Design moderno de cozinha: recursos e dicas para escolher
A cozinha é o coração de qualquer casa. Este é um lugar onde os membros da família se reúnem, comem e discutem assuntos comuns. Para que cada membro da família se sinta confortável na cozinha, a escolha do estilo de interior deve ser abordada com cuidado especial. Nesta sala, a atmosfera de uma casa deve ser sentida em maior grau. Pode ser criado com um design moderno, por isso sugerimos que você se familiarize com suas características distintivas e métodos de organização do espaço para criar o máximo conforto.
Peculiaridades
O design moderno da cozinha é capaz de sintonizar a casa da maneira certa, dar uma carga de vivacidade pela manhã e mergulhar em um ambiente relaxante após um árduo dia de trabalho. Uma característica distintiva do estilo moderno desta temporada é a variedade e compatibilidade de várias direções, seu entrelaçamento. Hoje, o ecletismo está em destaque: um estilo específico é escolhido como base e complementado com elementos de outros ramos do design moderno.
Seguindo as tendências da moda, você pode criar um interior verdadeiramente único em um estilo moderno.
Ao mesmo tempo, você pode organizar a cozinha de acordo com suas necessidades e desejos. Uma condição importante para um estilo moderno é a busca da máxima funcionalidade e ergonomia. O recheio técnico também é importante: no interior de uma cozinha moderna, vários dispositivos e dispositivos devem estar presentes.que facilitam o tempo e o trabalho envolvidos na preparação dos alimentos. A distinção do design moderno é a demonstração de capacidade de fabricação. Isso pode se manifestar na disposição da cozinha com uma variedade de eletrodomésticos, incluindo cafeteira, lava-louças ou máquina de lavar.
Você também pode instalar um freezer na cozinha, montar um plasma, colocar um frigobar. A capacidade de fabricação também pode se manifestar nos próprios móveis.
Você também pode apostar em tipos modernos de luminárias. Digamos que um avental pode ser iluminado por dentro, iluminado por uma faixa flexível de LED. O balcão do bar pode ser indicado por uma estrutura de teto flutuante com função de pivô. O espaço de jantar pode se destacar com uma série de pontos idênticos. O teto pode não se esconder, mas acentuar os sistemas de comunicação. A disposição dos elementos da mobília deve se encaixar na regra do "triângulo de trabalho" observando as distâncias corretas entre seus tampos (geladeira, fogão e pia). A anfitriã não deve perder muito tempo com confusão desnecessária, a organização do trabalho deve ser pensada nos mínimos detalhes. Isso simplificará o trabalho na cozinha e aliviará a mulher depois de um dia árduo de trabalho.
Todas as pequenas coisas devem ser removidas de vista: isso cria o efeito de aumentar o espaço e a facilidade de decoração é alcançada. Além disso, ao reduzir a quantidade de pequenas coisas, a cozinha ficará arrumada e bem cuidada. É importante equipar a divisão de forma a que seja fácil encontrar os utensílios necessários para cozinhar, guardar os alimentos e limpar os produtos químicos. Tudo deve estar à mão e estritamente organizado. Recepção de questões de zoneamento. Hoje, atenção especial é dada a ele. É necessário dividir a sala em áreas funcionais separadas, mantendo assim a ordem e definindo os limites de cada área funcional. O estilo moderno não tolera pretensão: é preciso retirar todo o desnecessário e pomposo para que não sobrecarregue o interior.
Materiais (editar)
Ao desenhar uma composição interior moderna, você pode usar diferentes materiais: tanto matérias-primas naturais como artificiais são permitidas. Pode ser madeira, seus derivados, metal, vidro e até plástico. Dependendo do tipo de material, pode ser diferente em um tipo diferente de textura. A superfície do material pode ser fosca, brilhante, semi-mate, acetinada, áspera, plana ou gofrada.
A escolha do tipo certo dependerá de qual estilo de estilística moderna é tomada como base para a composição do interior.
Por exemplo, é imperativo para algumas tendências de design mostrar o componente sintético do material com seu brilho característico, enquanto outros são mais suaves e usam materiais com uma textura fosca. Está na moda combinar texturas diferentes umas com as outras, criando desta forma acentos de áreas funcionais individuais. Quanto ao material para o teto, então para o estilo moderno eles usam tecido stretch, drywall, painéis de teto e ripas. A tela é um filme de PVC e tecido. O drywall nada mais é do que uma folha de gesso, colada em ambos os lados com papelão de construção. Os painéis são de plástico, as ripas são de plástico e madeira. Além disso, placas de metal podem ser usadas para tetos.
Para a decoração de paredes de uma cozinha moderna, são usados azulejos e ladrilhos de cerâmica, painéis de parede, ripas, pedra, concreto, vidro e papel de parede.
Ao mesmo tempo, a escolha do material necessário vai depender do estilo específico, pois cada direção tem seus favoritos. Por exemplo, o mesmo ladrilho quadrado pode ser usado para um backsplash de cozinha, mas deve ser o mais simples possível e sem um padrão. O papel de parede de estilo moderno costuma ser texturizado e sem impressão: a ênfase está na cor e no relevo do material.
Para o piso, prefere-se linóleo, laminado e grés porcelânico. Além disso, é possível usar o tipo líquido. Ao mesmo tempo, desenhos complicados são indesejáveis: os elementos internos não devem competir entre si. A textura pode ser pedra, mármore, madeira e até concreto. A escolha da opção desejada fica com o estilo específico: por exemplo, para um estilo loft, você pode criar um revestimento para concreto, para design étnico é mais conveniente recorrer ao uso de linóleo.
Cores
Uma das marcas do design moderno é a medição de cores. Não pode haver variação, abundância de brilho e rivalidade de cores contrastantes. O efeito de harmonia é obtido usando não mais do que quatro tons da paleta de cores no interior. Nesse caso, um será dominante, o segundo será seu contraste, o terceiro será um feixe (portanto, será relacionado a um dos dois), e o quarto será utilizado como técnica para destacar os elementos necessários .
As soluções de cores convencionais de design moderno podem ser divididas em vários grupos. (neutro, pastel, claro, escuro). Ao mesmo tempo, os designers hoje dão preferência ao interior em cores claras. É mais convidativo e cria um efeito espaçoso. Os favoritos da temporada são o branco e o bege.
Eles aumentam visualmente a falta de filmagem e enobrecem o design moderno.
Além deles, estão na moda os tons de verde, cinza claro (inclusive prata), amarelo lima, wengue claro. A utilização de cores claras torna o interior da cozinha leve, permitindo decorá-la com simples pinceladas brilhantes na forma de acessórios ou outros pequenos móveis. O azul claro também está em voga, sua combinação com o branco, o cinza claro e o marrom.
Quanto às cores vivas, devem ser adicionadas ao interior de uma cozinha moderna em dose medida, suavizando com um leve contraste. Por exemplo, pode ser uma combinação de cinza com vinho, amarelo com roxo e metálico prateado. O brilho cinza transmite a textura do metal, hoje em dia no auge da popularidade no design de cozinhas modernas.Acompanha bem branco, preto, marrom escuro, pistache, café.
Estilos
As tendências atuais da estilística moderna são os estilos de minimalismo, brutalismo, biônica, alta tecnologia, art déco e bauhaus. Cada direção tem suas características próprias, que devem ser vistas na disposição da cozinha.
Art Deco
Este estilo gravita em torno das novidades do progresso, teto multinível, tema geométrico do padrão de decoração de parede ou as fachadas de armários suspensos. O conjunto, neste caso, deve certamente ser brilhante, e a própria cozinha deve ser iluminada tanto quanto possível. É necessário que a sala possua ferragens em cromo, vidro e aço inoxidável. Em geral, a sala precisa criar a ilusão de estar no clube.
Bauhaus
Esse estilo é impregnado de praticidade e versatilidade. O ouropel decorativo é substituído aqui por materiais modernos e tecnologia de máquina. A regra obrigatória é o zoneamento da cozinha, os recursos do estilo são metal, plástico, vidro. Os elementos da mobília devem ser o mais ergonômicos possível, o fone de ouvido pode ser embutido na parede. A tabela deve ser transformável.
Biônica
A ideia principal deste estilo é a união da natureza com as conquistas da tecnologia. Esta é uma das tendências mais progressistas do design de interiores, que adora usar os tons claros da paleta de cores no interior. Os móveis podem ser modulares, mas é importante criar um senso de unidade com a natureza. A diferença no estilo é a ausência de cantos agudos e linhas rígidas. Divisórias, móveis e decoração devem ter uma estrutura estrutural pronunciada. Podem ser favos de mel, poros.
Brutalismo
O brutalismo é uma das tendências controversas do design moderno. Materiais como tecido elástico e tijolo, pedra e canos, carpete e paredes nuas podem coexistir harmoniosamente nele. A estilística é considerada um contrapeso para o mundo burguês. Em tal cozinha, cada item deve suportar uma carga funcional, sendo feito de material de alta qualidade e durável. Recurso de estilo - concreto, madeira, metal, vidro.
Minimalismo
O estilo pode ser caracterizado em duas palavras: espaço máximo. Isso é conseguido pela dosagem de utensílios domésticos, uma divisão clara da sala em zonas funcionais separadas, a ausência de qualquer decoração. O grupo de cores prioritárias é a gama neutra. Além disso, deve-se usar móveis de vidro e metal no ambiente.
Alta tecnologia
Este estilo não aceita nada acidental: o que quer que seja adicionado à composição do interior, deve ser útil, confortável e tecnológico. A prioridade são vidros, móveis de plástico, superfícies de metal. O estilo em si é muito bonito, distingue-se pela luz máxima, acessórios incomuns e o uso de tecnologias avançadas. As comunicações são exibidas, são transformadas em elementos decorativos.
Recomendações de seleção
Dando preferência a uma ou outra direção do design moderno no interior, é preciso levar em conta muitas nuances. Por exemplo, um deles é a filmagem da cozinha. Se para o estilo minimalista ainda pode ser pequeno, então uma direção como o mesmo loft, brutalismo ou moderno, precisa de espaço. É difícil equipar uma cozinha se a sua disposição estiver longe de ser a ideal. Quanto menor a sala, mais compactos devem ser os móveis, lâmpadas, papéis de parede e acessórios adquiridos.
É importante que depois de colocados todos os elementos do arranjo, haja espaço suficiente para a passagem.
O mesmo pode ser dito sobre o tipo de fone de ouvido: quanto menor a área da cozinha, menor deve ser o número de módulos. Nesse caso, você deverá prestar atenção na cor do conjunto que está comprando: você precisa comprar cozinhas leves em um cômodo pequeno. Quando o cômodo for estreito, deve-se escolher móveis do tipo linear, possivelmente com um Península. Se a sala for ampla, o modelo do fone de ouvido pode ser em forma de L.
Isso permitirá que você economize espaço utilizável na cozinha e acomoda tudo o que você precisa para cozinhar, lavar e armazenar. Em uma sala grande, você pode comprar móveis em forma de U com muitas gavetas e prateleiras. Uma cozinha de estilo moderno é caracterizada por um balcão de bar. Ao comprá-lo junto com um conjunto, você deve prestar atenção ao tipo de móvel, altura confortável e largura do tampo da mesa. Deve ser conveniente para todos os membros da família estarem nessa mesa. Se houver espaço suficiente, você pode arranjar um lugar para relaxar na sala comprando um sofá compacto.
Para zonear a cozinha, você pode usar a mesa de jantar e as lâmpadas.
O melhor projeto é feito na fase de escolha de um estilo, vai permitir uma disposição mais racional dos móveis e vai mostrar a relevância de cada um dos seus elementos. Ao mesmo tempo, as cores claras e escuras dos móveis e acessórios são escolhidas para grandes salas inundadas de luz solar.
Exemplos interessantes
Por fim, chamamos sua atenção alguns exemplos de um belo interior de cozinha com um design moderno.
- Design em cores claras com balcão de bar.
- A escolha original de um fone de ouvido com uma mesa escada.
- Projeto moderno da cozinha com lâmpada de aranha e vitrine de vidro.
- Recepção do zoneamento da cozinha-sala por meio do sofá.
- Uma solução interessante para organizar uma cozinha em um pequeno apartamento.
- Interior de uma cozinha bem iluminada com um balcão de bar de duas camadas em um apartamento com layout de estúdio.
- Separação das áreas funcionais da cozinha-sala por meio de iluminação separada para cada área.
- Cozinha em forma de U, como um elemento de divisão da sala em um canto de cozinha e uma área de hóspedes.
- Um exemplo de uma combinação de tons de cinza e vermelho para organizar um espaço de cozinha em um interior plano.
Que estilo escolher para decoração de cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.