tons de cores entre si. Se você quiser destacar certos elementos da sala, deve usar combinações contrastantes: claro com claro, claro com escuro. Se, ao contrário, precisar uniformizar o espaço, varie um pouco os tons.

Em particular, os contrastes devem ser evitados em uma pequena cozinha, e para que o espaço não fique colorido, não mais do que três cores devem ser tomadas como base.

Materiais e design

O interior da sua cozinha dependerá muito dos materiais que você pretende usar nela. Considere as opções para decorar sua cozinha.

Paredes

Em primeiro lugar, quando entramos nas instalações, voltamos a nossa atenção para as paredes. Em um estilo moderno, é melhor evitar padrões brilhantes - o revestimento deve ser sólido ou com estampas geométricas simples. Ao mesmo tempo, você pode experimentar com segurança a textura e até mesmo variar em paredes diferentes.

A coloração será uma das maneiras mais fáceis e acessíveis de decorar as paredes da cozinha. Esta é uma opção prática, pois na área de trabalho as paredes pintadas podem ser facilmente limpas em caso de contaminação. Além disso, a coloração parece muito elegante em interiores modernos. Pode decorar todas as paredes com uma cor ou dividir visualmente o espaço em zonas, bem como utilizar tingimento texturado, o que tornará o interior ainda mais invulgar.

Muitas pessoas cobrem as paredes da cozinha com azulejos - completamente em toda a sala ou logo acima da área de trabalho. Esta é uma ótima opção: limpeza fácil e aparência atraente tornam esta solução extremamente popular. Você pode escolher ladrilhos brilhantes ou foscos, ou mesmo mosaicos, mas não escolha ladrilhos coloridos com estampas: dê preferência às cores lisas. E também opções de ladrilhos estilizados como alvenaria podem ficar ótimas.

O papel de parede é outra opção possível de decoração de parede. No entanto, do ponto de vista prático, é menos prático: em particular, é preferível não colar papel de parede à volta do conjunto de cozinha. É melhor escolher o papel de parede apenas se você tiver muito espaço - eles podem decorar o espaço ao redor da mesa de jantar. Modelos de tecido, papel e vinil funcionarão, mas evite padrões complexos e uma variedade de cores. Cores simples, papéis de parede listrados ou imagens abstratas bastam.

Piso

O revestimento moderno pode ser quase tudo. Será prático finalizar com ladrilhos, mas neste caso deve-se escolher opções mate para que o piso não escorregue. Mas também é preciso levar em consideração que o piso de ladrilhos fará frio para quem está acostumado a andar descalço.

As opções de parquet, laminado ou linóleo são relevantes. O parquete de alta qualidade é bastante caro, mas é durável e fica bem com qualquer mobília. Linoleum é a opção mais acessível, mas depois de alguns anos pode rasgar e precisar ser substituído. O laminado moderno é a melhor opção que combina preço e qualidade. Agora você pode escolher um revestimento em qualquer tom para seu interior exclusivo.

Teto

A decoração do teto em estilo moderno deve ser bastante simples. Não faça estruturas suspensas em várias camadas com iluminação colorida ou desenhos no teto. O revestimento não deve sobressair muito no interior e complementar harmoniosamente a decoração principal da divisão. A opção mais fácil é cobrir o teto com gesso. Isso é possível se o teto for plano, não apresentar rachaduras ou defeitos estéticos.

Se você precisar esconder pequenas irregularidades e rachaduras, escolha painéis de plástico. - podem facilmente decorar tectos, conferindo ao interior um aspecto elegante e completo. Por fim, para maximizar o alinhamento dos tetos, agora são utilizados todos os tipos de estruturas tensoras e articuladas - esta é uma opção que permite atingir um resultado ideal, mas a linha do teto cairá alguns centímetros.

É importante integrar a iluminação corretamente. Para uma cozinha grande, é melhor escolher várias fontes de luz: certifique-se de iluminar fortemente a área de trabalho e também escolha um lustre ou lâmpadas embutidas para a área de jantar. Você também pode decorar os tetos com vigas falsas: eles se encaixam perfeitamente no estilo moderno.

Seleção de móveis

O mobiliário influencia muito a percepção do design da cozinha.Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre um conjunto de cozinha. É importante encontrar uma solução elegante, moderna e prática que melhor se adapte ao layout da sua cozinha.

Se você tem uma cozinha pequena, um conjunto reto ou de canto será adequado para você. Por favor, note que é melhor escolher fachadas claras e brilhantes para os armários, para que a sala pareça visualmente ainda mais espaçosa. Mas tente também dividir o espaço o menos possível: é melhor que todos os armários sejam totalmente fechados e monocromáticos. Se quiser variedade, você pode tornar a camada inferior mais escura e a camada superior mais clara: listras horizontais expandirão ainda mais o espaço.

Você pode escolher uma cozinha em forma de U se for bastante espaçosa e alongada. Esta solução será prática para uma família numerosa, bem como para os apaixonados por cozinhar. Os armários superiores podem ser combinados com prateleiras abertas, enquanto os inferiores devem ser totalmente fechados. Você pode encontrar fones de ouvido de madeira italiana de qualidade com um design semelhante. Nessa cozinha, você terá muito espaço para cozinhar e, em vez de uma mesa, poderá escolher um design com um balcão de bar.

Uma cozinha em ilha é uma opção elegante e moderna que exige espaço. Um fogão, pia ou apenas uma bancada para cozinhar podem ser colocados na ilha. Freqüentemente, a ilha é destacada com uma cor brilhante ou material incomum para chamar a atenção dela. Normalmente, em tais cozinhas, a ilha separa a área de cozimento da sala de jantar ou sala de estar, que abriga uma mesa completa e cadeiras.

Belos exemplos

Considere soluções de design elegantes para a cozinha moderna, para decidir sobre seu próprio projeto.

  • A cozinha bege lacônica parece aconchegante e elegante. O matiz sofisticado torna divertido até mesmo os designs mínimos e as superfícies brilhantes refletem a luz. Isso faz com que a cozinha pareça muito espaçosa.
  • Uma cozinha cinza com detalhes em madeira é perfeita para quem quer se sentir em sintonia com a natureza, mesmo em um interior moderno. Esta é uma cozinha em ilha, na qual tanto a bancada de trabalho como a mesa de jantar são retiradas na ilha. Esta opção elegante permitirá que você economize espaço - é perfeita para um apartamento estúdio.
  • Uma cativante cozinha cor de vinho não deve ser colocada em cômodos pequenos, mas ficará ótima em uma área grande. O design incomum de frentes de gabinete, cores sofisticadas e tecnologia cromada tornam esta opção muito elegante. As prateleiras abertas não se destacam do fundo geral devido ao fato de sua base ser pintada na cor de todo o fone de ouvido.

Para obter informações sobre como fazer uma cozinha em estilo moderno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário