Idéias para decorar uma pequena cozinha em estilo provençal
Uma pequena sala dispõe de aconchego, pelo que é lógico equipá-la ao estilo provençal. Pessoas caseiras e românticas vão adorar toalhas de mesa, cortinas com babados de tecidos naturais, pufes e um cobertor na bancada da cozinha, estatuetas fofas, vasos, flores no peitoril da janela. É claro que a Provença está saturada de móveis e pode restringir uma cozinha que já é pequena, mas os designers têm vários truques nesse aspecto.
Característica de estilo
A Provença veio até nós do sul da França, de belas aldeias com campos de lavanda e paisagens marinhas. A combinação de vegetação campestre, campo e espaço marítimo se reflete na naturalidade e simplicidade do estilo, sua paleta de cores (lavanda, branco, azul e outros tons suaves de luz).
A Provença possui várias características próprias.
- O esquema de cores é claro, não tolerando tons fortes, apenas meios-tons. Parece que o interior desbotou ligeiramente de vez em quando.
- Os materiais naturais estão envolvidos na decoração: madeira, azulejos, possivelmente caiação.
- Há muitos móveis na Provença: armários retrô, armários, aparadores. Se não for possível comprar peças rústicas de móveis antigos, a sua imitação é feita usando a técnica de patinação ou decoupage.
- Os têxteis naturais são muito importantes: linho, tecidos de algodão, cobertores de lã, tapetes de esteira.
- A decoração é abundante neste estilo. Para ele, as prateleiras abertas são especialmente fornecidas. Lindos potes para temperos, castiçais, conchas e flores devem ocupar até mesmo uma pequena cozinha.
Acabamento
A base da Provença é o conforto, a tranquilidade, a graça e a simplicidade, o ambiente é propício ao relaxamento romântico. A estilização de tal cozinha começa não com a decoração e os têxteis, mas com as renovações: decoração de paredes, tectos e pisos.
Paredes
Uma pequena sala deve ser iluminada, isso adicionará volume e manterá o estilo. A aparência das paredes pode ter várias opções.
- Papel de parede em uma base natural são permitidos com ornamentos folclóricos e pequenas estampas florais. Mas mesmo em um esquema de cores calmas, o desenho vai deslumbrar. Nesses casos, o mobiliário é monocromático selecionado. Deve-se lembrar que paredes variadas reduzem visualmente o espaço. Para expandi-lo, o ornamento floral listrado deve estar horizontalmente.
Se for necessário "elevar" o teto, as listras são dispostas verticalmente. O papel de parede raramente é usado no estilo provençal, mas em alguns casos é justificado.
- A segunda opção - um tom neutro suave é selecionado para as paredes, que deve estar em harmonia com os futuros móveis. Isso pode ser pintado em tons foscos suaves ou gesso colorido. A monotonia das paredes permitirá destacar as inúmeras decorações, os tecidos coloridos, os belos pratos e o uso da técnica de decoupage para decorar os móveis.
- Em uma pequena cozinha, um desenho 3D com perspectiva é reproduzido com sucessofazendo uma parede de realce ou colocando-o em um avental de trabalho. Um prado florido, um mar calmo em um dia de sol levará o seu olhar além do horizonte e "empurrará para trás" a parede.
- Você pode usar forro de madeira em cores claras, mas é preciso lembrar que tirará parte do espaço de uma já pequena cozinha.
- Alvenaria também é permitida no estilo provençal, mas deve ser pintado para combinar com as paredes. Esse acabamento não adicionará volume à sala, portanto, salas pequenas podem decorar apenas uma parede com tijolos naturais.
Chão e teto
O teto não deve ser coberto com papel de parede ou decorado com brilho elástico. É melhor apenas caiar ou pintar com cores claras..
As vigas de madeira são adequadas aqui, lembrando as janelas das casas rurais. Mas as cozinhas pequenas nem sempre podem pagar devido aos tetos baixos.
O piso de madeira está em harmonia com o estilo provençal. Mas para uma pequena cozinha, que não pode efectuar um revestimento combinado, é preferível optar imediatamente por cerâmicas rústicas e práticas de tons mate.
Mobiliário
Uma cozinha de estilo provençal não tem de parecer "como nova". Olhando para o mobiliário, dá-se a impressão de que está aqui há muito tempo, tem uma história, uma energia, uma alma própria. Se não for possível comprar antiguidades, deve-se imitá-las usando várias técnicas de envelhecimento.
A próxima característica que dá à Provença a glória de um estilo aconchegante é o uso de materiais naturais. Além da madeira, você pode usar pedras, cerâmicas, vidros, tecidos, peças forjadas.
A cozinha geralmente contém uma variedade de móveis: aparadores, prateleiras, cômodas, prateleiras suspensas. Eles de alguma forma criam milagrosamente um ambiente unificado.
Para uma cozinha pequena, é melhor usar móveis estreitos alinhados sob as paredes. A presença de prateleiras abertas vai dar um ar mais arejado ao ambiente e combinar com o estilo rústico. Pratos e decoração são expostos nas prateleiras.
O vidro e os vitrais são bem-vindos como inserções de móveis. Na área de jantar, você pode colocar uma pequena mesa com pernas de ferro forjado e colocar travesseiros nas cadeiras. Cubra a superfície de trabalho com uma pedra artificial.
Técnica
A técnica não se encaixa bem com o estilo rústico da França antiga. Mas somos pessoas modernas e “a vida à moda antiga” é um jogo para nós, não a realidade quotidiana, não podemos recusar o progresso. Na Provença, eles usam diferentes técnicas, tentando suavizar o lado técnico do projeto.
Pequenos eletrodomésticos - uma torradeira, uma colheitadeira, uma cafeteira - ficam escondidos atrás de fachadas de móveis. Grande - forno, geladeira, tente adquirir com uma aparência menos perceptível.
Alguns artesãos disfarçam os equipamentos como uma geladeira ou fogão retrô, às vezes eles os escondem atrás de cortinas estilizadas.
Têxtil
Depois de fazer as reparações certas e comprar os móveis necessários, ainda é impossível alcançar o conforto e obter o reconhecimento rápido da Provence. Os têxteis e a decoração são os elementos mais importantes do estilo de cozinha.
As cores claras e quentes dos tecidos devem ter uma aparência desbotada e desbotada, o que é bastante lógico com móveis "antigos".
Para a Provença, uma pequena imagem heterogênea de flores, tecido xadrez ou enfeites folclóricos são adequados.
Para cortinas, você precisará de linho ou algodão com tons suaves e quentes: azeitona, leite, creme, turquesa, azul. As mesmas cortinas podem ser usadas para pendurar um rack aberto com cestos de vime e utensílios de cozinha, ou ocultar itens de tecnologia moderna atrás deles.
A Provença adora toalhas de mesa de algodão com babados e guardanapos do mesmo tipo. Bancos, o banco são forrados com almofadas para combinar com as cortinas da janela, as cadeiras são escondidas sob as cobertas.
Decoração
A Provença é caracterizada por uma abundância de pequenos detalhes que devem enfatizar o design e a naturalidade do ambiente. A cozinha é decorada com flores em vasos, herbários, gaiolas com pássaros, pinturas de temas florais em cores quentes naturais.
Para uma pequena cozinha com falta de espaço para exposição, pode-se limitar-se a flores, pequenas coisas queridas, e o resto das prateleiras pode ser praticamente ocupado com belos pratos, potes originais com cereais e especiarias.
Uma pequena cozinha em estilo provençal em um apartamento em uma grande cidade movimentada se tornará um canto anti-estresse onde você sempre desejará retornar.
Uma visão geral da cozinha estilo Provence está no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.