Teto na cozinha: acabamentos originais
Ao começar a decorar o teto da cozinha na hora de reformar ou comprar um apartamento, muitos não sabem que material escolher para isso. Existem muitas opções diferentes no mercado de construção que, à primeira vista, ficarão lindas em qualquer ambiente. Na verdade, nem todo revestimento tem as propriedades adequadas para esta sala em particular.
Além disso, o teto deve estar relacionado em estilo com o resto do interior da sala, harmoniosamente combinado com ele. Para escolher o material adequado, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles, bem como as principais características de uma cozinha standard num apartamento ou casa privada.
Requisitos de material
Ao contrário de um quarto ou de uma sala de estar, uma cozinha é um cômodo com seu microclima especial. Há sempre algo para cozinhar, assar e assar nele. Por causa disso, o nível de umidade é sempre alto aqui, o vapor quente sobe até o teto e afeta o seu acabamento. Para remover os odores dos alimentos e reduzir a temperatura do ambiente, muitas vezes as janelas são abertas ou o capô é ligado, o que também tem um certo efeito nos materiais de acabamento.
Tudo isso formava uma certa lista de requisitos para o acabamento não só das paredes e pisos, mas também do teto da cozinha.
- Resistência à umidade. O revestimento deve resistir ao contato constante com o ar úmido e o vapor quente. Nos casos em que este requisito não foi levado em consideração no momento da compra, o teto pode "inchar", vazios e manchas de umidade aparecerão nele.
- Resistência ao desgaste. Como os alimentos são cozinhados todos os dias, o teto é constantemente atacado. Até o material mais resistente desta sala se desgasta e se deteriora muitas vezes mais rápido do que na sala de estar ou no corredor. Para não iniciar novos reparos depois de alguns anos, é necessário fazer o forro com o material mais resistente ao desgaste que possa ser adquirido.
- Higiene e facilidade de uso. Por mais organizados que sejam os proprietários e recepcionistas, nem uma única pessoa consegue cozinhar em perfeita limpeza por anos. Depois de criar algumas obras-primas culinárias, respingos de gordura e outros líquidos podem até ser encontrados no lustre. E os vapores em constante aumento deixam manchas escuras feias. O acabamento do teto deve permitir a fácil limpeza a úmido sem o uso de agentes de limpeza agressivos ou ser resistente aos seus efeitos. Ao mesmo tempo, o material também deve ser resistente à formação e aos efeitos de diversos mofo ou bolor, uma vez que em ambientes com alta umidade esses microrganismos são hóspedes frequentes.
- Não inflamabilidade. Um incêndio em um apartamento é um dos principais pesadelos de qualquer proprietário e inquilino. Para minimizar o risco de incêndio, é necessário escolher os materiais menos combustíveis para a decoração de interiores. Isto é especialmente verdade para a renovação da cozinha, uma vez que esta divisão tem uma fonte de lareira e um grande número de vários electrodomésticos.
O cumprimento desses requisitos aumentará o conforto e a segurança de qualquer cozinha, além de manter a renovação por muito mais tempo, sem exigir ajustes constantes.
Tipos de acabamento
As renovações das cozinhas, tal como nas outras divisões, são efectuadas de cima para baixo. Portanto, antes de escolher um revestimento de parede ou design de mobiliário, você precisa decidir sobre o design do teto. Todos os métodos modernos de acabamento podem ser subdivididos condicionalmente em econômicos e caros. As primeiras incluem caiação, pintura e papel de parede. E para o segundo - estruturas em gesso cartonado, painéis plásticos e forro de ripas, além de lonas elásticas.
Você pode decorar a cozinha de qualquer uma das seguintes maneiras, já que todas têm seus prós e contras. No entanto, em cada situação específica, uma ou mais opções podem ser preferíveis às outras.
Caiação ou pintura
Uma das opções mais simples e econômicas para o acabamento de um teto de cozinha é a pintura normal ou cal. Essa opção era comum em quase todos os apartamentos soviéticos e ainda é bastante popular. Apesar da semelhança das obras, esses materiais são um pouco diferentes e têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Cal
Além do baixo custo e da facilidade de aplicação, entre as vantagens desse tipo de acabamento, pode-se destacar o alto respeito ao meio ambiente e a permeabilidade ao vapor. Jatos de ar quente e úmido passam praticamente pelo teto desbotado. Porém, com a vaporização excessiva, manchas escuras feias podem permanecer na cal, por isso vale a pena escolher um fabricante de qualidade e observar a tecnologia de aplicação. Outra vantagem é que, com este método de acabamento do teto, a sala não perde a altura, como na instalação de complexas estruturas de moldura. Dentre as desvantagens, é possível notar o desgaste rápido (dentro de 3 a 5 anos), uma pequena seleção de decoração e dificuldade de cuidado.
A cal de giz e cal é quase impossível de ser lavada, pois é destruída pelo contato com a água.
Quadro
Assim como a cal, a tinta é bastante ecológica, tem preço baixo e não altera a altura do teto. Além disso, a complexidade desse trabalho em uma superfície plana é ainda menor do que a de trabalhar com giz ou cal. Infelizmente, para atingir este nível de superfície, você terá que realizar uma grande preparação do teto, reboco e primer. Também não é recomendado lavar tal teto com uma grande quantidade de água ou agentes de limpeza, embora tolere um pano úmido sem consequências. A vida útil de tal teto é muito curta e varia de 3 a 10 anos no máximo. Depende do tipo de tinta e da qualidade aplicada. As tintas à base de água e acrílicas são as mais suscetíveis ao desgaste. Os revestimentos de látex, silicato e silicone têm uma vida útil mais longa.
Papel de parede
Há um equívoco de que o papel de parede do teto é um acabamento desatualizado e de mau gosto e só pode ser encontrado em antigas casas de aldeia. Na verdade, os materiais modernos oferecem uma grande variedade não apenas de qualidades, mas também de texturas, designs e cores. São tão bonitos os interiores com essa opção de acabamento que muitos nem percebem que é literalmente feito de papel. Além da beleza, as vantagens do papel de parede são o baixo custo, a facilidade de instalação e desmontagem e o alto isolamento acústico em relação à caiação e à pintura.
As principais desvantagens são vida útil curta (não mais de 5 anos), medo da luz solar direta e baixa tolerância à umidade e vapor. Além disso, muitos compradores reclamam das fracas propriedades antiestáticas desse revestimento. O papel no teto absorve odores e coleta muita poeira. O tecido não tecido, ao contrário do papel de parede do teto comum, lida com isso perfeitamente, mas esse material tem um efeito negativo na saúde humana. Assim como a pintura para cal, colocar o papel de parede no teto de uma cozinha requer um pré-nivelamento da superfície, o que também é um processo muito demorado.
Drywall
Muitos proprietários de apartamentos na cidade e casas de campo preferem fazer tetos falsos de gesso cartonado. Na verdade, as vantagens e características de tal material o tornam, em alguns casos, simplesmente insubstituível. Este método de acabamento não requer nivelamento prévio e processamento do teto, sua instalação é tão simples que até um iniciante pode lidar com ela. Com a ajuda de drywall, você pode ocultar quaisquer estruturas e comunicações localizadas acima, por exemplo, vigas de teto em uma casa particular ou tubos de ventilação e fiação em um apartamento.
Com a placa de gesso, é fácil fazer tetos complexos de vários níveis com formas arredondadas e curvas e uma grande variedade de acessórios. Este material de construção permite isolar e insonorizar adicionalmente a divisão.
Entre as desvantagens do drywall, nota-se a necessidade de uma ferramenta de construção especial na hora da instalação, que é muito cara. É quase impossível realizar essa instalação sozinho. Devido ao perfil, mesmo a opção de acabamento mais simples “comerá” pelo menos 5 centímetros de altura do teto.
Além disso, muitas vezes surgem fissuras e rupturas nas juntas das placas de gesso cartonado após alguns anos de funcionamento, pelo que é necessário escolher cuidadosamente o fabricante e efectuar a sua instalação respeitando todas as instruções.
Painéis de plástico
Na última década, os painéis de teto de PVC não perderam sua popularidade. Claro, eles são mais usados para decorar o teto no banheiro, mas esta opção também pode ser encontrada em muitas cozinhas. A principal, mas não única vantagem deste material é o seu baixo custo. Além disso, o plástico é muito higiênico, não emite substâncias e pode ser facilmente tratado com detergentes de sujeira e microorganismos. A alta resistência à umidade e durabilidade permitem que ele mantenha sua aparência atraente por muito tempo após o reparo.
O plástico retém bem o calor e absorve sons, e a instalação de tais painéis é fácil de realizar por si só e não requer uma ferramenta especial cara e uma longa preparação preliminar do teto. Uma rica variedade de tamanhos, formas e designs torna fácil escolher uma opção para qualquer interior. Esses painéis podem imitar vários materiais, por exemplo, madeira natural, pedra ou mesmo uma superfície de espelho.
Infelizmente, como qualquer outro material, os painéis de PVC apresentam certas desvantagens. O principal é a inflamabilidade. Pior de tudo, quando o plástico queima, ele libera uma grande quantidade de gás venenoso que é perigoso para os humanos. Além disso, os painéis finos são muito suscetíveis a danos mecânicos e podem rachar e até mesmo se desprender devido a um impacto preciso.
O plástico tende a perder seu brilho sob a luz solar direta. Ao finalizar com plástico, você definitivamente terá que comprar e instalar uma moldura de teto ou rodapé para esconder a junção nem sempre uniforme e limpa do painel com a parede.
Resina
A madeira natural é de altíssima qualidade, mas é um material muito caro para decoração. Nem toda família pode se dar ao luxo de fazer um teto de madeira na cozinha. Nesse caso, o forro de teto de ripas é uma excelente alternativa. A placa perfilada é durável e confiável, é quase tão ecológica quanto a madeira da série e muito mais ecológica do que plástico ou drywall. O revestimento do teto com ripa é bastante simples mesmo sozinho, o procedimento não requer conhecimentos especiais e ferramentas caras. Esse acabamento ajudará a esconder pequenas falhas em reparos difíceis e algumas comunicações. Além disso, a madeira no interior é sempre esteticamente agradável e sólida.
Infelizmente, também existem desvantagens significativas neste acabamento. Por exemplo, esta é a alta inflamabilidade da madeira. No entanto, você pode reduzir um pouco os riscos tratando os quintais com retardadores de chama de proteção especiais.Outra desvantagem significativa é a necessidade de instalação prévia de uma moldura feita de vigas de madeira, que “comerá” alguns centímetros da altura da sala.
Cuidado inadequado ou muita umidade leva à deformação e inchaço do forro, ele começa a sair das ranhuras e a estalar.
Tensão
O mais novo tipo de decoração de teto é uma tela elástica. Sua vantagem mais importante, que muitas vezes é da maior importância, é sua alta estética. Fosco e brilhante, matizado e monocromático, monocromático e combinado - os mestres farão e instalarão absolutamente qualquer opção a pedido do comprador. Em tal teto, nenhuma costura é visível, não acumula poeira e não requer manutenção especial. Com tal teto, uma inundação dos vizinhos de cima não é terrível: ela se encherá de água como uma bolha e a manterá dentro de si mesma. A vida útil média do tecido extensível é de 5 a 10 anos.
A principal desvantagem desse acabamento é a impossibilidade de fazer você mesmo. Você precisa de equipamento de impressão industrial para aplicar o padrão, bem como de uma pistola de ar quente especial para aquecer e esticar a teia. Mas mesmo com todas as ferramentas necessárias, sem treinamento e experiência, é muito difícil fazer esse trabalho com as próprias mãos. Outra desvantagem dos tetos tensos é sua baixa compatibilidade ambiental. Esse revestimento não "respira" e, portanto, cria o chamado efeito estufa. Com um custo bastante elevado, a tela é completamente frágil e não pode ser reparada. Portanto, será impossível lavar e ainda mais esfregar tal teto.
Outras opções
Outra opção antes popular e agora praticamente incomum são as telhas de poliestireno expandido. Uma vez que ela podia ser encontrada em quase qualquer apartamento. A rica moldura de estuque de um material quase sem peso adornava as juntas do teto e das paredes, e o próprio quadrado era dividido em quadrados claros em tons pastéis. Sua única vantagem era o preço muito baixo. Este material não respirável, tóxico quando queimado e inestético é cada vez menos usado e quase nunca nas cozinhas hoje. Com o tempo, ele será completamente substituído por um plástico ou drywall melhor, embora um pouco mais caro.
A decoração de tectos apenas com gesso está a tornar-se cada vez mais popular. Ao contrário dos materiais antigos, o gesso moderno parece tão bom quanto tinta ou cal. Existem estuques texturizados que criam uma superfície áspera com pequenos ou grandes entalhes. Esta opção pode ser adequada para um loft ou cozinha campestre. Ocasionalmente, há designs de teto muito incomuns. Pode ser azulejo ou pedra, painéis espelhados ou vitrais e até mesmo trançado de vinhas ou juncos secos. O principal é que tal cozinha atenda aos requisitos de segurança contra incêndio e agrade seus proprietários não só com beleza, mas também com confiabilidade.
Características de escolha
Tendo se familiarizado com todos os materiais de acabamento possíveis, tendo estudado seus prós e contras, você pode começar a escolher uma opção específica. Para evitar uma falha incômoda, vale a pena prestar atenção especial às seguintes nuances.
- Preço. Em primeiro lugar, você deve decidir sobre o orçamento. Mesmo escolhendo um papel de parede de teto simples, você pode comprar uma versão doméstica barata ou pode encomendar produtos de um fabricante estrangeiro com reputação mundial.
- Conformidade com os requisitos. Os materiais devem ser à prova de fogo e ecologicamente corretos, tolerar bem a alta umidade e temperaturas extremas, ser fortes e duráveis.
- Condições de instalação. É melhor escolher os materiais com base na quantidade esperada de trabalho preparatório. Por exemplo, se a superfície do teto for muito irregular e houver tubos de comunicação ao longo dela, você deve escolher drywall, forro ou tela elástica.Isso tornará possível fazer sem muito trabalho e tempo tentando obter a linha horizontal ideal necessária para tinta ou papel.
- Condições de funcionamento. Algumas famílias cozinham diariamente e em grandes quantidades, enquanto outras preferem comer fora. Portanto, apenas revestimentos resistentes à umidade e higiênicos são adequados para a primeira família, e a segunda família pode escolher qualquer opção que seja atraente para eles externamente.
- Combinação harmoniosa. Antes de comprar materiais de construção, vale a pena considerar todo o design de interiores. Todo o ambiente deve ser feito no mesmo estilo, combinando cores e texturas. Um teto espelhado ficará estranho em um ambiente country, e as linhas suaves e suaves de um teto tenso de dois níveis não combinam com móveis e papel de parede de estilo clássico.
Idéias de design originais
Para cada cozinha, você pode encontrar o design de teto perfeito que irá esconder os erros dos designers e destacar as vantagens óbvias. Portanto, por exemplo, para uma cozinha que tem uma área para cozinhar e uma área para refeições, as estruturas de gesso cartonado de vários níveis são perfeitas. Eles os separarão não apenas por sua altura, mas também por fontes de luz montadas ao longo dos contornos ou nos centros.
Para um interior em estilo escandinavo ou country, o acabamento em madeira natural é perfeito. No caso de esse material ser muito caro, podem ser colocadas no teto vigas falsas de plástico, que, mesmo após um exame mais atento, praticamente não diferem das reais.
Uma grande e espaçosa cozinha será enfatizada por tetos incomuns com impressão de fotos. Pode ser um desenho abstrato ou uma imagem inteira com um enredo. E para cozinhas pequenas, as superfícies de ripas brilhantes e espelhadas são perfeitas. Através da reflexão, eles expandem visualmente o espaço e fazem a cozinha parecer mais alta.
O design simples e lacônico das paredes e do piso vai bem com o design complexo combinado do teto. Pode ser uma combinação de cores contrastantes ou materiais diferentes. No entanto, não é necessário combinar mais de dois tipos de acabamentos ao mesmo tempo, isso sobrecarregará o tecto e arruinará a ideia inicialmente excelente.
No próximo vídeo, você encontrará a instalação e acabamento de uma estrutura de teto em gesso cartonado de dois níveis na cozinha.
O comentário foi enviado com sucesso.