Cozinha neoclássica
A cozinha, juntamente com a sala de estar, é um daqueles locais onde é habitual receber os hóspedes, pelo que se presta muita atenção ao design desta divisão. Afinal, até as famílias passam muito tempo aqui preparando e comendo comida, e às vezes até relaxando ou socializando. Portanto, o aconchego deve ser mantido a pelo menos um certo nível, tudo deve ser prático e o mais importante - você quer se orgulhar na frente dos mesmos convidados. Por este motivo, a cozinha, idealmente, não deve ser apenas confortável e acolhedora, mas também original. Em busca da exclusividade do interior, muitos proprietários modernos preferem soluções e estilos incomuns, e uma das tendências populares é o neoclassicismo.
Recursos de estilo
O neoclassicismo para a cozinha é uma solução incomum também porque tal projeto não é adequado em todas as situações. Se você descrever o estilo nos termos mais gerais, ele geralmente é chamado bons velhos clássicos em uma versão mais moderna, no entanto, os próprios clássicos já impõem certas restrições.
Por exemplo, um interior neoclássico necessariamente assume uma quantidade significativa de espaço, tanto nas laterais quanto na altura.
Ao mesmo tempo, a culinária neoclássica não deve conter os menores sinais de redução de custos - o resultado deve ficar lindo, embora sem enfeites óbvios, então você terá que estocar dinheiro. O alto custo é causado não apenas por algumas decorações especiais, mas também pela qualidade dos materiais usados - os reparos neoclássicos não são feitos há alguns anos. Distingue-se pela sua solidez e durabilidade.
Se falarmos sobre características distintas, então o neoclassicismo é caracterizado por uma certa leveza e elegância, bem como pela severidade das proporções e pela simplicidade da situação - arredondamentos desnecessários são inapropriados aqui. Este estilo não é caracterizado por uma decoração abundante e, se for utilizado, é apenas bastante limitado e com um viés em motivos egípcios. O esquema de cores é selecionado primorosamente; volume excessivo ou dissonância de tons não deve ser perceptível.
O resultado desejado pode ser alcançado usando vários métodos e materiais, no entanto, alguns destes últimos são tão incompatíveis no sentido público com o luxo e o chique que seu uso deve ser cuidadosamente evitado. Esses tabus incluem, por exemplo, linóleo e cartão duro. Painéis de plástico, como o plástico em geral, também parecem inadequadamente modernos e de alguma forma baratos, o mesmo pode ser dito sobre a iluminação LED - o neoclassicismo quer lustres enormes, não luzes modestas.
As prateleiras abertas também se destacam no estilo geral: todos os recipientes para guardar algo devem ser fechados, mesmo que a sua visão seja possível graças ao vidro das portas.
Como a culinária neoclássica exige espaço, muitas vezes é neste estilo que a área da cozinha nos estúdios é decorada. A própria organização do espaço deixa um lugar central para uma grande mesa de jantar, cuja posição central é reforçada por um lustre caro pendurado diretamente acima dela. Dependendo do quadrado da sala, o fone de ouvido é instalado ao longo da parede e, se a área permitir, é separado da área de jantar por um balcão de bar especialmente adquirido.
Acabamentos e cores
Uma cozinha de estilo neoclássico envolve restrições significativas em termos de escolha do design.O próprio neoclassicismo não é tão exigente e permite o uso de cores diferentes, porém, para a cozinha, a excessiva majestade do acabamento escuro é inadequada, e a paleta cinza não promove o apetite, portanto a escolha deve recair sempre nas cores claras. Se falamos de tons preferidos específicos, então os tons de bege e dourado, rosa claro, fulvo e azul claro são os mais procurados. Embora tons claros de verde, à primeira vista, fossem um bom complemento para a paleta, eles não são usados na criação de design neoclássico, caso contrário, o interior adquire a propriedade de deslizar em direção ao campo.
Entre as combinações, a combinação do marfim com a madrepérola é um sucesso.
Deve-se notar que o neoclassicismo é um estilo muito caro, mas sua aristocracia enfatizada é incompatível com o excesso de cores escuras. Podemos dizer que uma certa proporção da elegância da culinária neoclássica se deve ao seu rigor, portanto não há lugar aqui não só para decoração marcante, mas também para acentos de cores vivas, que, de uma forma ou de outra, diluiriam o rigor. imponência do design. Se uma gama muito clara ainda parece chata, você pode "animar" as cores primárias um pouco, mas elas não devem diferir significativamente umas das outras, porque um contraste perceptível arruinará todo o charme.
Curiosamente, o interior neoclássico apresenta requisitos específicos para o material - não deve ser madeira, mas pedra ou suas várias imitações modernas. Claro, elementos individuais de móveis ou decoração podem não se enquadrar nesta regra, mas pelo menos o tom geral deve corresponder.
Existem também regras gerais para a escolha de acabamentos, segundo as quais, por exemplo, o gesso de cor clara é o melhor acabamento para paredes e tectos. No entanto, eles não devem ser exatamente os mesmos. - para o teto, escolha uma opção mais clara de dois tons, que atende totalmente à regra de design de ausência de acentos de cor. Para um avental, azulejos com padrões geométricos ou flores suaves (plantas, não sombras) são adequados. O uso de papel de parede de qualquer tipo não é bem-vindo, mas mosaico ou gesso veneziano serão muito úteis, porque com a ajuda deles você pode trazer a "pedra" que faltava para o design.
Para o piso, é preferível escolher um ladrilho com um enfeite simples ou apenas um liso em duas cores diferentes, criando um padrão xadrez. Entre as alternativas, você pode considerar opções de piso de madeira que copiam parquete ou laminado, mas qualquer solução de rolo estragará a impressão geral.
Curiosamente, o piso não está tão estritamente vinculado à gama geral, ao escolher sua tonalidade, você pode focar amplamente em suas próprias preferências, embora a ênfase nisso, novamente, não deva ser feita.
De decorações artísticas de parede, você pode usar elementos clássicos, como frisos e pilastras, bem como semicolunas. Uma ampla borda sob moldagem de estuque antigo acaba sendo um elemento quase indispensável da culinária neoclássica. Ao mesmo tempo, muitas destas decorações não são cobertas por nenhum ornamento, tendo em conta o necessário rigor do design.
Móveis e decoração
Um conjunto de cozinha - objeto central para a maioria das cozinhas - em termos de design deve seguir as tendências gerais, ou seja, deve ter uma tonalidade clara. Como é o caso com acabamentos, uma paleta escura é completamente desencorajada aqui, assim como acentos mais brilhantes, no entanto, há uma exceção significativa - uma mesa de jantar pode e muitas vezes deve ser feita de madeira relativamente escura.
Os contornos dos móveis permanecem rígidos e retangulares, são executados apenas em bisel, mas certamente sem decorações mais complexas. Vitrais de móveis são permitidos, mas vidros multicoloridos são proibidos - apenas os clássicos transparentes.Não há lugar no neoclassicismo para antiguidades e móveis modernos encaracolados, embora um aparador antigo possa ser colocado à vista.
O design neoclássico não pode ser considerado completo até que alguns acessórios importantes sejam adicionados a ele. Têxteis de mesa na forma de toalhas de mesa e guardanapos devem declarar diretamente seu luxo e alto custo, a renda deve ser ativamente usada nele. No chão, no centro, deve ser reservado um lugar para um tapete felpudo requintado, que pode ser bem combinado com uma ilha em forma de balcão de bar, se houver.
As cortinas são feitas de tecido caro e as toalhas, costuradas de outro tecido, devem estar em perfeita harmonia com elas na sombra. Aliás, as cortinas devem ser penduradas em uma cornija de madeira ou metal, que pode até ser decorada com motivos florais.
O luxo geral também deve ser evidente nos talheres - pelo menos nos detalhes básicos. Assim, os conjuntos devem ser de porcelana sempre que possível, como era o caso em cozinhas e salas de jantar clássicas reais, e embora não precisem ser monocromáticos, seu padrão não deve parecer muito moderno ou fora do lugar claro. Os vasos para flores ou frutas eram um elemento central obrigatório de uma mesa clássica chique, portanto, idealmente, você deveria tentar encontrar, se não uma cópia verdadeira e antiga, pelo menos uma imitação habilidosa e crível.
Naturalmente, esses vasos não devem estar vazios.
Claro, decorações de parede simples que foram testadas por séculos também podem ser usadas. Estamos a falar de várias pinturas, tapeçarias e painéis, embora a sua temática seja habitualmente aconselhada a limitar-se exclusivamente à cozinha e sala de jantar. O toque final para a imagem de uma cozinha neoclássica será um relógio de parede - mais uma vez, uma imitação antiga ou de alta qualidade.
Todos os detalhes acima podem parecer muito difíceis de implementar e excessivamente precisos. Na verdade, um bom e experiente designer pode muito bem se desviar um pouco das recomendações apresentadas e criar o neoclassicismo em uma única cozinha sem algo especificado e com algo próprio.
Outra coisa é que o neoclassicismo é uma direção estilística, além da qual é bastante fácil ir, e qualquer movimento descuidado pode arruinar completamente a percepção da cozinha.
O toque final para o design serão luminárias e luminárias. A luz do dia em uma cozinha neoclássica não deve ofuscar, penetrando no ambiente, deve tornar-se difusa e macia - para isso, cortinas densas servem. Quanto à luz elétrica, sua principal fonte deve ser necessariamente um lustre caro, de preferência um ferro forjado ou cristal. A massividade deste acessório deve ser digna de reis, mas é importante não exagerar para que não se transforme em um acento volumoso em uma sala relativamente apertada.
Ao mesmo tempo, a área da cozinha deve ter iluminação própria para maior comodidade de cozinhar - normalmente o problema é resolvido com o auxílio de focos embutidos, que ficam totalmente invisíveis quando desligados. E embora tudo isso possa ser suficiente para uma iluminação suficiente do território, a necessidade de um design requintado sugere que deveria haver mais luz - arandelas e pequenas lâmpadas em forma de velas são usadas para complementar o conjunto, em alguns lugares lâmpadas de piso com abajures grandes são adequadas, permitindo que você adicionalmente divida o espaço.
Adendo
O arranjo da cozinha neoclássica como um todo já foi descrito com algum detalhe acima, e a única coisa que ainda não existe é a resposta à questão de como organizar pelo menos uma sala relativamente neoclássica de uma pequena área. Digamos desde já que dificilmente sentirá o mesmo chique, mas ainda assim é possível alcançar um determinado resultado.
Em primeiro lugar, em uma cozinha compacta, planejada para um design neoclássico, a paleta de cores é ainda mais limitada - aqui apenas tons brancos e muito próximos são adequados, pois permitem aumentar visualmente o espaço. Isso se aplica tanto à decoração quanto ao mobiliário.
Todo o ambiente deve ser o mais cuidadoso e ergonômico possível - em uma sala apertada é inaceitável reduzir ainda mais o espaço livre, desordenando-o com móveis. Com isso, a cozinha pode perder um pouco de funcionalidade - coisas desnecessárias terão que ser retiradas daqui, restando apenas o mais necessário. Tudo o que resta tem a funcionalidade de estar no nível mais alto, caixas de armazenamento espaçosas e peças de mobiliário multitarefa são bem-vindos.
Mas a decoração e os acessórios adicionais para decoração são ainda menos apropriados aqui do que em uma grande cozinha - eles vão atrair muito a atenção, alegando ser um sotaque.
Belos exemplos do interior
O primeiro exemplo é uma boa demonstração de porque tons muito escuros em acabamentos de cozinha neoclássicos geralmente não são bem-vindos. A mesa aqui é escura, como deveria ser, mas o esquema de cores do avental parece questionável - embora o ambiente não possa ser negado em estilo, para muitas pessoas pode parecer sombrio demais para comer. Lustres pretos complementam o visual sombrio geral para um amador.
A segunda opção, ao contrário, é uma boa confirmação de que são os tons claros que vão salvar o neoclassicismo. Praticamente não há tons escuros aqui - apenas a tabela difere naqueles, que neste caso é o único sotaque permitido. Gostaria de prestar especial atenção ao design do piso, que aqui em si é uma obra de arte e complementa com elegância o resto do interior.
A terceira foto é um exemplo de neoclassicismo, que carece de um pouco de chique, sua essência é uma versão mais modesta. Os pisos aqui são feitos de madeira, o que pode ser bastante caro, mas não dá a impressão de que o elaborado piso de azulejos do exemplo anterior saiu. Lustres modestos, ainda que em número de três, são um toque que prejudica significativamente a percepção do sabor do neoclassicismo - chique.
Para uma visão geral do interior da cozinha neoclássica, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.