Escolhendo a cor das paredes da cozinha
Escolher cores para decorar paredes de cozinhas é uma tarefa interessante e séria. Depende de quão atraente ficará o interior como um todo, bem como de como o espaço da cozinha se destacará no contexto da solução de estilo do resto do apartamento ou casa. Você não pode prescindir da busca por combinações bonitas e harmoniosas, bem como de conselhos de design nesta matéria.
Regras básicas de seleção
A área da cozinha desempenha um papel importante na vida da família. Quero passar o tempo em um interior que agrade aos olhos com seu design elegante e cores agradáveis. Em primeiro lugar, estamos a falar do esquema de cores das paredes da cozinha. Se estiverem bem decorados, o bom humor e o tom para o dia todo estão garantidos.
Os especialistas recomendam não só adquirir os materiais de que gosta para a decoração, mas também seguir as regras que o ajudarão a escolher as cores consoante o tipo de divisão. Você terá que prestar atenção a vários parâmetros: a altura do teto, o tamanho e a geometria da sala, o nível de iluminação. Não se pode perder de vista o estilo com que se pretende decorar o interior, quais são os móveis já adquiridos para a cozinha.
Os quartos pequenos são tradicionalmente pintados em tons de branco e claros, ampliando visualmente o espaço. Muitas pessoas adoram tons alegres e coloridos que também não saem de moda. Mas você não deve exagerar. Será difícil ficar muito tempo em uma cozinha com paredes chamativas - é o que dizem os psicólogos.
Quanto mais escura for a cobertura da parede, menor será a aparência da sala. Portanto, se você gosta de verdes e azuis ricos, é melhor usá-los em uma cozinha de tamanho considerável. E se as dimensões da sala forem muito maiores do que a média, pode parecer monótona e opaca se você terminar exclusivamente em cores frias. É melhor adicionar uma nota quente e suave ao sabor. Pode haver um grande número de opções de design.
Gama de cores
A cor clássica que cobre as paredes da cozinha é o branco. Aparece tradicionalmente no interior e permite não pensar em combinar com outros elementos e móveis. No entanto, nem todo mundo escolhe os esquemas usuais, muitos proprietários de apartamentos modernos querem diversificar o design com tons da moda nem menos. Você pode escolher a cor para decorar as paredes da cozinha em cores quentes e frias.
As superfícies coloridas devem ser pintadas com cuidado, atingindo a uniformidade absoluta do revestimento. A regra básica é que ao projetar o interior de uma cozinha, você precisa aderir a tons próximos, de preferência da mesma paleta de cores. É importante não se esquecer dos benefícios incondicionais dos contrastes e nuances e dos acentos brilhantes únicos.
Brilhante
Em primeiro lugar, um tom brilhante está associado ao amarelo, vermelho e rosa. As pessoas sempre se reúnem no interior amarelo, carregadas com a energia desta cor incrível. Todas as variedades tonais de cores ensolaradas evocam uma sensação de calor e conforto, maior conforto. Além disso, tons de pêssego e amarelo combinam bem com cores próximas e contrastantes - azul e lilás, bordô e verde. O relevo dourado no branco confere às paredes um aspecto chique.
Apenas uma parede pode ser de limão, o resto pode ser branco ou cinza claro. De acordo com as regras para a decoração de locais, não mais do que três cores podem ser básicas. Destes, apenas dois são saturados e brilhantes, o terceiro cria necessariamente um fundo neutro.O amarelo é apropriado em todas as decisões de estilo, apenas os clássicos conseguem com uma quantidade mínima desse tom, substituindo-o por detalhes em ouro ou areia clara.
O azul profundo também se torna um parceiro frequente do amarelo, acrescentando riqueza e criando uma atmosfera de confiança no ambiente. As paredes de cores vivas combinam perfeitamente com os móveis ornamentados com padrões. Os tons de verde e verde claro ganharam popularidade especial recentemente.
Acredita-se que a cor que afirma a vida promove a digestão ativa. Como o mais intenso dessa paleta, um turquesa romântico reminiscente do verão é frequentemente escolhido.
Luz
As cortinas de pistache ainda são a principal escolha de cores para a cozinha. Fotografias de cozinhas iluminadas com paredes em cores sofisticadas - oliva e hortelã - adornam as revistas brilhantes. Os tons suaves e quentes são considerados universais, pois combinam harmoniosamente com qualquer móvel - escuro e claro, clássico e ultramoderno.
As superfícies bege são indispensáveis para criar um visual rústico. Móveis de madeira e inserções de tijolos irão adicionar um sabor bonito e íntimo. Uma cozinha como esta nunca sai de moda, nem pisos e prateleiras de madeira natural. O bege pode ser facilmente transformado em cinza e bege-branco, ocre e laranja.
Os tons de cinza e prata vêm dos países escandinavos, onde são usados em todos os lugares. O tom refinado é considerado não apenas um símbolo de conforto, mas também de praticidade. Poeira e graxa são quase invisíveis contra um fundo neutro, e pequenas imperfeições de forma também estão ocultas nele. As peças de metal e cromo combinam bem com ele. Portanto, estilos como minimalismo ou alta tecnologia sugerem o uso frequente de cinzas acinzentados e claros.
Se nem todos os tons de azul parecem status, metálico e pérolas adicionarão imediatamente sofisticação ao interior. Com tons de bege e cinza iguais no interior, um deles precisa ser reforçado para enfaticamente quente ou extremamente frio. Isso permitirá que você evite a desarmonia, a monotonia despretensiosa será substituída por uma sensação de gosto sutil.
Além disso, o cinza esfumaçado é o cenário perfeito contra o qual qualquer ponto brilhante é imediatamente visível. Os amantes de móveis claros e balcões de bar também vão gostar. Portanto, para estúdios e apartamentos pequenos, juntamente com o branco e o bege, o cinza é frequentemente escolhido.
Para evitar a sensação de tédio e monotonia, não se deve esquecer que o cinza deve ser bonito, ter uma tonalidade fora do padrão, destacando outras cores. Então, tal interior terá um efeito benéfico na psique, você desejará permanecer nele por muito tempo.
Escuro
Dos tons escuros e profundos escolhidos para o acabamento da cozinha, gostaria de citar o grafite e o castanho. O primeiro continua a linha dos cinzas escuros, sem os quais é impossível criar um estilo gótico. São usados em cozinhas-refeitórios, onde se reúnem para festas, acendendo velas e lustres de cristal.
Na prática, o marrom é bom para realçar móveis em brancos leitosos e cores ultra brilhantes. Quadrados contrastantes combinando ardósia e branco estão na moda. Se falamos do estilo Art Nouveau, os aventais na parede de vidro castanho escuro e quase preto e manchas de cerâmica são relevantes. A cor ardósia exibe os benefícios do verde, o cativante do amarelo e a riqueza do vinho.
Design e acentos
Na hora de escolher a cor e o estilo, não se deve esquecer o conjunto de móveis. Afinal, a combinação entre ele e as paredes cria um conjunto de design comum. Na maioria das vezes, as paredes são pintadas apenas para móveis. Quanto mais originais e pretensiosos os acessórios, mais calmas devem ser o tom das paredes. Assim, os acentos serão colocados no interior corretamente.
Se o conjunto for branco ou muito claro, é necessário realçar as paredes com uma cor mais viva, principalmente se a cozinha for espaçosa. Tudo é dominado pelo princípio do contraste, que permite que cada elemento chame a atenção para si mesmo.Assim, desenhos e ornamentos em móveis não combinam com paredes cativantes e pintadas.
Se o conjunto de cozinha for desenhado em um estilo clássico e cores suaves, uma solução interessante seria tornar as paredes claras, adicionar decoração e chamar a atenção com um padrão grande e atraente. A cozinha não deve "se perder" no interior geral da casa.
Acontece que os móveis ainda são antigos e os reparos já começaram. É melhor não se concentrar no fone de ouvido desatualizado, dando crédito ao revestimento de parede incomum. A mesma regra se aplica a móveis insuficientemente elegantes e volumosos, embora novos. Desenhos e padrões suculentos nas paredes criarão um clima e decorarão a cozinha, e o fone de ouvido não será tão perceptível. Em uma sala muito pequena, uma imagem pode funcionar como um ponto brilhante e não deve haver muitos móveis. As paredes foram deixadas em cores contidas e suaves.
Os designers oferecem sua própria solução de tons para cada parede. Portanto, os ladrilhos "porcos" estão na moda para a área de trabalho. Esta é uma cerâmica retangular brilhante. O comprimento da peça é duas a três vezes sua largura, as bordas laterais são chanfradas - daí o nome da cerâmica.
Eles usam azulejos originais no estilo industrial e escandinavo, country e loft. Ao mesmo tempo, estão interligados, distribuindo as partes do avental em cores diferentes - bege e bordô, azul e menta.
Dicas de Design
Se você escolher um design complexo usando geometria ou arte de parede, você pode usar com sucesso as recomendações de designers e artistas de interiores.
- A escolha do padrão depende diretamente do tamanho da sala. Grande reduz visualmente a área das paredes, pequeno - aumenta.
- A orientação vertical ou horizontal do ornamento cumpre certas tarefas. A colocação vertical dá uma sensação de altura e eleva o teto. As listras horizontais reduzem visualmente a altura, mas aumentam a largura e o comprimento.
- Padrões diagonais que criam o efeito de movimento ajudam a "reviver" o interior. Se houver listras de estilo escocês sobrepostas nas paredes, o espaço parecerá coeso. Isso se aplica totalmente aos padrões de mosaico.
- Outro parâmetro importante é a textura do revestimento ou papel de parede das paredes da cozinha. A texturização das paredes dá ao quarto um visual personalizado, criando um jogo de meios-tons. Quando o ângulo de incidência da luz muda, efeitos de cores incomuns aparecem nas paredes, que decoram o interior e criam um estilo original.
- O preto puro não é recomendado para uso na cozinha. Ele "mata" a sensação de ar e espaço e está fortemente associado a uma superfície suja.
- Para saber exatamente qual a tonalidade certa para você, pendure folhas de papelão ou papel de parede velho na cozinha, pintando-as com suas cores favoritas. Alguns deles vão querer ir embora, enquanto outros logo começarão a interferir na percepção e a incomodar.
- Se não houver luz suficiente, dê preferência às cores quentes - do pêssego e champanhe aos tons de bege. Tons saturados não funcionam em um interior que simplesmente é inundado pelo sol. Os raios brilhantes mudam de cor e a pintura pode desbotar. Os tons de azul e pérola vão trazer a harmonia e o conforto necessários à cozinha com janelas viradas a sul.
Como escolher o papel de parede certo para a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.