Características do uso de azulejos de estilo provençal para a cozinha
Os azulejos de estilo provençal são considerados um dos revestimentos de cozinha mais originais. Extraordinário e eficaz, permite adicionar um toque especial ao design de interiores e, por isso, é cada vez mais procurado pelos compradores. Vejamos as características de sua aplicação, destacando as vantagens e desvantagens e enfatizando as opções de design através das quais você pode tornar especial a cozinha mais comum.
Recursos do aplicativo
Os ladrilhos cerâmicos para a cozinha são considerados uma solução versátil que permite trazer o tom certo ao ambiente da divisão. Este é um lugar onde os membros da família se reúnem, comem, passam tempo e discutem assuntos familiares. O ladrilho utilizado para revestimento de paredes ou pisos em cozinhas de estilo provençal ajuda a manter a atmosfera certa. Possui a mais ampla escolha de temas de impressão: ao escolher um padrão específico, você pode facilmente transformar até o interior mais entediante em uma sala com um alto status estético.
É multifacetado, distingue-se pela variabilidade da textura da superfície e da massa das soluções de cor, podendo criar o efeito visual de aumentar o espaço e vencer as falhas de layout, dando-lhes a aparência de vantagens. Os azulejos no estilo provençal distinguem-se pela textura mate e, por vezes, porosidade ou grão, uma certa simplicidade, naturalidade, o predomínio de tons calmos e suaves, incluindo tons pastéis. Ao mesmo tempo, o design geralmente contém um lugar para detalhes brilhantes.
Este material de revestimento é imbuído de sofisticação e romance. Ele é selecionado de maneira particularmente cuidadosa. Os revestimentos de estilo provençal combinam perfeitamente com texturas como madeira, tijolo, pedra natural ou artificial e metal. Para o "avental" ou saliências construtivas (nichos), são escolhidos módulos predominantemente pequenos com um enredo diferente, devido aos quais é possível transmitir o ambiente desejado.
Esta telha é usada na dosagem. Por exemplo, não pode ser usado para colocar todo o piso e as paredes ao mesmo tempo. Isso destruirá a ideia do design e privará o interior de sua sofisticação. No entanto, o "avental" pode ser apoiado por um tampo de mesa semelhante (por exemplo, sob uma pedra ou mosaico). O ladrilho é bom como material de revestimento backsplash, enquanto a instalação básica deve ser simples. O piso com um simples “avental” pode ser combinado. Por exemplo, uma área de jantar ou uma área de cozinha podem ser dispostas com ladrilhos. O restante da área pode ser decorado com linóleo ou laminado.
Vantagens e desvantagens
Os revestimentos cerâmicos e ladrilhos e os módulos de piso no estilo Provence têm muitas vantagens. Esse material não tem medo da exposição à umidade, é resistente a fungos e formação de mofo, não colapsa durante a operação, não responde às mudanças de temperatura e não desbota com o tempo. Além disso, as telhas possuem uma camada protetora que resiste à abrasão. Pode ser removido da sujeira e tem uma aparência esteticamente agradável.
Na linha de azulejos do estilo provençal, encontram-se matrizes não vidradas com bordas irregulares que imitam o artesanato. No entanto, com todas as suas vantagens, o revestimento de azulejos tem uma desvantagem significativa - suas costuras. Apesar do material em si ser fácil de limpar e não se deteriorar com o tempo, as costuras serão contaminadas em primeiro lugar.
Além disso, os módulos foscos são mais problemáticos de manter do que as matrizes brilhantes. O mesmo pode ser dito sobre fragmentos porosos: é mais difícil limpá-los de qualquer contaminação. Além disso, não devemos esquecer a nuance de que as costuras vão dividir visualmente o espaço, e isso terá que ser aproveitado reduzindo o número de elementos do arranjo. O estilo provençal implica um certo espaço, a leveza deve ser sentida em tudo.
Opções de design
Uma das decisões harmoniosas na seleção do desenho será a escolha dos ladrilhos "companheiros". Um esquema de cores uniforme ficará muito harmonioso no interior. Nesse caso, a aposta pode ser feita tanto na textura da pedra quanto na madeira. Isso deixará espaço para um acento brilhante (por exemplo, uma pequena parte do avental de cozinha pode ser destacada com mosaicos na forma de um buquê colorido, natureza morta ou algum tipo de painel ornamental).
Quanto ao tema do desenho da cozinha, dependerá da ideia geral do projeto. Por exemplo, pode ser um design de avental semelhante a um tijolo. Então é preferível não complicar o piso com alvenaria de pequenos fragmentos. Ladrilhos maiores podem ser usados aqui. O mesmo acontecerá com a decoração do “avental” com um desenho de patchwork: este é um acento brilhante por si só e, portanto, não é desejável complicar o interior.
Você pode criar um toque vintage usando módulos semi-antigos. Apesar de alguma aspereza, tal ladrilho parece extremamente harmonioso no interior da cozinha. Ao colocar os ladrilhos, é indesejável recorrer a designs de aspecto moderno: eles simplificam o interior. Você pode usar mosaicos de diferentes formas geométricas para o revestimento (por exemplo, tesselas podem ser quadradas, ovais, retangulares, redondas, trapezoidais).
Ao mesmo tempo, é possível simplificar o estilo comprando não tesselas separadas, mas uma matriz na qual os elementos são fixados em uma grade especial e compõem fragmentos da imagem com um tema específico. Via de regra, as dimensões da matriz são 30x30 cm. Você pode usá-las para criar um painel, digamos, na área da pia ou mesa de corte, ou mesmo na área do fogão. Você pode ter um painel com pássaros como base. Ficará especialmente impressionante no design de interiores se for cercado por ladrilhos com bordas irregulares e um ligeiro relevo. Neste caso, o próprio painel deve ser circundado por uma moldura convexa.
Uma das soluções incomuns para ladrilhar o chão da cozinha podem ser os ladrilhos em forma de colmeia. Contra o fundo de móveis lacônicos e uma mesa de jantar clara, parecerá muito expressivo. Para manter o estilo, você pode comprar várias lâmpadas lacônicas, compensando a falta de iluminação da mesa de jantar ou da área de cozimento. O acabamento do interior da cozinha em estilo provençal deve ser feito com cortinas de tecido de corte simples. Se a cozinha for conjugada com a sala de estar, pode-se dispor o pedestal da lareira ou sua fachada com azulejos decorativos.
Para obter informações sobre como usar os azulejos do estilo provençal para a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.