Selecionamos a tonalidade do papel de parede para o conjunto de cozinha
Ao decorar a cozinha, é importante escolher o papel de parede certo que combine harmoniosamente com o resto dos elementos interiores e crie o ambiente certo. É mais conveniente fazer isso com base na cor do fone de ouvido selecionado, que é o "ponto" central de toda a sala.
Regras básicas para combinar
Para escolher o papel de parede certo para um conjunto de cozinha, é importante entender quais as regras geralmente usadas para combinar tons, bem como qual cor cria o efeito visual necessário e seu impacto psicológico.
Tintas da mesma paleta de cores são bem combinadas, diferindo em tom ou meio tom... Combinações de vários tons que correspondem a uma única faixa também são adequadas. Por exemplo, o papel de parede cinza é adequado como um fundo harmonioso para itens de cozinha lilás. Também seria bom escolher uma cor dominante e complementá-la com inserções de uma tinta mais escura ou mais clara.
Para uma cozinha em preto e branco, amarelo e azul ou outro contraste brilhante, é importante não exagerar com uma variedade de paletas e usar algo neutro como fundo. Além disso, independentemente da cor do móvel em si, é importante lembrar que cores frias, por exemplo, azul ou prata, irão expandir visualmente o ambiente, e um pequeno padrão ou padrão no papel de parede também funcionará. Os mais agradáveis aos olhos são os tons de bege e laranja, além dos amarelos.
Como combinar com móveis?
Ao escolher o papel de parede para um conjunto de cozinha, você deve se lembrar da importância do equilíbrio. Isso significa que móveis claros devem ser equilibrados por paredes calmas e vice-versa.
Tons de vermelho
Um fone de ouvido brilhante em tons de vermelho fica bem apenas em uma sala espaçosa. É bom se o layout permitir isso, mas quando o número de metros quadrados for limitado, você terá que expandir visualmente o espaço com a ajuda de um papel de parede. A abundância de tons vermelhos pode ser cansativa e, em alguns casos, provocar agressões.
É melhor levar o fone de ouvido não em escarlate brilhante, mas em variações escuras de vermelho, por exemplo, bordô ou romã. O papel de parede nesta situação é escolhido calmo, até neutro.
Tons de branco, cinza e pastel, como creme ou marfim, são considerados ideais. Em princípio, uma combinação de vermelho e preto também é possível, mas isso não é adequado para todos os proprietários, uma vez que o clima de tal sala pode parecer agressivo para alguém. Uma tonalidade branca pode equilibrar esta situação.
Por exemplo, a pintura branca como a neve das paredes com padrões geométricos imperceptíveis será uma excelente "base" para um fone de ouvido de estilo de alta tecnologia.
Com verde
O tom verde da zona de cozedura é considerado um dos mais exitosos, uma vez que esta cor não só cria um ambiente de aconchego, mas também acalma, e também se combina com muitas cores. Móveis verdes claros, pistache e oliva ficarão bem em um fundo de papel de parede laranja, bege ou amarelo. Alguns especialistas até aconselham você a experimentar e pintar as paredes em tons de vinho.
Objetos de qualquer tom de madeira ficarão bem como decoração em uma cozinha. A propósito, se a cor do fone de ouvido é brilhante e suas superfícies são decoradas com brilho, você deve dar preferência a tintas de parede mais silenciosas e sem padrões, por exemplo, leite ou creme.
Tons de verde combinam bem uns com os outros.Alternativamente, fachadas verdes claras irão se manifestar organicamente contra um fundo de oliva ou pântano.
Para não exagerar com verde, você terá que diluí-lo com pastilhas brancas.
Além disso, o verde claro em si é bem combinado com tons de azul, rosa e areia, mas em nenhum caso deve ser complementado com tons de lilás. Cozinha "fria", por exemplo, turquesa, esmeralda ou cor menta, é recomendada para complementar as mesmas cores frias - aço, azul ou puro branco neve.
Com luz
A cozinha bege foi escolhida por vários motivos. Amplia o espaço e enquadra-se em qualquer estilo, podendo ser combinada com qualquer cor, e ainda possui vários tons "saborosos": café, creme e outros. O conjunto bege vai caber perfeitamente na cozinha branca - será muito leve e calmo. Uma combinação de bege e marrom ficará bem se os tons claros ainda permanecerem dominantes. Como alternativa, você pode comprar papel de parede branco com padrões ou desenhos marrons.
Com uma decoração minimalista e superfícies lisas sem padrão, você pode combinar um conjunto bege com roxo, bordô ou terracota. Para o máximo conforto, você deve escolher papéis de parede cinza ou verde. Um tom cinza é bastante apropriado para um interior minimalista, e verde é um estilo country, boho ou ecológico.
Um conjunto branco ficará parecido com qualquer outra tonalidade, então a seleção desta última deve depender principalmente do estilo do interior. Será apropriado escolher um fundo incomum, por exemplo, um papel de parede de foto com um panorama tridimensional, graffiti, padrões chamativos ou desenhos brilhantes. A combinação de móveis brancos como a neve e papel de parede imitando uma superfície de tijolo, madeira ou azulejo também será interessante.
Quanto mais interessante e impressionante for a mobília, mais calmo deve ser o fundo.
Se a cozinha for decorada em estilo country, as paredes podem ser decoradas com um padrão floral, imagens naturais ou até mesmo uma paisagem. O estilo provençal combina bem com papéis de parede com imagens de lírios ou íris. Recomenda-se colocar uma cozinha de estilo escandinavo contra um fundo de paredes cinza claro, azul claro ou mesmo azul.
Com marrom
Um fone de ouvido marrom ou cor wenge parece impressionante e autossuficiente, o que significa que requer um fundo que não pode "afogá-lo". Os móveis parecem mais orgânicos com revestimento de parede em tons pastel, do bege ao creme. Se os armários têm uma cor "quente", por exemplo, com notas de chocolate ou vinho, então o papel de parede pode se aproximar tanto de uma paleta amarelo-laranja - ser baunilha ou laranja suave, ou de tons verdes, por exemplo, pistache. O wenge "frio" com tons verdes e roxos fica bem contra um fundo verde ou lilás.
Para não tornar o interior excessivamente saturado, deve-se dar preferência ao mínimo de detalhes e à ausência de padrões.
Com azul
A escolha do papel de parede para móveis azuis ou azuis depende muito do humor desejado para o interior. Por exemplo, um fone de ouvido em azul brilhante com papel de parede branco ou verde claro formará um interior fresco e calmo. Para adicionar temperatura, as paredes terão que ser repintadas em um tom delicado de pêssego. Móveis azuis e papéis de parede amarelos ou verdes darão um clima positivo ao ambiente, mas neste caso será extremamente importante escolher os acessórios adequados.
Se você comprar papel de parede listrado, que é uma combinação de branco e vermelho, uma atmosfera retrô aparecerá imediatamente na cozinha. Aproximadamente o mesmo efeito será obtido ao combinar gabinetes azul-centáurea e superfícies de parede em amarelo brilhante - a propósito, essa combinação também é típica do estilo country.
Na maioria das vezes, nos últimos anos, um conjunto azul está localizado em uma cozinha pintada em uma cor cinza calma, e "frio" deve ser combinado com "frio". Esta combinação é apropriada para o estilo escandinavo, para o estilo minimalista e para qualquer outro estilo moderno.
Com brilho
Um papel de parede calmo que faz o papel de fundo é adequado para móveis cor de laranja. Isso, aliás, não depende de qual tonalidade de laranja você planeja usar. O mais harmonioso é a combinação de paredes cinzas e um conjunto laranja, complementados por eletrodomésticos de aço. Revestimentos verdes monocromáticos que podem adicionar emoções positivas ao espaço também se mostrarão bem.
A combinação do laranja com o branco é bastante clássica, que deve ser complementada com objetos de madeira para amaciar.
A cozinha amarela é bastante polêmica: por um lado, parece cheia de sol, e por outro, um excesso dessa cor pode até causar irritação. É por isso é melhor tirar não a cor da gema, mas algo mais tranquilo - por exemplo, dourado, arenoso ou mostarda.
Se houver simpatia por vários tons de amarelo, seria mais sensato escolher o mais claro. Paredes em tons pastéis, verdes, azuis ou rosa são adequadas para qualquer um deles.
A combinação de ouro e vermelho parece muito impressionante, mas é adequada apenas para decorar uma cozinha em estilo oriental e não é psicologicamente adequada para todos. Combinações de amarelo com azul ou amarelo com marrom ficam bem.
A cozinha roxa não é particularmente apreciada pelos especialistas em design, uma vez que esta cor é muito complexa e também muda significativamente de tom dependendo do fundo. Por exemplo, armários roxos calmos, ao lado de um papel de parede vermelho, irão brincar agressivamente com o roxo. Em qualquer caso, o roxo deve sempre ser diluído com inserções brancas.
Um fone de ouvido roxo ficará bem com as cores verde, azul ou amarelo claro. O tom lavanda fica lindo contra o fundo de papéis de parede em tons pastéis, do creme ao bege.
A melhor solução ainda seria colocar um fone de ouvido roxo em uma sala branca como a neve ou cinza claro. Este esquema de cores parece calmo e harmonioso, mas ao mesmo tempo bastante impressionante. Itens pretos se encaixam perfeitamente nessa cozinha. A propósito, uma solução interessante seria destacar inserções listradas com um tom lilás correspondente à cor do fone de ouvido no papel de parede branco neve.
Aconselha-se combinar a cozinha da Borgonha com tons calmos, por exemplo, bege ou verde, bem como tons frios de azul. Uma combinação de vinho e branco é sempre considerada uma vantagem.
Soluções não padronizadas
No caso em que há um grande desejo de usar algum design incomum, por exemplo, um fone de ouvido cor de limão ou papel de parede com laranja, é mais fácil equilibrá-lo com um tom de branco puro. A decoração da parede com tijolo branco se encaixa perfeitamente em um interior clássico ou escandinavo e, portanto, requer o uso de móveis leves, idealmente, não pintados adicionalmente, mas mantendo um tom de madeira natural.
Coberturas de vime ou fotomurais com bosques de bambu ficam bem com armários cobertos com tinta amarela suave.
Vale dizer que especialistas aconselham os fãs de experimentos a adquirir papéis de parede para posterior pintura, de textura incomum. Assim, através da habitual repintura e acrescentando novos detalhes, será possível transformar completamente o interior.
Lindos exemplos no interior
Um conjunto sereno em tons de bege e marrom ficará muito bem em papel de parede creme decorado com a imagem de vários grãos de café. Um interior tão calmo cria uma atmosfera muito pacífica que, se necessário, pode ser "revigorada" adicionando apenas alguns detalhes brilhantes.
Se em uma cozinha pequena você ainda quiser usar papel de parede estampado em um tom escuro que "rouba" espaço, você não deve fazer isso em todas as superfícies. Por exemplo, motivos de plantas podem ser "dispostos" apenas na metade superior das paredes, e o resto do espaço pode ser preenchido com branco.O conjunto em tal cozinha deve ser branco calmo com detalhes em madeira.
O design escandinavo, sujeito à escolha de móveis leves, permite escolher papéis de parede com padrões incomuns em tons claros, mas não chamativos. É importante mencionar que tal revestimento deve ser aplicado apenas em uma das paredes, sendo preferível deixar o restante branco.
Você aprenderá a escolher o papel de parede para um cenário de cozinha no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.