Cozinha de alta tecnologia: características, móveis e design

Contente
  1. Descrição do Estilo
  2. Espectro de cores
  3. Decoração do quarto
  4. Belos exemplos

Os especialistas costumam sugerir fazer o espaço da cozinha em um estilo enfaticamente tradicional. Mas esta abordagem por parte dos designers nem sempre se justifica, porque às vezes não corresponde ao conceito geral de casa. Se os inquilinos precisam de algo completamente oposto ao quarto tradicional, então vale a pena escolher o estilo de alta tecnologia.

Descrição do Estilo

É possível analisar por muito tempo aquelas características que costumam ser declaradas características da estilística ultramoderna. Eles são freqüentemente chamados de abundância de metal, linhas claras, simplicidade e brevidade e assim por diante. Mas, na verdade, tudo isso são apenas derivados do motivo principal que permeia toda a sala. O fator fundamental na criação de uma cozinha de alta tecnologia é sempre a produtividade máxima. e uso racional de cada centímetro quadrado. É por causa dessa consideração que a ênfase máxima é colocada em saturar a sala com tecnologia.

O critério de praticidade também domina na seleção de materiais que se encaixam no design Hi-Tech. Ele usa ativamente não apenas metal, mas também vidro, elementos plásticos. Cada detalhe deve parecer o mais novo e relevante possível, os menores tons de antiquado são inaceitáveis. Algumas exceções são apenas experimentos de design. Mas por trás de cada um desses experimentos há muitos anos de experiência e um conceito cuidadosamente pensado, então você não deve arriscar ao projetá-lo sozinho.

Espectro de cores

Os principais parâmetros do projeto da cozinha e os materiais preferidos também determinam a cor dominante. Em uma sala enfaticamente moderna, tons exuberantes e pretensiosos, multicoloridos heterogêneos vão ficar mal. Mas os tons prateados, enfaticamente frios e até um pouco “gelados” se encaixam harmoniosamente em tal composição. Além da tinta prateada, opções como são populares:

  • metálico;

  • tom preto de saturação diferente;
  • tons de azul escuro.

Às vezes, outras cores são usadas, mas uma coloração monótona dos móveis e das paredes será sempre um requisito indispensável. Se manchas brilhantes forem usadas, apenas no singular. Mas as superfícies claras, incluindo bege e amarelo-areia, podem ocupar uma área bastante grande.

Uma solução consagrada pelo tempo que tem sido usada em interiores ultramodernos há décadas é o contraste preto e branco. Pode ser usado de várias maneiras e combinações. No entanto, uma característica comum sempre será uma fronteira nítida entre as áreas brancas e pretas. Opcionalmente, você pode separá-los com inclusões de um tom completamente diferente. Em geral, a escolha de cores no interior de alta tecnologia é muito mais ampla do que pode parecer. É indesejável que uma superfície cinza ocupe mais de 10% da área total, pois a abundância dessa cor privará o espaço de expressividade.

Decoração do quarto

Mas por mais importantes que pareçam os aspectos de cores na decoração de apartamentos, eles desempenham apenas um papel subordinado. Uma boa porta ou um guarda-roupa bem escolhido, uma mesa bonita ou itens decorativos incompatíveis são o que chama a atenção em primeiro lugar. Ao contrário do estereótipo popular, no estilo high-tech não basta arranjar mais técnica e usar cores frias.O design habilidoso, como em outros estilos, implica muitas nuances e sutilezas. É hora de separá-los completamente.

Janela

As janelas de qualquer cômodo, incluindo a cozinha, são geralmente feitas de PVC ou metal-plástico. Estruturas de madeira, mesmo as mais elitistas, são extremamente mal combinadas com o espírito de alta tecnologia. As diferenças dos estilos mais tradicionais também se estendem às cortinas. Os principais requisitos ao escolhê-los são:

  • design minimalista;

  • geometria estrita;

  • exclusão de quaisquer impressões;
  • "Metálico" e outras cores frias.

Na maioria dos casos, as cortinas de alta tecnologia se assemelham a um quadrado ou retângulo. As especificidades da cozinha também são levadas em consideração. Ou seja, use um pano embebido nas misturas:

  • partículas de poeira repelentes;

  • aumentar a resistência à luz ultravioleta;

  • fornecer resistência ao fogo;

  • apoiando a proteção contra microflora perigosa.

Existem muitas maneiras de atender a esses requisitos. São utilizadas cortinas verticais e horizontais e de rolo. A maioria das telas de alta tecnologia tem corte reto e ilhós. Quanto à cor, prevalece a coloração monocromática.

No interior das cozinhas, estilizadas como casas do leme de naves espaciais, as cortinas decoradas com placas ou fios metálicos ficam muito bem.

Os tecidos naturais que criam dobras curvas devem ser evitados. É mais correto usar tecidos com textura acentuada metálica ou polietileno. Em vez de cortinas familiares completas, também podem ser usadas persianas. Distinguidos por sua praticidade e funcionalidade, eles serão bastante aceitáveis ​​em uma casa moderna. É aconselhável preferir cortinas de alumínio às ripas de plástico.

Paredes

Por toda a importância das janelas em uma cozinha moderna, a decoração das paredes não pode ser ignorada. Tal como acontece com outras superfícies, existe um requisito claro: o domínio de cores frias. Deve dar a impressão de viajar para o espaço sideral ou visitar um laboratório. Em geral, esses lugares onde uma pessoa está o mais perto possível de ultrapassar limites, de expandir suas próprias capacidades ao limite. O estilo de alta tecnologia ficará ótimo apenas em grandes cozinhas; em uma pequena área, ele não revelará seus méritos estéticos.

Eletrodomésticos e eletrônicos suspensos ou colocados em nichos são bem-vindos. Você pode até dar uma ênfase expressiva nisso. Quanto ao revestimento, tudo é mais simples do que parece - até materiais de acabamento de classe econômica ajudarão a resolver problemas de design. Entre os papéis de parede, deve-se dar preferência aos rolos de vinil com fundo de não tecido. Junto com o apelo externo e o cumprimento do conceito geral, esse material acaba por ser prático, o que é extremamente importante em uma vida carregada de preocupações e problemas.

Mas o papel de parede 100% não tecido usual é inaceitável. O fato é que eles trarão notas de calor, conforto, motivos de naturalidade - e isso dificilmente é adequado para imitar as premissas de uma nave estelar. As estruturas de acabamento em plástico são uma questão completamente diferente, pode recorrer a elas com toda a tranquilidade. Uma variedade de combinações são aceitáveis, incluindo as de design. Aqui estão apenas naturezas mortas, romance e cenas caseiras complacentes, todos os tipos de imagens da mesa posta devem ser evitados.

Mas você também pode preferir papel de parede metálico. Recentemente, essa opção se tornou a mais popular entre os conhecedores de design futurista. Mesmo o alto custo de tal revestimento é totalmente justificado por seus méritos estéticos. Às vezes, eles também usam fotomurais do tipo original. Finalmente, você pode cobrir as paredes com pinturas artísticas.

Piso

A decoração deste plano deve ser feita em uma, no máximo duas cores. É aconselhável utilizar granito cerâmico ou ladrilhos modernos. Quanto aos padrões tradicionais, especialmente aqueles representados com tapetes, isso é uma ideia muito ruim em interiores de alta tecnologia.Mas você não precisa abrir mão do tapete: recomenda-se escolher apenas uma versão monocromática. Quanto mais simples for a geometria, melhor - uma decoração artística não ficará bem.

Teto

Existe uma maneira muito simples de criar um teto de alta tecnologia - limpando a camada de concreto do solo. Mas uma decoração tão simples não agradará a todos os proprietários. Na maioria das vezes, estruturas de tensão com iluminação bem pensada são usadas. O número de níveis é selecionado individualmente, levando em consideração o conceito, as características das instalações e a própria capacidade financeira.

A textura e o tom da tela são igualmente importantes na escolha de um revestimento elástico. A opção preferida é uma superfície de metal brilhante. As mesmas regras podem ser seguidas ao usar tetos falsos. Se forem aplicados filmes multicoloridos no teto, é aconselhável dar preferência a tons neutros e moderadamente saturados ao decorar outras superfícies de cozinha. Eles devem funcionar bem um com o outro.

O que é categoricamente inaceitável são os padrões decorativos. Algumas exceções podem ser feitas para pinturas abstratas e futurísticas.

Todos os elementos de design devem ser geometricamente rígidos. Não emoldure o teto de uma cozinha ultramoderna com rodapés decorativos. Ao mesmo tempo, as lâminas de tensionamento serão fixadas sem folgas.

Uma cozinha de alta tecnologia, se tiver uma área grande, é geralmente equipada com tetos brilhantes de dois níveis. Para separar visualmente os segmentos de jantar e de trabalho, podem ser utilizadas inclusões de cores diferentes. Para intensificar as sensações incomuns, é aconselhável esticar um filme preto com uma camada externa espelhada. Fontes de luz pontual são amplamente utilizadas. Em alguns casos, são utilizadas estruturas de gesso cartonado.

Mobiliário

Na maioria das vezes, eles não selecionam móveis diferentes, mas, acima de tudo, um conjunto de cozinha. É ele quem se torna o elemento dominante da composição.

Todas as superfícies devem ser lisas; a mais leve aspereza destrói a própria essência do conceito de alta tecnologia.

As melhores opções são reconhecidas:

  • prateleiras com frentes de vidro;

  • guarda-roupas com gavetas;
  • armários com telas sensíveis ao toque;
  • cadeiras de aço forradas com estofamento expressivo e brilhante.

Quando questionados sobre quais gabinetes usar (de parede ou embutidos), os especialistas respondem de forma inequívoca - aqueles que você mais gosta.

O interior moderno com um balcão de bar parece muito atraente. Mas este suporte não pode substituir a mesa mais comum, pois sua área e funcionalidade não são grandes o suficiente. Salas grandes costumam ser complementadas por uma ilha, que atua como um divisor de espaço visual. Os móveis de gabinete são geralmente feitos de plástico laminado com MDF; elementos de vidro temperado também são amplamente utilizados.

Uma característica importante da mobília de cozinha moderna é o uso de dobradiças especiais com fechos de porta. Eles não só economizam esforço ao abrir e fechar, mas também reduzem o ruído. Na cozinha, onde já existem muitos ruídos diferentes, isso melhora significativamente o trabalho diário. Os quartos têm 18 m². m e mais, você pode usar tabelas de ilha nas quais elas incorporam:

  • compartimentos para pratos;

  • superfícies de cozimento;
  • balcões de bar;

  • refrigeradores em miniatura, armários de vinho e pias.

Belos exemplos

Esta foto mostra soluções típicas para uma cozinha ultramoderna e iluminada. As posições dominantes no interior foram dadas aos tons de azul e branco. A abundância de aparelhos de cozinha embutidos é totalmente consistente com o cânone de estilo. Mas seu arranjo inteligente evita a sobrecarga visual do espaço com tais elementos. Para animar o ambiente, em ordem de contraste, é utilizado um vaso com flores cortadas que parecem o mais naturais possível.

E aqui outro traço característico do estilo ultramoderno é claramente demonstrado - uma abundância de linhas retas e formas claras.A geometria lacônica permite que você relaxe emocionalmente e considere outras sutilezas do projeto. A iluminação pontual usada ativamente ajuda a aprimorar a experiência. Como no caso anterior, os desenvolvedores do conceito deram preferência à técnica embutida. Os acentos escuros expressivos parecem atraentes contra um fundo claro geral.

Finalmente, considere outra cozinha de alta tecnologia. Aqui, os designers tentaram incorporar, tanto quanto possível, outra faceta deste estilo - um brilho metálico. Para resolver este problema, superfícies de aço brilhante e alumínio são usadas ativamente. Suas propriedades são destacadas por uma infinidade de luminárias instaladas no teto e em um painel especial localizado na extremidade da sala em relação ao observador. A cor branca é usada de forma bastante apropriada em recessos, nichos e na camada inferior de armários.

Para saber mais sobre cozinhas de alta tecnologia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário