O que pode ser usado para decorar as paredes da cozinha, além de papel de parede e azulejos?

Contente
  1. Acabamentos tradicionais
  2. Alternativas
  3. Pintando as paredes

Durante muito tempo, as paredes da cozinha eram decoradas apenas com azulejos ou papel de parede, mas hoje em dia existem várias alternativas de revestimento para esta divisão funcional. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os vários tipos de tais materiais.

Acabamentos tradicionais

Os requisitos mais rigorosos são impostos aos materiais de acabamento usados ​​durante os trabalhos de renovação na cozinha. Em primeiro lugar, eles devem ser resistentes à alta umidade. Na época soviética, as paredes eram cobertas com oleado, mas esse material não permitia a passagem de ar, o que levou a uma deterioração significativa do microclima da sala. O oleado foi substituído por papel de parede lavável, mas eles acabaram tendo vida extremamente curta.

Tudo isso levou ao fato de que o revestimento cerâmico assumiu a liderança entre todos os materiais de acabamento. Este material é denso, durável, pode ser facilmente lavado de todos os tipos de contaminantes, não se deteriora sob a influência de soluções ácido-alcalinas e também restringe a propagação de fogo em caso de incêndio. Apesar de suas muitas vantagens, os ladrilhos têm uma desvantagem muito séria - os materiais são muito caros e sua instalação requer certas habilidades e experiência de trabalho e leva muito tempo.

Em condições de orçamento e tempo limitados, você pode substituir o azulejo por outras opções de decoração de parede:

  • coloração;
  • revestimento de tábuas;
  • uso de painéis de plástico.

E também muitas vezes, em vez de ladrilhos, usa-se gesso decorativo, e na hora de organizar uma casa ecológica, eles recorrem ao papelão e ao forro.

Alternativas

Vale a pena considerar cada alternativa separadamente para melhor compreender, avaliar e, eventualmente, escolher aquela que mais lhe convier.

Pintando as paredes

Para pintar as paredes da cozinha, apenas tintas à prova d'água são usadas, na maioria das vezes tintas à base de água - essas composições não têm cheiro de produto químico, secam muito rapidamente e são muito baratas.

Na aplicação da tinta, a água evapora muito rapidamente da camada aplicada, mas o revestimento não cria obstáculos à penetração de vapor e ar, pelo que as paredes podem "respirar". Um dos tipos mais populares de emulsão de água é a tinta antibacteriana. Via de regra, ele está disponível em uma tonalidade branca, mas você pode obter qualquer tonalidade desejada se adicionar a tonalidade de cor desejada à tinta. Esta tinta contém óxido de prata, pelo qual adquire propriedades fungicidas. Além disso, se você cobrir as paredes com essa tinta, a cor permanece por muito tempo, sem delaminar ou rachar.

Também existem desvantagens. O mais desagradável deles é que, se uma mancha aparecer em tal revestimento, será impossível lavá-lo. Neste caso, você terá que pintar toda a parede.

Gesso

Naturalmente, estamos falando de gesso decorativo. As propriedades decorativas são atribuídas a ele por componentes adicionais - serragem ou aparas de pedra. As vantagens de tal cobertura incluem os seguintes recursos:

  • facilidade de aplicação;
  • versatilidade - a superfície de processamento pode ser absolutamente qualquer (concreto, pedra, madeira ou metal);
  • ao aplicar o gesso, uma superfície sem costura é formada;
  • o revestimento gofrado não requer nivelamento preliminar das paredes ao estado ideal, pois pode ocultar todos os seus menores defeitos;
  • o gesso é composto por componentes ecológicos;
  • o material pode suportar temperaturas elevadas de até 70 graus - isso é muito importante na cozinha, principalmente se os proprietários cozinham muito;
  • o revestimento é resistente ao fogo;
  • o gesso é um ambiente em que fungos e bolores não crescem.

A desvantagem de tal revestimento está associada ao alto consumo de material e seu alto custo.

Forro de madeira

A madeira é um material natural amigo do ambiente com uma cor suave e quente e textura nobre. Vale ressaltar que a madeira tem a capacidade de regular o nível de umidade da cozinha, permitindo que o ar passe bem, e se for tratada com compostos hidro-repelentes especiais, o forro torna-se também higroscópico.

Para decorar a cozinha, tradicionalmente utilizam forro de amieiro, cedro, tília e também carvalho. Os materiais coníferos que têm um aroma agradável e ao mesmo tempo emitem fitoncidas com propriedades antibacterianas pronunciadas são muito procurados.

A desvantagem do forro é seu alto custo e baixa resistência ao fogo.

Painéis de plástico

É um material popular, mais conhecido como painéis de PVC, que na maioria das vezes são vendidos nas lojas na forma de tiras retangulares com diferentes parâmetros de comprimento e largura.

Os painéis podem ser fixados diretamente nas paredes (se forem lisas) ou em uma moldura instalada. O material é resistente à umidade, é fácil de limpar se sujeira e graxa entrarem em contato com ele. Os painéis não conduzem eletricidade, então atrás deles você pode fazer a fiação para iluminar a cozinha ou eletrodomésticos.

A indústria moderna produz painéis de vários tons e texturas. Muitas vezes, os produtos são feitos para imitar pedra, madeira, couro, bem como metal ou espelho.

Não sem suas desvantagens. Assim, com o impacto, o plástico pode quebrar e, sob a influência de temperaturas elevadas, os painéis são deformados.

Painéis de baixa qualidade freqüentemente exalam um odor desagradável.

Além disso, você pode decorar as paredes da cozinha com azulejos de mármore, painéis de MDF, além de linóleo de parede - um material que ainda é pouco conhecido pelo consumidor russo.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário