Teto de gesso cartonado na cozinha: tipos, formas e design

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Projeto
  5. Cuidado
  6. Lindos exemplos no interior

Ao escolher um material para decorar o teto da cozinha, muitos compradores preferem drywall. Com muitas vantagens, permite-lhe criar um design único do espaço do tecto, ao mesmo tempo que muitas vezes destaca a pertença a um estilo de interior específico. O material deste artigo irá familiarizar o leitor com os tipos de forro de gesso cartonado, suas formas e falar sobre os cuidados com o drywall.

Peculiaridades

O drywall é um material de construção leve na forma de grandes folhas. É feito de gesso e complementado com componentes leves, o que o torna flexível. Em ambos os lados, cada folha de drywall é coberta com papel de construção ou papelão especializado. São os componentes (gesso + papelão) que explicam o nome do material.

Devido às suas características, o material pode ser utilizado independentemente da complexidade do projeto.

O teto pode ser não apenas simples, mas também complicado por suas características de design. Gesso cartonado de teto difere de gesso cartonado de parede em uma espessura menor de folhas e, portanto, não cria uma grande carga de peso. O material não se deforma nem dobra durante sua vida útil, podendo apresentar diferentes dimensões de chapas.

A sua fixação efectua-se sobre uma estrutura de madeira ou metal. Em outros casos, as folhas são coladas à superfície preparada usando mástique à base de gesso como fixador. Os próprios lençóis distinguem-se por características especiais de desempenho, que permitem o seu uso em cozinhas com diferentes condições. Por exemplo, os fabricantes produzem materiais com resistência ao fogo, resistência à umidade e isolamento acústico.

A própria parede de gesso ajuda a manter a cozinha aquecida. É caracterizado pela plasticidade e pode assumir qualquer forma concebida pelo design. Portanto, muitas vezes é dobrado, criando formas com bordas suaves. Se desejar, e seguindo as regras para trabalhar com o material, o drywall pode ser dobrado em cantos agudos.

Vantagens e desvantagens

Decorar uma cozinha com um teto de gesso cartonado tem muitas vantagens.

  • Permite-lhe esticar até o interior mais aborrecido.
  • O design do teto de gesso cartonado na cozinha pode ser muito diversificado.
  • Na maioria dos casos, a instalação é pouco exigente para a preparação da base: não precisa ser nivelada e coberta com terra.
  • A instalação de tais tetos é simples e não leva muito tempo. Você pode dominar a tecnologia sozinho, sem envolver um especialista.
  • O teto de gesso cartonado na cozinha pode mascarar as comunicações.
  • Com a ajuda deste material, é possível vencer as desvantagens do forro, transformando-as em vantagens da composição interior.
  • O drywall permite que qualquer tipo de acessório seja embutido, nenhum tipo de lâmpada irá derretê-lo.
  • Através deste projeto, você pode indicar a ideia de estilo desejada, enquanto a cozinha pode ser independente ou combinada com uma sala de estar.
  • A placa de gesso pode ser combinada com outros materiais de teto, incluindo filme stretch, painéis, ripas.
  • O uso de materiais em designs diferentes permite que você divida a cozinha, introduzindo uma organização clara nela.
  • O drywall pode ser decorado com moldagem, baguete, moldagem de estuque, pintura, pode ser pintado.
  • Por meio de estruturas de gesso cartonado, é possível nivelar a altura das paredes, tornando o teto perfeitamente plano.

Os construtores profissionais observam que os tetos de gesso parecem igualmente bons em cozinhas de apartamentos na cidade, em chalés de verão e em casas particulares.

Na maioria dos casos, eles são duráveis ​​e raramente precisam de reparos. No entanto, junto com as vantagens, este material tem várias desvantagens.

  • Devido à moldura, a altura das paredes é reduzida, o que é inaceitável em cozinhas de pequeno porte (por exemplo, "Khrushchevs" e "Brezhnevkas").
  • Um projeto complexo só pode ser feito profissionalmente por um especialista. O cálculo do projeto deve ser o mais preciso possível, caso contrário não será possível evitar o aparecimento de rachaduras e dobras nas chapas.
  • As costuras deverão receber atenção especial, utilizando-se uma fresa com rolha para não afundar os fechos e não empurrar o drywall.
  • O uso de uma moldura de madeira causa deformação do teto.

Visualizações

Os tetos de gesso cartonado na cozinha podem ser classificados pelo número de camadas. Com base nisso, eles são:

  • nível único;
  • dois níveis;
  • três níveis;
  • multinível.

Na verdade, as estruturas de um nível nada mais são do que forrar o teto com folhas em um plano sem quaisquer saliências. O análogo de dois níveis já tem saliências construtivas. Por exemplo, pode ser uma caixa quadrada ou redonda, projetando-se vários centímetros além do primeiro nível. A largura do nível pode ser diferente, mas é sempre pequeno (quanto menor, mais alto é o teto).

Se as opções de duas camadas tiverem apenas uma etapa separando-as uma da outra, as modificações de vários níveis às vezes são completamente semelhantes a uma escada. Este projeto é realizado por meio de uma moldura fixada em diferentes alturas. É para ela que os lençóis são bainhados, formando assim as diferentes alturas de cada nível. Um teto de gesso cartonado de vários níveis na cozinha é uma raridade, isso é permitido quando há altura de parede e quadrado suficientes. Caso contrário, o multi-camadas cria o efeito da gravidade no interior da cozinha.

    Os tectos de gesso cartonado podem consistir inteiramente num único material ou ser uma espécie de caixas para outros designs de tectos. Na verdade, esses designs são chamados de combinados. Ao mesmo tempo, os tetos combinados também podem ser de um ou dois níveis. Além disso, as estruturas podem ser chamadas suspensas ou flutuantes.

    Eles parecem muito impressionantes, eles são usados ​​na maioria dos casos para alocar um espaço de jantar ou um balcão de bar. Externamente, eles parecem que o teto está suspenso no ar. Este efeito deve-se à presença de suspensões e iluminações especiais que realçam a percepção do design. Como regra, esses tetos são quadrados ou retangulares.

    Algumas variedades são executadas em um eixo e, portanto, fornecem uma rotação da estrutura.

    Projeto

    Conforme a forma de execução, os tetos em gesso cartonado da cozinha podem ser lineares, em moldura e também cacheados. O design linear nada mais é do que um teto clássico com formas retas. As opções de moldura são um design em que o drywall recebe a função de moldura, enquadrando, digamos, uma tela elástica ou ripas, bem como painéis de teto. Na verdade, aqui o drywall é um quadro de destaque, os holofotes são integrados ao longo do perímetro com base na direção do fluxo luminoso do LED.

    Os tectos de gesso cartonado figurados são considerados um dos mais interessantes. Porém, para implementar tal projeto, deve haver espaço suficiente na cozinha, pois em um espaço limitado, linhas curvas, ondas, ziguezagues criam o efeito de tornar o interior mais pesado. Os tetos encaracolados da cozinha são uma estrutura de dois níveis, em que um nível está localizado abaixo do outro. Neste caso, a forma do nível saliente pode ser geométrica ou fantasia.

    Por exemplo, pode ser um círculo, uma oval, um losango, uma espiral, uma flor com uma iluminação de cada pétala.As opções avançadas incluem um design de teto inspirado no conhecido logotipo da marca Apple. Além disso, a forma pode ser abstrata, enquadrando a inserção interna do filme de PVC do teto. As estruturas suspensas geralmente são equipadas com iluminação embutida. Além disso, a iluminação pode ser muito diversa (desde LEDs de spot a holofotes, spots, lustres, painéis luminosos).

    A combinação de drywall com lona extensível é considerada a melhor solução para a cozinha. O filme suplementado não sofre deformação, não reage às mudanças de temperatura e umidade, o que é típico da maioria das cozinhas. Ao mesmo tempo, o filme não perde sua cor original e permite a utilização de impressão de fotos a pedido do cliente. Parece bastante adequado no interior da cozinha, quando emoldurado com gesso cartonado adquire uma expressividade especial.

    Uma opção de design interessante para o espaço do teto da cozinha é um design com uma transição para uma parede de destaque. Por exemplo, pode ser um projeto de tipo composicional com uma inserção na área de jantar (destacando uma parte da parede). Quanto ao desenho do teto, pode ser muito diferente. Por exemplo, para o estilo loft, isso é necessariamente uma imitação de comunicações e feixes.

    Para os clássicos - acentuação da moldura com estuque, molduras, monogramas de ouro.

    Cuidado

    Durante a operação, o drywall, como qualquer outro tipo de acabamento, fica coberto de poeira e outros contaminantes. Para evitar erros típicos, você precisa conhecer as nuances básicas da limpeza. Esses tetos têm um tipo diferente de superfície. Por exemplo, se for fosco, então você não pode usar um pano úmido ou seco: quando a luz deslizante atinge o teto, todos os movimentos realizados pelo pano serão visíveis nele.

    Com essa limpeza, uma camada de tinta é removida e o microrrelevo também é triturado. Tetos de gesso cartonado escovado devem ser limpos apenas com uma escova seca. Superfícies pintadas com brilho e semifosco também podem sofrer desgaste durante a limpeza. Não adianta lavar esses revestimentos: isso pode inchar o papelão. Essas superfícies podem ser limpas com um pano seco e sem fiapos.

    Se o teto for feito de material de qualidade, a parede de gesso pode resistir à aspiração. A escova utilizada deve ser pré-lavada e seca. O aspirador não é adequado para limpar tectos de gesso cartonado. Não tente lavar a sujeira complexa com água ou água com sabão: isso pode arruinar a aparência do revestimento.

    Para não sofrer ao mascarar manchas borradas, você pode simplesmente pintar sobre elas. Para fazer isso, mesmo na fase de reparo, pode-se deixar um pouco de tinta, que foi usada para pintar o teto. Nesse caso, a mesma esponja ou rolo que cobriu a parede de gesso é útil. Quando houver muita sujeira ou calvície, é mais aconselhável cobrir o teto com uma camada de tinta nova.

    Para manter o teto fresco e bonito por muito tempo, você não deve fumar na cozinha, pois a placa de drywall não é lavada. Se pontos amarelos aparecerem ao redor dos acessórios, eles podem ser mascarados com corretores especiais vendidos em lojas de ferragens.

    As próprias lâmpadas devem ser limpas várias vezes por ano: o seu aspecto também permite renovar a decoração do tecto.

    Lindos exemplos no interior

    Vejamos exemplos de galerias de fotos que demonstram a versatilidade do design de tetos de gesso cartonado na cozinha.

    • Teto falso no canto da cozinha.
    • Design de duas camadas com iluminação embutida.
    • Teto de gesso cartonado multi-nível dividido.
    • Estrutura de dois níveis com encaixe figurado, equipada com iluminação central e auxiliar.
    • Destacando a área de cocção com uma estrutura em gesso cartonado semicircular com iluminação LED.
    • Recepção do zoneamento da cozinha por meio de um projeto de dois níveis e iluminação separada de cada área funcional.
    • Um teto de gesso cartonado de três níveis com uma moldura de lona elástica e holofotes ao longo da caixa de gesso.
      • Desenho lacônico do teto, exaustores embutidos e lâmpadas modernas.

      Para informações sobre como fazer do teto da cozinha uma onda, veja o próximo vídeo.

      1 comentário
      Scarlett 19.06.2021 23:17
      0

      Você também precisa comprar portas internas para a cozinha.

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário