Como limpar as juntas entre os ladrilhos da cozinha?

Contente
  1. Como limpar corretamente
  2. Características do uso de produtos químicos domésticos
  3. O uso de meios improvisados
  4. Produtos à base de vinagre
  5. Limpadores rápidos

Não é à toa que se escolhe o ladrilho ou a cerâmica para a cozinha - numa divisão onde regularmente se espalham salpicos de gordura, estes materiais são indispensáveis. Mas se a dona de casa, por algum motivo, não tem tempo de remover imediatamente a poluição, então pequenas partículas de gordura se acumulam nas costuras do revestimento de azulejos. Para limpar as juntas qualitativamente, você precisará de produtos químicos domésticos fortes ou remédios populares comprovados.

Como limpar corretamente

As juntas em um fundo de ladrilhos ou ladrilhos de cerâmica requerem um tratamento especial. Mesmo se você limpar rapidamente os ladrilhos com um pano úmido comum, graxa e sujeira geralmente permanecem nas juntas. O tratamento de superfície de qualidade requer cuidado e consistência.

  • Para limpar bem ladrilhos ou ladrilhos cerâmicos, sem perder uma única costura, use escovas ou esponjas especiais que possam remover a sujidade de forma eficaz sem correr o risco de danificar a superfície. Mesmo se as juntas estiverem muito sujas, produtos de metal não podem ser usados. Essas esponjas estragam a aparência do acabamento.
  • É necessário limpar os ladrilhos após cada cozimento. Gotas frescas de gordura são mais fáceis de remover do que as antigas.
  • Antes de usar o detergente, é aconselhável aquecê-lo. As manchas dos azulejos da cozinha sairão mais rapidamente e não será necessário muito esforço para esfregar as juntas.
  • Com a ajuda de um dispositivo especial, você pode pulverizar o revestimento com vapor. Isso vai amolecer a sujeira teimosa.
  • Ao lavar, você deve usar luvas de borracha caseiras. Eles protegerão a pele dos efeitos de substâncias agressivas.
  • A limpeza da sujeira na parede da cozinha, forrada com ladrilhos, e nas juntas entre os ladrilhos deve ser iniciada pela parte inferior, e a limpeza da superfície lavada - nas fileiras superiores do revestimento.
  • Para limpar rapidamente a graxa e o fungo entre os ladrilhos, você deve se armar com uma escova de dentes.

Características do uso de produtos químicos domésticos

Ao escolher um produto químico, você precisa estudar cuidadosamente as instruções para usar um produto específico. Nem todas as substâncias do arsenal industrial de géis, líquidos e pós são adequadas para colocar os ladrilhos em ordem.

  • Os pós, apesar da sua boa penetração nas juntas, danificam a superfície dos próprios ladrilhos.
  • Os produtos químicos ácidos danificam as juntas dos ladrilhos se não forem cobertos com tinta epóxi.
  • É mais lucrativo comprar produtos em spray, uma vez que são consumidos mais lentamente do que géis e líquidos.
  • As composições para janelas e pratos são adequadas para limpar ladrilhos e ladrilhos de cerâmica.

O uso de meios improvisados

Além da química de armazenamento, outros feitos com substâncias e produtos disponíveis na cozinha são usados ​​para limpar as costuras dos ladrilhos: refrigerante, amônia, vinagre, ácido cítrico.

Refrigerante e composições baseadas nele

O bicarbonato de sódio é ótimo para limpar costuras. Em 1 litro de água, são diluídas 3 colheres de sopa da substância. Este líquido é utilizado para limpar os ladrilhos e juntas com uma esponja. A água com gás torna os espaços entre os ladrilhos mais claros. Depois de concluída a limpeza, resta retirar as manchas com um pano úmido. Se as juntas estiverem muito escuras, o bicarbonato de sódio pode ser combinado com uma substância que contenha cloro. Por exemplo, use água sanitária ou lavatório e limpador de banheiro: Domestos, Sif ou semelhantes.

A água sanitária é combinada com bicarbonato de sódio para formar uma pasta.Com esta ferramenta, as costuras são tratadas para que não haja áreas não trabalhadas - se você perder algo, as manchas permanecerão no chão ou na parede. A pasta deve secar completamente. Lave com uma escova e água. Você pode usar essa ferramenta apenas se a argamassa nas juntas entre os ladrilhos for branca. Em juntas coloridas, mesmo as muito claras, tais composições não podem ser usadas - é fácil estragar a aparência do revestimento.

Ao arrumar os ladrilhos, abra a janela da cozinha e feche a porta ao mesmo tempo para que o cheiro forte a cloro não se espalhe por todo o apartamento. Uma mistura de refrigerante e peróxido de hidrogênio ajudará a remover a sujeira dos ladrilhos e das costuras. Para meio copo de bicarbonato de sódio, tome 70 mililitros de peróxido, adicione um pouco de gel de lavar louça ou sabão líquido. A mistura deve ter a consistência de um mingau. Distribui-se sobre os ladrilhos, aguarda-se 10 minutos e depois lava-se, enxugando bem as costuras com uma esponja.

Para lavar azulejos e juntas de gordura, refrigerante e vinagre são usados ​​juntos. O bicarbonato de sódio é diluído em água para formar uma pasta e espalhar em um ladrilho, processando bem as tiras entre as costuras. Em seguida, o vinagre é aplicado com um borrifador. Com essa combinação de substâncias, a gordura sai mais facilmente.

Limão e ácido cítrico

Se as juntas forem cobertas com tinta epóxi, pode-se usar limão. A fruta deve ser cortada em rodelas e processada a superfície do ladrilho ou da cerâmica, bem como as juntas entre os elementos planos. Após o processamento, espere alguns minutos para que o ácido corra a gordura, após o que resta para remover a sujeira restante. O ácido cítrico pode ser usado da mesma maneira. Basta diluir uma colher de sopa da substância em água quente, molhar as juntas e ladrilhos com o líquido e, após 10-15 minutos, enxaguar com água.

Um remédio eficaz é o ácido cítrico misturado com refrigerante e amido. Para 1 parte do ácido, você precisa tomar 2 partes de refrigerante e 1 parte de amido. Misture até formar uma massa homogênea, espalhe uniformemente sobre o ladrilho com uma esponja. Para ter certeza, deixe-o no ladrilho por meia hora. Em seguida, enxágue com água e limpe a superfície.

Amônia

Para limpar ladrilhos e ladrilhos de cerâmica, amônia é freqüentemente usada. A esponja é umedecida nele e passada por todas as costuras.

Você pode fazer o contrário: diluir 120 mililitros de amônia em 4 litros de água e borrifar na superfície com um borrifador. Enxaguar após 15 minutos. Os ladrilhos vão brilhar com brilho e limpeza.

Mostarda

É aconselhável usar mostarda seca como massa de limpeza pastosa. É diluído no tipo de molho adequado e aplicado nas costuras e na superfície do ladrilho. Após a limpeza com este produto, a cozinha brilha de limpeza.

Produtos à base de vinagre

Se você usar uma mistura de vinagre, bórax e amônia, não só consegue tirar a graxa das costuras e da superfície do ladrilho, como também não deixa manchas no brilho. Em 4 litros de água, dilua 100 mililitros de vinagre, a mesma quantidade de álcool e 4 colheres de sopa de bórax. É necessário tratar os ladrilhos com este líquido e enxaguar abundantemente com um pano limpo.

Em alguns casos, o vinagre é misturado com argila de estrutura pulverulenta uniforme. É necessário garantir que não haja mistura de pequenas pedras ou detritos na argila que possam arranhar a superfície. Para 5 colheres de sopa de argila, deve haver 2 colheres de vinagre. Os ladrilhos são tratados com esta composição e, em seguida, completamente limpos.

Limpadores rápidos

Para que a limpeza geral da cozinha só tenha que ser organizada em casos excepcionais, é bom utilizar meios de "ação instantânea nas costuras" durante a limpeza diária dos ladrilhos. Após o término do cozimento, basta aplicar o sabonete líquido na esponja, espumar, processar a superfície e depois enxaguar. Uma esponja de estrutura dura é adequada para remover a gordura das costuras. Uma solução de sabão em pó ajudará a livrar os ladrilhos e as costuras entre eles de vestígios de salpicos de gordura recentes. Eles limpam a superfície, pressionando com força nos locais mais sujos.

As receitas para limpar ladrilhos e juntas entre ladrilhos são variadas. Dentre eles, você pode escolher o mais adequado para um caso particular, dependendo das características do ladrilho e das juntas de ladrilho. Ao mesmo tempo, é possível minimizar o tempo gasto no tratamento de superfícies, bem como otimizar os custos das substâncias que compõem os agentes de limpeza.

No próximo vídeo, você encontrará 10 maneiras de limpar juntas de ladrilhos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário