Nós decoramos a cozinha em estilo escandinavo
Os interiores escandinavos estão conquistando rapidamente o público russo. Tudo começou no início dos anos 2000, quando a loja sueca Ikea surgiu na área metropolitana. Os russos perceberam que a simplicidade é elegante e confortável. E tudo graças aos tons claros e à excelente ergonomia. Belo design discreto, materiais naturais e conveniência em tudo - estes são os princípios das cozinhas de estilo escandinavo.
Recursos de estilo
Qualquer país escandinavo é um país do norte. Na Noruega, Finlândia e Dinamarca há pouca luz e muita neve. Os invernos são rigorosos e as temperaturas baixas. Mas o homem se adapta a tudo. Os povos do Norte, a fim de amenizar essa atmosfera sombria de frio eterno, começaram a criar um conforto incrível em suas casas. E, devo dizer, eles se tornaram verdadeiros campeões na criação de conforto. O calor e o conforto destes interiores tornam impossível abandoná-los.
É esta característica distintiva do design escandinavo que o ajuda a estar entre os primeiros no mercado russo.
As principais características do estilo escandinavo são:
- paredes claras;
- materiais naturais;
- simplicidade de design;
- um grande número de fontes de luz.
A cor desempenha um papel importante no interior. Em uma casa escandinava, é muito raro ver móveis pretos e tons de marrom na decoração das paredes. Como não há muita luz nos países do norte, os moradores compensam com papel de parede claro, além da ausência de cortinas. Isso, é claro, nem sempre é encontrado, mas em sua maioria os povos do norte preferem tons de bege, branco e tons pastéis. E existe uma paleta de cores em quase todos os cômodos, seja um quarto ou uma cozinha.
A culinária escandinava também conquistou o amor dos russos. Suas principais vantagens são, em primeiro lugar, alta ergonomia e design simples.
Essa cozinha cabe em qualquer interior, portanto a versatilidade dos fones de ouvido escandinavos é uma vantagem indiscutível entre a grande variedade no mercado de móveis.
Ao escolher a cor da área da cozinha, os escandinavos não mudam o seu querido branco. As paredes da cozinha escandinava são quase sempre brancas. Já nas fachadas das cozinhas, muitas vezes é possível ver tons de cinza e verde, assim como a cor da madeira. Sim, a madeira também é um material favorito de suecos e finlandeses.
Também pode estar presente como material para móveis de cozinha, sendo também muito utilizada na fabricação de acessórios de cozinha e elementos decorativos.
A luz é um fator importante para criar aconchego em uma casa escandinava. Não é habitual pendurarem um grande lustre sobre a cabeça, que iluminará toda a sala. Existem muitas fontes de luz em interiores escandinavos: lâmpadas de assoalho, lâmpadas, lâmpadas de teto, guirlandas, todos os tipos de iluminação. Assim, é possível regular a quantidade de luz na divisão, criando uma atmosfera de férias solene ou uma atmosfera íntima e acolhedora.
Design e zoneamento
Para projetar uma cozinha, um cliente pode ir a uma loja de móveis sueca e no departamento de cozinha projetar seu próprio conjunto individual em um programa especial.
É claro que no mesmo departamento existe um grande número de especialistas que estão prontos para ajudar o comprador a qualquer momento e escolher o que ele precisa. Mas mesmo que não haja como chegar à loja Ikea, eles podem realizar esse procedimento online gratuitamente em seu site oficial.
Em casas europeias modernas e em casas com layouts antigos, muitas vezes você pode ver o layout do estúdio da área da cozinha., a saber: uma cozinha e uma sala de estar numa divisão, e portanto os designers, para delimitar as zonas funcionais, utilizam frequentemente diferentes métodos de zoneamento do território. Podem ser divisórias e um balcão de bar ou uma ilha de cozinha. A área da cozinha também é por vezes marcada no chão com ladrilhos, que são emoldurados por madeira em todos os lados.
Mesmo 9 sq. m Os escandinavos conseguem zonear o espaço. Eles geralmente fazem isso iluminando áreas de trabalho e outras áreas. Assim, a ergonomia da cozinha aumenta significativamente. Há luz de fundo em quase todos os lugares, até mesmo nos armários, e a anfitriã pode facilmente encontrar isso e outra coisa de que precisa em questão de segundos.
Espectro de cores
Os escandinavos amam o branco por uma razão. As severas condições meteorológicas e a falta de luz levam ao uso de um grande número de sombras claras na concepção dos quartos.
Para a cozinha, tinta branca nas paredes e ladrilhos backsplash brancos são freqüentemente usados.
As frentes da cozinha podem variar em cores do branco ao bege. Os escandinavos estão fazendo experiências com outras cores naturais - verde, verde claro, amarelo. As fachadas da cozinha também podem ser em madeira natural, e fachadas de cores diferentes costumam ser combinadas umas com as outras. Por exemplo, o revestimento dos armários de cozinha inferiores pode ser feito de material laqueado branco, e a parte superior articulada pode ser na cor de carvalho claro.
Existem tons de cinza e azul no esquema de cores da cozinha, mas eles não são brilhantes, mas sim suaves.
As cozinhas claras costumam ser diluídas com detalhes brilhantes, por exemplo, acessórios coloridos, como luvas de cozinha, toalhas. Os utensílios de cozinha muitas vezes contrastam com o cenário geral.
Materiais e design
É na seleção de materiais e design de interiores que a alma do designer pode vagar, já que com a ajuda desses pequenos heróis se cria o conforto do estilo escandinavo.
As paredes brancas como a neve e sem rosto adquirem vivacidade apenas graças à textura aconchegante dos materiais, decoração aconchegante em madeira e padrões distintos nos tecidos.
É muito difícil enobrecer a cozinha com tecidos à primeira vista, porque todo o destaque nesta sala está geralmente concentrado em móveis de cozinha e eletrodomésticos. Mas os têxteis continuam presentes no design da cozinha. São toalhas de cozinha, cuidadosamente penduradas na alça do forno, e um tapete aconchegante e aconchegante sob seus pés perto da pia, e pegadores de panela macios, uma toalha de mesa e guardanapos.
De todas essas pequenas coisas aparentemente insignificantes, forma-se o conforto escandinavo, cujo calor é lembrado por muito tempo.
Alguns podem pensar que os têxteis de cozinha criam desordem e parecem desarrumados. Mas este é um equívoco profundo. Este não é um estilo country, quando todos os trapos estão mentindo ou pendurados por causa da beleza. Os escandinavos não têm nada supérfluo. Todos os têxteis têm uma função específica e são indispensáveis em ambos os casos. É por isso que o estilo escandinavo às vezes é chamado de uma espécie de "minimalismo aconchegante", e de fato é.
Os escandinavos não gostam de cortinas ou quaisquer outras cortinas. Eles bloqueiam o caminho da luz da janela e, portanto, as pessoas dos países do norte não gostam deles. Eles dão preferência apenas a tecidos transparentes leves ou cortinas de rolo, que são baixadas apenas à noite. Se de repente surgirem cortinas nas janelas de um sueco e de um finlandês, então elas são feitas exclusivamente de materiais naturais. São linho e algodão.
Todos os tipos de vasos de plantas, muitas vezes presentes no interior das prateleiras abertas da cozinha, dão vida à cozinha escandinava.
Paredes
A luminosidade interior da cozinha, via de regra, é conseguida não só pelas fachadas claras, mas também pelas paredes claras da divisão. Na maioria das vezes, as paredes em interiores escandinavos são pintadas. O papel de parede funciona apenas como um sotaque. Eles podem decorar apenas uma parede, o que dá o tom para toda a sala.Eles podem ser não apenas verdes e bege. Tons frios de azul ou lilás com um padrão floral discreto e discreto são freqüentemente usados.
As paredes também podem ser decoradas com painéis decorativos de MDF que imitam a madeira natural, que é popular na Escandinávia e, em particular, na Dinamarca.
Ladrilhos de cerâmica e gesso, imitando alvenaria, são frequentemente utilizados na decoração de paredes de cozinhas e outras divisões. Mas uma vez que este material absorve bem a sujidade, depois de o colocar na cozinha, é imprescindível pintá-lo de branco mate para apoiar a ideia do estilo escandinavo e proteger as paredes de manchas teimosas desagradáveis.
Para diluir o branco nas paredes, os proprietários costumam pendurar várias pinturas, pôsteres e outros acessórios, que por sua vez criam um ambiente descontraído. As fotos na cozinha geralmente apoiam o tema da cozinha, comida e culinária.
Como o interior escandinavo é bastante restrito e a liberdade é permitida apenas em acessórios complementares, as paredes dos escandinavos são bastante monocromáticas. E, no entanto, às vezes os povos do norte dão às suas casas um toque de travessura, decorando uma das paredes de um quarto ou cozinha com um pedaço de papel de parede fotográfico. Mas, novamente, nada chamativo.
Pode ser uma imagem borrada de fiordes noruegueses, uma floresta boreal ou uma manada de veados.
Piso
Qualquer cozinha é uma área úmida, e o uso de ladrilhos no chão costuma ser a solução mais versátil nesses espaços. A cor dos ladrilhos é tradicionalmente cinza, branco, azul escuro e bege.
Alguns adeptos do estilo escandinavo clássico ainda têm pranchas de madeira no chão. Escandinavos mais modernos deitam no chão tábuas de parquete como freixo ou carvalho, tratadas com agentes impermeabilizantes especiais. Mas seja no piso de ladrilhos ou laminado, além disso, o piso é revestido com materiais de tecido: uma passarela, um pequeno tapete na área de trabalho. Se a cozinha tiver uma área de jantar, um carpete que não deixe fiapos e que não deixe fiapos é colocado debaixo da mesa.
Qualquer piso de tecido cria um ambiente aconchegante e aquece os pés dos presentes.
Teto
O teto escandinavo tem poucas opções de cores. Ele, como as paredes da sala, na maior parte se parece com uma tela branca como a neve. Sim, muitos moradores de países do norte não pensam muito em como decorar o teto, portanto, na reforma dessa parte do cômodo, basta massa, gesso e tinta branca. Existem muitas inovações e truques no design escandinavo.
Como uma cozinha em um prédio de vários andares pode ser inundada por um vizinho de cima a qualquer momento, esse problema pode ser evitado instalando-se um teto falso fosco na cozinha. Isso não vai estragar a aparência do estilo escandinavo, mas apenas enfatizá-lo. Bem, o grande problema com vizinhos não confiáveis pode ser facilmente resolvido dessa forma, sem estragar toda a aparência da nova cozinha.
Visto que o povo escandinavo ama tudo que é natural e natural, eles obviamente não se importarão com um teto de madeira. Pode ser feito com forro de euro comum ou com o laminado que é familiar a todos. A diferença entre o primeiro e o segundo é apenas no peso e, se não houver confiança na confiabilidade dos fechos, é melhor usar um laminado, para que tenham a mesma aparência.
A cor da madeira no teto dá à cozinha o ambiente aconchegante de um chalé rural norueguês, e quando as luzes do teto são acesas à noite, todo o cômodo é inundado por uma luz suave e quente, tão carente de frio países do norte.
O drywall como material para decorar o teto também não pode ser descartado. É verdade que é adequado apenas para nivelar a superfície do teto, uma vez que o estilo escandinavo não prevê a presença de várias superfícies irregulares ou de vários níveis no teto.
Seleção de móveis
A escolha da mobília geralmente depende de:
- o estilo selecionado;
- o tamanho da sala;
- capacidades financeiras do comprador;
- preferências individuais.
Nos tempos modernos, o estilo da sala tornou-se um fator muito importante para os compradores de móveis. Uma cozinha feita no seu estilo preferido traz prazer estético e cozinhar em um ambiente assim torna-se um passatempo agradável.
Quanto ao estilo, o mobiliário escandinavo neste aspecto é completamente descomplicado. Não existem baixos-relevos e decoração desnecessária nas fachadas. Tudo é muito simples e desajeitado. Mas isso não é apenas uma desvantagem, mas uma grande vantagem da cozinha escandinava, porque essa opção é como uma folha em branco na qual você pode criar qualquer imagem.
Por exemplo, é impossível fazer algo elegante e sofisticado a partir de um interior com móveis complexos de carvalho maciço, e as fachadas escandinavas oferecem total liberdade de escolha a esse respeito.
Por exemplo, pegando puxadores de armário de ferro forjado, você pode facilmente transformar o estilo escandinavo em um loft, e puxadores graciosos ajudarão a trazer a cozinha mais perto de uma versão mais clássica. Portanto, a capacidade de usar móveis escandinavos em qualquer estilo é sua vantagem indiscutível.
O tamanho da sala também desempenha um papel importante. Se a cozinha for relativamente grande, então, é claro, você pode facilmente colocar todos os benefícios da civilização de qualquer tamanho nela e correlacionar tudo isso com o estilo escolhido.
Se a cozinha for pequena, nem todo estilo pode ser sustentado em uma sala de 8 m². m. E aqui o estilo escandinavo virá em seu socorro com sua capacidade inegável de incorporar o máximo de tudo o necessário no mínimo de espaço. Afinal, as cozinhas escandinavas são boas porque funcionam muito bem com o espaço, aproveitando não só o chão, mas também as paredes e o teto.
E se você usar as opções de cozinha escandinavas em um grande espaço, você pode, neste caso, balançar no balcão do bar e na ilha de cozinha. A propósito, o balcão do bar costuma ser usado como mesa de jantar em espaços pequenos.
Os designers suecos estão explorando ativamente essa ideia em seus interiores com espaço limitado.
Em termos de preço, a culinária escandinava não é cara. Se você comparar com o oponente alemão, então pode ter certeza de que a culinária alemã é muito mais cara do que a escandinava. Mas, ao mesmo tempo, por exemplo, as mesmas opções da Ikea são muito mais caras do que as contrapartes russas de orçamento. Aqui tudo se resume ao estilo. Se a opção européia estiver mais perto do comprador, a culinária escandinava será a opção mais lucrativa. Além disso, essas cozinhas são muitas vezes mais ergonômicas do que os conjuntos de cozinha russos.
Bem, as preferências individuais ainda não foram canceladas. Aqui, o sabor e a cor de todas as cozinhas são diferentes. Alguém escolhe uma cozinha rígida com armários fechados com portas cegas. Algumas pessoas preferem prateleiras abertas e não têm medo do aparecimento de poeira em superfícies abertas. As preferências individuais também afetam o material das frentes dos armários e a altura da área de trabalho, bem como o tamanho e a disponibilidade dos utensílios de cozinha.
A maioria dos aparelhos da cozinha escandinava são embutidos.
Para ela, hábeis designers suecos cuidadosamente pensam sobre e projetam armários nos quais você pode facilmente integrar uma máquina de lavar louça ou forno comprado.
Os aparelhos suecos embutidos também têm muitas opções. Por exemplo, os fogões são elétricos e a gás. O número de zonas de cozimento pode ser selecionado de acordo com a freqüência de cozimento. Para donas de casa fervorosas, os engenheiros suecos oferecem até cinco queimadores em um fogão, enquanto dois são suficientes para pessoas ocupadas.
Os escandinavos são muito ativos no uso de todas as delícias do mundo industrial, então cada casa sueca e norueguesa tem uma máquina de lavar louça e um forno de micro-ondas. Em particular, as máquinas de lavar louça são padrão, com 60 cm de largura e também estreitas. A sua escolha depende do número de pratos que se pretende lavar.
Escandinavos prudentes cuidaram de tudo na fabricação de fachadas, então eles têm versões padrão de painéis superiores, bem como cópias para utensílios de cozinha.
Belos exemplos
Você pode falar muito sobre este ou aquele estilo, mas as fotos ainda dirão muito mais.
Esta foto mostra um clássico do gênero escandinavo. Prateleiras de madeira, fachadas de cozinha desajeitadas, zoneamento claro da área de trabalho e paredes brancas.
Para a cozinha-sala, o zoneamento do território é muito importante. Nesta foto, isso é feito de três maneiras - com a ajuda de um piso, um balcão de bar e uma solução de iluminação. O chão da área da cozinha é em mosaico preto e branco e a área de estar é revestida a laminado claro. Além disso, a sala é dividida por um balcão de bar, sobre o qual se penduram três cortinas volumétricas, dividindo a área de lazer e a área de trabalho.
Há também uma versão clássica da culinária escandinava, em que há madeira, de cor branca, e toda a área é dividida em zonas com a ajuda de um abajur suspenso acima da mesa de jantar e luminárias giratórias acima da área de trabalho. Normalmente, não há cortinas no interior.
As paredes pintadas de cinza nesta foto acentuam a brancura do conjunto de cozinha. E também no design de interiores há cartazes nas paredes, acessórios em madeira, e as zonas, como deveria ser de acordo com a tradição escandinava, são divididas por iluminação e piso.
A brutalidade deste capuz na foto, ao que parece, não dá qualquer chance para o surgimento do conforto escandinavo, mas o verde na mesa e na área de trabalho, bem como o ornamento feminino nos azulejos e na cor branca das fachadas suavizam suas formas ásperas.
E outra cozinha escandinava bem iluminada, que também tem uma área para refeições. As áreas são delimitadas por um destaque brilhante no chão, e também são destacadas com luz acima da mesa e área de trabalho.
O estilo escandinavo fará da cozinha mais pequena um ninho aconchegante, onde todos se sentirão à vontade. Tudo graças à madeira quente, cor branca, plantas verdes e ergonomia cuidada. Para alguns, esse estilo parecerá muito "nu". Alguém não vai gostar do minimalismo escandinavo, mas alguém vai dizer que tanta iluminação na cozinha vai arruiná-lo.
Mas ninguém pode argumentar que o estilo escandinavo é aquela parte do conforto do norte, que às vezes falta em nossas casas. Portanto, neste estilo do norte, você pode tentar encontrar exatamente o que vai aquecer o interior frio e derreter o coração de seu dono.
Cinco regras para decorar a culinária escandinava no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.