Que estilo decorar a cozinha?
Nem todo mundo precisa apenas de um espaço de cozinha confortável e agradável. O interior da cozinha pode ser decorado, por exemplo, em estilo oriental, retro ou marroquino, náutico ou shabby chic. Muitas pessoas prestam muita atenção ao estilo e ao design. Não é fácil projetar um estilo de cozinha em um único conjunto.
Isso requer conhecimento não apenas das direções estilísticas, mas também a habilidade de selecioná-las para uma sala específica.
Que estilos existem?
Há uma grande variedade de opções de design de cozinha. Considere os estilos mais populares hoje
Clássico
O interior neste estilo é caracterizado pela simplicidade e naturalidade. O design não aceita decoração desnecessária. Todo o estilo de restrição é aproveitado com materiais caros. Por exemplo, um papel de parede de cor sólida e limpa não deve ser muito orçamentário. Os armários da cozinha, as mesas são selecionados de madeira natural e o parquet é colocado no chão. As linhas de um interior clássico devem ser simétricas.
Moderno
O design deste look, apesar das origens do início do século XX, está em linha com a dinâmica moderna da moda. Nenhuma linha rígida é necessária aqui, e a assimetria é bem-vinda. E a racionalidade e a funcionalidade também são relevantes.
Vidro, plástico, metal e madeira são aceitáveis no estilo Art Nouveau. Uma variedade de designs de iluminação também são incentivados. Por exemplo, destacar a área com um abajur ou holofotes.
Rococó
Este estilo é caracterizado por cores pastéis no design, que não são muito adequadas na cozinha. Descrição do estilo Rococó: graça, alegria, sofisticação, abundância de joias. Móveis elegantes com muita decoração são bem-vindos. Até os utensílios de cozinha rococó desempenham o papel de decoração. Ela deve ser cara e bonita.
Lâmpadas, velas, lustres pendurados - qualquer delícia interior será apropriada.
Barroco
As cozinhas neste estilo transmitem o esplendor e o luxo do design. Filosofia de design: reproduzir o Renascimento. Os elementos adicionais são selecionados de acordo com as condições das habitações modernas. As fachadas de cozinha são consideradas caras, de preferência feitas de materiais naturais. Todos juntos devem enfatizar o status social do proprietário. Além das opções de design em tons pastéis, é apropriado desenhar em café, malaquita, preto.
Náutico
O estilo da sala será transmitido pelos detalhes do design: relógios, lanternas, cordas. A solução de design para uma cozinha marinha pode ser diferente, por isso é adequada para divisões de qualquer tamanho. Se a direção do "mar" é pretendida, então os tons de azul e branco, design de estilo pirata são escolhidos como um sotaque.
Étnico
Esse estilo é variado. Cada direção estilística envolve o uso de certos acentos. Por exemplo, para a direção de música country, uma árvore servirá como um sotaque real. Móveis de formas ásperas e cores quentes no interior são bem-vindos. A atmosfera da direção provençal é transmitida por tecidos, detalhes decorativos.
Se a cozinha for criada em algum tipo de estilo folclórico, os produtos folclóricos decorativos devem ser elementos indispensáveis. Por exemplo, para a direção russa é Gzhel, Khokhloma, e para a japonesa - sakura, fãs.
O estilo étnico não tolera mistura de direções. Por exemplo, em uma cozinha clássica ou moderna, toalhas com khokhloma são inadequadas. Esses mesmos detalhes vão estragar a impressão de um design oriental.
A última opção de design é subdividida em várias subespécies.
oriental
Para esta direção, cores brilhantes, mas naturais são relevantes. Verde e marrom devem ser priorizados. A mistura de tons é permitida: dourado, laranja, turquesa, vermelho. Das mudanças arquitetônicas, cúpulas e arcos são bem-vindos. Ao mesmo tempo, os profissionais aconselham limitar a variedade de formas.
Provença
Na cozinha neste estilo, é permitido o uso de uma ampla paleta de combinações de cores, padrões florais. Usar apenas cores pastel não é um axioma. Acessórios se encaixam bem como acentos brilhantes.
Quaisquer tons de verde, areia ou castanho, todas as variações de azul irão refrescar idealmente o interior.
País
Este estilo é mais adequado para casas de campo privadas. Elementos e acessórios de decoração simples transmitem o charme e o conforto de um interior rural. O estilo country também inclui direções: italiano, inglês, russo. Uma característica distintiva dos interiores campestres é o uso de tecidos adequados.
russo
As idéias de design para o estilo russo tradicional original são variadas. A sala pode transmitir cores rústicas e nobres. As opções de design da era soviética são frequentemente implementadas. Se na versão rústica os elementos da arte aplicada podem se tornar a principal fonte de inspiração, no design soviético os principais atributos serão as coisas retrô. O papel das relíquias antigas pode ir para conjuntos de móveis e outros utensílios domésticos.
turco
Nesse sentido, é importante usar o colorido e a sofisticação da direção oriental ou árabe. O espírito da Turquia é transmitido por tons de vermelho e marrom. Espelhos, vasos, enfeites são bons como decoração. Móveis são desejáveis de materiais naturais. Deve haver muitos acessórios têxteis na sala.
árabe
Essa direção envolve uma mudança nas formas arquitetônicas. Os detalhes do mobiliário devem ser baixos e atarracados. Arabescos, brocados e tapeçarias são usados como elementos de design obrigatórios. Detalhes de decoração feitos à mão são bem-vindos, mas deve haver uma quantidade mínima de móveis.
Marroquino ou marroquino
O avental da superfície de trabalho é acabado com pequenos ladrilhos ou mosaicos com ornamentos típicos de um determinado país. Este estilo é caracterizado por várias combinações de materiais. O uso de lâmpadas características é encorajado. Uma abundância de detalhes, deve haver muitos deles.
Além dos tipos estilísticos, os designers profissionais distinguem as direções. As direções do projeto diferem em suas próprias características. Para vencer a cozinha em direções estilísticas, você precisa ter um gosto impecável.
Se houver falta de habilidades profissionais, é melhor seguir orientações estilísticas uniformes.
As opções mais adequadas para a cozinha para artesãos iniciantes.
Retro ou vintage
Algumas coisas da vida cotidiana que eram usadas décadas atrás são suficientes aqui. A linha entre essas direções é muito borrada. Móveis vintage usados com 20-30 anos de experiência. Por exemplo, um fogão com pernas curvas ou uma geladeira volumétrica são eletrodomésticos que transmitem o charme de épocas passadas.
Shabby chic
Esse estilo envolve o uso de móveis um tanto desgastados com o tempo, com um toque de descuido. O nome desta arte de decoração é traduzido como “shabby chic”. Nas características da direção do estilo, alguma degradação das paredes e teto é até bem-vinda, mas a arrumação obrigatória do piso.
Formas complexas, texturas multidimensionais, vários tipos de materiais - todos esses são soluções de estilo adequadas nesta direção.
Antiguidade
Esse visual é frequentemente percebido como um estilo retro, mas é um design de interior um pouco diferente. Nas especificidades de designs antigos, existem materiais naturais, pastéis, objetos de eras passadas, por exemplo, um samovar e gzhel, podem estar presentes.Além disso, são esses elementos que são necessários. Para soluções econômicas, é permitido o uso de imitações de pedra ou madeira. As opções modernas transmitem bem a textura, embora tenham um custo muito mais baixo.
Ecletismo
Este design permite uma mistura de estilos. Como resultado, o interior deve necessariamente ser original. Ou seja, tudo deve ser escolhido com atenção, deve ser "direto ao ponto", caso contrário a sala corre o risco de virar um armazém de coisas esquecidas. Por exemplo, ao escolher estilos diferentes, você deve se limitar a um esquema de cores. Às vezes, uma mistura de estilos semelhantes é permitida, por exemplo, clássicos e designs rústicos.
Coisas simples precisam ser combinadas com itens caros. Os mesmos clássicos combinam com a modernidade. Coisas de estilos diferentes devem necessariamente ter características comuns. Mas, ao mesmo tempo, nem todos os tons de design devem ser pastel. O design geral da luz pode ser diluído com pontos brilhantes. Esses detalhes não devem ser estranhos, portanto, é melhor escolher vários objetos semelhantes.
Freqüentemente, uma coisa grande é escolhida para este interior, e o resto da planta já está sendo construído em torno dela.
Como escolher?
As cozinhas modernas permitem delimitar o espaço de forma a cumprir todas as exigências dos proprietários.
As principais nuances da escolha estão nas seguintes etapas:
- é aconselhável terminar a reparação da sala da cozinha antes de comprar os móveis;
- um conjunto de cozinha totalmente equipado não deve ocupar 20% da divisão;
- é aconselhável colocar eletrodomésticos perto de tomadas e canalizações perto de canos de água;
- você pode economizar em móveis devido às gavetas e armários de canto, essas peças são consideradas funcionais;
- a área de jantar deve ser pensada - uma grande mesa estacionária dificilmente é adequada para espaços pequenos;
- Saliências e nichos fora do padrão podem ser adaptados para a área de jantar, se houver no quarto.
Um passo bem pensado será um plano desenhado com precisão e medição da área da cozinha. De acordo com as nuances da sala, os layouts são selecionados e estilos adequados para eles. Considere os principais tipos de layouts de cozinha.
Em forma de L
É considerado multifuncional e confortável. Economiza espaço livre, permite que você direcione a divisão para a área de cozinha, armazenamento e lavagem. Este layout é adequado para a criação de estilos de loft de alta tecnologia, minimalismo.
Cozinha linear
Esta opção é ideal para espaços estreitos. Gabinetes suspensos são recomendados para uso eficiente do espaço. As cozinhas lineares são, em sua maioria, de design clássico, por isso é mais conveniente colocá-las nesse espaço. Vale lembrar que a aparência dos móveis é o principal componente do design clássico.
Layout em forma de U
Isso implica espaço suficiente na sala. Com esse arranjo, muitos sistemas de armazenamento e eletrodomésticos podem ser instalados. Este layout é considerado adequado para Provence, shabby chic, qualquer opção de design étnico.
Cômodas e armários estarão no arranjo. Um amplo espaço acomoda uma mesa de cozinha de qualquer formato, que pode ser coberta com uma toalha de cores adequadas.
Cozinha da ilha
É adequado para uma sala que é mais do que suficiente para tal projeto. Na versão em ilha, no meio da sala, é necessário retirar não só a área de jantar, mas também a pia, o fogão e outros dispositivos funcionais.
Em salas pequenas, um balcão de bar é considerado uma opção de design peninsular. Às vezes, esse layout também é denominado em forma de G. Ele dá espaço ilimitado para fantasias no design, se encaixa muito bem nos estilos de um eletricista moderno.
Além dos layouts, é importante escolher materiais que terão um papel dominante no design. Por exemplo, minimalismo, estilos de alta tecnologia populares hoje devem necessariamente incluir elementos de vidro ou metal.A decoração não deve conter elementos decorativos desnecessários e as formas dos móveis devem ser geometricamente corretas. As combinações de cores são monocromáticas, as superfícies são lisas e brilhantes. A sala tem uma sensação de rigor, força e funcionalidade.
Um interior em estilo étnico deve transmitir a maneira de um determinado grupo nacional. O espaço deve corresponder a certas cores e costumes. É melhor escolher o estilo de design de acordo com os desejos dos proprietários. Por exemplo, se a principal paixão dos residentes é viajar, uma lembrança e fotos de diferentes países estão incluídas no projeto da cozinha. Nesta versão, o estilo náutico ou pirata é o mais escolhido.
Para os amantes da natureza, o estilo provençal com um desenho de margaridas ou outros arranjos florais é o ideal.
Belos exemplos
Ideias para inspiração ajudarão no planejamento. Um interior fresco e bom para sua cozinha pode ser visto em soluções prontas. Nesse caso, você não precisa recorrer aos serviços de profissionais.
Por exemplo, pode haver muito ouro em uma cozinha Art Nouveau. Móveis de bom gosto irão adicionar um efeito surpreendente sem criar uma impressão de pretensão excessiva. O esquema de cores da unidade principal da cozinha deve ser claro, as paredes da sala também devem ser neutras.
Simples, mas elegante, também parecerá monocromático, por exemplo, uma cozinha totalmente branca. Esta opção minimalista é ideal para um espaço pequeno. Parecerá mais espaçoso, cheio de ar e luz. Adicione algumas texturas contrastantes ao branco perfeito: estuque, tecidos, cerâmica. Seu projeto não se parecerá com um quarto de hospital.
Se você achar que uma cozinha branca é impraticável, verifique o design monocromático em cinza. Se o escolher como básico, pode combinar todas as cores no interior. A solução de estilo ideal: Rococó, clássico e moderno.
Se a cozinha está localizada no lado norte, e mesmo às escuras, a melhor solução seria adicionar realces claros. O papel dos antidepressivos e energéticos será desempenhado pelos tons amarelos, agregando um pouco do sabor oriental.
A variante na imagem mostra como não exagerar com tais elementos e não obter uma "explosão" de cor. Uma escala cinza-lilás, que nos mergulha um pouco nos clássicos, pode vir a ser uma boa opção.
O estilo étnico do interior pode ser diferente. Recentemente, a direção russa está ganhando popularidade. Envolve o uso de materiais naturais, estampas simples e opções de decoração. Se tudo estiver correto em tal interior, fica muito aconchegante e bonito.
O estilo do interior pode ser facilmente superado com o acabamento do piso ou do backsplash da cozinha. Esse arranjo é bom para o design de uma sala pequena. O interior distrai do espaço apertado, criando uma impressão de aconchego. Na hora de escolher ladrilhos variados, vale lembrar que o restante do espaço é preferencialmente monocromático.
A próxima opção, com um leve toque provençal, ajuda a pensar na ideia de converter um peitoril de janela em uma bancada confortável.
Esta solução ajudará a economizar espaço em sistemas de armazenamento e expandir a área de refeições, onde todos os lares podem caber. Às vezes, o próprio peitoril da janela pode funcionar como uma área de jantar.
Os espelhos ajudarão a aumentar o espaço.
Móveis transparentes costumam ser escolhidos para cozinhas pequenas.
Se você precisar aliviar visualmente o espaço, os especialistas aconselham abandonar os armários suspensos. O papel do local de armazenamento pode ser atribuído a uma estante aberta ou a um bloco "coluna", mas simplesmente a um estojo.
Para informações sobre o estilo em que é melhor decorar a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.