Cozinha estilo provençal: ideias e soluções originais

Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Regras básicas para registro
  3. Paleta de cores
  4. Móveis, têxteis e acessórios
  5. Soluções de design original

A cozinha da sala não é apenas um espaço funcional para cozinhar, mas também um espaço responsável pelo conforto e pelo ambiente de toda a casa. Hoje em dia existem muitas tendências de moda em seu design, entre as quais se destaca o estilo provençal. É esta opção de design que tem grande procura na decoração de habitações modernas, uma vez que é capaz de transmitir plenamente o ambiente de conforto e cordialidade familiar.

Recursos de estilo

Existem soluções de interiores na decoração de cozinhas que vão sempre chamar a atenção das donas de casa. É a esta categoria de design que a Provence pertence. Uma característica do design no estilo country francês é a beleza e o conforto predominantes no ambiente criado, o que é especialmente verdadeiro para um cômodo principal da casa como a cozinha.

Além disso, os principais toques inerentes a tal orientação dependem do próprio proprietário, à luz do qual o estilo romântico da Provença é perfeitamente possível recriar na cozinha por conta própria.

Será possível reavivar o interior até da cozinha mais pequena e modestamente mobilada com a ajuda de pequenas coisas velhas., que deve estar presente no design moderno das instalações no espírito da província francesa. Em primeiro lugar, trata-se de objetos e coisas feitos de materiais naturais - estantes de cozinha sólidas, jarros pintados de idade, pratos, peças de decoração feitas em técnica de decoupage, cestos diversos para guardar alimentos ou ninharias úteis. E também o efeito da antiguidade deve estar presente nos móveis de cozinha, e um projeto de cozinha pode incluir vigas de madeira ou objetos decorados com pedra natural.

O destaque no interior em estilo provençal será colocado no principal atributo da cozinha - a lareira da família. Portanto, esta área se distingue do pano de fundo geral com a ajuda da decoração. Além disso, o estilo rústico oferece o máximo de luz natural na sala graças às grandes janelas. Em uma casa particular, será muito mais fácil implementar esse requisito. Se houver falta de iluminação, por exemplo, em um apartamento, ela deve ser reabastecida com o auxílio de dispositivos de iluminação artificial. Em geral, um interior moderno em estilo provençal é muito fácil de dar vida a qualquer cômodo, mesmo com uma pequena cozinha.

Regras básicas para registro

No decorrer dos trabalhos de criação de tal projeto, vale observar o principal requisito para o ambiente - uma atmosfera geral deve se formar na cozinha, combinando elegância e sofisticação francesa com simplicidade rústica. Pensando em tal combinação de direções, pode parecer que a ideia dificilmente se concretizará, mas o estudo de todos os detalhes pode surpreender com o seu resultado.

A decoração da cozinha não deve ter elementos e detalhes isolados brilhantes, uma vez que todas as peças irão criar uma composição única e harmoniosa em conjunto com o conjunto de cozinha.

No decorrer da criação de uma cozinha provençal, é necessário evitar o uso de materiais modernos no acabamento superficial., a ênfase deve estar na naturalidade das matérias-primas. Além disso, na hora da preparação, convém evitar colocar eletrodomésticos de última geração em áreas abertas.Todos os fornos de micro-ondas, multicooker e steamer devem ser bem escondidos dentro de armários. No entanto, esses elementos funcionais de uma cozinha modular, como um balcão de bar, podem muito bem estar presentes em uma sala. Isso é especialmente verdadeiro em quartos de canto.

É importante usar objetos, móveis e materiais de acabamento que visualmente tenham uma aparência tão natural e antiquada quanto possível. Mesmo na utilização de fibras sintéticas, por exemplo, para cortinas ou toalhas de mesa, vale a pena escolher tecidos que imitem algodão ou linho.

Quanto às superfícies do conjunto de cozinha, mesa, bancadas e demais bases, vale a pena abandonar o minimalismo e o rigor dos elementos metálicos, além do plástico e do brilho.

Em um estilo rústico, eles serão inadequados. Quanto à iluminação das áreas da cozinha, então com o auxílio de várias opções de aparelhos vale destacar as áreas de trabalho e de jantar. No primeiro caso, vale a pena organizar a iluminação de forma que a bancada seja iluminada com luz forte de fontes artificiais, ou planejar a colocação dos móveis de forma que fique próximo à janela. Quanto à mesa da cozinha, este local deve ser iluminado com luz difusa e suave.

Portanto, a cozinha de estilo provençal incluirá holofotes e um grande lustre., que também se tornará um elemento necessário do estilo geral da sala. O candeeiro deve ter uma forma original com uma tonalidade interessante, incluindo vários elementos decorativos, orlas de orlas. E também qualquer acessório de iluminação deve ser colocado no centro. Dispositivos de teto que podem imitar castiçais ou lanternas de jardim podem ser considerados uma opção adequada.

O uso de eletrodomésticos italianos, onde as flores funcionam como decoração, será relevante para um interior rústico.

Entre os requisitos básicos de design, vale destacar uma paleta de cores calmas, a presença de uma variedade de tecidos, incluindo cortinas com estampas diferenciadas. Além disso, toda a decoração não deve desordenar o espaço e interferir na manutenção da ordem neste cômodo funcional da residência.

Paleta de cores

Pisos, tetos e paredes provençais são feitos em cores básicas:

  • todos os tons de branco;
  • terracota;
  • Cinza;
  • tons de creme;
  • lilás;
  • paleta azul claro e assim por diante.

A escolha de tons pastel num estilo rústico não será acidental, pois são estes tons que conferem à decoração geral um ar arejado, aumentando visualmente o espaço. Além dos tons básicos acima, Provence permite o uso de opções de marrom e azul para materiais de acabamento. A escolha da paleta de cores é baseada no requisito principal - a naturalidade da cor selecionada.

Uma combinação vencedora de tons rústicos básicos é uma combinação com mogno, que irá adicionar luxo e conforto ao projeto da cozinha.

É mais correcto rebocar as paredes, para dar ao interior um efeito de antiguidade, pode-se deixar deliberadamente algumas zonas sem acabamento. E também uma mistura de gesso texturizado que pode imitar o acabamento de tijolo ou cerâmica está em demanda para esta área no interior.

Alguns designers recomendam cobrir as paredes com papel de parede de vinil., possuem longa vida útil, além disso, o material é bastante resistente a danos mecânicos. É importante destacar que esse material de acabamento pode ser decorado com uma estampa floral, o que é relevante para essa direção de estilo. Entre as opções de design adequadas e modernas para superfícies de estilo provençal, os mestres criam o efeito de um material queimado e envelhecido pelo sol.

Além disso, as paredes da cozinha em estilo campestre são revestidas com painéis de madeira.

A tonalidade da madeira deve contrastar com a cor do conjunto de cozinha. No entanto, materiais escuros como madeira não são adequados para salas pequenas, o que reduzirá visualmente a sala. E também as paredes da cozinha, principalmente na área de trabalho, são decoradas com azulejos, a tonalidade básica do material é o bege, que na maioria das vezes é complementado por padrões naturais e imagens de flores. Para cozinhas de canto e pequenas de estilo provençal, os designers recomendam a escolha de elementos de espelho que possam realçar a área perto do fogão, focando nesta parte da sala. Quanto aos tetos da cozinha, as cores claras são combinadas com vigas de madeira, muitas vezes a superfície é acabada com gesso branco.

Os especialistas usam tipos decorativos de gesso com elementos de rugosidade, que serão adequados para o estilo provençal no interior.

Uma cor adequada para pisos de cozinha são os tons de madeira, mas não é necessário usar madeira cara para instalação em interiores, uma vez que laminado ou linóleo com uma superfície texturizada que imita uma placa pode ser uma alternativa econômica. Além de marrom, a placa pode ser branqueada. Além disso, é permitido combinar diversas texturas e materiais. Assim, pode-se realizar o zoneamento da sala, destacando a área de trabalho com uma escura, e colocar ladrilhos claros próximo à mesa de jantar, ou vice-versa.

Um ponto importante no esquema de cores também é a escolha da tonalidade da porta da frente.

Neste caso, pode-se escolher folhas de porta leves, bem como blocos com estilização adicional para um interior rústico, onde pinturas ou enfeites serão bem-vindos. Quanto aos acessórios adicionais, neste caso, o brilho será bastante relevante. Entre as opções adequadas para a paleta de cores, vale escolher em amarelo, bordô ou roxo. Isso também se aplica a pratos, é melhor se for pintado em várias técnicas.

Móveis, têxteis e acessórios

Quanto à disposição principal da cozinha - um conjunto de móveis, a prioridade serão opções vintage ou mesas envelhecidas artificialmente, bancadas e prateleiras. Muitas vezes, uma sala é equipada com armários de madeira suspensos com prateleiras abertas., em que, via de regra, são colocados utensílios de cozinha ou itens de decoração - vasos, estatuetas, etc. Além de um grande número de caixas abertas, Provence permite o uso de fachadas de vidro, aparadores. Além disso, seria mais correto complementar grandes cozinhas com um aparador maciço, você pode até ter uma forma fora do padrão.

Pequenas cozinhas de estilo provençal podem ser equipadas com mesas dobráveis ​​ou outros elementos transformadores que irão economizar espaço.

As ferragens merecem atenção especial, o uso de cabos forjados e talha será uma solução bonita e adequada. E também as alças dos armários podem ser feitas com imitação de folha de ouro. As cozinhas rústicas de canto devem ser concebidas com uma ilha de forma a aumentar o conforto da divisão, bem como a tornar a cozinha mais funcional. Se o projeto envolver um balcão de bar, então o enchimento da sala deve ser complementado com bancos altos de bar, mas não de metal, mas de madeira, e suas costas devem ser forjadas.

As cozinhas que se destacam pelo amplo espaço estariam melhor equipadas com uma boa mesa de madeira na área de jantar., durante a seleção da sua forma, esta solução interior não implica restrições estritas, o principal é que deve estar em harmonia com o resto da decoração. No entanto, a mesa enorme deve ser acompanhada por cadeiras, sofás de canto, bancos ou outras opções de assento com almofadas macias apropriadas. Também pode ser uma ótima ideia colocar cadeiras com capas florais e belos apoios de braço na área de jantar.

A principal matéria-prima dos utensílios de cozinha provençal será a madeira ou materiais que contenham madeira, rattan, bem como composições com elementos forjados.

A principal regra quanto à disponibilidade de vários acessórios é a presença na sala de vários ramos de flores frescas, neste caso, pode utilizar opções luminosas com uma profusão de cores. E também uma composição de plantas para cozinhas rústicas pode ser feita a partir de flores silvestres comuns colocadas em potes de barro. Além de plantas, o interior escolhido deve ter elementos decorativos feitos à mão.

Entre os itens adequados, bonitos e originais, vale destacar as estatuetas feitas em madeira ou cerâmica., caixotes de pão de vime, porta-guardanapos, recipientes para guardar utensílios de cozinha úteis. Padrões com flores, pratos pintados da Itália, relógios de parede antigos com entalhes serão relevantes para essas instalações. As placas para decoração podem ser não apenas de cerâmica, mas também de cobre ou latão. Para cozinhas grandes e pequenas, você pode usar pinturas, pinturas com várias paisagens, retratos e fotografias de familiares ou ancestrais em molduras de madeira também são adequados.

O próximo elemento importante de toda a decoração serão os têxteis.

Isso se aplica a cortinas comuns ou persianas romanas. A última opção deve ser bambu. É importante que uma ou poucas janelas se abram para permitir a entrada de luz máxima na cozinha, mantendo-se relevantes as cortinas curtas em uma gaiola, tira ou flor. É oportuno iniciar a seleção dos tecidos para cortinas, dada a localização das aberturas das janelas. Quanto às janelas do sul, é melhor decorá-las com tecidos densos, e as aberturas do norte precisarão de materiais leves.

As melodias florais voltarão a ser um padrão adequado, no entanto, ao escolher um padrão, é necessário que esteja em harmonia ou seja semelhante a outros elementos têxteis da divisão. Se quiser destacar a janela da sala, então o estilo rústico permite que você use cores e padrões excelentes nas cortinas, para que você possa focar no assunto necessário. Na hora de escolher as cortinas, não se esqueça dos fechos das mesmas, que, via de regra, ficam nas laterais.

Podem ser fitas especiais, grampos de estopa, fios ou elementos em forma de arco.

No decorrer do desenho das cortinas, pode-se perseguir o objetivo de dar à abertura da janela uma ternura e festa de boneca. Na área de refeições, para manter o estilo geral, os designers recomendam a utilização de almofadas decorativas com um estampado multicolorido ou floral, o que terá um efeito positivo no conforto durante o almoço ou num simples chá. Você não deve desistir de carpetes no chão ou caminhos feitos à mão. Eles podem ser retangulares, circulares ou quadrados.

As cores da decoração têxtil podem ser contidas, onde o bege e seus tons passarão a ser a cor predominante, porém, as peças desenhadas nas versões em azul, assim como os produtos dos tecidos amarelo, roxo e rosa, poderão se encaixar harmoniosamente no interior . O material preferido será linho ou algodão simples e bonito. Você pode usar não apenas padrões florais, mas também uma gaiola com uma tira, todos os tipos de babados e rendas.

Todos os eletrodomésticos devem ser projetados em uma solução de estilo.para que o interior não se desfaça em ilhas caóticas, mas constitua um só conceito. Os dispositivos ficarão parcialmente visíveis. Alguns fabricantes oferecem uma gama de aparelhos que, de acordo com a descrição, são especialmente estilizados para retro, mas a desvantagem de tais produtos será o custo bastante elevado. No entanto, essa técnica pode ser oferecida a um custo mais acessível por fabricantes russos, chineses ou bielorrussos.

Soluções de design original

Uma decisão bastante ousada ao decorar uma cozinha em estilo provençal será usar um fone de ouvido branco claro, cuja altura atingirá o teto tanto quanto possível. Devido à paleta de luz predominante, a mobília não parecerá maciça, o que excluirá o efeito de um espaço empilhado. No entanto, no decorrer da implementação desta ideia, deve-se ter cuidado para garantir que haja muitas prateleiras abertas nos armários para guardar coisas úteis e eletrodomésticos, bem como para uma função decorativa.

Além disso, armários suspensos ou aparadores podem conter seções com portas de vidro ou espelhadas, que tornam a sala visualmente mais alta.

Nesta versão, a pia também será na cor branca, e a batedeira semi-antiga apenas complementará o interior que está sendo criado. Entre os aparelhos funcionais da cozinha, estilizados como Provence, estará um exaustor por cima do fogão, a imitar uma chaminé. Uma área de jantar com bancos de canto, decoração em vime e flores em uma mesa redonda completam o conceito geral. A alvenaria nas paredes, neste caso, ajudará a zonear o espaço.

É possível decorar uma cozinha provençal de uma forma original, mesmo com uma área mínima, aproveitando a recepção para arranjar uma zona de refeições em frente à janela, que pode ser um substituto digno de um balcão de bar. Cadeiras interessantes com pernas altas, com encosto baixo e pufes macios tornam a refeição muito confortável, e a vista da janela irá prepará-lo para conversas longas e tranquilas enquanto toma uma xícara de chá.

Será possível decorar a janela usando estores com borlas lúdicas para ajustar a posição. Uma prateleira aberta de ferro forjado e lâmpadas feitas de forma semelhante podem ser usadas como elemento decorativo, estilizado em estilo antigo. Apesar da presença de elementos escuros, a cozinha parece bastante espaçosa e consistente em uma solução estilística de charme e laconicismo francês.

Entre as variações de cores que serão apropriadas em cozinhas de estilo provençal, podem ser usados ​​tons de azul. E para usar racionalmente o espaço da sala, os fones de ouvido devem ser colocados em ângulo reto. A simplicidade do interior rústico pode ser realçada por um aparador com vitrais em técnica floral, e o remate em madeira dos móveis com capota em caixa em cobre caberá num interior francês.

O destaque desta ideia de arrumação da cozinha será o efeito de móveis envelhecidos com pintura a ouro nas fachadas, onde até os equipamentos mais modernos ao estilo do minimalismo ficarão de forma bastante harmoniosa.

Para dicas de como decorar uma cozinha estilo provençal, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário