Cortinas de cozinha: tipos e regras de seleção
A disposição da cozinha é uma tarefa muito importante e responsável. Não existem elementos insignificantes - cada pequena coisa é importante. É necessário selecionar corretamente não apenas móveis, decoração e iluminação, mas também detalhes têxteis. Portanto, um dos componentes mais importantes e chamativos são as cortinas. A harmonia do ambiente existente depende deles, por isso devem ser escolhidos com muito cuidado e cuidado. Hoje vamos descobrir como fazê-lo corretamente e também descobrir que tipos de cortinas existem.
Peculiaridades
Um interior harmonioso e atraente é sempre feito de pequenas coisas. É importante colocar corretamente os acentos, criando um conjunto orgânico e aconchegante, que seja confortável para as famílias e visitantes. Na cozinha, todos os componentes devem necessariamente se encaixar. O interior deve irradiar conforto e hospitalidade. Para alcançar este resultado, você precisa prestar a devida atenção à seleção de absolutamente todas as peças, incluindo cortinas.
Felizmente, hoje existem muitos tipos diferentes de cortinas à venda. Estas podem ser telas simples e baratas e luxuosas. As cortinas devem necessariamente combinar com o estilo que é fornecido na cozinha. Sua cor também deve se sobrepor ao resto dos tons no ambiente existente. Somente se essas condições forem atendidas, a harmonia de todos os detalhes pode ser alcançada.
Na cozinha, as cortinas feitas com tecidos de origem natural de qualidade ficam melhor. Em vez disso, é permitido usar bons tecidos misturados. Essas opções são boas para sua despretensão. São fáceis de cuidar e mantêm seu atrativo por muito tempo, o que não se pode dizer de muitas outras opções feitas com tecidos não naturais.
Vale a pena destacar essa característica por trás dos modelos de cortinas modernas - com a ajuda de seu corte, você pode esconder muitas falhas no ambiente e chamar a atenção para os méritos. Devido a essa capacidade, as cortinas são freqüentemente usadas para ajustar a situação existente, se necessário. Essa técnica é eficaz e barata, o que a torna muito popular.
A cozinha em si, como a mobília nela, pode ser feita em absolutamente qualquer estilo, do clássico ao vanguardista. Hoje em dia, para qualquer situação, é possível escolher cortinas de qualidade adequada e adequadas na cor e na textura. Estas podem ser opções monocromáticas sérias e engraçadas com pequenos padrões e estampas - a escolha é simplesmente enorme.
Visualizações
Como mencionado acima, existem muitos tipos diferentes de cortinas à venda hoje. Eles são feitos de materiais diferentes e dão uma aparência diferente - existem telas de diferentes cores e estilos. Em uma variedade tão rica, pode ser difícil encontrar uma opção adequada. Antes de ir à loja para comprar cortinas adequadas para a cozinha, você deve se familiarizar com a lista de suas variedades existentes que podem ser usadas em tal ambiente.
Lista
Muitos proprietários hoje compram cortinas de enrolar elegantes e atraentes para a cozinha. Essas opções são capazes de criar um estilo especial, ultramoderno e bastante funcional no interior que demonstra não só o bom gosto, mas também a prudência dos donos da casa.Esses espécimes são tecidos especiais, que são coletados em um pequeno rolo durante o processo de torção, mas ainda permanecem visíveis ou escondidos em uma caixa especial - dependendo do modelo que você adquiriu.
O comprimento de fechamento das persianas modernas pode ser ajustado de acordo com os desejos dos proprietários. Assim, é perfeitamente possível deixar a janela entreaberta ou abri-la completamente. Instâncias semelhantes são anexadas ao caixilho da janela ou à própria abertura.
Deve-se notar que as cortinas de enrolar produzidos hoje são adequadas para quase todas as direções estilísticas., seja um conjunto clássico, moderno, moderno ou rústico. Muitas marcas conhecidas (e não tão) produzem esses produtos, portanto, seu sortimento não pode deixar de agradar ao consumidor moderno. Nas lojas você pode encontrar não apenas cortinas lisas, mas também mais originais, com estampas de fotos brilhantes, padrões e imagens diversas. Os compradores têm a oportunidade de encontrar produtos de valor democrático para eles próprios.
Persianas enroláveis combinam bem com cortinas simples. Você pode encontrar opções que não escondem de forma alguma o espaço extra na cozinha.
Cortinas plissadas
Cortinas plissadas modernas também ficam bem na cozinha. Estes produtos são feitos de tecido plissado, são ideais para decoração de janelas de alta qualidade. As persianas plissadas são a combinação perfeita de cortinas clássicas e um perfil de fixação especializado. Quando desdobrados, eles parecem especialmente elegantes, originais e ultramodernos. Se essas telas forem enroladas, seus fios-guia se dobram em uma espécie de "acordeão" horizontal.
Cortinas plissadas não são em vão escolhidas por muitos consumidores para o design de cozinhas. A popularidade de tais produtos deve-se às inúmeras vantagens que os caracterizam. Vamos conhecer sua lista com mais detalhes.
- Em primeiro lugar, deve-se levar em conta o fato de que um tecido especial pregueado permite decorar qualquer abertura de janela. Pode ter não apenas uma forma clássica, mas também não padronizada. Com a ajuda de persianas plissadas modernas e bem pensadas, costuma-se decorar arcos, bem como janelas situadas em base horizontal inclinada.
- A densidade do tecido das cortinas descritas pode ser muito diferente. Com isso, torna-se possível ajustar o nível de sombreamento do espaço disponível. Independentemente da textura imediata, o material dessas cortinas na maioria das vezes, mesmo na fase de fabricação, passa por um tratamento especial com uma composição especial necessária para repelir o pó da tela. Isso torna as cortinas despretensiosas e fáceis de limpar. Além disso, devido a esse processamento, os produtos se tornam resistentes ao desbotamento sob a influência da luz solar agressiva.
- Muitos compradores consideram a escolha de diferentes mecanismos de controle para essas telas uma grande vantagem. Pode ser mais do que apenas uma corrente tradicional ou um simples pescoço. Portanto, os espécimes especiais controlados por controle remoto estão em grande demanda hoje. Claro, eles custarão mais, mas são mais convenientes de usar e parecem mais modernos.
- Essas telas, complementadas por um revestimento reflexivo especial, são adequadas para janelas localizadas no lado sul, onde o sol é especialmente agressivo.
- É permitido instalar tais produtos não apenas na parte superior, mas também na cornija abaixo. Esta característica é apreciada por quem vive no rés-do-chão e também por proprietários de elegantes janelas panorâmicas.
Cuidar dessas opções é muito fácil e simples. É permitido lavá-los à mão, se necessário. Nesse caso, você não precisa se preocupar com o fato de que a matéria perderá sua forma e cor originais.
Existem várias subespécies de cortinas plissadas.
- "Dia noite". Esses exemplares são uma combinação de duas telas, diferindo no nível de densidade.Isso é fornecido para que seja possível alterar você mesmo o nível de iluminação da sala. Portanto, um espécime diurno geralmente é feito de matéria fina ou translúcida.
- "Dueto". Essas opções são feitas de papelão ondulado. No final, eles são muito parecidos com um favo de mel. Com seu uso, há uma oportunidade maravilhosa de ocultar o mecanismo responsável pelo controle, bem como proteger o espaço existente da luz solar agressiva. Formando uma "almofada de ar" especial, estas telas permitem distribuir uniformemente a luz que emana do sol.
- Arqueado. Esses subtipos de cortinas plissadas são a melhor solução para complementar janelas incomuns. Eles serão apropriados para janelas arredondadas volumétricas e compactas.
- Para janelas de telhado. Esses espécimes assumem a presença de um perfil de fixação especial. Graças a esse detalhe, o material não começa a ceder com o tempo sob a influência de seu próprio peso impressionante. Normalmente, os modelos de cama inclinada são operados por meio de um controle remoto.
Estas opções de cortinas modernas e práticas podem ser adquiridas não só para complementar a cozinha, mas também para equipar o hall, a sala e quaisquer outros espaços. O principal é que esses detalhes complementem o conjunto existente e se encaixem harmoniosamente nele, sem "chamar a atenção" apenas para si.
romano
As cortinas romanas são legitimamente reconhecidas como uma das mais populares e difundidas. Eles podem ser vistos em muitas cozinhas. Esses produtos são fixados no topo da cornija. No verso dessas telas existem ripas costuradas que são responsáveis pelo levantamento da renda de ajuste. Na parte inferior dessas cortinas, geralmente existem placas de ponderação especiais.
Segundo os consumidores que optaram por essas opções de cortinas para decorar janelas de cozinha, vale a pena comprá-las por diversos motivos.
- Eles parecem muito bonitos e asseados. Solta, a tela romana parece muito elegante e esteticamente agradável. Quando montadas, essas opções podem tornar o interior mais confortável e acolhedor, pois adquirem dobras suaves e uniformes.
- O comprimento das cortinas romanas é bastante curto. Graças a isso, essas lâminas são práticas e menos sujeitas a sujeira. Além disso, nem sempre é aconselhável pendurar cortinas muito compridas na cozinha, uma vez que, além de logo se sujarem, podem atrapalhar a movimentação das famílias pela cozinha. Não existem tais problemas com as espécies romanas.
- O comprimento de tais modelos e, consequentemente, o grau de iluminação da sala, é possível regular de forma independente. O princípio da sua montagem é muito semelhante ao das cortinas clássicas e conhecidas, no entanto, as cortinas romanas parecem muito mais confortáveis, e não "office".
- Esses tipos de cortinas podem ser combinados com segurança com cortinas, lambrequins. Se desejar, você pode combinar os componentes listados para criar um conjunto de interiores particularmente interessante e único na cozinha. Esta solução é ideal para zonear o espaço existente.
- As cortinas romanas modernas são perfeitas para cozinhas pequenas, onde cada centímetro conta. Estes produtos não desordenam o interior, não ocupam muito espaço, pois não se diferenciam na montagem mais exuberante e volumosa.
- Os modelos romanos podem ser selecionados para um conjunto realizado em qualquer direção estilística.
- É bem possível fazer essas cópias com as próprias mãos, o que agrada muitas costureiras que preferem cortinas feitas em casa às compradas. Nesse caso, o consumo de têxteis costuma ser muito modesto.
- Em termos de cuidado, esses tipos de produtos são pouco exigentes e despretensiosos. Eles podem ser facilmente removidos, lavados e secos.
No entanto, deve-se ter em mente que com esses modelos será mais difícil abrir as janelas totalmente abertas.
Como você pode ver, as cortinas romanas têm muito mais vantagens do que desvantagens. É por isso que essas opções são extremamente populares e estão presentes em muitos lares. Além disso, muitas vezes não são apenas compradas em lojas, mas também lindas telas feitas em casa.
Cortinas
Muitas pessoas não veem a diferença entre cortinas e cortinas, acreditando que são a mesma coisa. Na realidade, existem muitas diferenças entre esses produtos. Em primeiro lugar, é importante considerar que as cortinas são feitas mais finas e, às vezes, totalmente translúcidas. Os tipos mais populares de têxteis usados para sua fabricação são:
- organza;
- tafetá;
- tule.
As cortinas geralmente são feitas de tecidos mais grossos do que as cortinas. Este último deve promover a livre circulação do ar, bem como contribuir para a plena ventilação do espaço disponível na cozinha.
As cortinas têm um papel mais decorativo do que proteger a área da luz solar agressiva. É por isso que são feitos de materiais bastante finos que transmitem luz livremente. Não há necessidade particular de abertura e fechamento diário dessas telas. Freqüentemente, acabam sendo quase transparentes. Modelos modernos de cortinas podem funcionar como um acréscimo espetacular ao interior da cozinha.
A fixação ideal para essas telas é uma cornija do tipo barbante. Com um pouco menos de frequência, as pessoas usam uma linha de pesca densa ou uma corda especial. As cortinas se movem para o lado - não há nenhum mecanismo especial de levantamento nelas, como nas cortinas clássicas. Tais exemplares não apresentam belas dobras, bem como um grande número de elementos decorativos atraentes. Esses produtos são feitos uniformemente em toda a sua superfície. Seus designs costumam ser simples e discretos. É improvável que as cortinas sejam usadas como um destaque brilhante.
Apesar de não ser o design mais marcante e chamativo, as cortinas da cozinha ainda precisam ser escolhidas, começando pelo interior principal. As telas devem se encaixar harmoniosamente no conjunto existente para que o ambiente seja equilibrado e acolhedor.
Seleção baseada no tamanho e forma da janela
É necessário escolher as cortinas para a cozinha não só em função da sua concepção e forma de abertura / fecho, mas também tendo em conta a estrutura e as dimensões da abertura da janela. Estes últimos não são de forma alguma comuns em todas as habitações. Existem aberturas estreitas, panorâmicas e outras aberturas fora do padrão para as quais você precisa comprar cortinas especiais, já que as clássicas simplesmente não funcionam. Vamos conhecê-los melhor.
Arqueado
Cortinas-arcos requintados são geralmente comprados especificamente para a cozinha. Esses modelos são a melhor solução para decorar bases em arco. São feitas em forma de arco, apresentando um único produto trançado com as pontas que vão até a linha do peitoril da janela. Nesse caso, a parte central desses produtos costuma ser curta. Devido ao seu comprimento, as cortinas em arco não são apenas muito bonitas, mas também muito convenientes de usar, especialmente quando se trata de organizar uma pequena cozinha. Essas opções não interferem na penetração da luz solar, bem como no calor que vem da bateria. Além disso, as cortinas em arco permitem a utilização do peitoril da janela como espaço de trabalho adicional.
Muitos compradores preferem essas peças, porque visualmente tornam o espaço na sala mais espaçoso. Outros tipos de cortinas não podem se orgulhar dessa capacidade - geralmente escondem a área livre da sala, tornando-a visualmente um pouco menor.
Se decidir comprar este tipo de cortinas para a sua cozinha, deve considerar não só as suas qualidades positivas, mas também as suas desvantagens. Isso inclui o seguinte.
- Essas telas não cobrem as baterias de aquecimento. Por um lado, isso é bom, pois nada impede o calor que emana deles.Mas por outro lado, é preciso entender que as baterias raramente se distinguem por uma bela aparência e muitas vezes só precisam ser escondidas para não estragar o interior. Com cortinas em arco, isso simplesmente não funcionará.
- Devido ao seu pequeno comprimento, as cortinas em arco não podem ser penduradas na cozinha junto ao fogão, para não provocar um incêndio.
- Se você não combinar cortinas-arcos com persianas ou estores, então eles não serão capazes de proteger o espaço existente da penetração da luz solar agressiva. Não vai funcionar nem um pouco para escurecer o quarto.
- Este estilo de cortinas não é adequado para todos os estilos de interiores. Por exemplo, eles não têm lugar em ambientes projetados na direção do moderno, oi-tech, minimalismo ou loft.
As cortinas arqueadas são retas e se juntam em dobras charmosas. Você também pode encontrar exemplares interessantes nas lojas, complementados por belos rendas decorativas. Neste caso, babados, inserções de renda ou lindas franjas podem ser usados como enfeites.
Janelas salientes
Cortinas de janela salientes corretamente selecionadas também ficarão harmoniosas na cozinha. O próprio eker é uma parte do edifício que foi movida para além dos limites da fachada. Na maioria das vezes, esse componente parece bonito e rico. Ele pode expandir visualmente o espaço disponível, tornando-o mais claro e espaçoso. A janela saliente distingue-se por uma característica importante - há sempre um grande número de janelas bastante grandes, que representam uma quantidade considerável de espaço.
Para decorar as bases do tipo janela saliente, são utilizadas cortinas de diferentes estilos. Vamos conhecê-los.
- Romano. Para decorar uma janela saliente, é permitido o uso de persianas romanas. Eles ficam ótimos na maioria dos interiores possíveis, e a cozinha não é exceção. Eles podem ser colhidos durante o dia e abaixados no final da tarde. Tendo essas opções, você pode se recusar a instalar as boas e velhas cortinas de tule. Essas cortinas são feitas de materiais densos e de tecidos bastante leves.
- Francês. Lindas cortinas feitas no estilo francês são muito populares hoje em dia. Esses detalhes podem dar às grandes janelas salientes um toque de elegância e até um pouco de diversão. Aninhados ao longo de todo o comprimento ou em uma parte específica, esses detalhes podem dar ao ambiente um aspecto mais solene e elegante.
- Austríaco. As cortinas da janela saliente de estilo austríaco se encaixam melhor em interiores clássicos. Eles podem adicionar esplendor e solenidade ao interior. Recomenda-se referir-se a esses casos em que a vista da janela não é de particular interesse.
- Japonês. Se for decidido decorar a janela de sacada com cortinas no estilo japonês, deve-se ter em mente que o resto do interior deve ser mantido na mesma direção para formar um conjunto harmonioso. As linhas retas podem dar ao ambiente uma aparência mais austera e contida. Ele pode ser suavizado pelo padrão apropriado no tecido. Os próprios japoneses preferem recorrer a seus motivos naturais favoritos ao decorar as janelas de suas casas, mas os consumidores modernos têm a oportunidade de escolher outras opções.
Se o interior da cozinha é desenhado em estilo moderno, então você pode dar preferência às cortinas de enrolar da janela saliente, que são enroladas durante o dia e estendidas à noite.
Estreito
Se você está procurando cortinas que tenham altura suficiente para janelas estreitas, é melhor dar uma olhada mais de perto nas telas estreitas modernas. Essas opções funcionam melhor para as mesmas janelas altas e estreitas. As telas são freqüentemente usadas aqui, projetadas nos estilos clássico, austríaco e italiano.
Para janelas estreitas e altas, os tipos padrão de cortinas nem sempre são adequados. Com essas decorações, a abertura pode parecer muito pesada. Por causa disso, toda a sala pode parecer muito pequena e apertada.Cortinas estreitas permitem expandir visualmente o espaço disponível devido à sua estrutura. Mas deve-se ter em mente que telas muito longas nem sempre são convenientes para usar quando se trata da cozinha. Devem ser instalados de forma a não atrapalharem ao cozinhar ou comer. Melhor ainda, em vez de produtos tão pouco práticos, dê preferência a cortinas horizontais curtas ou confortáveis. Sim, eles não fecham toda a janela estreita, mas também não interferem na cozinha.
Cortinas adequadas para janelas altas e estreitas podem ser instaladas em um pequeno ângulo com a moldura. Desta forma, a superfície retangular existente será visualmente "dividida" em várias seções assimétricas. Esta decisão também é chamada de "manga do bispo".
Panorâmico
Atualmente, as luxuosas janelas panorâmicas são legitimamente reconhecidas como uma das mais atraentes e caras. Eles permitem a entrada de muita luz natural na sala, enquanto tornam o espaço visualmente muito mais espaçoso e fresco. É um prazer estar em um ambiente assim, mas a única coisa triste é que as janelas panorâmicas modernas são muito caras e nem todos podem comprá-las. Para essas janelas, você precisa selecionar cortinas adequadas.
Designers experientes afirmam que toda a beleza e ostentação residem nas próprias janelas panorâmicas.especialmente se mostrarem belas paisagens do lado de fora. Essas bases não precisam ser decoradas com um grande número de detalhes decorativos. Babados, rendas e dobras charmosas de cortinas romanas populares não serão necessários aqui. Além disso, os detalhes listados, ao contrário, podem acabar sendo supérfluos, pois desviarão a atenção das belas imagens que estão fora da janela.
A partir dessas características, cortinas lacônicas monocromáticas em forma de veneziana, que, dobradas, tornam-se quase invisíveis, podem ser bastante adequadas para decorar janelas panorâmicas. Eles não distraem a atenção. Mesmo se você baixá-los pela metade, a harmonia do interior não será perturbada. Pelas mesmas razões, é permitido recorrer à instalação de cortinas japonesas ou aos modelos de persianas verticais assustadoramente populares. Quando minimizados, eles enfatizam apenas os limites das janelas panorâmicas existentes.
As texturas das cortinas selecionadas para as janelas panorâmicas podem ser muito diferentes. Uma combinação espetacular de rolos de linho com cortinas clássicas também ficará bem. Para a decoração de janelas panorâmicas, muitas pessoas optam por cortinas japonesas ultra-modernas, complementadas por um ornamento muito original e expressivo.
Cortinas plissadas práticas e generalizadas não são ruins para decorar janelas panorâmicas modernas. Essas instâncias são instaladas diretamente na unidade de vidro. Graças à grande variedade e variedade de cores, os compradores têm hoje a oportunidade de escolher esses produtos para interiores concebidos em qualquer estilo.
