Decoração de cozinha art déco

Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Cores recomendadas
  3. Design e materiais
  4. Seleção de móveis
  5. Iluminação
  6. Acessórios
  7. Arranjo de uma pequena cozinha

Um dos estilos mais extraordinários usados ​​para transformar efetivamente uma cozinha é o Art Déco, que está crescendo em popularidade a cada ano. Em primeiro lugar, é apreciado pela combinação orgânica de sofisticação e funcionalidade, permitindo dar vida às ideias de design mais ousadas. Para atingir o resultado desejado, basta levar em conta as regras básicas para decorar uma cozinha neste estilo, às quais se dedica o material apresentado à atenção do leitor.

Recursos de estilo

A direção descrita, também conhecida como "Art Deco" e "Jazz Art Nouveau", teve origem na França em meados da década de 20 do século passado. Em apenas alguns anos, ele se espalhou para muitos outros países (EUA, Alemanha, Itália, URSS) e atingiu seu pico de popularidade por um quarto de século.

Quanto aos estilos de confluência do Art Déco, são o moderno e o neoclassicismo, complementados por elementos associados à antiguidade e ao exotismo.

Graças ao seu ecletismo, o Art Deco tornou-se um verdadeiro achado para os amantes de interiores luxuosos e originais, equipados com as mais recentes conquistas da ciência e da tecnologia.

Se destacarmos as principais características inerentes a este estilo, sua lista ficará assim:

  • o uso de materiais caros e refinados (couro natural, pedra, metais preciosos, cerâmica, madeiras raras);
  • superfícies brilhantes que decoram móveis e acessórios de iluminação;
  • funcionalidade, envolvendo a divisão da cozinha em zonas (independentemente da zona da divisão);
  • o uso de listras, ornamentos, ziguezagues e outros elementos geométricos;
  • a presença de uma decoração original típica das artes aplicadas de países tropicais.

Ao equipar a cozinha no estilo em questão, não abuse das linhas suaves. E também deve-se ter em mente que a Art Déco não aceita o uso de imitações de baixa qualidade de materiais de alta qualidade.

Cores recomendadas

    O estilo apresentado, à semelhança do já referido Art Nouveau, caracteriza-se pelo predomínio de tons neutros - branco, cinzento e preto. Destacam-se as outras cores, que podem ser utilizadas para criar acentos espetaculares - bege, tijolo e âmbar, complementados por tons suaves de vermelhos, azuis e verdes.

    As regras para usar tons ao organizar uma cozinha Art Déco estão listadas abaixo:

    • ao escolher um fone de ouvido, você pode dar preferência a um de dois esquemas de cores - para combinar com as paredes ou contrastar com elas;
    • na maioria dos casos, os móveis devem ser mais escuros que o fundo, embora soluções alternativas - mais claras - também sejam permitidas;
    • se o ladrilho for o principal material de acabamento, aconselha-se a utilização de duas das suas tonalidades, colocando-as em padrão xadrez (desde que não criem contraste muito acentuado);
    • para dar ao interior mais sofisticação, padrões dourados que decoram tecidos e papéis de parede são adequados.

    Outra solução vencedora são os acentos de metal, que na maioria das vezes são torneiras e ferragens para portas.

    Design e materiais

    Para que a cozinha transformável corresponda às expectativas do seu proprietário, é necessário prestar especial atenção à sua decoração.A implementação deste último envolve a consideração de várias recomendações úteis que garantem a correspondência do interior a ser equipado aos cânones do estilo escolhido.

    Piso

    Se a cozinha não pode ostentar dimensões impressionantes, é aconselhável contar com ladrilhos cerâmicos de alta qualidade ou pedra polida - materiais que não só são práticos e duradouros, mas também têm um excelente aspecto. No caso de divisões amplas (por exemplo, conjugadas com sala de jantar ou sala de estar), então, uma opção diferente de acabamento é relevante para elas, envolvendo a atribuição de cada uma das zonas disponíveis. Esta decisão é ditada por considerações práticas e estéticas para obter o melhor resultado.

    Uma das opções recomendadas pelos designers é a utilização de pedras ou revestimentos cerâmicos localizados na área da cozinha, com parquete maciço decorando o piso da sala.

    Paredes

    A transformação de superfícies verticais envolve o uso de materiais que foram usados ​​com sucesso em muitos outros estilos (um pré-requisito é a recusa em economizar na qualidade do acabamento). Ladrilhos cerâmicos são ideais para organizar a área de trabalho, embora seja aconselhável colar sobre o resto das áreas com papel de parede resistente ao desgaste.

    Quanto ao desenho externo dos materiais utilizados, o Art Déco permite suas mais variadas variações - do monocromático lacônico ao moderadamente variegado, decorado com ornamentos ou designs estilosos.

    Teto

    Uma das características mais marcantes do estilo descrito é a possibilidade de arranjar tetos com acabamentos retos e multinível. A segunda solução confere ao ambiente uma ostentação adicional, mas é adequada apenas para grandes cozinhas que permitem o desdobramento da imaginação do design. É aconselhável instalar vários focos em todo o perímetro de tal forro, enfatizando sua beleza e originalidade.

    Outra técnica vantajosa é a instalação de superfícies espelhadas que ocupam parte da estrutura multinível.

    Seleção de móveis

    Para resolver o problema em consideração, são adequados produtos feitos de metal, madeira ou vidro, que podem ser decorados com inserções de tecido, couro e outros materiais sólidos. É aconselhável prestar atenção especial aos móveis que podem ostentar não só funcionalidade, mas também uma aparência original, que atrai olhares entusiastas como um ímã.

      Desde que a zona de refeições ocupe um espaço amplo, uma mesa maciça com toalha de seda pode tornar-se a sua verdadeira decoração. Esses móveis combinam bem com cadeiras, cujas pernas são lindamente curvas e as costas são ovais ou trapezoidais.

        Destacam-se as cores que mais combinam com os conjuntos de cozinha Art Déco.

        Dos neutros, os mais populares são:

        • bege;
        • marfim (marfim);
        • madeira clara.

        Se o dono da sala preferir contrastes, deve prestar atenção às cores marrom escuro, prata e preto e branco.

          As cozinhas Art Déco estão cada vez mais sendo decoradas com vitrines usadas para armazenar porcelana. Um atributo característico desses móveis são as portas de vidro, que permitem examinar detalhadamente os produtos por trás delas.

          Iluminação

          Dentre todas as características inerentes ao Art Déco, um lugar especial é ocupado por um grande número de lâmpadas usadas - primárias e secundárias. Os lustres centrais, que correspondem a esta tendência, têm muito em comum com o estilo Art Nouveau: são maciços e lindamente decorados.

          Na maioria das vezes, esses acessórios de iluminação são usados ​​para decorar:

          • joias de cristal;
          • forja artística;
          • simulando velas.

          A prática mostra que esses lustres combinam bem com lâmpadas de parede que parecem candelabros antigos.

          Não se esqueça da iluminação auxiliar, cuja instalação permite valorizar a estética de pinturas, fotos e espelhos.

          Para criar um ambiente tranquilo na divisão, é aconselhável equipar os dispositivos instalados com lâmpadas que emitem luz quente.

          Acessórios

          Completando o arranjo da cozinha Art Déco, é preciso prestar a devida atenção aos acessórios. É aconselhável que sejam colocados contra um fundo neutro, o que contribui para a sua melhor percepção visual. As soluções ideais para este problema são:

          • pinturas e fotografias decoradas com molduras originais (por exemplo, trapezoidais ou escalonadas);
          • vasos que correspondem estilisticamente à era antiga ou à China;
          • têxteis decorados com padrões exóticos ou estampas de animais;
          • estatuetas e estatuetas de heróis de mitos e lendas;
          • plantas vivas.

          Um dos toques mais originais para criar um ambiente de jazz moderno é a decoração das paredes com vários discos de vinil.

          Arranjo de uma pequena cozinha

          Dada a abrangência inerente ao estilo Art Déco, muitos proprietários de pequenas cozinhas o abandonam em favor de outras tendências menos espetaculares. Os especialistas consideram essa decisão errada, dando as seguintes recomendações para a organização de quartos pequenos:

          • fachadas brilhantes, espelhos e elementos decorativos de vidro contribuem para o aumento visual de espaços limitados;
          • é aconselhável recusar combinações de cores contrastantes;
          • os têxteis usados ​​devem ser relativamente discretos.

          O cumprimento das regras anteriores permite-lhe criar um interior que não vai além do estilo escolhido e tem uma harmonia excelente.

          O resultado natural do esforço do dono da cozinha - grande e pequena - será uma divisão cujo desenho será luxuoso e lacónico ao mesmo tempo. Essa combinação justifica todo o esforço, tempo e dinheiro despendidos para sua realização, e todos podem comprovar isso pela experiência pessoal.

          Mais dicas para criar uma cozinha art déco esperam por você no próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário