Características de acabamento da cozinha com azulejos e papel de parede

Contente
  1. Escolhendo um acabamento
  2. Combinação de materiais
  3. Como organizar as juntas corretamente?
  4. Belos exemplos

A cozinha é o local mais querido e acolhedor da casa, por isso é importante pensar ao máximo no estilo do interior, para escolher a combinação certa de cores e texturas. Decorar a cozinha com azulejos e papel de parede é o elemento central do design. Não basta colar cuidadosamente os materiais, é importante selecioná-los e combiná-los. Os interiores da cozinha podem ser claros ou decorados com cores discretas.

Além do impacto visual, os materiais devem ser práticos, resistentes à umidade e a altas temperaturas.

Escolhendo um acabamento

Apesar da grande variedade de materiais para acabamento de cozinhas, os ladrilhos e papéis de parede tradicionais ainda dominam.

Papel de parede

As principais qualidades a que as pessoas prestam atenção ao escolher um revestimento de parede são a não mancha, a resistência ao vapor e ao calor e o design harmonioso. Uma rica seleção de papéis de parede é oferecida.

  • Em papel. Este é um segmento muito barato, representado por uma variedade de cores e enfeites. Este tipo não é recomendado para cozinha, não pode ser limpo. Porém, é possível usá-los em combinação com materiais mais resistentes, decorando a área de jantar.
  • Base não tecida. É uma versão mais séria do papel de parede de papel, que, além da celulose, também contém polímero. São bons para pintar, sua estrutura é incomum. É muito simples de colar, são respiráveis, densos e fáceis de limpar. Uma vantagem inegável é a capacidade de repintar se você estiver cansado do design.
  • Vinil. O tipo mais comum, sua base pode ser de papel ou não tecido com revestimento de vinil. Eles escondem perfeitamente os defeitos das paredes, são duráveis, fáceis de manter e resistem a danos mecânicos. Eles oferecem grandes oportunidades para o design, pois imitam madeira, pedra, tijolo. Menos - eles não permitem a passagem de ar, portanto, o tratamento antifúngico é recomendado em quartos muito úmidos.
  • Fibra de vidro. Uma novidade com grande resistência, o fungo não se desenvolve sob eles, são resistentes ao calor e não estão sujeitos à eletricidade estática. Eles não podem perder sua aparência original por até 30 anos. Se o design for enfadonho, você pode pintá-lo facilmente. Dos pontos negativos - o alto custo e a necessidade de superfícies perfeitamente planas. Existem papéis de parede feitos de bambu, tecidos, papel fotográfico, líquido, mas eles são adequados apenas como um elemento do design da sala de jantar devido à sua fragilidade. A popularidade do papel de parede no design de paredes de cozinha é explicada pela simplicidade de desmontagem e adesivos, um preço acessível, além de uma grande variedade de opções.
  • Telha. As telhas cerâmicas são um sucesso de todos os tempos. É incrivelmente prático, durável e fácil de limpar. Além disso, todos os anos os fabricantes oferecem novos ladrilhos de diferentes tamanhos, tonalidades, texturas, ornamentos. A solução mais popular é decorar a área de trabalho com azulejos, o chamado avental. Assim você protegerá as paredes de manchas, riscos, graxa, tudo isso pode ser removido dos ladrilhos com muita facilidade.

O ladrilho não tem medo das mudanças de umidade e temperatura - essas propriedades permitem que você o use com segurança na área do fogão.

A forma de um ladrilho pode ser:

  • quadrado, 10 por 10 ou mesmo 50 por 50 cm;
  • retangular em tamanhos diferentes;
  • tijolos do tamanho clássico;
  • mosaico ou mosaico de imitação;
  • octógono oblíquo;
  • elementos decorativos, como painéis, frisos, que trazem expressividade, originalidade ao design e se encaixam harmoniosamente na composição geral.

O tipo mais impraticável de todos os itens acima é o mosaico, há muitas costuras neste projeto e sujeira e micróbios se acumulam nelas. Visualmente, os ladrilhos são classificados em brilhantes e foscos. A maneira mais fácil de limpar é com brilho sem fio, além disso, é mais prática em termos de visibilidade de riscos, gotas e manchas.

Outra vantagem é a expansão visual óbvia do espaço, o que é especialmente significativo para espaços pequenos.

Combinação de materiais

Na maioria das vezes, em habitações modernas, a cozinha combina as áreas de trabalho e de jantar, de modo que sua funcionalidade é expandida. A combinação correta de materiais levará em consideração as características de cada uma das zonas e os distribuirá adequadamente à carga. Os locais de trabalho propensos a sujeira, alta umidade e calor são idealmente revestidos com ladrilhos. Isso é uma pia, um fogão. O resto da sala pode ser decorado com segurança com papel de parede, é mais barato, mais interessante em termos de design, mais confortável, deixa espaço para experiências de interiores. O uso de elementos adicionais na decoração parece ótimo: painéis de vidro, gesso decorativo, fotografias em várias superfícies, acabamentos em madeira.

Como organizar as juntas corretamente?

Os métodos de assentamento de ladrilhos dependem do tamanho e da forma do material selecionado e da presença de decoração. Os especialistas distinguem entre três métodos principais:

  • diagonal, ou seja, o sentido da alvenaria vai de um canto a outro, é adequado apenas para ladrilhos quadrados;
  • o método escalonado ou deslocado, de fato, é semelhante ao assentamento de tijolos, em que o material das fileiras subsequentes é colocado de modo que seu centro caia sobre a costura da fileira inferior;
  • tradicional, neste caso, ladrilhos de qualquer forma e tamanho são dispostos em uma fileira uniforme, as costuras formam a malha correta.

Esses métodos são usados ​​para o layout de paredes e pisos. Idealmente, os ladrilhos de ambas as superfícies devem combinar em estilo e cor, e ser da mesma coleção. Se você decidiu combinar materiais de diferentes fabricantes, certifique-se de estabelecer uma certa quantidade de estoque no momento da compra, que será gasto em erros de corte e encaixe.

Como regra, isso é pelo menos 15%

Existem três maneiras de criar uma transição estética e invisível entre os materiais:

  • com rejunte, arredondando para dentro, após a secagem, a junta é lixada, o papel de parede é colado com uma sobreposição;
  • decore a junta com uma argamassa convexa, pinte de acordo com a cor do papel de parede;
  • use sobreposições de metal ou madeira, se o projeto escolhido permitir.

Belos exemplos

Quanto mais brilhantes os azulejos, mais nítido o contraste, mais calmas e concisas as paredes devem ser. Ao observar esta regra simples, você pode evitar interiores muito chamativos e intrusivos, mesmo usando ladrilhos muito brilhantes para decorar a área de trabalho.

Para encaixar tal combinação, basta diluí-la com uma terceira tonalidade neutra, por exemplo, o branco, e utilizá-la como cor principal do papel de parede.

Uma combinação incrivelmente positiva de tons de amarelo e azul fica bem em um fundo branco como a neve.

A composição amarelo-azul servirá como um ótimo pano de fundo para detalhes em azul e papéis de parede neutros.

Esse esquema de cores parecerá especialmente vantajoso em uma versão padronizada contra um fundo cinza-azulado suave.

Para as características de acabamento e reforma da cozinha com azulejos e papel de parede, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário