Cozinha de estilo ecológico: características, design e dicas de design
Ecostyle é a criação de um canto harmonioso para a unidade com a natureza em um apartamento na cidade. Os fundadores da tendência de design de interiores são designers japoneses e escandinavos. Agora ele se tornou conhecido em todo o mundo e está ganhando cada vez mais popularidade a cada dia. A selva de pedra, escritórios abafados, a agitação do metrô - tudo isso força as pessoas a criarem conforto em casa. O estilo ecológico é especialmente difundido nas áreas metropolitanas, onde as pessoas estão mais expostas ao estresse e isoladas da natureza.
Traços de estilo
No design de tal interior, apenas formas naturais e linhas suaves são permitidas.
Para a cozinha de design ecológico, são utilizados materiais exclusivamente naturais e ecológicos. Elementos de plástico e sintéticos são estritamente proibidos, a única exceção a esta regra é o mínimo exigido de eletrodomésticos (mas com consumo de energia reduzido) escondido atrás das fachadas naturais de móveis de cozinha embutidos.
A maior área da cozinha deve ser open space, o que promove a livre circulação de ar.
O design usa apenas cores e tons naturais, cada um dos quais com seu próprio significado:
- bege - traz tranquilidade, adequado para decoração de parede;
- verde pálido - a cor da harmonia, tem um efeito benéfico no sistema nervoso e ajuda a superar o estresse (deve ser usada com cuidado para não desviar a atenção das plantas vivas no ambiente);
- areia - cor natural suave, perfeita para decoração de pisos;
- Branco - amplia visualmente o espaço, associa-se à pureza e à alegria, sua participação pode ser de até 50% no interior;
- céu azul - dá luminosidade ao ambiente, fica bem no teto, e quando aplicado nas paredes diminui o apetite;
- amarelo claro - associada ao sol, alegria (apropriada no desenho de fachadas);
- cinza claro - dá descanso aos olhos, é usado em elementos têxteis, mas deve haver um mínimo disso no interior da eco-cozinha, caso contrário o ambiente ficará sombrio;
- marrom - a cor conservadora, associada à confiança, torna o espaço mais pesado, por isso deve ser utilizada ao mínimo (por exemplo, no desenho de estantes abertas).
Em um estilo ecológico, detalhes brilhantes são inaceitáveis. As cores calmas também devem ser utilizadas com cuidado: por exemplo, os tons oliva absorvem a luz e “consomem” visualmente o espaço, pelo que não são adequados para esse tipo de interior.
A abundância de luz é outra característica do estilo ecológico: janelas do chão ao teto são bem-vindas. No entanto, tal solução é impossível em apartamentos típicos, uma vez que as paredes externas são de suporte e é estritamente proibido fazer alterações nelas. Pode colocar uma porta de varanda de vidro, janelas de madeira com vidros duplos (necessitam de tratamento especial e pintura), aumentando assim a penetração da luz natural na divisão.
A falta de luz natural pode ser compensada por lâmpadas de diodo com espectro quente. São ecologicamente corretos, pois não contêm mercúrio, e econômicos - consomem muito pouca energia.
Não confunda o estilo ecológico com o estilo rústico ou folclórico russo., porque o ecodesign é uma simbiose de minimalismo e respeito ao meio ambiente, não há lugar para ornamentos, padrões, pinturas reconhecíveis de Gzhel, Khokhloma e outros.Um interior sem rosto com paredes monocromáticas de várias texturas naturais com ênfase principal na vegetação viva: um buquê de margaridas em um vaso, grama ornamental em potes de barro nas prateleiras - tudo isso dá uma sensação de harmonia e serenidade após o agito da cidade .
Para decorar uma cozinha com um estilo amigo do ambiente, é necessário primeiro medir cuidadosamente a divisão, traçar um plano e orçamento, excluir tudo o que for desnecessário de acordo com a lista já pronta (por exemplo, deve haver um vaso com flores, quadros são inadequados - um pequeno painel com flores secas é melhor), só então prossiga para a compra de materiais de construção.
Materiais ecológicos
Os materiais de design de interiores ecológicos devem ser duráveis e resistentes a mudanças frequentes de umidade e temperatura durante o cozimento. Além de madeira, vidro e areia, é permitido o uso de pedra artificial.
Você também pode incluir musgo decorativo no interior, mas com muito cuidado, porque é muito difícil cuidar dele, é melhor praticar em uma pequena área de musgo comprada antes do reparo.
Teto
Para decorar o teto, são usados os materiais mais simples: você pode caiar com cal comum - o espaço será adicionalmente expandido. Você também pode embainhar a superfície do teto com painéis de madeira, às vezes até vitrais ou pinturas com imitação de céu claro são usados para decorar o teto.
Paredes
Vários materiais naturais podem ser usados na decoração das paredes.
- Seixos do mar - para um avental de cozinha. Para facilitar a manutenção e aumentar a vida útil, você pode cobrir a superfície com vidro temperado.
- Argila - para criar textura nas paredes ou imitar as raízes e o tronco de uma árvore.
- Tijolo decorativo de clínquer - a alvenaria pode ser simplesmente pintada com cal ou tinta leve e ecológica.
- Revestimento de cortiça - Este é um material prático mas muito caro. É aconselhável utilizá-lo apenas para paredes, pois nele permanecem os menores vestígios, mesmo das pernas das cadeiras, e este material não é adequado para a decoração de pisos.
- O papel de parede para as paredes é usado exclusivamente em papel. Um acento é criado com cor ou um padrão natural discreto em uma superfície, enquanto as outras três paredes permanecem monocromáticas.
O desenho das paredes deve expandir visualmente o espaço sem desviar a atenção da beleza das plantas vivas no interior.
Piso
É melhor cobrir o piso com um laminado resistente à umidade, ladrilhos de cerâmica que imitam madeira ou pedra natural ou pranchas de madeira.
Mobiliário
Fazer móveis de cozinha feitos de madeira sólida natural é muito caro, portanto, você pode combinar materiais, o que reduzirá significativamente o custo do projeto:
- MDF (para a fabricação da moldura);
- madeira maciça (para design de fachada).
E você também pode usar folheado, é barato, ecológico, durável (vida útil de até 15 anos). É fácil cuidar dessa superfície - basta limpá-la com um pano úmido.
As superfícies de trabalho não devem ser apenas ecológicas, mas também duráveis. O material mais forte é a pedra. O backsplash de pedra e as bancadas devem ser instalados por último para um ajuste perfeito das superfícies de trabalho (após a instalação do fogão, lava-louças e outros eletrodomésticos).
Plantas vivas
Plantas vivas devem ser o principal componente em um interior ecologicamente correto. As flores podem ser dispostas em vasos de barro nas prateleiras, peitoris das janelas e superfícies de trabalho. É apropriado colocar limoeiros ou laranjeiras em banheiras de madeira no chão. Você pode cultivar ervas no peitoril da janela - seu aroma delicado completará a criação de uma atmosfera natural.
Algumas flores e plantas são recomendadas especificamente para a cozinha:
- gerânio - desinfeta o ar;
- begônia - bloqueia a reprodução de micróbios em alta umidade;
- aloe vera - absorve dióxido de carbono.
Para facilitar o cuidado com as verduras, é permitido usar potes especiais com indicador de umidade ou colocar um lembrete no telefone para não esquecer de regar na hora certa.
Se desejado, um aquário redondo de vidro com peixes pequenos e despretensiosos (por exemplo, guppies) pode se encaixar harmoniosamente em tal interior.
Acessórios
Os acessórios feitos de vários materiais naturais complementam perfeitamente o design ecológico da sala.
Eco-cozinha acolhe:
- baixelas em madeira, cerâmica e vidro (sem desenho e sem motivos);
- esteiras, tapetes de chão feitos em casa;
- lustres e lâmpadas com persianas de madeira, podendo também ser feitos de papel de arroz, forjado ou vidro;
- cortinas ou persianas romanas em tecidos naturais leves (linho, algodão);
- toalhas de esteira (esse material absorve perfeitamente o líquido);
- capas de cadeira de aniagem;
- mesa de jantar em madeira;
- pinturas de materiais naturais.
Conforto adicional pode ser criado com a ajuda de uma caixa de pão de madeira, uma cesta de vime para assar, um porta-guardanapos bonito.
Os móveis de cozinha de estilo ecológico devem ser tradicionalmente feitos de bordo, pinho, juta, bambu. Cadeiras de vime feitas de vime ou videira parecem muito bonitas.
Ecodesign é adequado para jardineiros, ambientalistas, pessoas com deficiência, empresários, pais jovens e pessoas criativas.
As pessoas passam muito tempo na cozinha preparando e comendo alimentos, portanto, criar um estilo ecológico é importante nesta sala. O ambiente próximo à natureza melhora o humor, ajuda na insônia e também ajuda a harmonizar as relações familiares (se necessário).
Veja o próximo vídeo para o projeto de uma cozinha verde claro em estilo ecológico.
O comentário foi enviado com sucesso.