Formas geométricas
Há um grande número de janelas fora do padrão. Pode ser não apenas belas janelas de sacada, altas opções panorâmicas estreitas ou chiques. Existem também janelas mais originais, triangulares, em forma de losango, trapezoidais, redondas, chanfradas e outros tipos. Essas opções parecem especialmente harmoniosas em interiores projetados em um estilo moderno. Por exemplo, pode ser uma cozinha de alta tecnologia elegante e original.
- Se a janela for feita em forma de losango, então as cortinas para as mesmas precisam ser escolhidas aquelas que vão ficar próximas a elas, ou seja, não são fixadas na cornija, mas instaladas em um gancho especial.
- Se a janela for em forma de trapézio com ângulo oblíquo, é necessário selecionar cortinas cuja cornija tenha uma estrutura adequada. Neste caso, as fixações podem ser feitas em forma de batentes especiais.
- As janelas poliédricas são extremamente raras na cozinha. Eles são mais freqüentemente encontrados em quartos.Por essas razões, também é melhor colocar cortinas bem organizadas em ganchos.
- É permitido decorar as janelas de forma semicircular com persianas de rolo ou romanas. As cornijas podem ser côncavas e seguir o formato da base do teto.
- Quanto às aberturas de janela triangulares não padronizadas, na maioria das vezes são decoradas com cortinas especiais de catálogos. Neste caso, telas plissadas ultra-modernas, persianas e peças clássicas são as mais adequadas.
Apesar do fato de que existem muitos tipos diferentes de cortinas, as mais populares e mais adequadas para o design de tais janelas não padronizadas são as cortinas romanas e de enrolar. Eles também são adequados para muitos outros tipos de aberturas de janela, portanto, podemos falar com segurança sobre sua versatilidade.
Escolha de tecido e cor
É necessário escolher as cortinas para a cozinha com muito cuidado e deliberadamente, se quiser obter como resultado um interior harmonioso e equilibrado, no qual não haverá nada de supérfluo. É muito importante ter uma abordagem responsável na seleção de materiais e cores adequados para cortinas de cozinha. A aparência da situação dependerá desses parâmetros.
Freqüentemente, os proprietários escolhem cortinas com base nas cores das paredes da cozinha. Assim, você pode tornar o espaço visualmente um pouco mais espaçoso, o que é especialmente importante quando se trata de projetar uma área pequena. Também é permitido dar preferência a tecidos de cores que não se sobreponham ou combinem com nada no interior. Você pode recorrer a essas técnicas, mas apenas se as cores das cortinas se encaixarem na situação geral em termos de textura e estilo de execução.
Se você estiver decorando uma pequena cozinha, não deve haver cortinas escuras aqui. - tornarão o espaço já apertado mais pesado, tornando-o ainda menos hospitaleiro e "opressor". Em tal ambiente, é aconselhável instalar telas leves e leves que diferem em alguns tons da cor das paredes. Os produtos podem ser monocromáticos simples ou complementados com vários padrões / padrões, por exemplo, listras, xadrez ou flores. A escolha da opção ideal dependerá do estilo do interior e das preferências de gosto dos proprietários.
Uma pequena digressão: se você combinar as cores cinza e rosa no interior da cozinha, o apetite pode ser reduzido em cerca de 73%. Além disso, essas paletas podem ter um efeito calmante em uma pessoa. Com a ajuda deles, é possível se livrar da ansiedade e da ansiedade desnecessárias. Se você sofre de tais problemas, deve recorrer à combinação das cores rosa e cinza.
Se, ao contrário, você quer que o apetite na cozinha só aumente, então dê uma olhada mais de perto nas cortinas laranja ou turquesa. Os tons laranja vão trazer notas positivas para o interior, tendo um efeito benéfico no estado de espírito da casa. A gama turquesa tem um efeito calmante e ajuda a aliviar o stress.
Uma cor popular no design de cozinha é o branco clássico. As cortinas desta cor em tais cômodos não são usadas com tanta frequência, porque se sujam com facilidade e rapidez, e nem sempre é possível lavá-las. E a própria cor branca, de acordo com os designers, pode ser bastante agressiva e intrusiva. Pode ser usado, mas é aconselhável combiná-lo com tons de bege, rosa claro ou café.
Se o papel de parede da cozinha for colado em cores lisas e neutras, então as cortinas em tal ambiente podem ser bastante saturadas, agindo como acentos brilhantes. Se o papel de parede tiver algum tipo de estampa (principalmente cativante, com muitos pequenos detalhes), então é melhor escolher cortinas lisas e “calmas”. É desejável que não haja dobras decorativas nas telas.
É igualmente importante ter uma abordagem responsável na escolha do tecido adequado com que são feitas as cortinas para a cozinha. Dependerá deste critério como as telas servirão nas condições existentes e quanto durará sua atraente aparência primitiva. É aconselhável selecionar produtos que sejam feitos de tecidos suficientemente resistentes ao desgaste, projetados para um grande número de lavagens. Também vale a pena dar preferência a lonas que não estejam sujeitas a contaminações rápidas e frequentes, pois será muito difícil evitá-las na cozinha.
Não menos importante é a qualidade da cor dos tecidos com os quais são feitas as cortinas que você escolhe para a cozinha. As telas em nenhum caso devem se desprender ou desbotar ao sol. Se o material ainda for suscetível a tais problemas, então não durará muito e logo você terá que procurar novas cortinas, e isso é uma despesa adicional.
Os projetistas recomendam a compra de cortinas especiais resistentes ao desgaste, que, na fase de fabricação, são tratadas com uma impregnação especial repelente de poeira e sujeira. Esses produtos não estão sujeitos a depósitos frequentes de sujeira ou poeira, portanto, não precisam ser enviados para a lavagem com frequência.
Se se trata de arranjar uma pequena kitchenette, onde a janela fica muito perto do fogão, então é melhor pendurar cortinas especialmente seleccionadas, feitas de matérias-primas especiais e resistentes ao desbotamento do sol e do fogo. Embora, é claro, você precise tentar colocar o fogão longe da janela para que não haja a possibilidade de as cortinas entrarem em contato com o fogo aberto, pois isso é muito perigoso.
Obviamente, cortinas feitas de tecidos especiais protegidos de fatores externos negativos costumam ser caras, mas não há necessidade de economizar dinheiro. É melhor comprar imediatamente lonas de alta qualidade e resistentes ao desgaste do que comprar produtos baratos que se tornarão rapidamente inutilizáveis e precisarão ser substituídos, o que inevitavelmente acarretará em despesas adicionais.
Estilo moderno e design de cortinas
As cortinas devem caber perfeitamente no interior da cozinha. Isso se aplica não apenas à cor e textura, mas também à direção estilística imediata. Felizmente, hoje nas lojas você encontra telas feitas de várias maneiras, o que significa que a melhor opção pode ser selecionada para qualquer ambiente. Vamos examinar mais de perto quais características são inerentes às tendências mais populares do estilo moderno.
Um dos estilos de interiores de cozinha mais difundidos e preferidos é a alta tecnologia ultramoderna. Esta tendência estilística da moda é caracterizada pelos seguintes recursos:
- em tal ambiente, tudo deve ser o mais prático possível;
- o conteúdo tecnológico da cozinha deve estar "no melhor";
- a maioria dos processos domésticos em tal interior são automatizados;
- é desejável usar apenas tecnologia incorporada;
- construções funcionais são geralmente caracterizadas por fusão.
Na maioria das vezes, esses interiores são dominados por materiais como vidro, metal e plástico. A paleta de cores geralmente é fria e sutil. Nesse conjunto, cortinas elegantes com flores ou bolinhas não vão ficar bem. Em vez disso, você precisará procurar telas discretas que correspondam ao estilo de alta tecnologia. Eles devem ser funcionais e fáceis de usar. É permitido instalar opções controladas pelo controle remoto.
Quanto ao esquema de cores, as seguintes cores serão ideais aqui:
- branco - essas telas podem ser absolutamente lisas e até brilhantes, mas não deve haver padrões florais e estampas nelas (um fio metalizado eficaz ficará bem);
- cinza com brilho de metal;
- preto (essas opções são adequadas apenas para cozinhas bastante espaçosas e, em uma área pequena, tornarão a atmosfera ainda mais apertada e "opressiva").
As cortinas romanas modernas ficarão melhores em um interior de cozinha de alta tecnologia.
Outro estilo moderno popular em que as cozinhas são frequentemente decoradas é o minimalismo. Esta direção, prevendo a presença apenas dos componentes mais necessários no interior. Um grande número de decorações e outros itens não deveriam estar aqui. O mobiliário deve ser discreto, elegante e simples. As cortinas nesses interiores são tão importantes quanto em todos os outros existentes. Não há molduras rígidas, mas é indesejável escolher telas muito densas e caras - elas são mais adequadas para interiores fantasiosos projetados no estilo Império ou Rococó, por exemplo.
É aconselhável comprar cortinas não pretensiosas, mas de alta qualidade, feitas de tecidos bons e resistentes ao desgaste, para uma cozinha minimalista. Assim, você compensa seu design rústico, que em tais interiores não deve ser muito chamativo e colorido. Os têxteis não têm de ser naturais - este não é um estilo ecológico. O minimalismo em si realmente não "gosta" de um grande número de detalhes têxteis. É por isso que é melhor escolher persianas enroláveis, persianas ou persianas romanas populares em vez das opções de tecido padrão. Deve-se ter em mente que em uma cozinha moderna e minimalista deve haver luz suficiente, portanto, não é recomendável pendurar telas densas “surdas” cobrindo toda a janela.
Quanto ao esquema de cores - aqui é aconselhável dar preferência às paletas discretas de branco, bege, pastel, cinza e marrom (todas as tonalidades). Eles se encaixam harmoniosamente em um interior minimalista sem sobrecarregá-lo. Certifique-se de que a cor das cortinas coincide com os móveis instalados na sala. Podem ser vistas diferenças de tonalidade, mas não muito dramáticas.
Loft é outro estilo de interior moderno incrivelmente popular, que é uma mistura de várias direções ao mesmo tempo. Estilo, chique, brutalidade e notas industriais são combinados aqui. Em tais interiores, pode haver detalhes ásperos e até elementos semi-antigos.
As cozinhas feitas neste estilo "sótão" podem parecer rudes e desleixadas, mas é aqui que reside todo o seu charme e originalidade. As cortinas para esses ambientes devem ser escolhidas com muito cuidado. Cortinas grossas e pesadas não funcionam aqui. Telas luxuosas feitas de maneira pretensiosa e glamorosa também não deveriam ser. Produtos muito longos não apenas atrapalham uma cozinha estilo loft, mas também afetam o conjunto geral, tornando-o desarmônico. Aqui, a melhor solução serão as cortinas romanas de tecido moderno com o seu mecanismo confortável. A cor dessas telas pode ser:
- cinzento;
- marrom;
- bege;
- cáqui;
- azul;
- rosa de cinzas.
Belos exemplos
Não importa o estilo em que a cozinha é feita - moderna, clássica, vanguardista ou étnica. Em qualquer caso, é necessário escolher cortinas e outros acessórios semelhantes para ela com toda a responsabilidade. Muitas vezes, detalhes semelhantes, que parecem insignificantes para muitos, estragam visivelmente todo o conjunto interior, se escolhidos às pressas. Se as mesmas cortinas forem ideais para o ambiente existente, então ela pode brilhar com novas cores e se tornar mais atraente.
Portanto, em uma cozinha clara com paredes brancas e o mesmo teto de dois níveis branco como a neve, um conjunto de preto contrastante com superfícies foscas e acessórios de metal fosco terá uma aparência harmoniosa. Essas tintas devem ser cuidadosamente diluídas para dar vida e dinâmica à atmosfera. Para tal, são adequadas cortinas verdes claras de tecido pouco denso ou com um grande número de fios. Essa solução parecerá original e brilhante.
Em uma cozinha luxuosa com janela saliente e decoração de parede sob gesso decorativo ou pedra em tons pastéis, móveis que combinam tons de branco e rosa claro se encaixam perfeitamente. É melhor tornar o piso em um ambiente assim brilhante e o mais leve possível.Uma fina cortina de janela saliente branca como a neve e grossas cortinas rosa ficarão espetaculares contra este fundo chique.
Uma cozinha moderna e lacônica com azulejos brancos para alvenaria, um conjunto combinando tons de branco e café, bem como uma mesa branca e um sofá macio ficará completa se você pendurar cortinas romanas nas janelas um par de tons mais escuros do que o estofamento de móveis estofados. O resultado será um conjunto muito equilibrado, harmonioso e “pacificador”, que será agradável e tranquilo.
Como costurar cortinas para cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.