Segredos para criar uma cozinha rústica
Uma das tarefas mais importantes, cuja solução prevê a disposição de uma casa de campo, é a criação de uma cozinha acolhedora e original - o coração de qualquer habitação. Especialmente populares são as opções de decoração de quartos em estilo rústico, que permitem alcançar uma aparência espetacular e não requerem custos financeiros excessivos na grande maioria dos casos. Para alcançar o resultado desejado, basta se familiarizar com as regras básicas e segredos que ajudam a evitar erros comuns e economizar tempo e esforço.
Recursos de estilo
Hoje, muitas direções do estilo descrito são conhecidas, determinadas pelas características das regiões e países de onde se originaram. Os tipos mais populares são:
- clássico;
- Russo;
- País americano;
- Escandinavo;
- Mediterrâneo;
- Provence.
Uma característica comum a todas as variedades listadas e suas combinações é a estrita adesão às tradições de decoração do interior de uma cozinha rural, combinando simplicidade, comodidade e originalidade.
Quanto a outros recursos do estilo em questão, eles estão listados abaixo:
- o uso de materiais naturais (principalmente madeira);
- a presença de recuperador de calor ou lareira;
- cores quentes que tornam a cozinha mais aconchegante;
- uso de acessórios de estilo retro;
- a presença de entalhes decorativos nos móveis.
Esses interiores podem ser criados com suas próprias mãos, sem o envolvimento de designers profissionais.
A colocação correta de acentos, paciência e imaginação são tudo o que precisamos.
Espectro de cores
Ao equipar uma cozinha em estilo rústico, deve-se prestar especial atenção às cortinas utilizadas. Os especialistas observam que este último deve ser natural, o mais próximo possível da natureza e permitir que você crie um espaço verdadeiramente harmonioso. Em primeiro lugar, incluem:
- tons pastel;
- cores de madeira, areia ou argila;
- sombras que iluminam o céu do amanhecer ao anoitecer.
Destaque para os acentos que conferem espetacularidade adicional ao interior da sala - cortinas, toalhas de mesa, lembranças e pratos. Ao contrário de paredes e tetos claros, eles podem ser mais coloridos - relvado, escarlate ou laranja (outros tons claros, mas não chamativos são aceitáveis).
Quanto à solução recomendada para os proprietários de grandes cozinhas, esta é uma combinação de tons claros e escuros da madeira (para paredes e móveis, respetivamente).
Se a sala tiver uma área pequena, uma combinação de paredes claras lisas com móveis mais escuros será adequada, expandindo visualmente o espaço limitado.
Design e materiais
Para que o design da cozinha transformadora corresponda o máximo possível ao estilo rústico, é necessário prestar a devida atenção à decoração da divisão. A implementação deste último envolve a consideração de várias técnicas básicas, a seguir o que permite alcançar o melhor resultado.
Paredes
Dentre todas as opções adequadas para solucionar o problema em questão, o lugar de maior destaque é ocupado por paredes de madeira natural. Uma alternativa é usar uma imitação de alta qualidade desse material, envolvendo o uso de painéis decorativos ou papel de parede.Outra característica desse acabamento é a rugosidade moderada, sugerindo a rejeição de linhas perfeitamente retas.
Outra solução notável é a utilização do papel de parede fotográfico que melhor se adapta ao estilo escolhido:
- Russo - bosques de bétulas;
- Provença - flores em tons pastel;
- Escandinavo - imitação de placas rudemente processadas.
Esta opção de decoração de parede não é difícil e permite expandir visualmente o espaço da sala.
Piso
Se o chão da cozinha transformável for de madeira, caberá perfeitamente em qualquer interior rústico. Basta moer esse material e tratá-lo com impregnação, recusando-se a usar vernizes e outros revestimentos.
Uma solução alternativa é um laminado que se pareça com madeira natural (variações que imitam pranchas de diferentes larguras parecem especialmente interessantes). Para dar ao pavimento a máxima correspondência com o estilo escolhido, é aconselhável decorá-lo com um ou mais tapetes de vime.
Teto
Uma característica do teto rústico da cozinha é a presença de vigas - tetos maciços feitos de toras ou tábuas em bruto. Na cor, esses elementos devem ser mais escuros do que a parte principal do teto. Se o dono da cozinha quiser criar o ambiente de uma cabana russa, é aconselhável decorar as vigas com feixes de presentes secos da natureza - cogumelos, ervas ou alho.
Quanto aos materiais usados, os especialistas consideram a madeira natural a solução ideal. Uma exceção são os quartos que não podem se orgulhar de uma altura de teto suficiente: estruturas menos pesadas do que as descritas anteriormente são relevantes para eles.
Seleção de móveis
Uma das principais condições, tendo em conta que permite criar uma cozinha em estilo rústico, é a rejeição de móveis feitos com a utilização de materiais artificiais (plástico, vidro, cromo). Outras dicas para ajudá-lo a resolver esse problema estão listadas abaixo:
- a solução ideal é um conjunto simples de cozinha com fachadas de madeira, fiável e isenta de excessos;
- para a zona de refeições, convém mais móveis equipados com pernas forjadas e que não se distinguem pela complexidade das formas;
- para tornar o interior mais original e aconchegante, você pode usar móveis de vime (antes de tudo, mesas e cadeiras);
- uma solução típica para uma cozinha rústica é a presença de um aparador equipado com várias prateleiras;
- na hora de escolher uma mesa de jantar, deve-se dar preferência a produtos que tenham formato redondo ou oval;
- armários de parede, um aparador antigo ou cômoda podem ser ótimas adições.
Depois de seleccionadas as peças de mobiliário adequadas, o proprietário da cozinha só tem de os arranjar da forma mais cómoda para si.
A prática mostra que no estilo rústico - russo, clássico, italiano e outros - é mais fácil fazer uma cozinha que tenha uma área grande ou média. Se o cômodo for modesto em tamanho, seu proprietário deve pensar no uso racional do espaço disponível e se recusar a usar móveis volumosos. Nestes casos, é aconselhável adquirir um conjunto de cozinha de canto e substituir as cadeiras grandes por bancos com braços.
Janelas e iluminação
Como mencionado anteriormente, os materiais naturais são melhores para mobiliar uma cozinha rústica. Diante desta circunstância, é aconselhável que o proprietário do cômodo reformado abandone as janelas de plástico em favor das de madeira, e substitua as persianas por cortinas de linho ou algodão.
Atenção especial deve ser dada aos dispositivos de iluminação, guiados pelas seguintes recomendações úteis:
- opções de localização - no teto e nas paredes (soluções embutidas em móveis também são permitidas);
- aparência - a mais apropriada para o estilo escolhido (dispositivos fixados no teto e semelhantes a castiçais ou lâmpadas de querosene são especialmente populares);
- inadmissibilidade da utilização de produtos com um pronunciado design moderno.
A potência total dos dispositivos deve ser suficiente para iluminar totalmente a cozinha inteira (especialmente a área de trabalho).
Belos exemplos
Em conclusão, resta considerar alguns exemplos de cozinhas feitas nas variações mais populares do estilo rústico.
russo
Esta cozinha é caracterizada por vários tons de madeira, combinados organicamente com uma decoração alegre. Outras características são a cal bruta e o uso de pedras naturais ou artificiais. O teto de madeira, feito de acordo com as antigas tradições da arquitetura russa, também é digno de menção. O elemento central do interior é um fogão decorado com panelas e outros utensílios.
Para a decoração, usam-se cachos de vegetais e cogumelos, que ficam especialmente impressionantes sobre um fundo branco.
Clássico
A sala, decorada em estilo clássico, é caracterizada por uma combinação hábil de tons escuros e claros, que são pintados no chão e no teto, respectivamente. Os primeiros são usados para realçar efetivamente as vigas e peças de mobiliário, e os segundos são usados para aumentar visualmente o espaço da cozinha. Tons e sombras brilhantes praticamente não são usados (exceto para buquês e alguns outros elementos decorativos).
escandinavo
A cozinha, feita no estilo apresentado, caracteriza-se pela presença de realces brilhantes sobre um fundo claro (na maioria das vezes branco). Um piso de tábuas ou piso laminado, que imita a madeira natural, é ideal para essas salas. Móveis adequados para decorar uma sala em estilo escandinavo são caracterizados por formas lacônicas, e o número de elementos decorativos usados para decorar a cozinha é minimizado.
País
O design dessa sala deve ser dominado por tons de chocolate, bege, leitoso e cinza claro. Outra característica de uma cozinha de estilo campestre é o uso de painéis de madeira e cortinas maciças, combinadas organicamente com iluminação decorativa. O sabor do campo americano é complementado por pratos originais, jarras, cestos de vime, pinturas e frutas.
Mediterrâneo
O estilo apresentado é caracterizado por uma combinação de branco com vários tons de azul. Para as paredes de tal cozinha, papel de parede simples ou imitação de alvenaria são adequados, e a mobília usada na sala deve ser elegante e não repleta de muitas linhas retas. Outra característica inerente ao estilo mediterrâneo é a abundância de tecidos naturais que tornam o ambiente mais confortável.
Provença
A cozinha, criada no estilo descrito, caracteriza-se por cores suaves e claras, graças às quais anima os seus hóspedes e proprietários. É caracterizada pelo uso de madeira e pedra, bem como móveis antigos (se não houver, produtos envelhecidos artificialmente servirão). Outra característica da cozinha de estilo provençal são as inúmeras lembranças e têxteis que lhe conferem uma originalidade especial.
Assim, criar uma cozinha rústica não é apenas interessante, mas também uma tarefa relativamente fácil, que a grande maioria dos interessados pode fazer. A validade desta tese é regularmente confirmada na prática, e todos podem estar convencidos disso por sua própria experiência.
Você pode descobrir como criar um estilo de cozinha rústico abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.