Como fazer reparos em uma pequena cozinha?
Toda mulher passa muito tempo na cozinha preparando a comida, por isso o conforto desta sala tem um papel importante: você precisa ser espaçosa e, ao mesmo tempo, tudo o que você precisa à mão. Reparos bem executados e um espaço prático e organizado ajudarão a resolver esta difícil tarefa.
Layout
O problema do conforto do espaço da cozinha em um apartamento com cozinha pequena é especialmente urgente. Famílias russas comuns ainda vivem nos chamados Khrushchevs - apartamentos construídos durante a era soviética. Estes apartamentos standard têm cozinhas muito pequenas, não mais do que 6 metros quadrados. me limitando conforto e capacidade funcional.
A restrição de espaço é criada por móveis e eletrodomésticos volumosos.
Desarmonia nas cores das paredes, teto, piso e móveis, armazenamento de alimentos e utensílios de cozinha em armários descobertos também reduzem significativamente a área. A localização do móvel, fogão, pia e geladeira (o chamado triângulo de trabalho) também afeta a conveniência da cozinha. Ao planejar o espaço da cozinha, deve-se ter em mente que os ângulos do triângulo de trabalho experimentam a principal atividade funcional. A localização das janelas, portas, comunicações, bem como o tamanho das paredes também devem ser levados em consideração. Para áreas pequenas, a localização na forma da letra "G" ou "P" é adequada. Em uma cozinha de passagem (tipo corredor), é aconselhável usar um projeto paralelo.
Para uma cozinha em forma de quadrado de uma pequena área, a melhor opção é a disposição em forma da letra “P”. A pia está localizada perto da janela, e uma geladeira e um ladrilho são colocados simetricamente no centro das paredes sem janelas. Este local permite que você navegue rapidamente até os principais itens da cozinha.
Para liberar a área para a área de refeições, recomenda-se aplicar o layout em forma da letra “G”.
Nesta versão, uma pia é colocada no canto e todo o resto é colocado em lados opostos dela. Para uma cozinha retangular, é recomendável colocar todos os atributos da cozinha em uma linha ou paralelo. O arranjo linear envolve a colocação de móveis de cozinha longitudinalmente ao longo de uma das longas paredes e, paralelamente, a pia e o fogão são colocados perto de uma parede e ao longo da parede oposta - armários e uma geladeira. O reparo em uma cozinha muito pequena deve começar com um projeto para o próximo trabalho, que deve levar em consideração muitos fatores a fim de fornecer espaço suficiente para o trabalho, um local para comer e uma colocação conveniente das comunicações domésticas.
Ele fornece a seguinte sequência de ações:
- determinação da escala de trabalho - reparos cosméticos ou de grande porte devem ser feitos;
- o layout do arranjo da cozinha - é necessário que o design de interiores, móveis, decoração têxtil e iluminação sejam feitos no mesmo sentido estilístico;
- compra de todos os materiais necessários;
- preparação de paredes, pisos, tetos - remoção de materiais de acabamento antigos;
- requalificação (se necessário) - demolição de paredes ou construção de novas, criação de arcos;
- realização de trabalhos de nivelamento de piso, paredes, teto, instalação (se necessário) de novas tubulações de água e esgoto, fiação elétrica;
- trabalho final - decoração de teto, piso, paredes, avental de cozinha;
- instalação de móveis, utensílios de cozinha e eletrodomésticos.
Integração com outras instalações
A pequena cozinha pode ser expandida combinando-a com quartos adjacentes. Isso pode ser conseguido removendo completamente ou parte da parede interna. Existem várias opções para combinar uma cozinha.
- Com hall de entrada, sala e corredor. É possível remover a parede que liga a cozinha a estes quartos apenas se a parede não for resistente. Na área adicional, você pode organizar uma área para cozinhar. Neste caso, será necessário instalar um exaustor forte, caso contrário, os fumos e aromas da comida a cozinhar irão encher todo o apartamento. Você pode dividir visualmente a cozinha em seções usando o balcão do bar. É usado como mesa e como superfície de trabalho.
- Com varanda (loggia). Muitas vezes, a cozinha tem uma varanda ou loggia. Depois de demolir a parede baixa da varanda, desmontar o vidro e isolar a parede exterior, forma-se uma área adicional onde pode equipar uma zona de refeições, colocar um frigorífico ou móveis de cozinha.
- O espaço da cozinha pode ser ampliado usando o banheiro adjacente. Para fazer isso, você precisará fazer um nicho de gesso onde uma geladeira ou forno e micro-ondas são colocados.
Ao aumentar o tamanho do peitoril da janela, pode ser utilizado como mesa de jantar ou de trabalho, colocando por baixo um armário para utensílios ou mesmo uma pequena máquina de lavar.
Em vez do peitoril da janela, você também pode instalar uma pia perto da janela com um armário inferior que irá esconder os canos e onde você pode colocar produtos de limpeza e detergentes. No entanto, deve-se lembrar que qualquer reforma requer autorização da comissão habitacional.
Acabamento
Se uma grande reforma for feita, a substituição de tubos, fiação elétrica, reorganização de aparelhos a gás e outros trabalhos especializados devem ser deixados para profissionais. O trabalho de acabamento pode ser feito à mão - isso não requer conhecimentos e habilidades especiais.
Uma etapa de renovação como a decoração de interiores não é de pouca importância. Você pode decorar a cozinha em qualquer direção de estilo particular, usando um dos estilos de decoração.
- Clássico. É caracterizada por linhas simétricas, iluminação suave, tons claros de decoração.
- Provence. Uma característica distintiva do estilo é o uso de cores pastéis, enfeites de flores que criam um halo de leveza e móveis semi-antigos.
- Estilo moderno. Trata-se de um estilo linear claro com a utilização dos mais modernos materiais de acabamento, a utilização de espelhos e eletrodomésticos multifuncionais.
- Country (ou rústico). Os materiais de acabamento natural são amplamente usados para decoração - piso de tábuas, ladrilhos que imitam pedra natural.
- Escandinavo. Este estilo surgiu a partir do surgimento da rede de varejo Ikea e é caracterizado por tons claros, relevo de granito e madeira caiada.
- Minimalismo. A principal característica do estilo é a ausência de quaisquer elementos decorativos, armários fechados. A superfície dos móveis não sobressai do fundo das paredes, teto e chão.
Quanto ao esquema de cores do acabamento, ele pode ser variado - branco e cinza, bege, amarelo ou verde, escolhido à vontade, mas deve corresponder ao estilo. Decidido o estilo, passam diretamente para a decoração.
Teto
Os profissionais aconselham o início dos reparos com o acabamento do teto. Antes de instalar um novo, você precisa limpar o teto do revestimento antigo. Se houver mofo, é retirado com urgência e aplicada uma camada de primer antifúngico, nivelando o teto. O uso de microfibras ajuda a evitar o aparecimento de pequenas fissuras na superfície. Os materiais modernos fornecem uma ampla seleção de revestimentos de teto: forro de forro, gesso cartonado, forro de plástico, piso de ripas.
A escolha do tipo de revestimento depende principalmente da altura do teto.
Com tectos baixos, a utilização de gesso cartonado e tectos falsos é indesejável, pois acarretará uma diminuição da altura. A melhor opção neste caso é a pintura de emulsão usual ou o uso de forros, que são fáceis de instalar e remover. Esse tipo de trabalho pode ser feito facilmente por você. Em alturas elevadas (mais de 270 cm), qualquer tipo de revestimento pode ser aplicado. Os tectos extensíveis servem por muito tempo e não têm medo da humidade. Além disso, eles têm a capacidade de ampliar visualmente o espaço. O papel de parede e o gesso como revestimento têm uma desvantagem - eles rapidamente adquirem um tom amarelado devido às altas temperaturas e aos gases gordurosos do cozimento dos alimentos.
Paredes
Antes de proceder ao acabamento final das paredes, devem ser limpas do revestimento antigo, niveladas com massa e tratada com primer sem bolor. Se a parede for irregular em toda a superfície, o método de alinhamento de farol é usado. Este é um método bastante difícil e, sem habilidades, não é fácil lidar com ele sem a participação de profissionais. Se houver um desnível saliente em uma seção da parede, ele é simplesmente removido com um perfurador e, em seguida, nivelado com uma massa.
Outra forma de nivelar as paredes é cobri-las com placas de drywall, que são coladas na parede previamente limpa e preparada.
As paredes de madeira, além do nivelamento, ainda precisam ser reforçadas com cantos metálicos e malha reforçada. Existem várias maneiras de decorar paredes em uma pequena cozinha. O mais simples, que pode ser feito de forma independente, é pintar com várias tintas resistentes à umidade (acrílico, látex, dispersão em água) ou usar papel de parede líquido.
Existem outras ideias para decoração de parede:
- o uso de fibra de vidro;
- papel de parede de vinil lavável com cola;
- instalação de painéis de plástico.
Para uma cozinha pequena, você precisa escolher papéis de parede em tons claros e preferir o vinil. Eles são resistentes à umidade e mantêm as paredes secas. Os murais de parede ajudam a trazer luminosidade ao interior da cozinha, com os quais se pode destacar de forma belíssima, por exemplo, a zona de refeições. O papel de parede com padrão vertical eleva visualmente o teto e o padrão horizontal torna o espaço mais amplo.
Você pode definir as paredes com azulejos. Nesse caso, você deve seguir as seguintes regras:
- use ladrilhos da mesma cor com tons;
- não combine um top claro com um fundo escuro;
- o uso de um ladrilho retangular levará a um aumento visual do espaço, e um ladrilho em forma de quadrado o expande;
- ladrilhos grandes são mais fáceis de instalar do que ladrilhos pequenos.
A área acima da pia, fogão e mesa (o chamado avental de cozinha) é melhor revestida com ladrilhos ou pedra artificial com acabamento liso. O acabamento do avental com vidro temperado colorido é considerado uma opção bonita, fashion e moderna.
Piso
Como o piso sofre grande carga na área de trabalho, é necessário escolher um material para seu revestimento que seja muito durável, resistente à umidade, fácil de limpar e antiderrapante. Todas essas qualidades são possuídas pelo linóleo, grés porcelânico, ladrilhos cerâmicos e pisos autonivelantes feitos de materiais poliméricos.
Recentemente, um novo tipo de piso apareceu - o marmoleum.
Feito de cortiça, juta e resinas vegetais, este material natural é o revestimento de pavimentos mais adequado para a cozinha. Junto com suas propriedades positivas (elástico, ecológico, resistente ao calor, resistente ao desgaste e barato), sua instalação é tão fácil quanto o linóleo. Você pode fazer isso sozinho. Os rolos são desenrolados, cobrem o chão e deixados deitados por 2 dias. Em seguida, o revestimento é cortado para se ajustar às dimensões do piso, deixando um pequeno vão (cerca de 0,5 cm) entre a parede e o revestimento. Em seguida, as tiras são bem alisadas e coladas, unindo as costuras com uma cola especial “soldagem a frio”. A reparação do piso termina com a instalação de rodapés, que são colados com cola de silicone ou pregos líquidos.
A etapa final da reforma é a disposição dos móveis e a decoração das janelas. Cortinas volumétricas feitas de tecido não são recomendadas para uso em cozinhas pequenas. Muito mais conveniente de usar e olhar mais espetacular nas janelas de musselina da cozinha, persianas e cortinas de rolo. Quanto aos móveis, os tons claros têm um melhor efeito na percepção do espaço.
Ao usar cores de tons escuros ou claros, é importante respeitar sua proporção com os tons claros - 60% escuro, 40% claro.
E por último, a cozinha é decorada decorativamente de acordo com o estilo escolhido.
Recomendações profissionais
É perfeitamente possível consertar a cozinha com as próprias mãos (se não for uma grande reforma), mas é importante conhecer algumas das sutilezas. Aproveite os conselhos profissionais.
- Se for necessário mover a coluna, primeiro você precisa obter permissão do serviço de gás.
- É proibido transferir o esquentador a gás da cozinha para a casa de banho.
- A limpeza das paredes é muito mais fácil se a superfície for borrifada com água e deixada de molho. O revestimento antigo é removido com uma espátula enquanto ainda está úmido.
- Para evitar que o gesso descasque posteriormente, é necessário pré-tratar a parede com uma composição de água morna, detergente (1/20) e algumas colheres de vinagre (5%).
- Na utilização de placas de forro, antes de colar é necessário desengordurar a superfície interna com um agente especial. Caso contrário, ele sairá rapidamente.
- Para evitar o acúmulo de sujeira nas juntas dos ladrilhos de cerâmica, recomenda-se o preenchimento das juntas com compostos de polímero de água.
- Uma pequena cozinha deve ter uma boa iluminação. Recomenda-se, além das luminárias no teto, colocar iluminação para a mesa e armários.
- Em uma pequena cozinha, é necessário considerar em que direção as portas do armário se abrem. Para evitar que toquem em outros móveis, as portas devem abrir para cima.
- A máquina de lavar e a lava-louças são colocadas perto dos canos de água.
- O refrigerador não deve ser colocado perto de um fogão a gás e de um aquecedor de água.
- Não coloque uma pia com fogão próximo a ela para que respingos de água não caiam sobre os queimadores.
Reparos corretamente planejados e racionalmente organizados permitem fazer a maior parte do trabalho com as próprias mãos, mesmo sem habilidades e habilidades especiais, economizando dinheiro.
Para dicas úteis sobre como renovar uma pequena cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.