Cortinas de cozinha: tipos e regras de seleção

Cortinas de cozinha: tipos e regras de seleção
  1. O que é importante considerar ao escolher?
  2. Tipos de tecido
  3. Estilo e cor
  4. Comprimento
  5. Estilos
  6. Opções de decoração
  7. Belos exemplos

As cortinas da cozinha costumam ser uma decoração importante. Eles atuam como um belo local interno, criam aconchego e ajudam a manter o estilo do ambiente.

O que é importante considerar ao escolher?

A cozinha é o local da casa onde são preparadas refeições saborosas e nutritivas, onde a família se reúne. Na cozinha, os proprietários esforçam-se por criar um interior acolhedor, decorar as paredes com estilo e interesse. O quarto moderno está decorado com um conjunto elegante, eletrodomésticos de alta qualidade e pratos da moda, um lustre igualmente bonito é adquirido.

No entanto, de acordo com os designers, é igualmente importante colocar destaques espetaculares no interior, já que é nos acessórios e na decoração que o olhar se concentra em primeiro lugar. Na cozinha, como em qualquer outro cômodo com janelas, você não pode passar sem cortinas ou persianas.

Cortinas esvoaçantes ou lindas e agradáveis ​​aos olhos assumem uma função estética e suavizam a impressão de uma grande quantidade de cromo e metal, madeira e vidro. O design das cortinas acompanha o estilo individual da casa, complementa e adiciona o toque final.

É difícil decidir, mergulhando no estudo das opções oferecidas pelos fabricantes - são cortinas feitas de tecidos claros e translúcidos, linho e viscose densa, algodão, cortinas clássicas de seda.

Na hora de escolher uma determinada variedade, é aconselhável levar em consideração, além da beleza, as propriedades funcionais da decoração da janela.

Calcule o comprimento e a largura de cada painel com base no tipo e formato das janelas, e também leve em consideração o número de aberturas. Leve em consideração a altura do teto e o tamanho da sala, todas as proporções geométricas. Todos juntos - a decoração das paredes, a decoração do vidro da janela e os móveis - devem indicar harmonia, evocar emoções positivas.

As principais funções das cortinas, razão pela qual decoram janelas desde tempos imemoriais, são duas: regulação da luz transmitida e proteção da casa contra olhares indiscretos. O último é especialmente verdadeiro se o prédio for de um andar ou se houver uma casa vizinha em frente. Se a cozinha for do lado sul, as aberturas são mais bem fechadas, principalmente no verão.

Se houver pouco sol durante o dia, na maioria das vezes eles param em cortinas transparentes ou de renda.

Além disso, você precisa determinar se as cortinas abrirão as janelas ou se permanecerão fechadas. Essa é outra maneira de trazer o sol para a cozinha. Depende de qual tecido comprar, que estilo escolher. A cor das cortinas de verão não deve ser saturada se houver tendência de desbotamento com o sol.

Cores com padrões e designs são bem-vindos em um quarto moderno, mas devem ser consistentes com os tons e estilo básicos de toda a decoração e móveis. Por exemplo, o estilo democrático de um café de rua com sua cor característica ou impressão em preto e branco nas listras das cortinas se tornou um dos mais difundidos.

Tipos de tecido

A maioria das cortinas de cozinha é feita de materiais leves. Como um tecido para cortinas, são produzidas várias amostras combinadas que combinam dois ou mais tipos de fibras; aditivos sintéticos ajudam a manter a forma de dobras sólidas.

Como material principal, e mais frequentemente na forma de decoração, utilizam-se guipura e renda. As cortinas e redes translúcidas de organza e náilon permanecem populares, especialmente em cozinhas pequenas, onde apenas um toque de suavização eficaz é necessário.

Cortinas transparentes e finas são penduradas onde quiserem para melhorar a iluminação.

Entre os tecidos leves, os seguintes são as melhores opções.

  • Algodão. Quase metade de todas as cortinas são feitas com ele. O chintz fino é o mais econômico e fácil de lavar. Este é um tecido barato e, se desejar, você sempre pode trocar as cortinas por novas, mas com um padrão ou padrão diferente.
  • Linho. Um tipo moderno de tecido para cortinas que combina uma boa transmissão de luz com uma proteção de janela igualmente eficaz. O linho é versátil, complementa e decora bem, é usado em vários estilos - street, rústico, semiclássico.
  • Organza. Material voador, que normalmente é recolhido em dobras estéticas com fixação, costurar modelos com babados e bordas encaracoladas. Não enruga, está disponível em uma ampla gama de cores, combinada com outros materiais em composições interessantes nas janelas.
  • Tule. Tecido estampado para cortinas tradicionais que combina beleza e pretensão com facilidade de uso. O tule no interior pode parecer completamente diferente dependendo da natureza dos padrões. São grandes e muito pequenos, vegetais e abstratos.
  • Viscose. É considerado um material resistente ao fogo. Se o recuperador estiver fechado, encaixará perfeitamente. A praticidade também é ótima, o material é macio, leve.
  • Poliéster, nylon e outros tecidos mistos. Todos os materiais naturais absorvem odores e gordura, por isso as cortinas precisam de lavagens frequentes. Como resultado, o tecido pode desbotar ou perder sua aparência original e encolher. Esses problemas são parcial ou totalmente resolvidos se o fio sintético predominar nele. Cortinas simples feitas de materiais artificiais parecem resistentes e não tão espetaculares, mas tudo muda se forem modelos de fibras combinadas.

Eles parecem ricos, servem por muito tempo e de forma confiável.

Estilo e cor

O estilo depende do tipo de tecido, comprimento e estilo das cortinas, cor e padrão, acessórios e método de fixação na janela.

As cortinas no estilo desejado são adquiridas prontas nas lojas, e também feitas sob encomenda de acordo com o catálogo ou croquis do cliente nas oficinas. Freqüentemente, as cortinas são costuradas sozinhas com o tecido que você gosta.

Tradicionalmente, para costurar produtos monocromáticos, eles param nas cores dos tecidos branco, bege e creme, já que tons delicados e claros deixam passar livremente os raios de sol. Se o modelo for bicolor, o branco na área da tela deve prevalecer ou estar na proporção de 1: 1 para outra cor. A segunda tonalidade pode ser quente ou fria - azul ou verde pálido, prateado e dourado. As cores das paredes, pisos e móveis são levadas em consideração.

Se falamos de um modelo de design original, existem produtos universais feitos de pequenos pedaços de tecido em várias cores claras. Essas cortinas irão complementar com sucesso os interiores de tons complexos, mantendo a cor principal.

As cores pastel no interior convivem com sucesso não só com cores ricas e brilhantes, mas também com cores semelhantes. Isso significa que você pode manter a cozinha inteira, inclusive as cortinas, quase no mesmo tom, e vai ficar linda. As mesmas cores e texturas correspondem aos conceitos de design clássico.

O fator de influência da cor é uma categoria psicológica, portanto também deve ser levado em consideração.

  • Verde e seus tons reconhecido como óptimo para a cozinha. Olhando para as cortinas de ricos tons de menta, verde-oliva claro e cores verdes, a pessoa relaxa, tem uma sensação de conforto e paz. O mesmo pode ser dito para cortinas com tema floral adornadas com grandes folhas verdes.
  • vermelho e amarelo - quentes e brilhantes, fornecem recarga de energia. Para não saturar a percepção e equilibrar seu impacto, bege e branco são adicionados. Acredita-se que as cores amarelo e laranja aceleram os processos metabólicos do corpo, é um prazer jantar na cozinha com essas cortinas. Se gosta de receber os hóspedes numa sala de jantar espaçosa e acolhedora, esta é a opção certa de decoração.
  • Cinza e azul e suas sombras reduzem o apetite, mas será agradável ter conversas interessantes em tal sala, enquanto tomamos uma xícara de café ou chá. Os elementos azuis proporcionam uma sensação de amizade e confiança. Cortinas calmas e românticas combinam-se harmoniosamente com acessórios aconchegantes, madeira e tijolo.

Comprimento

É mais conveniente pendurar cortinas curtas ou médias na cozinha. Não interferem na movimentação da unidade de catering, são fáceis de limpar ou lavar. Deixam um amplo peitoril com suas plantas favoritas para visualização, não fecham a bateria de aquecimento e ampliam visualmente o espaço. Cortinas curtas são preferíveis se houver pouco espaço e os móveis de cozinha estiverem próximos da janela. Eles podem ser facilmente feitos de um pequeno pedaço de tecido bonito. Tecido de tule e aberturas combinam-se com cortinas de bambu, obtendo um conjunto multifuncional e lacônico.

Entre as vantagens das cortinas curtas está o seu papel como um acento decorativo.

Mesmo que haja um modelo excepcionalmente claro na janela, uma pequena mancha no interior desta cor não vai se aborrecer, pelo contrário, vai trazer a variedade desejada.

Para o planejamento com janelas panorâmicas, cortinas pequenas não são mais adequadas. Cada vez mais, em casas com um novo layout, encontram-se envidraçados volumétricos, como nas coberturas. O triunfo do vidro pode ser observado não só na parte superior, mas também no piso térreo. Você pode decorar janelas largas e altas apenas com cortinas longas e volumosas.

Grandes salas de jantar requerem cortinas sólidas e cortinas até o chão. Para evitar a sensação de vazio, é recomendável levar um tecido com uma estampa grande sobre um fundo claro.

É costume pendurar cortinas volumosas em uma janela com varanda. O material pendurado por cima deve atingir até um terço da janela. Se você gosta da assimetria da moda, uma cortina longa é feita na porta da varanda e uma cortina curta é deixada na janela.

Estilos

Ao escolher cortinas, você deve considerar que tipo de ambiente vai decorar com elas. Funcionalmente, essas instalações distinguem-se dentro de casa como uma cozinha.

  1. A menor parte é um compartimento separado dentro do estúdio. Não há paredes nele.
  2. Uma pequena cozinha murada onde você só pode cozinhar alimentos, mas não há mais lugar para colocar os móveis.
  3. Uma sala ao lado da loggia ou varanda equipada.
  4. Uma cozinha padrão com cozinha fácil e muito espaço para refeições em família.
  5. Uma grande sala universal, equipada com um conjunto de móveis, onde você pode receber convidados, relaxar e se comunicar, trabalhar em um computador. Esta é uma espaçosa sala de estar com equipamentos para cozinhar.
  6. Cozinha ligada à sala de jantar.

Os designers se oferecem para decorar interiores modernos de tamanhos modestos com cortinas simples, rede e cortinas de fio. Às vezes, persianas ou cortinas com brilho metálico são ideais. Em qualquer caso, o desenho das cortinas para a cozinha é determinado com base no estilo dominante. Existem várias tendências da moda hoje.

  • Tema do país ou da vila. Traz lembranças da infância, da casa da avó, onde havia coisas simples e de qualidade. Cortinas coloridas com motivos em forma de flores e pratos coloridos, frutas e bagas são escolhidas para combinar com móveis de madeira e tijolos. Algodão grosso e estopa estão na moda. Sinceridade e sinceridade unem a atmosfera no espírito do sertão americano, da Provença francesa ou da torre de contos de fadas russa.
  • Minimalismo. Fortemente associado às tradições japonesas de decoração de casa. Neste país, não é habitual colocar itens não funcionais no interior da casa para estar pronto para sair em caso de perigo sísmico. Portanto, apenas as coisas mais necessárias na cozinha são telas feitas de material fino e transmissor de luz. As cortinas lembram mais telas planas e afiadas. Freqüentemente, eles se tornam quase invisíveis, fundindo-se com o ambiente ao seu redor.Um pedaço de pau de madeira é colocado dentro da dobra costurada inferior, o que permite que a cortina mantenha sua forma e não voe com uma rajada de vento. O desenho é típico do Japão - gueixas com guarda-chuvas, folhas de bambu ou hieróglifos escritos em tinta.
  • Estilo da cidade. Uma cortina de tule lacônica e graciosa será uma dádiva de Deus para sua cozinha. É preferível escolher um tule monocromático ou com uma faixa no rebordo. O mesmo se aplica ao linho fino.

Se você tem uma cozinha-sala de jantar, a toalha de mesa e as cortinas são feitas do mesmo material.

  • Clássico. Às vezes conservador, às vezes muito rígido, mas servindo como padrão de bom gosto. Para a cozinha, o classicismo está associado às cortinas blackout com lambrequins, estilos requintados. Os tecidos são predominantemente monocromáticos, bordados e pequenos padrões discretos são adequados. Na janela, na maioria das vezes existem cortinas de material transparente ou tule, bem como cortinas elaboradas com cortinas, laços ou laços.

A assimetria permite-se, o comprimento, por via de regra, é máximo - ao soalho.

Opções de decoração

A decoração das aberturas das janelas, além das cortinas, inclui formas de fixá-las à janela. O material deverá ser retirado e recolocado, endireitado na cornija de acordo com o estilo. A cornija é escolhida no mesmo estilo da própria cortina. Se houver discrepâncias de cor e espessura, é necessário esconder os fechos, pendurar um lambrequim ou fechar a cornija com folho.

Use essas opções para prender cortinas.

  • Argolas. Eles são chamados de ilhós e são costurados na parte superior da cortina. Em seguida, a estrutura é colocada no beiral em forma de tubo. Esses modelos são fáceis e convenientes de remover para lavagem e limpeza, o que compensa o tempo gasto na confecção do modelo.
  • Grampos. Os dentes prendem-se ao tecido, prendendo-o. Não são adequados para materiais finos e perfurados, pois podem danificar e até rasgar um tecido leve, em outro mais denso - deixam borbulhas.
  • Fita. Costurado na cortina, protege o tecido e permite que seja dobrado e montado em pregas e dobras. Duas ou mais camadas de material de cortina podem ser fixadas na fita de uma vez. Elementos para fixação em cornija fina ou fio - ganchos localizados nas costas. Existem também fitas de velcro para produtos leves.
  • Laços, laços e laços. São confeccionados com o mesmo tecido ou em material de cor contrastante para realçar a decoração. Os laços são enfiados em laços de malha.

Uma agradável sensação de aconchego é criada por uma cortina de pano, decorada com bordados à mão e à máquina. O ornamento é escolhido individualmente para que corresponda ao estilo da cozinha - folclórica ou artística. Cortinas ricamente decoradas, nas quais é costurada uma trança ou renda, há guarnições nas laterais e no fundo, são penduradas em cornijas duplas clássicas com anéis, colocadas em grandes cozinhas-refeitórios ou corredores com elementos de um espaço de cozinha.

Dobras artificiais, borda encaracolada não saem de moda. Cortinas de luz voadoras se juntam em babados e fazem babados. Em quase todos os estilos, as técnicas de design incluem o uso de laços e cordas, fitas de cetim e tranças.

Entre os modelos extravagantes, destacam-se as cortinas de tricô confeccionadas na técnica de tricô do lombo. Faça uma grade de postes e laços de ar. No interior, um padrão é obtido, preenchendo células individuais, os elementos do padrão aparecem gradualmente contra o fundo de células vazias.

Belos exemplos

As ideias para decorar um interior com estilo podem ajudar a criar um design original na cozinha. Aqui estão alguns exemplos de designs modernos sugeridos por designers.

  • Cortinas de estilo country na cozinha-sala de jantar. Em uma casa de madeira com paredes em forma de cabana de madeira, a combinação de um elegante sofá de couro marrom com cortinas curtas duplas de algodão com um padrão simples em forma de flores e folhas parece incomum. O tom predominante é aconchegante, os móveis são brancos com puxadores dourados.
  • Instalações em estilo urbano. Envelhecido em cores contrastantes, branco e castanho.Cortina de corda, bicolor, até o chão, em janela com sacada.
  • Cortinas de organza originais. Três painéis de diferentes comprimentos, leitosos, orlados por uma orla verde. Gravatas e fechos em anéis.
  • Cortina muito curta de um terço da janela panorâmica, com padrão oriental, escondendo a cornija. Abre plantas ornamentais em um peitoril da janela. A área de trabalho e a pia estão localizadas perto da janela.
  • Cozinha clássica espaçosa, decorado em tons de branco e mármore. As cortinas nas laterais da janela panorâmica e os estofados dos móveis são em tons suaves de rosa, cortinas em tule branco.
  • Cortinas perfuradas de tecido de renda até o chão. Eles são lindamente combinados com uma parede de móveis de cor clara e luzes de teto redondas. Paredes bege com rodapés brancos sobre piso de parquete marrom.
  • Cortinas com faixas e laços verdes e castanhos. Eles agem como um toque atraente em interiores brancos brilhantes.

Como costurar cortinas para cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário