Pedra decorativa no interior da cozinha

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Artificial
  5. Opções de acabamento
  6. Belos exemplos

O uso de pedras decorativas no interior da cozinha ajuda a dar uma nova olhada no design da sala em que os alimentos são cozinhados e consumidos. Os designers modernos costumam usar esse material em seus projetos. Para que a pedra se misture harmoniosamente com o interior da cozinha, você precisa conhecer algumas das características dessa decoração.

Peculiaridades

A pedra decorativa da cozinha carrega consigo uma energia positiva e invariavelmente atrai os olhos pela acentuada naturalidade da textura, cor e volume da superfície em relevo. Permite que uma pessoa mergulhe no mundo natural sem sair de casa.

A presença de acabamentos em pedra no interior confere à divisão uma sensação de conforto e estabilidade. Para criar o efeito de monumentalidade e permanência, não é necessário dispor toda a cozinha com pedra, bastando utilizá-la em espaços distintos, como local de alimentação, zona de trabalho e outros.

A pedra decorativa como material de acabamento é escolhida para cozinhas localizadas em apartamentos e em residências. A pedra vai aproximar a cozinha do apartamento do estilo ecológico, criar condições mais confortáveis, preencher toda a divisão com luz e calor especiais. Nas casas, a presença de decoração em pedra irá lembrá-lo dos tempos medievais, criando um clima romântico na cozinha e além.

O revestimento de pedra funciona bem com outros materiais naturais, como madeira ou têxteis. Também é melhor pedir emprestado da natureza um esquema de cores em harmonia com a superfície da pedra. Todos os tons de bege, marrom, verde e azul combinam perfeitamente com uma pedra.

Vantagens e desvantagens

Como todo material de acabamento, a pedra decorativa apresenta vantagens e desvantagens, atendendo às condições de utilização. As vantagens deste material são os seguintes aspectos.

  • Amizade ambiental. Como as matérias-primas para a produção da pedra artificial são materiais naturais, sua inocuidade não é questionada. Este indicador é especialmente importante para salas destinadas a cozinhar e comer, além de passar muito tempo nelas.
  • Durabilidade. O microclima interno da cozinha exige que os materiais de acabamento tenham um certo grau de resistência aos fatores externos. Neste caso, a pedra decorativa é resistente a altas temperaturas e alta umidade. É especialmente importante notar a incombustibilidade da pedra, o que é extremamente importante em salas onde o fogo pode ser usado. Com o tempo, a superfície da pedra praticamente não se deteriora e não muda sua aparência.
  • Escolha ampla. O material decorativo oferece a oportunidade de escolher o esquema de cores e a textura mais adequados. A superfície da alvenaria pode ser brilhante, mate, lisa ou gofrada.
  • Facilidade de manutenção. Cuidar de superfícies feitas de pedras decorativas não exige muito esforço e demora, pois tem efeito antiestático, ou seja, não atrai partículas de poeira. E como a pedra não tem medo da umidade, é fácil lavá-la e limpá-la com um pano úmido.
  • Facilidade de instalação. A execução de trabalhos de instalação de pedras decorativas não requer habilidades especiais.Freqüentemente, um erro de instalação, o aparecimento de aparas e imprecisões da alvenaria são percebidos como um desenvolvimento de projeto original.
  • Estética da aparência. Chamando a atenção, a cantaria da cozinha faz com que você aprecie o efeito estético que produz. Muitas vezes, a pedra passa a ser o destaque da cozinha, e o local da sua alvenaria é o mais atraente da divisão.

As desvantagens da pedra decorativa são os seguintes fatos e circunstâncias.

  • Em comparação com materiais de acabamento como ladrilho cerâmico ou mosaico, a pedra decorativa tem um conjunto mais modesto de opções de textura, cores e tons.
  • A categoria de preço de alguns materiais é muito mais baixa do que a da pedra. Neste contexto, podem competir com ela o azulejo, o gesso e o papel de parede, que também servem para decorar a cozinha.

Visualizações

As pedras decorativas podem ser de origem natural ou artificial. Os materiais naturais são sempre mais valiosos do que os artificiais, mas a pedra artificial também tem muitas vantagens em comparação com a natural.

Natural

A pedra natural ou selvagem tem uma aparência única e um design único criado pela própria natureza. A compatibilidade ambiental das pedras naturais e a ausência de química em sua composição são inegáveis. Existem vários tipos de pedras silvestres que são utilizadas na decoração de interiores de cozinhas. As propriedades externas e físicas podem variar dependendo de seu tipo.

  • Mármore. Graças aos veios coloridos, o mármore tem uma textura muito bonita. Ao mesmo tempo, é considerada uma das pedras naturais mais caprichosas, que tem medo de ser processada com produtos químicos, portanto, para evitar sua destruição, recomenda-se cobrir a alvenaria de mármore com uma camada protetora.
  • Granito. É caracterizado como um material natural muito durável. Seu esquema de cores depende do local de origem. A alvenaria de granito mantém perfeitamente todas as suas características em condições de alta umidade e altas temperaturas.
  • Travertino. Este tipo de pedra possui excelente resistência a danos mecânicos, mas não aceita contato com produtos químicos. O travertino tem uma estrutura porosa, por isso é muito leve. A técnica de envelhecimento artificial do travertino é às vezes usada. Para isso, seus poros são preenchidos com mástique especial e polido, formando um padrão único. A gama de cores característica do travertino vai do branco ao cinza, prevalecendo as cores pastel.
  • Dolomite. Esta pedra é muito semelhante ao granito em suas características de resistência. Além disso, tem excelente resistência ao calor e é usado ativamente para fornos de revestimento. Com sua ajuda, você pode criar não apenas alvenaria, mas também uma imitação de tijolo. Dolomita varia na cor do branco ao marrom.

Apesar de apresentar excelentes características de resistência, a dolomita é destruída pela ação do ácido clorídrico, portanto, não é estritamente recomendado o uso de produtos de cuidado com o seu conteúdo.

  • Ardósia. Este material selvagem possui uma estrutura única e é ideal para estratificação. Tem uma espessura bastante fina e uma superfície lisa. Seu esquema de cores é bastante variado. Os leitos de xisto são amarelos, acastanhados, bordô, verdes e multicoloridos.
  • Arenito. Pertence a rochas porosas e é usado para revestir painéis de parede, bem como colunas, ilhas individuais. Devido ao fato de que o arenito é um pouco problemático para limpar, recomenda-se colocá-lo longe da área de cozimento.

A dureza deste material depende do ligante de calcário ou quartzito.

  • Ônix. Esta pedra combina força e atratividade. É caracterizada por um transbordamento de camadas claras e escuras. Onyx tem a capacidade de transformar os raios de luz e, graças a uma iluminação interna especial, é possível obter um efeito 3D.Usá-lo na decoração torna a cozinha não só estilosa e atraente, mas hipnotizante pela sua beleza.
  • Pebbles. Seixos de rio ou de montanha também são usados ​​para decoração de interiores na cozinha. Vale ressaltar que no caso de se utilizar seixo para assentamento de avental, este deve ser cuidadosamente protegido da exposição excessiva à umidade, a fim de evitar a formação de mofo e bolor.

Artificial

Um análogo artificial da pedra natural é frequentemente utilizado para realizar trabalhos de acabamento na cozinha. Os especialistas observam o alto grau de resistência ao desgaste deste material e suas excelentes propriedades estéticas.

Os fabricantes modernos de materiais artificiais oferecem imitações de várias pedras naturaiscomo granito, mármore, ônix, arenito e outros. Pode ser produzido como peças individuais ou em pequenos grupos em painéis especiais.

A cozinha costuma usar um material artificial flexível feito de uma pedra cortada na superfície do tecido. A fim de proteger essa tela de vários tipos de influências externas, ela é coberta com uma proteção especial. É conveniente finalizar não apenas superfícies retas, mas também curvas, com uma pedra flexível.

Também popular é um material artificial feito sob um tijolo. A aparência dos tijolos permite reproduzir o efeito de uma alvenaria real. A variedade de espécies deste material permite que você selecione itens de várias cores e tamanhos.

Opções de acabamento

Decorar uma cozinha com pedra é um prazer caro, mas o resultado do trabalho é sempre incrível. Os designers oferecem opções para projetar uma parede de pedra como um todo ou em uma pequena área separada.

  • Avental de cozinha. A zona do avental da cozinha é mais exigente ao nível dos acabamentos em comparação com as outras zonas. Aqui é necessário utilizar materiais insensíveis à água e às altas temperaturas, bem como produtos de limpeza e detergentes. Pedra natural e artificial são usadas para criar um avental. Para evitar o aparecimento de fungos e bolores, é necessário cobrir o avental com meios especiais.
  • Várias paredes. Ao colocar duas ou mais paredes com pedras decorativas, é preciso lembrar que a alvenaria visualmente estreita o espaço, por isso este acabamento não é adequado para uma cozinha com uma área pequena. A decoração mais comum é a decoração de pedra em duas paredes adjacentes ou paralelas, combinada com móveis de madeira.
  • Uma parede. A colocação de pedras decorativas em uma parede parece impressionante se não houver mobília nenhuma ou parte dela. Essa parede atrai instantaneamente a atenção e, muitas vezes, um grupo de jantar está localizado contra seu fundo.
  • Parte da parede. Se a área da cozinha não for muito grande, então um pequeno fragmento da parede é revestido com uma pedra, que pode ser colocada tanto na parte superior como na parte inferior da mesma.

A pedra parece muito impressionante em conjunto com o papel de parede combinando.

  • Painel de pedra. A solução de design original - um painel de pedra na parede, não deixará ninguém indiferente. Esta é uma decoração muito bonita e elegante que pode ser facilmente removida se necessário.
  • Prateleiras e nichos. Usando uma pedra decorativa, você pode vencer prateleiras e nichos de maneira muito eficaz. Neste caso, a funcionalidade combina com a estética e o estilo da decoração em pedra.
  • Cantos, arcos e portas. Com a ajuda de um arco de pedra, você pode fazer um belo design para um canto, arco ou porta. Todos estes elementos vão jogar de uma nova forma, adquirir um aspecto nobre e tornar-se um destaque do interior.

Belos exemplos

Pedra com papel de parede

Uma combinação interessante de pedra decorativa e papel de parede fotográfico torna o design de interiores ainda mais atraente. A cor do papel de parede pode ser escolhida de acordo com a alvenaria ou diferente dela. Essa combinação é comumente usada para iluminar visualmente uma parede de pedra.

Pedra com madeira

A alvenaria de pedra e os elementos interiores de madeira parecem incrivelmente harmoniosos um ao lado do outro. A naturalidade desses materiais não deixa dúvidas quanto ao sucesso da parceria. Eles enfatizam mutuamente a beleza um do outro. Armários de cozinha, portas, pisos e muito mais podem ser de madeira.

Chão de pedra

O mosaico de pedras no chão é uma prerrogativa do estilo mediterrâneo, mas se encaixa perfeitamente com outros estilos. O piso de pedra parece não só original, mas também muito bonito. Todos os pisos de pedra têm uma desvantagem - não deixa chance para pratos caídos sobreviverem em sua superfície.

Tandem com branco

A beleza e versatilidade do branco combinam com a aspereza natural da pedra. Os trabalhos em cantaria da zona do canto onde se encontram o forno e o micro-ondas fazem lembrar os fornos medievais.

No próximo vídeo, você colocará pedras de gesso decorativas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário