Renovação de cozinhas: regras e sequência de trabalho
O reparo é sempre um processo muito longo e trabalhoso, durante o qual muitos detalhes devem ser levados em consideração. Pode ser cosmética e capital, com alteração da canalização, do piso, substituição do tecto e, em geral, do conceito geral da cozinha antiga.
Por onde começar?
A autorreparação de uma cozinha pode ser bastante difícil, mesmo com a utilização de materiais de alta qualidade, o resultado nem sempre é esperado, o motivo da decepção é a falta de experiência. Esta é uma das principais razões pelas quais é aconselhável contratar especialistas que ajudem a reduzir os custos de reparo e fazer o trabalho na hora certa.
No início de todos os trabalhos de reparo, é necessário garantir que haja fundos suficientes para realizar os trabalhos planejados. O desenho aproximado já deve estar em sua cabeça neste ponto, agora é hora de esboçar a ideia em um pedaço de papel.
Não seja preguiçoso, e é melhor estudar o mercado de construção moderno, o que eles oferecem, quais são os preços de diferentes fornecedores. Ao escolher um determinado material, é fundamental levar em consideração suas vantagens e desvantagens durante a operação.
Projeto
A cozinha é o local mais visitado da casa, independentemente do número de divisões que contenha. Portanto, na maioria das vezes, essa sala se desgasta mais rápido do que as outras e requer reparos em tempo hábil. Para muitos, a reconstrução acaba sendo um grande problema. É difícil saber por onde começar, como terminar tudo no menor tempo possível, que materiais usar para o piso, paredes e teto.
Se se decidir renovar a cozinha, deve-se ter em conta que na sua nova versão deve manter a funcionalidade e o conforto inerentes à anterior. Em casas grandes, a cozinha costuma ser usada como sala de estar, por isso há uma TV e o espaço também é usado para cozinhar.
O custo da obra depende dos materiais de construção utilizados e das demais pretensões dos proprietários da casa. Você pode simplesmente atualizar o interior e os móveis, consertar as rachaduras que aparecerem, untar o gesso, retocar as janelas ou mudar radicalmente o design de toda a cozinha.
A primeira coisa a fazer é sentar e decidir o que exatamente você deseja obter como resultado. Para fazer isso, pegue uma folha e uma caneta e anote tudo o que precisa ser alterado. Isso ajudará você a priorizar e restringir seu orçamento. Vale a pena pensar se você precisa de mais espaço para guardar utensílios, ou se quer ter uma sala de jantar além de atualizar seu equipamento.
Identifique os principais problemas da cozinha no momento. Eu preciso mudar todo o layout da sala? Como resultado, pode demorar muito mais do que o inicialmente esperado e vale a pena considerar isso. Ao realizar a remodelação de um apartamento, será necessária autorização, por isso vale a pena preparar com antecedência para a reparação.
Mesmo se você decidir fazer tudo sozinho, ainda terá que inspecionar a sala e fazer as medições adequadas, decida que formato do fone de ouvido é melhor colocar, onde ficarão a pia e a geladeira, se é possível usar um nicho, se uma despensa adicional é necessária. No processo de planejamento muitas questões surgem, e nem todas dizem respeito exclusivamente ao orçamento, a maioria delas está relacionada à disposição interna da cozinha.
O principal a lembrar é que a cozinha deve permanecer prática e funcional, independentemente do estilo escolhido. Infelizmente, muitas pessoas se esquecem disso, focando na aparência, o que então leva a problemas.
Os princípios de planejamento de uma grande sala serão diferentes daqueles usados em uma pequena cozinha. No primeiro caso, pode-se usar a ilha, o que vai muito bem dividir o espaço livre e torná-lo multifuncional. Nele é possível instalar uma pia ou apenas uma bancada com espaço livre para guardar os utensílios embaixo dela.
Quanto às cozinhas pequenas, então você terá que tentar planejar corretamente o triângulo de trabalho, e com ele a localização dos eletrodomésticos, como e onde os armários serão abertos e muito mais.
No processo de qualquer planejamento, vale a pena considerar:
- despesas;
- circunstâncias invisíveis;
- possíveis aumentos de custos;
- arranjo de móveis;
- o número de eletrodomésticos;
- colocação de tomadas e canalizações.
O primeiro passo é criar um orçamento detalhado e garantir que você possa cobrir todos os custos potenciais. - aquisição de materiais, eletrodomésticos, acessórios, estantes, organização do teto, piso e paredes. Você precisará adicionar 10-15% ao custo recebido, o valor recebido será o final. Se os funcionários forem contratados, o pagamento pelo trabalho também será incluído no cálculo de custos.
Você deve sempre lembrar que alguns tipos de danos não são óbvios e estão escondidos dos olhos dos donos da casa. É necessário consertar tudo antes de proceder à reconstrução das instalações, caso contrário, um rompimento de canos ou um eletricista avariado farão com que a nova reparação fique irrevogavelmente danificada.
Se você está planejando comprar novos eletrodomésticos ou móveis, vale a pena considerar um investimento de longo prazo. Não há necessidade de ficar preso sob o feitiço dos armários de cozinha baratos, que podem quebrar depois de um mês com o peso da louça. É melhor investir imediatamente em móveis de alta qualidade e mais caros. Se você precisa comprar novos eletrodomésticos, deve escolher um com baixo consumo de energia. Eles podem parecer caros no momento da compra, mas valerão a pena no longo prazo.
Se o projeto da futura cozinha incluir mudanças estruturais, nem tudo funcionará como planejado. A casa pode parecer ótima vista de fora, mas se você tiver que penetrar fundo nas paredes, poderá descobrir que a casa não foi construída corretamente ou há um cano vazando em algum lugar. Não se pode deixar nada ao acaso, vale a pena estudar várias opções na fase preparatória e consultar um especialista.
Ao escolher um esquema de cores, você definitivamente precisará explorar o espaço e a iluminação da cozinha. É necessário levar em consideração os armários e sua localização, iluminação, escolha de piso e teto. Para espaços pequenos, as cores neutras ou pastéis são as melhores. Com tetos altos, você pode comprar um tampo escuro, o que reduzirá visualmente a cozinha.
Se você planeja substituir bancadas, armários ou outros acessórios, deve sempre se lembrar da funcionalidade da sala. Quando mais espaço de armazenamento é necessário, prateleiras e gabinetes adicionais, bem como estender o fone de ouvido padrão tanto em profundidade quanto em altura, são uma ótima alternativa a se considerar. É preferível usar cada centímetro livre em um espaço pequeno, instalar caixas de talheres perto da pia para não ter que ir muito longe e carregar água ao dobrar a louça após lavá-la.
Quanto aos eletrodomésticos, os modelos incorporados ganham sempre e em todo o lado, pois permitem poupar espaço utilizável. No caso de cozinhas de pequeno porte, você precisará escolher um refrigerador pequeno e, melhor ainda, se possível, transferi-lo para a varanda ou montá-lo em um nicho.
Antes de qualquer trabalho, todos os móveis antigos são removidos e retirados.Eles começam a trabalhar no teto, depois passam para as paredes e concluem o reparo com o piso.
Quando se trata de trabalho com eletricidade, gás ou encanamento, a segurança pessoal deve ser uma prioridade. É melhor deixar isso para os profissionais, mesmo que o reparo seja feito por sua própria conta, então pelo menos você precisa consultar um eletricista, encanador e outros especialistas.
Medições e seleção de materiais
Antes de renovar a cozinha, é necessário fazer as medidas adequadas, escolher papel de parede, piso e outros materiais para o teto e as paredes. Verifique a altura e largura da sala, a localização de tubos e plugues. Certifique-se de que todas as tomadas, interruptores estão onde você precisa, onde caberão os móveis, geladeira, prateleiras ou pia necessários.
Depois de determinar os pontos-chave, você precisa decidir qual será o layout da cozinha, que pode ser em forma de U, L ou reta. Não há necessidade de pressa para tomar uma decisão. Funcionalidade, espaço e proporção são fatores importantes para fazer a escolha certa.
Idealmente, o refrigerador deve estar localizado próximo à entrada da cozinha., mas em nenhum caso perto do fogão, pois isso afeta negativamente o seu trabalho. A placa deve estar localizada perto da superfície de trabalho, pia e mesa de jantar. A chamada regra do triângulo de trabalho funciona a qualquer hora e em qualquer lugar. A proporção ideal é de no máximo 6,4 metros de ponto a ponto. Triângulos de trabalho com uma distância de mais de 7,9 metros dos vértices, na maioria dos casos, tornam a transição de uma função para outra ineficaz.
Se for usada uma despensa, então suas dimensões devem conter não apenas consumíveis, mas também caixas para alimentos, por exemplo, comida enlatada, reviravoltas caseiras.
A superfície de trabalho deve ficar perto da pia porque vegetais e outros alimentos precisarão ser lavados. Bem ali, a uma distância não superior a 92 centímetros, está uma lava-louças.
Precisamente porque nas grandes cozinhas a distância entre as zonas principais é bastante grande, a ilha é usada. Ótima opção caso mais de uma pessoa sempre trabalhe na cozinha.
Os tachos, panelas e tabuleiros para bolos devem estar próximos dos queimadores e do forno. Não é má ideia colocar eletrodomésticos como torradeiras e cafeteiras na mesma área.
A largura total do refrigerador é de cerca de 92 centímetros, muitas vezes surge um problema ao determinar a profundidade de instalação. Nos últimos anos, alguns fabricantes desenvolveram modelos muito mais profundos do que a unidade de 61 centímetros, e esse valor deve ser levado em consideração.
Quando já estiver claro onde ficará esse equipamento de grande porte, é necessário verificar se a parede, os armários ou outros móveis serão tocados ao abrir a porta, se a porta bloqueará a passagem. O mesmo se aplica a fornos de micro-ondas e outros eletrodomésticos, em que as portas abrem para os lados.
Os armários superiores na posição normal devem estar 46 centímetros acima da bancada, é quanto é necessário para seu uso confortável. Vale a pena considerar que a altura máxima média do gabinete superior é de 178 a 203 centímetros acima do piso. Todos os outros serão acessíveis apenas de um banquinho.
Ao comprar um móvel de cozinha, você precisará medir cuidadosamente a altura e a largura das paredes, se você cometer um erro, o móvel acabado simplesmente não cairá no lugar. Se houver características individuais do espaço, elas deverão ser levadas em consideração.
Como fazer um reparo cosmético com as próprias mãos?
Redecorar significa consertar pequenos defeitos, trocar de mobília, pintar. Essa opção de orçamento requer um mínimo de tempo e também um pouco de dinheiro. Isso é ideal se você precisa apenas de refrescar a vista em uma casa ou apartamento privado antes da chegada dos convidados ou das férias.
Para uma cozinha estreita com varanda ou para um espaço amplo, pode-se sugerir simplesmente remover a demão de tinta antiga do teto ou das paredes, nivelar a superfície e aplicar uma nova camada. Na cozinha, muitas vezes o teto começa a rachar e desmoronar com a umidade. Mesmo uma pequena parte de tal teto pode causar uma impressão desagradável, apesar do fato de haver belos móveis ao redor.
É sempre melhor redecorar o mais rápido possível porque a parte danificada continuará a se expandir. Nesse caso, basta pentear o gesso descascado e a tinta, depois aplicar uma camada de massa e depois de secar, basta cobrir o teto com a cor desejada.
Já nos tetos caiados, neste caso a cal antiga é removida, em seguida, várias camadas de uma nova são aplicadas.
O que fazer quando há um teto de gesso cartonado na cozinha, onde se formou um buraco? Primeiro, você pode preencher a fenda profunda com jornal, que é uma boa base para o preenchimento. Várias opções de materiais são usadas para o enchimento:
- universal, que vem pronto ou em pó para misturar com água;
- finamente disperso para pequenas rachaduras e defeitos de superfície;
- enchimento leve para furos de até 20 mm de profundidade;
- secagem rápida, que endurece em 10-20 minutos;
- acrílico flexível para espaços entre o gesso e a madeira;
- espuma para grandes orifícios ou lacunas.
Se o dano for sério, basta substituir toda a folha de drywall por uma nova. Quando o buraco for selado, o teto precisará ser pintado. Tintas com alto teor de chumbo podem causar envenenamento; felizmente, existem menos formulações desse tipo no mercado. Para a cozinha, o melhor é usar uma emulsão de água.
Se a superfície do teto foi previamente pintada e inchada com o tempo, então uma nova camada não pode ser aplicada para esconder os defeitos, ela ficará muito descuidada, o material será desperdiçado, pois logo irá simplesmente se desintegrar. Neste caso, é necessário limpar a camada de tinta descascada com uma faca larga, depois lixar a superfície com lixa, tratar com primer e só depois aplicar a tinta. Se muito material for aplicado na superfície muito rapidamente, poderá ocorrer flacidez. Melhor trabalhar em várias camadas.
Acontece também que decidem colar papel de parede no teto como uma das opções de acabamento mais baratas. Eles se deterioram com o tempo, especialmente na cozinha, onde o material acima do fogão descasca ou fica amarelado. Às vezes, você notará que existem lacunas nas costuras. Eles podem ser cobertos com pedaços finos de papel da mesma cor. Se o material estiver inchado, a peça é simplesmente cortada e colada com um remendo do mesmo rolo. Você pode remover uma peça inteira e substituí-la por uma nova, desde que ela não se destaque.
A redecoração de tetos não é apenas um acabamento decorativo, mas também um tratamento contra o mofo., existem meios especiais no mercado para isso. Além disso, você pode substituir alguns elementos individuais, por exemplo, uma tomada, instalar um interruptor mais novo ou trocar uma torneira que já está vazando, e não há necessidade de limpar a pia.
Sequência de revisão
A reforma é uma sequência estrita de ações que envolve a substituição de todos os componentes da cozinha. Inclui não só a mudança de móveis e utensílios, mas também trabalhos de decoração de paredes, pavimentos e tectos. Em conclusão, é realizada uma limpeza geral.
Antes de proceder à reparação das instalações existentes, recomenda-se primeiro substituir completamente os tubos de água e, em seguida, os fios. Instale os fios necessários para todos os aparelhos elétricos:
- fogão elétrico;
- lava-louças;
- máquina de lavar e outros aparelhos domésticos;
- lâmpada e iluminação;
- capuzes.
Tudo deve funcionar corretamente, e a potência total do equipamento instalado não excede a taxa de transferência permitida dos fios colocados.Eles planejam a localização do equipamento e, levando isso em consideração, decidem quantos pontos são necessários.
A revisão em fases inclui várias etapas.
- Desmontam completamente o antigo revestimento de parede, pisos, se necessário, mudam as janelas, a passagem para a varanda. Para proteger a nova estrutura da janela e o peitoril da janela previamente instalado, eles são cobertos com filme plástico e papelão grosso é colocado no peitoril da janela.
- Substituindo a fiação e tubulação. O cabo elétrico deve ser instalado em uma bainha protetora, pode-se usar corrugado, já que o ambiente é muito úmido. Isso garantirá a operação segura do futuro sistema elétrico, proteção contra golpes acidentais de uma furadeira ou outra ferramenta no processo de execução das etapas a seguir.
Usar esta opção específica permitirá que você altere facilmente a fiação antiga por uma nova. Não há necessidade de abrir a parede ou destruir o revestimento do piso, basta colocar um novo fio na corrugação em vez do antigo.
- Se estiver prevista a substituição dos tubos de aquecimento, vale a pena iniciar esta obra nesta fase juntamente com a mudança do sistema de abastecimento de água.
- Na próxima etapa, eles começam a pintar as paredes, colocar ladrilhos, nivelar o teto e as paredes. Quando trabalham de forma independente, seguem rigorosamente a tecnologia disponível. De acordo com ela, a massa ou gesso colocado em camadas deve secar bem, e só depois passar para outra etapa de acabamento.
A superfície do teto e das paredes deve ser lisa, somente assim o material utilizado para o acabamento, que pode ser tinta, papel de parede, ladrilhos cerâmicos, será instalado na superfície sem defeitos.
- Em seguida, eles começam a trabalhar com a mesa, e instalam novos caixilhos das portas em paralelo. Decida qual opção é melhor para cada caso. Versão seca - quando o piso é nivelado com tecnologia volumétrica. Na versão bruta, o rejunte é usado. Se quiser fazer aquecimento de piso, instale-o em uma mesa. Depois que o piso foi nivelado, uma nova moldura e uma nova porta são instaladas. Antes de instalar a estrutura, deve-se observar a espessura do piso.
- Na maioria das vezes, é utilizado um piso autonivelante, preenchido com uma mistura especial pronta, que já é a tonalidade necessária. Se não for adequado, é recomendável cobrir a mesa com asfalto mástique. Em seguida, colocam madeira compensada, fixam com parafusos de até 30-50 peças e grampos de fixação bem apertados, que ajudam a prevenir o inchaço e possível rangido ao caminhar. As folhas desempenham funções de isolamento térmico e isolamento acústico.
No mercado moderno de materiais para reparações, existem outras opções para o que pode servir para isolar pavimentos, por exemplo, uma base sintética ou em cortiça.
- No final do trabalho, você pode começar a colar ou pintar as paredes.
- Limpeza.
- Eles iniciam a instalação de produtos moldados, plugues, interruptores, aberturas de portas, rodapés e outros elementos extremamente necessários. Instale cortinas ou persianas na janela. Eles organizam móveis, conectam eletrodomésticos.
O trabalho mais sujo não leva muito tempo. Demora vários dias para remover revestimentos antigos, limpar detritos e remover móveis. Após as instalações, está pronto para futuras reformas. Se necessário, nesta fase, as janelas e portas são substituídas.
Às vezes, é necessário nivelar não apenas o chão, mas também o teto e as paredes. É difícil encontrar um apartamento que não tenha irregularidades na superfície e defeitos que precisem ser corrigidos. O uso de uma mesa seca pode economizar muito tempo durante o processo de revisão. A etapa de troca de calefação, abastecimento de água e fiação é de extrema importância, pois a segurança da casa e o conforto durante o funcionamento dos sistemas de comunicação necessários dependem da qualidade de sua instalação e construção.Nesse caso, não é aconselhável fazer o trabalho por conta própria, se não houver experiência suficiente e não houver necessidade de explicar o porquê.
Se for necessário um acabamento áspero, será necessário rebocar adicionalmente o teto, as paredes e preparar as superfícies para acabamento e acabamento. Nesta fase, a insonorização do apartamento pode ser considerada. Após o preenchimento, os fios são colocados nos nichos preparados.
O acabamento completa a renovação, envolve o uso de materiais decorativos e inclui as seguintes etapas: aplicação de tinta, colagem de papel de parede, assentamento de parquete, cerâmica. Instalação de lâmpadas, iluminação, cortinas em andamento.
Se antes durante a operação do piso não houve rangidos, ele não caiu, e sua superfície é plana, por que remover o revestimento do piso tão radicalmente, se você pode apenas comprar linóleo, gaste um mínimo de dinheiro, atualizando assim o design . O novo piso em parquet, também combinado com um tapete menor, tornará o espaço mais confortável, aconchegante e aconchegante. Se o linóleo não for uma opção adequada, pode-se usar carpete. As lojas modernas oferecem uma boa combinação de qualidade e preço para o produto pretendido, o que lhe permitirá eliminar sem custos adicionais os defeitos visíveis e encher a casa de calor.
Se ainda for necessário nivelar a superfície do piso, você pode usar uma mistura autonivelante. Pode ser usado em lajes de concreto, pisos de madeira. Ele, como o concreto, vem em grandes sacos na forma de um pó que é misturado com água em um balde até ficar homogêneo. Para o trabalho, é melhor usar balizas, pois elas o ajudarão a entender onde existem zonas profundas e sob quais pontos localizados ao máximo você pode preencher.
Deixe a mistura secar antes de começar a aplicar o revestimento decorativo. Na presença de grandes diferenças, a composição pode ser colocada em várias camadas, mas cada uma deve secar bem.
Outra opção que pode ser usada é instalar o compensado em cima da base antiga. Com sua ajuda, é fácil criar pisos de alta qualidade. Este método é ideal se o piso for de madeira. A construção é bastante robusta. Ao instalar madeira compensada, certifique-se de usar pregos que sejam grossos o suficiente para atravessar o material e abaixo. Se instalado em cima de concreto, é permitido o uso de parafusos auto-roscantes de resistência especial.
Com uma grande reforma, vale lembrar que a cozinha deve ser equipada como um espaço de trabalho, pois é onde se lava a louça e se prepara a comida. É permitido cobrir o teto com tinta à base de água, às vezes o papel de parede à prova d'água fica bem, pois pode ser lavado com aparência de sujeira. A vantagem deste tipo de decoração é a variedade de cores e texturas, o que permite escolher o material ao estilo escolhido que prevalece no interior.
A variante com o uso de placas de poliestireno é semelhante. A instalação desse material é realizada com adesivo especializado. As vantagens desse material de acabamento são a facilidade de uso, economizando tempo e dinheiro.
A placa de gesso ajuda a criar uma estrutura original no teto da cozinha. Um teto tenso estiloso ajudará a esconder fios elétricos e defeitos superficiais que são difíceis de remover com gesso, mas ao usá-lo, você precisará aplicar massa e pintura subsequente.
Hoje, existe uma grande procura de estruturas suspensas, que são constituídas por painéis de diversos tamanhos, que se instalam sobre uma moldura de perfil metálico. Muitas vezes, a área vazia entre o teto e a moldura é preenchida com material de isolamento acústico:
- lã;
- espuma de poliuretano;
- poliestireno expandido.
A originalidade do interior escolhido depende do que o cliente deseja ver. Esse teto pode ser disposto em vários níveis, o que permite dar individualidade ao ambiente.Você sempre pode fazer tetos para o interior, o mais próximo possível dos clássicos. Se falamos sobre as principais características do drywall, então é a resistência à umidade, durabilidade, facilidade de manutenção, segurança. Os tectos falsos também têm desvantagens - são caros e não é tão fácil fazê-los você mesmo.
Separadamente, deve-se dizer sobre a preparação das paredes durante uma grande reforma. Primeiro, a tampa antiga é removida deles, não importa o que seja. Em seguida, eles inspecionam quanto a rachaduras, lascas, pois precisarão ser cobertos com massa. Depois de seca, verifique a uniformidade, pode-se usar gesso para deixar a parede absolutamente lisa, sem desvios.
Ao usar um primer de uma etapa, não há necessidade de preparar a parede. Ele também protege a superfície da umidade e, consequentemente, de possíveis danos no futuro. Solos alquídicos (oleosos) são igualmente, senão mais eficazes. No entanto, um primer acrílico ou primer regular deve ser usado sobre o primer.
Existem paredes que requerem atenção especial. A tinta pode criar problemas, pode tornar-se instável, por isso também é melhor selá-la com uma primeira demão. Mas antes disso, todas as fissuras devem ser preenchidas com massa ou mistura de vinil antes da pintura. Use uma faca larga para pegar o composto direto da lata. Em qualquer caso, a superfície deve ser bem lixada e, em seguida, lavada com água para remover a camada de poeira. Após a preparação, papel de parede ou ladrilhos de cerâmica são facilmente colados a essa superfície, e não apenas pintados na cor desejada.
Erros freqüentes
Durante a reforma da cozinha, muitos erros são cometidos, eles estão associados não apenas à escolha do material errado, mas também ao design.
- Ao renovar, deve-se ter em mente que a cozinha é um ambiente com alta umidade, portanto, os materiais decorativos devem resistir a um funcionamento prolongado nessas condições.
- Se uma grande reforma está sendo realizada, então é necessário providenciar tudo, incluindo a substituição da janela, se for velha, canos de água, fiação.
- Não há necessidade de alongar muito a superfície de trabalho em uma cozinha grande, colocando todos os móveis em uma fileira, há espaço suficiente para conseguir um ambiente mais ergonômico. É imperativo considerar a opção em que o fone de ouvido está em forma de U, há uma ilha no meio.
- As gavetas localizadas perto do canto não devem ter puxadores salientes, pois irão bater na parede.
- Ao planejar uma cozinha, é necessário eliminar completamente a possibilidade de corredores estreitos após a instalação de móveis. Deve haver pelo menos 1,2 metros entre a ilha e o resto da suíte.
- O mármore parece muito bonito, mas não é tão fácil de limpar, apesar de todas as qualidades positivas deste material. A sua porosidade absorve os líquidos, as manchas ficam na superfície, é quase impossível removê-las. Neste caso, recomendamos granito.
- É melhor não usar revestimento de mosaico para portas e gavetas, uma vez que o peso da estrutura é bastante aumentado.
- Na hora de escolher uma coifa, é melhor focar na forma de carvão, pois não ocupa muito espaço.
- As fachadas brilhantes são consideradas uma das mais atraentes, mas as impressões digitais permanecem nelas, então você terá que limpar a superfície regularmente.
- A fiação não deve ser deixada aberta na cozinha, um revestimento especial de proteção deve ser usado.
- As tomadas devem ser fornecidas em quantidade suficiente e o mais próximo possível da localização dos eletrodomésticos para que você não precise usar cabos de extensão.
- Pisos de madeira são uma das piores opções para usar na cozinha, o laminado é melhor.
- Bancadas de vidro, mesas, são um elemento decorativo muito atraente, mas você deve estar preparado para um forte som de batida quando a xícara tocar a superfície.
- Não precisa de escolher um conjunto, que tem gavetas largas no desenho, não são nada amplas, pelo contrário, quando estão cheias de utensílios de cozinha tornam-se muito pesadas, quase impossíveis de levantar.
- Forma de concha incorreta e muito desconfortável.
Idéias de design
A vantagem de uma grande reforma hoje é que você pode criar um interior moderno a partir de uma variedade de materiais de acabamento propostos. Bonito e inusitado pode ser feito até em uma pequena cozinha; há muitos exemplos de como designers profissionais venceram pequenos espaços.
Por falar em ideias de design moderno, vale a pena mencionar os aspectos gerais da melhoria da sala:
- a cor branca permite expandir visualmente o espaço, e os tons escuros, ao contrário, estreitam-no;
- linhas horizontais - este aspecto do design moderno muitas vezes pode ser visto no layout de móveis de cozinha, elas devem ser usadas para organizar uma ilha ou instalar estantes abertas;
- o design moderno da cozinha é consistente, todos os elementos devem combinar-se e complementar-se;
- cada vez mais, as cozinhas são equipadas com janelas grandes e abertas com cortinas curtas;
- em quartos pequenos, é necessário usar todo o espaço sem deixar vestígios;
- é importante escolher o formato correto do fone de ouvido com base no tamanho da cozinha.
A cozinha fica bem em cores claras com azulejos ao redor da área de trabalho, pois está perfeitamente lavada, sem manchas. A pia pode ficar perto da janela quando todo o conjunto for construído em forma de U. O fogão e o exaustor estão no meio. A adição de uma grande ilha oferece espaço adicional. Você pode usar a área como área de jantar ou de trabalho e colocar caixas abaixo para guardar utensílios. Há uma lata de lixo na parte de trás da ilha.
Você pode fazer uma cozinha minimalista usando marrom como cor principal para o fone de ouvido. Os móveis são instalados linearmente, em frente a uma longa ilha com pia, as cadeiras são colocadas de um lado, já que esta é também a área de jantar. O piso, as paredes e o teto podem ser brancos cristalinos. O máximo é que haja persianas nas janelas.
Quem prefere tons mais escuros deve definitivamente gostar da cozinha, onde o conjunto é preto brilhante, a superfície de trabalho é branca. O formato dos móveis é em U, a pia está instalada na ilha, e atrás dela há um balcão adicional com cadeiras, feito na cor da madeira natural.
Para obter informações sobre como fazer uma reforma de cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.