Como projetar uma cozinha minimalista?

Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Design e zoneamento
  3. Cadastro
  4. Seleção de móveis
  5. Belos exemplos

O minimalismo no design de instalações é um design caracterizado pela simplicidade das formas, precisão das linhas, clareza de composição. Ele elimina peças que consomem espaço desnecessárias, o que reduz a eficiência operacional. Este estilo é a melhor solução para acabamentos de pequenas áreas - até 10m2. m. Esses parâmetros métricos incluem cozinhas em pequenos apartamentos "Khrushchev". Como parte do estilo, a cozinha passa por uma reformulação para este projeto, o conjunto de móveis e o design são selecionados na combinação de cores correta.

Recursos de estilo

A renovação no estilo do minimalismo e a renovação ao mínimo são conceitos independentes. A simplicidade do minimalismo não significa barato ou baixa qualidade. Pelo contrário, laconicismo e funcionalidade o colocam um passo acima de outros tipos de acabamentos. O brilho e brilho característicos criam uma sensação de ordem e estabilidade na atmosfera interior. Cores neutras atenuadas facilitam a percepção visual. Seu número não excede 2-3 tons. Elementos decorativos vintage estão completamente ausentes. Eletrodomésticos em uma cozinha minimalista são embutidos. Sua localização é ordenada e subordinada a um propósito específico.

Design e zoneamento

Uma característica do estilo minimalista é a delimitação das instalações em zonas funcionais. Entre eles estão aqueles que se destinam a:

  • cozinhando;
  • sua recepção;
  • armazenamento de utensílios;
  • lazer.

Cada zona é dividida em subzonas. Na área de cozinha há um local com fogão, forno, pia e mesa de corte. Utiliza blocos para guardar utensílios de cozinha. A área de alimentação inclui uma mesa principal e cadeiras para várias pessoas ou um balcão. Você pode beber uma xícara de café sem precisar servir. Espaço de armazenamento.

Nesta área existe uma câmara frigorífica, vários armários e prateleiras contendo recipientes com alimentos e outros utensílios de cozinha.

Espaço de relaxamento. Esta área acomoda um pequeno sofá ou sofá. As zonas listadas podem ser localizadas separadamente ou emparelhadas entre si. A cozinha minimalista de 9 metros tem três metros de comprimento e três metros de largura. Em uma área tão pequena, não é fácil ajustar todas as zonas necessárias. Portanto, é necessário um planejamento cuidadoso e um projeto avançado. Se a cozinha se encontra num edifício com planta aberta, é possível expandir a sua funcionalidade transformando a cozinha num atelier. Para fazer isso, uma porta de passagem é aberta na sala adjacente. Muitas vezes, é usado para integrar um balcão de bar que funciona nos dois lados.

Na fase de projeto, as áreas funcionais recebem uma medida da área correspondente à finalidade pretendida. É medido como uma porcentagem em relação a outras áreas. A gradação de seus tamanhos depende dos desejos do usuário da cozinha. Em alguns casos, mais de 40 por cento é alocado para a área de cozimento, em outros, a maior parte é dada para um local para comer (por exemplo, se você tiver uma família grande). As áreas de passagem são determinadas com antecedência. Eles devem permitir que uma ou mais pessoas se movam livremente pela cozinha.

De acordo com as características desse estilo, é desenhado um esquema de comunicação. Sua lista inclui:

  • encanamento;
  • suprimento de gás;
  • dreno de esgoto;
  • fiação.

Os pontos de saída dos nós de comunicação devem ser determinados previamente.

Sua revisão e partes técnicas estão escondidas dos olhos do observador. O acesso a eles permanece gratuito.

Cadastro

O interior em estilo minimalista envolve o uso de materiais de acabamento modernos. São plásticos, vidros, metais, cerâmicas. Ao mesmo tempo, a introdução orgânica de materiais de origem natural - madeira, pedra, tecido - não está excluída. A escolha dessa combinação deve ser feita por profissionais, pois existe a possibilidade de se passar do estilo principal para outro.

Paredes

Uma característica marcante das paredes no estilo minimalista é sua monotonia. Ao projetar, evite combinar cores diferentes no mesmo plano. Esta combinação é permitida no caso de confinamento de dois planos diferentes entre si, por exemplo, paredes adjacentes. Essa atitude em relação à cor se reflete na escolha de soluções de design relacionadas ao revestimento texturizado. As superfícies adjacentes podem contrastar com o perfil de sua textura: brilho - aspereza, metal - madeira, artificial - materiais naturais. Padrões decorativos floridos, ornamentos não são usados. É dada preferência a linhas retas, formas regulares.

O minimalismo é caracterizado por tons frios e superfícies brilhantes, embora nem sempre. Os tons comuns incluem:

  • Preto;
  • Cinza;
  • preto e cinza;
  • cinzento / branco;
  • Branco;
  • variações semelhantes de combinações de um tom bege.

Cerâmica, painéis laminados e vidros resistentes a impactos são utilizados no acabamento do avental.

Piso

Um piso no estilo minimalista é a parte da cozinha que pode ser feita de materiais naturais: pedra, madeira. Essa solução de design dará à sala uma atmosfera de caráter minimalista e simplicidade, combinada com o efeito de alto custo e brilho. Os tons minimalistas das cores do piso tendem a ser extremos. Por exemplo, os ladrilhos escolhidos para o chão da cozinha podem ser pretos ou brancos. Tons intermediários são geralmente desencorajados. O mesmo se aplica a outros tipos de revestimento: madeira, pedra, laminado.

Teto

O teto deve ser o mais claro possível, de preferência branco. Os tons escuros absorvem a luz, o que prejudica a experiência visual da sala à noite. O teto, que absorve parte da iluminação, exercerá um efeito de pressão sobre o subconsciente das pessoas na cozinha. Isso pode afetar negativamente seu bem-estar emocional e até físico. As cores claras refletem as ondas de luz, aumentando a porcentagem de iluminação da sala.

A presença de uma quantidade suficiente de luz tem um efeito benéfico na percepção humana, ativa emoções positivas e melhora o bem-estar.

Os materiais populares para o acabamento do teto no estilo minimalista são:

  • drywall, 1-2 níveis;
  • material de tensão;
  • painéis (madeira, plástico, metal).

Um teto de gesso cartonado de nível único é massa e pintado de branco. Se níveis adicionais estiverem equipados, eles serão cobertos com tinta branca ou colorida. Em ambos os casos, a textura do teto é mate. O brilho pode ser obtido usando um verniz especial à base de água.

Existem dois tipos de teto tenso - fosco e brilhante.

O segundo tipo raramente é usado. Deve caber totalmente no design da sala. Entre os elementos do interior, deve haver muitos que possuem superfícies brilhantes. O tecto falso mate confere à superfície um efeito natural e limpo. É feito de uma tela sólida e a superfície do teto áspero deve manter sua integridade para excluir fatores de dano ao tecido elástico.

Seleção de móveis

O minimalismo no campo da percepção visual é complementado pela comodidade, funcionalidade e ergonomia dos móveis.Sua característica obrigatória é o fator de embutimento e a possibilidade de transformação. Os móveis devem se encaixar organicamente no design e oferecer o máximo de eficiência em um espaço mínimo. A parte frontal do conjunto de cozinha é decorada com superfícies em branco sem decoração adicional, em um espectro monocromático. O estilo minimalista carece de móveis com janelas de vidro. O que está dentro está escondido dos olhos do observador.

Para cobrir a bancada, um material natural - pedra pode ser usado.

Principalmente granito polido é usado para o tampo da mesa. É um material forte, pouco suscetível a danos mecânicos e à influência de produtos químicos agressivos. Superfícies de metal cromado são bem-vindas. Entre eles podem estar os puxadores dos armários, a superfície do sistema de exaustão, os painéis dos eletrodomésticos - fogão, forno, geladeira e outros. Se a madeira natural ou um material que a imita é usado no design de móveis, são selecionados tons que contrastam fortemente com o resto dos elementos interiores. O contraste do tempo é permitido: a antiguidade contra o pano de fundo da modernidade ou vice-versa. O uso de padrões e ornamentos em superfícies de madeira está excluído.

Belos exemplos

O quarto é decorado em tons suaves de bege, usando combinações contrastantes com elementos mais escuros. Este projeto assume superfícies de fachada claras e planos horizontais sombreados, o que cria um equilíbrio de cores e facilita a percepção visual do ambiente. O interior é preenchido com linhas retas e claras, formas regulares, ângulos agudos.

Todas as áreas funcionais estão localizadas ao longo da parede, as comunicações são colocadas em caixas e são inacessíveis para revisão durante a observação da superfície. O ponto de abastecimento de água e a pia estão localizados na janela - uma fonte de luz natural. A unidade de vidro fosco protege a sala da visão externa, o que elimina a necessidade de cortinas ou persianas. O teto fosco em uma sombra clara e suave é marcado por uma iluminação especial, equipada com uma função de ajuste de diretividade do feixe. Esta solução é uma característica do estilo minimalista.

As paredes são de uma cor bege suave. Neste caso, o uso de uma combinação de cores contrastantes de superfícies de parede adjacentes não foi aplicado.

O piso é acabado com grandes ladrilhos. A sua estilização é feita em forma de imitação de materiais naturais com a seleção de tons contrastantes adequados. O avental cobre quase metade das duas paredes da cozinha. É feito de ladrilhos de cores claras com um padrão geométrico. A mobília se encaixa organicamente no espaço disponível. Os aparelhos embutidos foram utilizados na forma de um fogão a gás integrado na superfície da bancada. As superfícies de metal cromado complementam o design interior e dão ao espaço um caráter moderno.

Uma característica distintiva deste projeto é a utilização de soluções contrastantes na decoração. Nesse caso, são utilizados materiais naturais de origem natural, como madeira, metal e artificial - plástico, laminado, vidro.

O teto é marcado com um design incomum. As ripas de madeira, colocadas na borda, são fixadas à superfície clara do teto. Essa combinação de forma e cor cria uma sensação de afastamento da expansão da sala para cima. A iluminação é colocada afastada do teto, o que evita a formação de sombras adicionais a partir do desenho das ripas. Cortinas transparentes fornecem saída de luz máxima em todas as direções. O chão é revestido de ladrilhos claros, quase brancos.

É criado o efeito de contraste oposto dos planos horizontais principais - esta é uma solução não padronizada no design da cozinha, uma vez que o teto é geralmente mais leve do que o chão.

O espaço disponível permite que a parede frontal seja usada ao mínimo. Não há cozinha definida nele.Ele é substituído por prateleiras retas simples, nas quais a caixa do capô se encaixa organicamente. Os utensílios domésticos instalados nas prateleiras correspondem ao estilo contrastante da modernidade e dos clássicos. O avental, como a maior parte da parede frontal, é forrado com painéis de madeira. Este é o principal destaque do design que chama a atenção do observador em primeiro lugar. Cria uma atmosfera de aconchego e uma sensação de proximidade com a natureza, tendo como pano de fundo a funcionalidade tecnológica de outras partes do interior.

A mesa de jantar, localizada no centro da cozinha, tem 4 lugares sentados. É feito com uma combinação de madeira natural e laminado branco. Banquinhos de pernas altas são sua adição, projetados de acordo. Todos os aparelhos domésticos fixos são embutidos. Possui um design marcante e características funcionais. Linhas horizontais retas e claramente definidas criam o efeito de expandir o ambiente e complementam o estilo geral.

Como decorar sua cozinha em um estilo minimalista, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário